Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Sofidajaca 31/12/2023

Ó indecisão
Decidi no meio das férias ler Lucíola como uma maneira de entender um pouco mais sobre José de Alencar. Foi uma leitura rápida, porém estressante.
Os protagonistas vivem se desprezando, vc nunca sabe o que realmente eles estão sentindo e um pretende acusar o outro de uma maneira pior. Pra terminar quando finalmente se entendem, o leitor dá de cara com um final trágico.
Mesmo com o sentimento de trouxa que você acaba o livro. Ainda é um clássico, um pouco subestimado na minha visão, que conseguiu me prender de alguma forma.

Nara.Carriel 27/12/2023

Eita eita
Gostei bastante, diálogos que te deixam aflito, amei, super recomendo pra quem já leu pelo menos algum clássico pq a escrita é um pouco difícil, mas a história é mt boa

Julia.Roloff 23/12/2023

Maria não merecia isso
Achei que ia acabar esse livro indignada pela narrativa machista de José de Alencar, mas foi bem diferente do esperado.

Lucíola é uma personagem tão complexa que eu demorei muito para definir como me sentia em relação a ela. Já o narrador, na maior parte do tempo morri de raiva dele, e só consegui perdoar ele no final.

quelteless 21/12/2023

Acho interessante que esse é um dos meus livros favoritos, e refletindo sobre o motivo, não sei se foi porquê eu precisei ler ele umas 3 vezes ou eu reli ele porque eu gostei tanto. Mas acho que o que torna o livro tão cativante é saber que em 2023 continua sendo estranhamente atual. Lúcia continua sendo cativante, ela ainda te faz refletir sobre o que é dignidade. Impossível não se apaixonar por ela, e ela com certeza é a alma e o coração desse livro.

utasaan 20/12/2023

Um romance bem novelesco
Lucíola conta a história de amor Lúcia entre Paulo, este o narrador de diversas histórias de José de Alencar que finalmente narrará a sua, uma cortesã do Rio de Janeiro e um recém mudado de Pernambuco.
De inicio achei bem legal a escrita mas não se compara à Senhora, livro do mesmo autor que na minha opinião uma ótima escrita, e também por muitas vezes achei que andava em círculos a história. Este fato talvez seja dado por alguma espécie de anacronismo na minha parte já que, mesmo a prostituição sendo um tabu até os dias atuais, a história se contada nos dias atuais teriam menos conflitos, em sua maioria causados pelo ciúmes de Paulo.
Assim, é uma obra, foge um pouco dos padrões de obras do romantismo por ter uma mulher prostituta como figura idealizada e gostei que, mesmo de forma rasa, discutiu as motivações que levam uma mulher a entrar nessa vida que pode ser tão cruel.

vittcarolina 19/12/2023

Muito legal como praticamente existem duas personagens, que na verdade são a mesma. Lúcia, ou Maria da Glória, foi em busca de sua liberdade mesmo que isso lhe custasse a vida ou status. no geral, o conteúdo eu gosto bastante mas não posso deixar de pontuar que me cansei muito ao ler por conta do exagero típico do romantismo.

Manurenata 15/12/2023

U a u. No começo esse livro é extremamente
cansativo pois de trata de um estilo de
linguagem que não estamos mais acostumados
sendo algumas palavras irreconheciveis caso não
há contexto. (O livro conta com páginas e mais
páginas apenas sendo descrições de roupas,
locais, sentimentos. Cansa muito)
Do meio pro final, ele começa a dar uma boa
caminhada. Começa a fluir à leitura e ficar mais
interessante.
Os 4/3 capítulos finais são plot atrás de plot
tudo acontece muito rápido. E, de repente, você
está viciado e querendo terminar e ver onde
vai dar essa história. Se vão brigar de novo, se
estarão vivos, se vão casar. É simplesmente
impensável o desenrolar dessa história.
A história de Lúcia é surpreendente, a cada
briga é um sentimento de raiva maior criado
pela relação dos dois ser tão tóxica e ninguém
enxergar isso, tentar saber quem de fato é o
Couto.
Quando eu comecei esse livro, eu nunca
recomendaria para ninguém mas após terminar
recomendo 99% dele (acho algumas partes
chatas ainda hehe).

Jessica 13/12/2023

"No momento em que uma palavra me chamava ao meu papel, insensivelmente, pela força do hábito, eu me esquivava, separava-me de mim mesma, e fugia deixando no meu lugar outra mulher, a cortesã sem pudor e sem consciência, que eu desprezava, como uma coisa sórdida e abjeta."

não tenho muita experiência lendo clássicos nacionais, mas a escrita desse aqui facilitou bastante e apesar de ser entregue como um romance romântico, eu prefiro ignorar que o Paulo existe e focar inteiramente em Lúcia/Maria. sua história de vida, a forma como ingressou na prostituição, escancara uma realidade que ainda existe em diversos lares cariocas/brasileiros.

é um bom livro, que me incomodou em alguns aspectos, que eu acredito serem traços da época, mas que não consigo ignorar, e com o Paulo que eu prefiro não comentar sobre.

Supercut09 30/11/2023

Projeto Lendo José de Alencar #1
Definindo esse livro com precisão, eu diria que é uma versão de dama das camélias adaptado aos moldes brasileiros, mas sem a rapidez e sutileza do original.
O livro em si e bem curto, na verdade, mas o casal de protagonistas ficam terminando e reatando o tempo todo no romance que fica nesse sentido mesmice que para mim dificultou o andamento da leitura.

Marye0 25/11/2023

Vemos aki as características claras do romantismo , o sentimentalismo dos personagens, a classe social etc.
A necessidade de lucia pela redenção, me trouxe muitas reflexões.
Foi uma ótima leitura .