A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Ana Gabriela 16/05/2024

Tive uma relação estranha com essa leitura, não achei que foi ruim mas também não foi muito boa. Acredito que seja uma obra mediana e que serve um entretenimento limitado.

O começo da história é lento e demora p ter algum acontecimento relevante de fato, mas a partir do momento que a Catherine vai p abadia fica mais interessante. E o final da história é bem sem graça, esperava muito mais e faltou muito desenvolvimento.

Ja com relação aos personagens até que não é ruim, a personagem principal é simples, algumas vezes passa até a ideia de ser meio lesada mas com o passar da história ela evolui. O Henry e a Eleanor são um grande alívio pra história e tem papéis muito agradáveis.

skuser02844 16/05/2024

Mais romântico que a maioria dos livros da Autora
Aqui temos uma personagem bem diferente das demais. Ela me aparentou ser mais inocente com pequenos contrastes de jovialidade adolescente. Aquela pessoa cheia de sonhos e que nunca se frustrou na vida sabe?! Eu particularmente gostei disso. Trouxe a experiência de conhecer tudo junto com a personagem. Já o romance é delicado, como pequenas gotas de aconchego durante a história. Não é meu livro preferido da Aurora, mas é uma boa leitura.

Cacar0l 14/05/2024

A sensação é de comer biscoitos com chá
Um livro calmo, gostoso, de ritmo constante. Não é o melhor livro da autora, mas mesmo assim, é muito bom, muito mesmo.
Gostei dos personagens, dos cenários e como tudo foi construído.
Gostei bastante do romance construído e a relação entre os personagens, no geral.
Recomendaria? Sim.

Wane 11/05/2024

Que leitura densaaa
Seria uma obra incrível se tivesse menos enrolação e mais acontecimentos, mais foco no enlace entre os personagens ou nas características odiosas dos antagonistas.
Achei a trama rasa e sem grandes acontecimentos, mesquinha e superficial.
Para não dizer que só falei mal do livro, acho a escrita da Jane uma coisa primorosa e me fez ter conhecimento da palavra coquete empregada de verdade e não só pela internet.
Ps: coquete é a figura feminina que quer ser admirada pelos outros e seduzir cavalheiros (era uma ofensa ser chamada asssim)
Tai | @livrosecha 11/05/2024minha estante
Olha! Quando li, achei divertidíssimo hahaha É uma sátira aos romances góticos da época, a personagem bobinha e o mocinho perfeito, é bem caracterizado com o intuito de criticar as obras literárias que estavam então ?na moda? ?

golden_onion_lari 10/05/2024

Jane Austen entregando tudo como sempre
Uma versão não tão diferente assim do que Jane sempre entrega: críticas, ironias, sagacidade e destaque para a figura feminina na sociedade.

Novamente, temos a história de uma garota da classe média do campo tendo a oportunidade de conhecer e frequentar a vida urbana agitada, conhecendo assim, os preconceitos e realidades da sociedade.

Porém, como diferencial dos outros romances, Jane nos apresenta uma protagonista mais inocente, um retrato da jovialidade, que vai desenvolvendo seu caráter e adquirindo uma visão de mundo mais crítica.

Adorei o livro, como a personagem vai ganhando mais personalidade ao longo da narrativa e se destaca. Ótima leitura e um bom retrato da sociedade do séc. XIX.

Kajuul 10/05/2024

A abadia de Northanger
Muito muito bom!

Primeiro livro de Jane Austen que li e já me apeguei muito à escrita dela. Sabendo que esse foi o primeiro livro que ela escreveu, fico imaginando como deve ser Orgulho e Preconceito e os outros livros mais famosos dela, que todo mundo fala tão bem.
Embora seja uma narrativa muito boa e rápida de ler, não creio que valha 5 estrelas pela história, mas o livro é realmente muito bom, com personagens e cenários bem desenvolvidos, além de um romance suave e tranquilo. Além disso, gostei das reviravoltas que teve no final.

Recomendo.

Amanda S 11/05/2024minha estante
Espero que seja o primeiro de vários outros! ???

Amanda S 11/05/2024minha estante
Eu pensava que o primeiro tinha sido Razão e Sensibilidade...

Amanda S 11/05/2024minha estante
*o primeiro a ser escrito pela Jane

Kajuul 11/05/2024minha estante
Eu também não sabia que esse tinha sido o primeiro, então fui pesquisar. Pelo que eu entendi, Razão e Sensibilidade foi o primeiro publicado, mas o primeiro escrito foi A Abadia de Northanger

Kajuul 11/05/2024minha estante
Com certeza quero ler os outros em breve, a começar por Orgulho e Preconceito?

Amanda S 11/05/2024minha estante
Orgulho e Preconceito é o meu preferido da vida!!!???

@tayrequiao 03/05/2024

O que menos gostei dela, mas que rende uma boa reflexão.
Jane Austen adorava usar da sua escrita para promover uma crítica à sociedade inglesa do final do século XVIII através de sua ironia peculiar e quase sempre oculta pela leveza da narrativa.

Se engana quem pensa que seus livros são apenas sobre bailes e casamentos. Há sempre uma camada a mais a ser descoberta pelo leitor, como se a autora deixasse, em cada um dos seus textos, um convite para que se enxergue além do que se vê.

Em “A abadia de Northanger” não é diferente. Há os bailes, mas há também a crítica, a perspicácia, a aparente insignificância da trivialidade.

Há quem diga que sua intenção era promover uma crítica ao fantasioso dos romances góticos. Para mim, o ponto alto de Northanger é escancarar o modo como muitas vezes abrimos mão da nossa capacidade de pensar criticamente apenas porque estamos seduzidos pela conformidade.

Quantas vezes preferimos aceitar o ilusório do que nos é dito, mesmo que isso signifique ignorar as nuances e as entrelinhas das atitudes?

Quantas vezes nos enredamos no labirinto de palavras doces que camuflam as verdadeiras intenções?

A verdade é desconfortável mesmo.
Muitas vezes não estamos sequer preparados para ela.
Ainda assim, será sempre um caminho mais libertador do que a prisão atraente da mentira, concorda?

[ A propósito, esse foi o livro que menos gostei dela. Mas, não é por isso que a gente não consegue tirar boas lições, né? ]

site: instagram.com/tayrequiao

Selminha 01/05/2024

Gostei!
Li junto com minhas amigas, o que deixou a leitura muito mais divertida e interessante. Gostei bastante, principalmente do Henry aah daria um ótimo amigo de Mr.Darcy, e Catherine tinha muito o que aprender com Elizabeth kk
E as críticas e alfinetadas de Austen, como sempre, as melhores ?

nick 30/04/2024

Gostei muito da narração, mas achei um porre a maior parte do tempo. ela levou, se não me engano, 190 páginas pra ir até a abadia, que deveria ser o foco da história. o que, tudo bem, seria perdoável, se tivesse algum personagem minimamente interessante além da protagonista durante esse tempo
a Catherine é bem ingênua, mas eu gosto dela por isso, é uma romântica mas também não é burra, só queria ter uma amiga que fosse de confiança
não gostei do final, achei que se eles sofressem por mais tempo ou ficassem separados mesmo, faria mais sentido com o resto da história e com a ideia que captei do livro

"Deixo a quem interessar possa a tarefa de decidir se está obra, ao fim e ao cabo, recomenda a tirania dos pais ou recompensa a desobediência dos filhos"

pepper 29/04/2024

Leitura incrível, mais peguei ranço desse Sr. Thorpe desde o início so que no final foi bem pior. Ainda bem que no final deu tudo certo.

space_cowboy11 24/04/2024

Bacana ?
Dos poucos livros que li da Jane Austen, esse foi o mais fraco deles. Não deixa de ser uma trama boa, mas nada comparada a suas obras primas, como Orgulho e Preconceito, por exemplo. Tem algumas boas reflexões, mas um ritmo muito menos envolvente do que outros. Mas mesmo assim, é legal. A parte mais interessante é quando a protagonista chega de fato na abadia de Northanger, já que grande parte da história se passa na cidade litorânea de Bath.

Vitória 20/04/2024

Muito envolvente, dezenas de oportunidades de odiar personagens novos a cada capítulo. Acho engraçado como essas pessoas são clinicamente desocupadas e passam grande parte da existência só se preocupando com a vida alheia.

No fim, Jane Austen é uma ótima contadora de fofocas, embora eu tenha achado o final corrido (a fofoca mais importante do livro, né). Acho que alguém devia escrever alguma fanfic detalhando melhor os últimos acontecimentos.

Recomendo bastante, anyway, é genuinamente divertido e engraçado de ler.

Madu Oliveira 18/04/2024

Obrigada querida Jane
Eu adoro a escrita da Jane Austen, mas nesse livro em específico ela está ainda mais cheia de personalidade e divertida. Pra falar a verdade, os protagonistas em si não são tão interessantes e a escrita salvou bastante.

Giulia.Xavier 15/04/2024

Mais uma leitura da Jane Austen concluída e mais um livro de 5 ?. Sinceramente amo tudo que essa mulher escreveu e quero ler todos os livros dela. Sobre esse em específico, achei que é bem divertido, diferente de persuasão (o último que eu li), que era bem mais melancólico, esse me fez rir muito e tem um tom bem mais leve. Adorei os personagens, mesmo achando a Catherine muito ingênua em alguns momentos, isso colabora pros momentos cômicos, e o Henry achei super perfeitinho msm.