Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Julia.Roloff 23/12/2023

Maria não merecia isso
Achei que ia acabar esse livro indignada pela narrativa machista de José de Alencar, mas foi bem diferente do esperado.

Lucíola é uma personagem tão complexa que eu demorei muito para definir como me sentia em relação a ela. Já o narrador, na maior parte do tempo morri de raiva dele, e só consegui perdoar ele no final.

quelteless 21/12/2023

Acho interessante que esse é um dos meus livros favoritos, e refletindo sobre o motivo, não sei se foi porquê eu precisei ler ele umas 3 vezes ou eu reli ele porque eu gostei tanto. Mas acho que o que torna o livro tão cativante é saber que em 2023 continua sendo estranhamente atual. Lúcia continua sendo cativante, ela ainda te faz refletir sobre o que é dignidade. Impossível não se apaixonar por ela, e ela com certeza é a alma e o coração desse livro.

utasaan 20/12/2023

Um romance bem novelesco
Lucíola conta a história de amor Lúcia entre Paulo, este o narrador de diversas histórias de José de Alencar que finalmente narrará a sua, uma cortesã do Rio de Janeiro e um recém mudado de Pernambuco.
De inicio achei bem legal a escrita mas não se compara à Senhora, livro do mesmo autor que na minha opinião uma ótima escrita, e também por muitas vezes achei que andava em círculos a história. Este fato talvez seja dado por alguma espécie de anacronismo na minha parte já que, mesmo a prostituição sendo um tabu até os dias atuais, a história se contada nos dias atuais teriam menos conflitos, em sua maioria causados pelo ciúmes de Paulo.
Assim, é uma obra, foge um pouco dos padrões de obras do romantismo por ter uma mulher prostituta como figura idealizada e gostei que, mesmo de forma rasa, discutiu as motivações que levam uma mulher a entrar nessa vida que pode ser tão cruel.

vittcarolina 19/12/2023

Muito legal como praticamente existem duas personagens, que na verdade são a mesma. Lúcia, ou Maria da Glória, foi em busca de sua liberdade mesmo que isso lhe custasse a vida ou status. no geral, o conteúdo eu gosto bastante mas não posso deixar de pontuar que me cansei muito ao ler por conta do exagero típico do romantismo.

Manurenata 15/12/2023

U a u. No começo esse livro é extremamente
cansativo pois de trata de um estilo de
linguagem que não estamos mais acostumados
sendo algumas palavras irreconheciveis caso não
há contexto. (O livro conta com páginas e mais
páginas apenas sendo descrições de roupas,
locais, sentimentos. Cansa muito)
Do meio pro final, ele começa a dar uma boa
caminhada. Começa a fluir à leitura e ficar mais
interessante.
Os 4/3 capítulos finais são plot atrás de plot
tudo acontece muito rápido. E, de repente, você
está viciado e querendo terminar e ver onde
vai dar essa história. Se vão brigar de novo, se
estarão vivos, se vão casar. É simplesmente
impensável o desenrolar dessa história.
A história de Lúcia é surpreendente, a cada
briga é um sentimento de raiva maior criado
pela relação dos dois ser tão tóxica e ninguém
enxergar isso, tentar saber quem de fato é o
Couto.
Quando eu comecei esse livro, eu nunca
recomendaria para ninguém mas após terminar
recomendo 99% dele (acho algumas partes
chatas ainda hehe).

Jessica 13/12/2023

"No momento em que uma palavra me chamava ao meu papel, insensivelmente, pela força do hábito, eu me esquivava, separava-me de mim mesma, e fugia deixando no meu lugar outra mulher, a cortesã sem pudor e sem consciência, que eu desprezava, como uma coisa sórdida e abjeta."

não tenho muita experiência lendo clássicos nacionais, mas a escrita desse aqui facilitou bastante e apesar de ser entregue como um romance romântico, eu prefiro ignorar que o Paulo existe e focar inteiramente em Lúcia/Maria. sua história de vida, a forma como ingressou na prostituição, escancara uma realidade que ainda existe em diversos lares cariocas/brasileiros.

é um bom livro, que me incomodou em alguns aspectos, que eu acredito serem traços da época, mas que não consigo ignorar, e com o Paulo que eu prefiro não comentar sobre.

Supercut09 30/11/2023

Projeto Lendo José de Alencar #1
Definindo esse livro com precisão, eu diria que é uma versão de dama das camélias adaptado aos moldes brasileiros, mas sem a rapidez e sutileza do original.
O livro em si e bem curto, na verdade, mas o casal de protagonistas ficam terminando e reatando o tempo todo no romance que fica nesse sentido mesmice que para mim dificultou o andamento da leitura.

Marye0 25/11/2023

Vemos aki as características claras do romantismo , o sentimentalismo dos personagens, a classe social etc.
A necessidade de lucia pela redenção, me trouxe muitas reflexões.
Foi uma ótima leitura .

Eddy4 23/11/2023

Bom a única coisa que gostei no livro é a personagem Lúcia por que se você pegar essa personagem e ver que ela só quer ser amada e quando ver a oportunidade de ser ela agarra mesmo que seja em um relacionamento extremamente abusivo em que o que ela quer não importa e sem confiança e repleto de brigas. eu acho que a personagem só estava cansada de ter que fingir ser forte e quando aparece uma pessoa que se importa com ela sem aparentemente sem importar com o que ela é deve ser perfeito mas vemos o quanto tudo no relacionamento não faz bem pra ela e ao mesmo tempo faz porque ela tem essa visão de que não é pura e merecedora de amor mesmo que ela goste de ser amada e vemos que ela continua com essa visão até o quando ela decide que o único jeito de voltar a ser pura ou digna de amor é na morte.
Agora os pontos que eu não gostei o livro ser sobre o Paulo que ao meu ver nunca realmente amou a Lúcia não talvez a Maria mais a Lúcia não ela era só uma conquista uma pessoa muito bela e ele queria não importava o resto tanto que na primeira vez que eles dormem juntos fica nítido que ela não quer ela chora e tenta a todo custo fazer com que ele a enxergue como pessoa e não objeto coisa que ele não faz e depois disso ele torna se controlador e ciumento ao extremo.
Por que nosso "herói" só começa a tratar a Lúcia como pessoa depois de saber sua história e nada me tira da cabeça que ele sabia da dependência dela em ser amada por alguém e por isso faz esses jogos manipuladores ridículos.
Bom eu vi muita gente falando que Lucíola é sobre a mulher forte que a Lúcia é e eu não acho que seja o caso, acho que Lucíola é sobre a visão distorcida de um homem sobre como ele acha que uma mulher deve ser.