Jung e a Psicologia Profunda

Jung e a Psicologia Profunda Verena kast

Resenhas -

ToniBooks 09/07/2021

Eu, o Si-mesmo e a adequação.
'Um guia de orientação prática", esse subtítulo é adequado para qualificar o título: Jung e a Psicologia Profunda. Com linguagem até certo ponto acessível, Verena Kast trás à baila um daqueles livros de poucas páginas, mas denso em conceitos básicos da psicologia analítica, tais como: recalque, arquétipos, imaginação, projeção, transferência e muitos outros, que irão servir de base teórica para profissionais e repertório intelectual para quem busca simplesmente lidar melhor com questões importantes nesse trajeto ao longo da vida consciente e, principalmente, inconsciente.

Flavio 31/10/2020

Uma síntese de aspectos essenciais da teoria Junguiana, interessante a parte que aborda o diálogo com a neurociência.

Forest 26/09/2021

O ser humano e sua relação consigo mesmo.
É um livro rápido de se ler, relativamente fácil (na medida do possível) e agradável, bastante informativo e com vários relatos práticos de processos terapêuticos. Cita muitos exemplos de vivência clínica a respeito da teoria Analítica, tais como: A imaginação ativa (nessa parte alguns insigths maravilhosos estão em destaque), a análise onírica, transferência e contratransferência, a teoria dos complexos e seu impacto na psique, e muito a respeito do processo de individuação como um estado de vida mesmo.
A autora faz, ao longo de todo o livro, uma exposição breve de todos os conceitos chave da Psicologia Analítica (Arquétipo - Anima/Animus, sombra, Self etc, Símbolo, individuação etc) e os relaciona com a prática clínica de modo bem didático, então serve também como uma recapitulação de definições para o estudante.
Ao meu ver, alguns aspectos ficaram bem destacadas na obra: a Psicologia profunda tem o objetivo de tornar o analisando autoeficaz, autosuficiente na manutenção da própria psique, ao longo do processo analítico, e essa auto eficiência será decorrente do relacionamento com o analista e com a dinâmica terapêutica estabelecida. O analisando fará uso das ferramentas Junguianas para manter-se sempre orientado a um estado de maior consciência, equilíbrio e integração. Na reta final tbm aborda o tema da religião, e do simbolismo como a realização do sentido humano. Tudo isso recorrendo a muitas cotações do próprio Jung.
Serve como um livro introdutório, não exatamente como o primeiro a ser lido, mas certamente entre eles.

Carol 29/05/2023

Perfeito para iniciar o aprofundamento na psicologia analítica de Jung.
leitura acessível, com exemplos práticos e reveladores

Ray 29/02/2020

Um livro simples...
A autora aborda conceitos junguianos de forma simples e objetiva. Em alguns momentos acho que ela simplifica demais. Para um leitor que não tem tanta familiaridade com tais conceitos, pode parecer algo solto e incompleto. Mas de maneira geral é um bom livro.

Marjorie.Baldovinotti 28/02/2023

Uma boa leitura
Achei uma boa leitura para entender o básico sobre o pensamento de Jung.
Uma leitura rápida, fluída e de fácil compreensão.
Os capítulos sobre a interpretação dos sonhos são os mais interessantes.

Robson 20/04/2022

Aprofundamento teórico
A autora Verena Kast utiliza todo o arcabouço técnico para fazer as correspondências das teorias de Jung à prática da psicologia profunda. Conhecimento prévio da teoria da psicologia analítica é essencial para compreender as ideias apresentadas pela autora, termos como arquétipos, complexos e individuação são usados para descrever a relação da teoria e prática. Não é um guia com passo a passo para a prática, são reflexões que precisam ser pensadas e discutidas em grupos de estudos sobre os avanços e importância da terapia analítica e seus desmembramentos.

Jessiane.Kelly 20/09/2022

Pra quem já está habituado com a forma como Jung e suas colaboradoras apresentam a Psicologia Analítica, esse livro é uma ótima indicação para ver as coisas de um novo ângulo. Gostei muito do destaque que a autora deu para a criatividade na abordagem e no processo de individuação. Na minha formação, houve muita ênfase nos aspectos teóricos e acabou-se perdendo o estímulo para desenvolver a própria atitude criativa frente ao inconsciente. É um livro muito bom para primeiro contato e para quem já está familiarizado com a Psicologia Profunda.

Jhonatan108 04/05/2022

1- Apresenta um resumo dos principais pontos da psicologia analítica ;

2- Ele foi desenvolvido a partir de pesquisas e experiências práticas de analista Junguiana

3- O que mais me fascinou foi o processo de individuação , relação entre somhos e complexos , construções arquetípicas , e relação analisando-analista;

4- Mesmo não tendo conhecimento formal em psicologia , consegui entender tudo , logo , o livro tem uma narrativa agradável , e de fácil compreensão

Dante51 01/05/2023

Educativo
Eu dei início a leitura deste livro porque não tinha o que ler e queria saber mais sobre as teorias de Jung, a psicanálise sempre me fascinou, e este livro se cumpriu com a sua proposta. De forma simples e rápida, as principais ideias de C. G. Jung são explicadas e exemplificadas para um melhor entendimento