Regras para ser uma boa garota

Regras para ser uma boa garota Candace Bushnell
Katie Cotugno

Resenhas - Rules for a Being Girl

@livresenhas 25/09/2020

Um livro simples e extremamente necessário
Esse YA conta a historia de Marin, uma menina tão normal quanto eu ou você. O livro é super rápido e ainda parece ter tocado de alguma forma em todos os assuntos que eu queria - infelizmente apenas tocado, sem explorar profundamente.

Dei 4 estrelas porque o livro poderia facilmente ser melhor desenvolvido, se aprofundando nos assuntos incríveis que aborda. Ainda assim, quero ressaltar o quanto eu amei o relacionamento entre Marin e seu professor. Este tema é sim um assunto polêmico e neste livro conseguiu ser abordado de modo REAL, sem romantização e sem finais felizes.

Pra mim o interessante nessa leitura é que não há um plot. O propósito do livro é que você viva as experiencias de Marin e reflita por meio delas. O romance, que não era essencial para a narrativa, veio como um brinde que me fez sofrer e sorrir absurdos por um personagem que mal conhecia.

Em conclusão, este é sim um livro casto mas que jamais deixa de oferecer aquilo que propõe. A escrita é gostosa, as falas são incríveis e a critica central do livro finaliza onde deveria, com um final longe de feliz.

site: https://www.instagram.com/livresenhas/
Lui?? 25/09/2020minha estante
Vai ler Emma qnd?

Sara277 25/09/2020minha estante
Já adicionei nos meus "Quero Ler"

aliciarfe 27/10/2020minha estante
Você leu em inglês??? É muito difícil?

Ãrika â¡ 13/03/2022minha estante
Como faço para virar a página do livro? Alguém me ajuda sou nova no app

resenhasdajulia 29/06/2022

Além de ser uma das melhores alunas, Marin também é editora do jornal da escola. Todos acham que ela terá um futuro brilhante, e seu professor de literatura, o sr. Beckett, mais conhecido como Bex, concorda com isso.

Marin e Bex se tornam próximos, até que, um dia, ele a beija, e ela fica chocada. Será que ela deu a entender que queria isso? A culpa foi dela?

Agora Marin precisa decidir se irá ou não denunciar o professor e lidar com as consequências disso.

Essa atitude de Bex a levou a escrever um artigo para o jornal, intitulado como "Regras Para Ser Uma Boa Garota", e ela passa a se questionar sobre como a sociedade é machista, além de ter que lidar com as pessoas que não acreditam no que aconteceu.

Como eu comecei esse livro sem expectativa, não me decepcionei, mas achei que a história poderia ter sido mais aprofundada.

Em relação aos personagens, não consegui gostar verdadeiramente de nenhum, nem me apegar a eles.

No geral, não achei um livro bom, nem ruim, apenas ok.
DANILÃO1505 04/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Karla.Silva 24/07/2022

três estrelas.
um bom livro, mas como a maioria das resenhas cita: o único problema dele é ser meio superficial. as autoras englobam vários temas, mas a resolução foi "fraca". praticamente só falava uma vez no assunto e pronto, problema resolvido.

Feh 05/04/2022

Eu esperava um pouco mais do livro. Eu achei a premissa muito interessante e por um momento, os personagens eram cativantes. Mas no decorrer da leitura, eu fui percebendo que a autora não aprofundava nos temas que ela escolheu trabalhar. Algumas coisas eram só faladas e ficava por isso mesmo, o que deu a impressão de ser um livro extremamente superficial. Um feminismo que não mergulhou completamente no que é realmente o feminismo.

Eu não estava com as expectativas lá em cima, por isso não sai frustrada, mas não é uma leitura que eu recomendaria.

Karla Beatriz 28/02/2022

Por que o hype não chegou?
eu realmente não sei o porquê este livro não está hypado ainda, é um livro extremamente necessário, fora que tem ótimas dicas de livros, filmes e docs dentro do livro

Ludmila 27/06/2022

Esse livro deveria ser leitura obrigatória para adolescentes. Trata de vários temas ligados ao que é ser mulher, de forma dinâmica e com muitas referências feministas.

Elydu 09/09/2022

"Você é uma boa garota, mas não precisa ser sempre tão boa"
Esse livro foi surpreendente!

Eu não li a sinopse desse livro, então não tinha nenhuma expectativa ou ideia de como a história ia se desenrolar.

A personagem principal era bastante confusa, mas o final realmente fez com que ficasse facil entender toda a culpa que ela estava sentindo por estar cavando o próprio buraco ao denunciar um bacaca, estúpido e cretino.

Minha mente foi de um New adult meia boca para um drama com bases feministas e autodescorberta incrível!

Isso porque não quero citar o Grey, ele com certeza iria monopolizar toda a resenha, é MT fofo a forma como apoiava a protagonista e se empenhou de verdade no clube.

Sigam o Instagram: @aviao_literario para mais comentários e resenhas!

Joana 02/08/2022

O LIVRO É PERFEITO! Favorite o livro sem dúvida, não sei oq dizer adorei adorei adorei. Não posso fazer mais nada sem ser recomendar a 100%, principalmente para raparigas feministas e com fortes princípios! Foi a minha primeira leitura em inglês e foi bem fluida!

Cris 21/03/2022

Que regras!
Não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO.

Marin é uma estudante nota dez, que vive uma vida equilibrada, até que é beijada por seu professor.

O livro é simples e objetivo, mas traz temas importantes como abuso, sexismo, racismo e outros "imos" que precisam ser expostos e discutidos.

Mesmo que a história não fosse boa, só a parte em que a Marin escreve sobre as Regras Para Ser Uma Boa Garota, já valeria o livro, impossível ser mulher e não se identificar.

Um ponto muito relevante do livro é mostrar como a sociedade, ainda hoje, trata quem foi assediada.

Quem tem filhos adolescentes deveria ler, assim como os adolescentes, pois há um alerta de como os "predadores" cercam suas vítimas e tentam torná-las as vilãs.

O livro não tem cenas fortes, por isso é adequado aos adolescentes.

Para todos,

Recomendo

thatgirlfromcats 02/05/2023

Regras para ser uma boa garota 2.0
Regras para ser uma boa garota aborda de maneira um tanto quanto vaga o feminismo, porém aborda de maneira profunda o assédio e os limites que devem ser respeitados. Por conta disso, acredito que esse livro é uma boa leitura para jovens mulheres em formação que estejam nos seus 14/15 anos. Afinal, se eu tivesse essa idade, gostaria de ter lido algo assim.

Esse livro nos conta as história de Mirin, uma jovem estudiosa, que está no ensino médio, ela tem uma namorado, uma melhor amiga e uma família, além de também ter uma queda por seu professor ?gato e descolado?. Tudo desanda quando esse professor, a convida para sua casa e acaba beijando-a.

Mirin, então começa uma jornada aflitiva contra todos os furacões de sentimentos que a invade e tentado se encontrar no meio deles.

Reparando nas injustiças que a rodeia, tanto em seu colégio, quanto na sociedade, ela resolve fundar um clube do livro feminista, onde lá, lerão obras escritas por mulheres, para mulheres.

Preocupada com a avó que tem demência, a melhor amiga que anda estranha, o namorado babaca e o professor assediador, Mirin tenta focar em seu futuro, afinal tem sonho a conquistar.

Um livro angustiante, pesado até e com gatilhos, porém acredito ser uma leitura importante para todos.

A história não tem um final feliz. ela tem o melhor final que poderia ter, afinal, não vivemos em uma sociedade justa e isso é o mais real que poderia ser.

Carolina 17/07/2022

Regras para ser uma boa garota
Acho que por ter lido " Minha sombria Vanessa " que me deixou totalmente vidrada na leitura e que me trouxe uma explosão de sentimentos ... esse livro acabou passando por superficial. Não é ruim mas passou tipo "ok".
Esperava muito mais.

Isa Books 11/03/2022

Não seja uma garota tão boazinha
Regras para ser uma boa garota foi um livro que iniciei sem qualquer expectativa e quando percebi não conseguia parar de ler. Apesar de uma narrativa ágil e com as autoras abordando temáticas super importantes, faltou muita coisa para ser por mim considerado um livro excelente.

Na trama, Marin é uma aluna exemplar e carismática que sonha em entrar em uma faculdade conceituada. Mas, como quase todas as garotas de sua escola, é fascinada pelo querido professor de literatura do lugar. Além de jovem, Bex é um homem antenado, divertido e... atraente. Por ser uma pessoa "aberta" com todos os seus alunos, Marin considera ter com Bex uma quase amizade, até que... ele ousa beijá-la, o que a deixa perplexa e ciente de que uma barreira foi ultrapassada.
É a partir desse evento que as principais questões da obra vão sendo abordadas.

Marin passa a questionar, ou melhor, se rebelar contra um sistema e sociedade machista e sexista em que as mulheres estão inseridas, além de tentar lidar com a impunidade e descrença do que lhe foi feito.
As autoras perfazem na personagem todas aquelas dúvidas que vítimas de assédio/abuso passam a se perguntar: A culpa foi minha? Vão acreditar se eu contar?

É nesse momento que acredito que as autoras deveriam ter saído da superficialidade, indo a fundo nos assuntos e não somente pincelado. Marin era uma personagem tão madura e corajosa que acho que tinha muito mais a entregar.
A propósito, tem-se bons personagens mas que não foram muito bem aproveitados. Tive a sensação que as autoras tinham pressa em colocar logo um ponto final e não se preocuparam com as explanações, deixando ali um ar desleixado.
Foi um bom livro mas tinha potencial para ser muito mais.

Nasouza 19/03/2022

"Você é uma boa garota, mas não precisa ser sempre tão boa"
O livro é pequeno mas nem por isso deixa de ser necessário. Nessas 200 páginas foi escrita uma história com perfeição e leveza sobre feminismo e o machismo presente na nossa realidade e o quanto é difícil ser mulher no mundo desde... sempre. Gostei muito do desenvolvimento da trajetória da Marin, de como ela lidou com as dúvidas e injustiças. Li o livro me perguntando o que eu faria no lugar dela e se eu teria a coragem que ela teve.

ps: (spoiler???) na minha cabeça ela e o Gray estão juntos SIM.

Laurett 21/12/2022

"Você é uma boa garota, mas não precisa ser sempre tão boa"
Com certeza,um dos melhores livros que eu já li . O assunto abordado é bastante importante, a escrita perfeita, te prende do início ao fim. Livro maravilhoso , leiam só leiam!

Bia Brasil 31/12/2021

muito muito bom
É um livro muito rápido de ler e que te prende do começo ao fim. Além disso, ele traz temas super importantes, principalmente para pessoas mais jovens.

É uma leitura que deveria ser feita por todos!