A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Gio119 13/08/2021

Tô apaixonada pela história e personagens! A escrita desse é bem diferente dos outros livros da Jane, mas não é por isso que deixa de ser incrível. Ri muito com os comentários da narradora, o sarcasmo e as críticas a sociedade nessa história estão com tudo. Já tô triste de pensar que agora só me restam mais dois livros da ícone.

Off: triste pq não tem nem um continho contando a história da Eleanor

lari 29/11/2020

achei esse livro bem diferente das outras obras que li da autora, mas mesmo assim a Jane soube entregar uma história ótima com personagens interessantes e uma escrita incrível (que eu sou totalmente apaixonada).

Karine.Maco 23/03/2021

Devorei em três dias
Começei a leitura um pouco desanimada depois de ler críticas sobre esse livro. Ainda bem que ele superou minhas expectativas me trazendo uma leitura tranquila e envolvente. Me identifiquei com a impulsividade, ingenuidade, mente fantasiosa e ansiedade de Catherine, era exatamente igual a ela nos meus 17 anos. Consegui sentir todas as emoções de Catherine e finalmente achei uma personagem que definiu bem minha lentidão em perceber indiretas, principalmente as amorosas. A história é simples, mas tem uma pitada de suspense e é muito agradável. Um livro leve que me trouxe leveza e tranquilidade nesse período de pandemia. Eu amo os livros da Jane, a narrativa dela é incrível ?

nobodynocrime 27/01/2024

Injustiçado
É uma leitura bem divertida e fluida desde o início, sendo uma boa opção, na minha opinião, para começar a ler Jane Austen. E sim, ele é diferente dos demais livros da autora, mas não é para esse drama todo. A personagem principal, Catherine, é muito engraçada, e todo mundo acha que ela é burra, coitada, e ela é um pouco mesmo. O desfecho romântico até que me surpreendeu um pouco, porque eu já estava achando que não ia dar em nada e o livro ia acabar por ali mesmo. Não é nada como Orgulho e Preconceito nesse quesito, se é isso que você espera. Mas concluindo, eu gostei, foi o meu segundo livro da Jane Austen.

Larie10 16/09/2021

ok
assim como todos outros livros da Jane Austen, a escrita dela é incrível e a trama me prendeu, mas é MUITO inferior as outras obras dela.

Karina 06/05/2021

Cadê os diálogos apaixonantes?
Gostei bastante da protagonista, Catherine é uma leitora voraz, amante de romances góticos e dona de uma imaginação muuuuuito fértil haha

O tom sombrio que a autora trouxe a algumas partes desse livro foram bem interessantes, fiquei até pensando que história tomaria outro rumo, mas por fim descobrimos que aquelas coisas eram todas fruto da imaginação da protagonista.

Achei os homens terrivelmente antipáticos, do começo ao fim, principalmente o Henry Tilney, que formou casal com a protagonista.

Fiquei sem saber o que pensar da Isabella, como mulher ela foi muito julgada pelas impressões de encorajar um romance enquanto estava comprometida, mas a própria Catherine esqueceu que ela mesma foi interpretada dessa forma com John Thorpe (aquele chato).

Senti falta dos diálogos apaixonantes, o enlace amoroso aconteceu muito de repente e foi todo descrito no discurso indireto, o que me decepcionou um pouco.

Apesar disso, a escrita da Jane Austen é sempre muito gostosa e por mais que eu consiga criticar uma coisa ou outra, é inegável o prazer de ler as palavras que ela escreveu em 1803.

cestmavie 07/05/2021

A Abadia de Northanger
Esse livro talvez tenha desbancado Orgulho e Preconceito no meu top da Jane Austen (ou não, afinal, O&P é O livro). Catherine se encontra no mesmo patamar da Lizzy na minha estima. As duas são muito diferentes, mas cada uma da sua forma me surpreendeu e me fez criar um apego gigantesco. Catherine é uma protagonista de certa forma ingênua. Não sei nem se essa palavra se encaixa, porque em vários momentos as atitudes dela me fizeram pensar o contrário. Mas sim, talvez principalmente no início, ela tenha se deixado levar por essa ingenuidade. Contudo, ela é uma moça decidida, sempre que ela discorda de algo ela coloca isso na mesa, tomando cuidado pra que sua opinião não machuque os outros, mas ela fala. E ela fala, e ela faz. Eu amei tanto isso, porque nesse livro ficou bem claro que ninguém é ISSO ou AQUILO. As pessoas podem ser ingênuas pra certas coisas e atentas/ espertas pra outras.

A abadia é o menor dos que li da Jane até agora. Confesso que achei sim o início, e principalmente o final, super corridos. Mas eu percebo isso como uma característica geral das obras da Jane Austen. ô mulher que gosta de resolver tudo no final ?. Mas esse livro é maravilhoso, com uma narrativa que nos conecta com a autora, cheio de críticas e muita panfletagem de uns livros aí kk. Ah, e também tem um qzinho de mistério em certo ponto. Recomendo pra todas as pessoas que gostariam de conhecer mais da obra de Jane Austen. eu amei o livro.

obs tô aprendendo a usar o app agora e fiz uma resenha na atualização de leitura sem querer kk maravilha.

dany 29/08/2020

~
Achei que teve muuitas informações no finalzinho do livro,fazendo com que eu lesse umas três vezes pra eu poder entender TUDO o que estava acontecendo.
Mas no geral foi uma historinha envolvente e gostosa de ler,sem falar das descrições incríveis dos ambientes.
???

Lari 10/05/2021

Merece uma segunda chance!
Comecei esse livro com as expectativas altíssimas, mas infelizmente elas não atingiram nem a metade do previsto. Não consegui me conectar com os personagens e muito menos com os acontecimentos, me senti perdida nos diálogos e na narrativa. Porém, por já ter lido outros livros da autora e gostar bastante da escrita dela, ainda vou tentar fazer essa leitura mais uma vez em brevê.

emillebraga 25/01/2021

Catherine é um amor.
Quarto livro da Jane Austen que leio e achei o mais difícil de me apegar aos personagens. A história é interessante, em alguns momentos engraçada e também irritante. A ingenuidade de Catherine me deixava muito agoniada kkkkkk mas foi bom que ela abriu os olhos. Os irmãos Thorpe desde o início mostraram-se péssimos, ambos muito chatos e incovenientes com Catherine. Gostei muito do casal principal, porém achei o final extremamente acelerado. Não foi o meu favorito de Jane Austen, na verdade foi o que menos gostei até agora. Porém, gostei como a narração dialoga com o leitor, acho isso muito bacana.

Pam 26/01/2021

Esse foi o livro da Jane Austen que eu tive mais dificuldade de ler até agora. A história não foi tão envolvente pra mim quanto as que li anteriormente e eu nunca tinha me irritado tanto com um personagem da autora quanto me irritei nesse livro com dois personagens secundários. Ainda assim, é Austen, e é bom sim. Só não me cativou como os outros que li até o momento.

booklvred 07/12/2020

Um livro tão pequeno, mas totalmente perfeito do início ao fim. A forma como a Jane em alguns capítulos "falou" diretamente com o leitor foi uma das minhas coisas favoritas, além das críticas que sempre estão presentes nas suas obras, e trouxe também uma protagonista leitora que me fez ficar muito curiosa para ler "Os mistérios de Udolfo, de Anne Radcliffe" (ela faz a panfletagem dela). Me divertiu muito ver a Catherine tendo suspeitas sobre a Abadia de Northanger e o General Tilney, e o espírito curioso e investigador que só parou quando ela chegou no bendito quarto. Meu amor todinho por essa obra perfeita.
alinelivias 07/12/2020minha estante
Senti o mesmo kkk, fiquei muito curiosa pra ler "Os Mistérios de Udolpho"

Beca 03/02/2021minha estante
Maravilhosa a resenha como sempre Ana,sem defeito nenhum!

FláviaBartz 16/10/2021

Amo Jane
Jane Austen mais sagaz, debochada e crítica do que nunca! Adorei essa leitura, fluiu muito bem, nem parece um livro de época.