The Bride Was a Boy

The Bride Was a Boy Chii

Resenhas - The Bride Was a Boy

Carollice 19/07/2021

Didático
Achei bem interessante, é o primeiro mangá sobre transexualidade que eu li. Muito fofo o traço e bem rápida a leitura.

Carol @solemgemeos15 27/10/2022

Um quadrinho sobre a vida de Chii, em que ela relata momentos de sua vida: sua transição social, seu relacionamento com o atual marido, conflitos pessoais sobre a quem precisa sair do armário e procedimentos cirúrgicos e burocráticos envolvidos em sua jornada.
A história é escrita de forma bem leve e possui muitos momentos de explicação sobre o que é gênero, qual o termo mais apropriado, os requisitos para conseguir a transição social no Japão. Infelizmente, ela não adentra em mais detalhes sobre como a terminologia continua mudando e como cada país e época retrata a mesma terminologia.
Achei uma história fofa, afinal, ela faz questão de contar com bom humor sobre seu relacionamento – mas adoraria ter visto um pouco mais de sua história pessoal. Sinto que ao não focar em detalhar maiores explicações nem focar em apresentar seu relacionamento, ela acabou não criando um livro mais impactante. De todo modo, é revigorante ver pessoas trans tendo vidas felizes.

juvenustre 14/01/2023

A Noiva era um garoto ?
The Bride Was a Boy (não faço idéia se foi publicado aqui no Brasil) é uma história simples e curta sobre a trajetória da transição e casamento de Chii-chan e seu marido. Com a arte em formato chibi, a trama se divide em relatos pessoais, humor, e páginas didáticas sobre a comunidade LGBT+ e o processo de transição para pessoas trans.

É um mangá leve, e as memórias são abordadas de forma rasa, então por mais que ganhe pontos por não ser uma leitura difícil de digerir, perde alguns pois não apresenta informações suficientes para o leitor realmente se conectar com a autora.

De qualquer modo, é evidente o quando o casal se ama e se apoia, e não me arrependo de ter concluído essa leitura.