A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen




Resenhas - A Abadia De Northanger


1193 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


malu 02/01/2024

Hm
O livro é sobre uma moça do campo q conhece um cara interessante no baile e é isso. A autora até tenta criar subplots interessantes mas é tudo mal abordado e chato (principalmente todo o suposto mistério na abadia, que deve ter sido uma tentativa fracassada de fazer a história ser minimamente intrigante)
comentários(0)comente



Monique 31/12/2023

Diferente
É um dos livros mais diferentes da Jane Austen e isso não é algo ruim.
Apesar de parecer um rascunho, gostei muito de como foi escrito no geral. Senti um gostinho de "quero mais".
Super recomendo a leitura e acredito que vocês vão gostar também! Mas tenham em mente que ele é bem diferente dos demais livros da autora.
comentários(0)comente



valentineee 31/12/2023

Tédiooo
Não chega aos pés de "Orgulho e Preconceito", apesar de ter sido um pouco complicado no início depois ficou bom. Agora " A Abadia de Northanger" começou mal e terminou mal. Achei um livro confuso e muito tedioso. Não me prendeu de forma alguma, terminei de ler só para terminar a minha meta anual de 40 livros. Resumindo, poderia ter terminado o ano com um livro melhor.
comentários(0)comente



Almendess 31/12/2023

ESPERAVA MAIS!
O livro em si não é ruim. Mas eu obviamente esperava mais por ser um livro da Jane Austen. Foi o primeiro livro que li dela. Soube que é o livro mais ?chatinho?. Irei dar outra chance aos outros. Acho o livro bem em enrolado com algumas situações, mostrando só o cotidiano da protagonista. Não vi desenvolvimento de protagonista.
comentários(0)comente



Camilla 30/12/2023

Gostei
Eu até que gostei desse livro, gostei da história e dos protagonistas.
Não gostei apenas do final que ficou tudo muito calmo. A galeria vai indo indo indo e do nada fica tudo muito calmo, não acontece as coisas.
Gostaria de saber mais o que houve com a Isabella e da onde veio o marido da Eleanor etc
comentários(0)comente



Leticia 30/12/2023

Uma imaginação sem a correta direção pode ser uma perdição
Comecei a ler A Abadia de Northanger sem muitas expectativas, mas também sem saber qualquer detalhe sobre o enredo, além do que me revelavam as resenhas que lera.
No início a leitura foi um tanto maçante, por não saber bem o que toda aquela obra queria transmitir. Mas esforcei-me e avancei capítulo por capítulo. A recompensa foi um sorriso que abri ao concluir a última página.
A Abadia é mais uma obra de formação e trajetória de amadurecimento do que um romance. Eu gostei disso porque coloca por terra toda presunção de que Jane Austen só escreve ?romances água com açúcar?, acusação injusta e superficial.
Na história, Catherine é uma menina de imaginação fértil e pouca capacidade de saber julgar as situações que lhe acontecem e as intenções das pessoas.
Na infância crescera no campo brincando e vivendo despreocupada na casa de sua família com os dez irmãos. Mas foi na fase de transição da adolescência que ela começou então a se portar como uma jovem e a se interessar pelos temas corriqueiros às moças de sua época, entre os quais estava o de ler romances, especialmente os góticos, com suas histórias de terror.
É justamente esse o mote de A Abadia que irá conduzir nossa protagonista a se deparar com momentos em que verá como a força de sua imaginação pode trazer consequências negativas aos seus relacionamentos.

Não é o livro mais cultuado pelos fãs de Jane Austen e eu entendo, já que não traz uma trama super empolgante e cheia de emoções, porém trouxe lições importantíssimas que quero compartilhar
1 - Não deixe que sua imaginação seja maior que o bom senso
2 - Leia, aprecie bons romances, mas acima de tudo, procure aqueles que irão de fato contribuir para sua maturidade
3 - Não se deixe levar por amizades que apenas parecem verdadeiras devido as palavras, mas pouco efetivas quando postas à prova.
4 - Cerque-se de pessoas que lhe falam sempre a verdade independente se pode te ferir ou não. Nossa protagonista sofreu muito até entender isso.
comentários(0)comente



Diagora.Liara 30/12/2023

Jane Austen nunca decepciona
Jane Austen sempre consegue fazer uma história leve, com uma personagem de personalidade forte e instigante
comentários(0)comente



Adriana1161 30/12/2023

Paródia de romances góticos
Romance da Jane Austen escrito em 1798, mas só publicado em 1817/1818.
Tem metalinguagem, metaficção, discutem a função da Literatura.
Narrador faz comentários em primeira pessoa, vai dando o tom, situando no tempo e espaço.
É quase um buildungsroman, personagem passa por processo de autoconhecimento e amadurecimento emocional.
Se passa em 11 semanas, quase dividido em duas partes, uma em Bath e a outra em Northanger.
Paródia de um romance gótico tão em voga naquela época, constrói elementos que fazem contraponto a eles de maneira sutil e um tanto irônica.
Muito gostoso de ler, debochado, irônico, cômico!
Personagens: Catherine, Isabella, John, James, os Thorpe, Eleanor, Henry, os Tilney, os Allen
Local: Bath - Northanger - Fullerton/ final do século 18
@driperini
comentários(0)comente



Alecio Miari 30/12/2023

Fraquinho....

É, infelizmente este livro não teve o mesmo impacto que Orgulho e Preconceito e por algumas vezes durante a leitura pensei seriamente em parar. Mas quando estava chegando no meu limite, a história dava uma guinada para cima e ficava interessante.

Aí quando você começava a realmente apreciar o que acontecia, de repente seu tapete era puxado e voltava àquela monotonia chata de que nada acontece e então a própria autora começa a conversar com a gente, momentos em que eu ficava com a impressão que ela estava tentando vender a história, já que naquele determinado momento ninguém parecia comprá-la por si só.

Vamos aos exemplos para meu próprio benefício quando eu reler estes meus comentários no futuro.

Começa com a autora falando "nossa heroína não tinha ideia de onde estaria se metendo ao aceitar...." Neste primeiro momento eu já ficava pensando "heroína? esta Catherine deve ser tipo a Elizabeth de Orgulho e Preconceito, onde vai julgando o Mr Darci ao longo da história, mas ao final é justa em dedicar os méritos à ele e fica muito agradecida com os esforços dele"; Infelizmente nada disso se concretizou.

O livro passa quase que metade das páginas só descrevendo a vida de Catherine na cidade de Bath, acompanhada dos amigos de seus pais e participando dos bailes e caminhadas com as pessoas as quais ela se fez conhecer. Este é o ponto mais chato e a primeiras das possibilidades de parar a leitura.

Mas então ela é convidada à ir à abadia de Northanger (finalmente) e aí sim a história começa a ser mais interessante, já que ela passa a explorar os cômodos do convento e até a criar uma teoria da conspiração em sua cabeça de que o general envenenou sua falecida esposa.

O envolvimento que ela vai tendo com os personagens e a sua felicidade em estar naquele ambiente são contagiantes e você começa a realmente a torcer pela heroína. Ah, ainda tem essa. A autora fica conversando com a gente comentando sobre as ideias que estão passando na cabeça de Catherine e, como eu disse anteriormente, muito ruim estas partes.

Mas de repente DO NADA ela é mandada de volta para sua casa, uma puta desconsideração para com sua pessoa e a gente fica sem entender nada. Em paralelo, ainda tem triângulo amoroso do seu irmão, com sua amiga e o capitão.

Quando a história parece estar crescendo e você vai ficando interessado.... vem uma explicaçãozinha bem meia boca sobre sua dispensa e o triângulo amoroso não é mais falado. E o livro acaba.

Ruim.
comentários(0)comente



leticia 29/12/2023

Li faz mt tempo, só colocando aqui pra contar no desafio, mas sei q gostei, esse é bem diferente de orgulho e preconceito mas tbm é bom
comentários(0)comente



Reehromanelli 28/12/2023

Não foi bom
Pela primeira vez, não gostei de um livro da Jane Austen.
Demorou muito para ter uma história entre o casal. Foram muuuitas histórias paralelas que tomaram mais conta da história do que o próprio casal que deveria ser principal.
A história dos dois só foi começar a me chamar atenção bem lá nisso final. Por isso, não consegui me apegar aos dois. Nenhum dos outros personagens me cativaram também.. Enfim, não gostei.
comentários(0)comente



Danii 27/12/2023

Uma história simples e leve
Foi um livrinho bem levinho. Foi divertido acompanhar as aventuras de Caterine, mesmo passando raiva em alguns momentos pela forma que abusavam da inocência da nossa heroina. Achei até mesmo interessante o fato da autora se referir a ela sempre como heroina, mesmo sofrendo um pouco nas partes em que a autora tentava quebrar a quarta parede e se dirigir diretamente ao leitor. Diversas vezes isso acabou me confundindo no meio da leitura pois ela acaba se perdendo da história em si. Porém isso não prejudicou completamente a história e deu para curtir cada momento.
comentários(0)comente



Cesar Garcia 27/12/2023

Um livro divertido
A nossa protagonista Catherine, descobre a vida social da Inglaterra após ser convidada para viajar com um casal de amigos.
O livro é divertido e narra o crescimento da protagonista e as amizades boas e más que ela faz.
Uma Jane Austen mais leve e sarcástica, que crítica muito da frivolidade e dos interesses da sociedade inglesa.
comentários(0)comente



Renata_ Pandora 26/12/2023

Meu Deus, ela é muito ingênua, chega a ser tola, ela fantasia com os livros que lê e começa a criar teorias sobre a vida dos outros.
?Qualquer pessoa, seja homem ou mulher, que não souber apreciar um bom romance deve ser insuportavelmente estúpido.?
comentários(0)comente



Marina Mendes 24/12/2023

Catherine Morland é uma jovem ingênua do interior da Inglaterra que adora ler romances. Deixando para trás a vida no campo, aventura-se na cidade de Bath, onde é convidada para visitar Northanger e se hospedar na Abadia. Nesse lugar misterioso, sombrio e fantástico, ela viverá as mais diversas experiências ao lado daqueles que acabou de conhecer. Serão realmente seus amigos
comentários(0)comente



1193 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR