Ivanhoé

Ivanhoé Sir Walter Scott

Resenhas - Ivanhoé

1 | 2 | 3 | 4

Anderson 24/12/2023

Ivanhoé (Ivanhoe), cujo primeiro nome é Wilfrid, foi chamado por Lukács de herói medíocre. Ao lermos o romance de Scott, não há dúvidas de que a fama é merecida. O suposto protagonista participa ativamente, nesta novela de cavalaria, de duas ocasiões em que deve demonstrar sua valentia e força. Na primeira, prestes a sucumbir, é salvo por um misterioso Cavaleiro Negro. Em uma segunda oportunidade, seu adversário, mesmo tendo sido atingido por sua lança, cai fulminado pela providência.
Se não prestarmos atenção ao personagem que intitula a obra, como o seu autor o fez, temos um livro que vai nos prender do início ao fim. Além das aventuras, podemos ver no livro questões que constituíram capítulos importantes da história, como o domínio normando na Inglaterra, os Templários e o fanatismo e misticismo religiosos da Idade Média, o preconceito e a perseguição aos judeus. Ainda que feito para divertir, como boa parte dos livros, pode contribuir com algo mais, sobretudo em relação a reflexões sobre como evoluímos como sociedade e humanidade. Será que o excerto do texto abaixo é tão chocante assim nos dias atuais? Não é o mesmo que ainda hoje vivenciamos, talvez mudando/acrescentando algumas personagens?:

"(...) Quanto ao cristianismo, tens aqui o bravo Reginald Front-de-Boeuf, que odeia os judeus; e o bom Cavaleiro Templário Brian de Bois-Guilbert, cuja profissão é assassinar os sarracenos. Se essas não são boas provas de cristianismo, não sei quais outras atribuir-lhes." (p. 266)

Marcela 12/12/2023

Essa foi uma leitura bem difícil pra mim! Não estava acostumada com a escrita e o ritmo do livro foi bem lento até que as personagens e suas tramas estivessem bem apresentadas o suficiente para o autor conseguir focar menos na descrição (eu não gosto de livros que levam 1 capítulo todo pra descrever um cenário, por exemplo). Mas a partir do meio do livro gostei do "andar da carruagem", e do desfecho da história.
Dois pontos que me incomodaram muito foram o papel das mulheres e como foram representadas, e também das falas sobre os judeus.

Clio0 14/10/2023

A obra de Walter Scott nunca foi propriamente uma unanimidade em terras brasilis. Pode-se ir mais longe e dizer que mesmo dentro da Grã-Bretanha há seus detratores e muitos deles foram fomentados por lideranças políticas - mas, não todos.

Ivanhoé é uma obra de transição que traz resquícios da literatura gótica ao mesmo tempo que já apresenta características dos Romantismo aventuresco do século XIX. É uma mistura de eventos mirabolantes e dramáticos com personagens igualmente fortes, ainda que superficiais.

Como se tornou então um clássico polêmico? Justamente porque influenciou o surgimento de obras e personagens queridos como Robin Hood e todo o seu rol de personagens da Inglaterra durante as Cruzadas.

Não há desmerecimento algum nessa crítica. Os torneios medievais, as conspirações, o amor exaltado, são colocações de Sir Scott justamente laureadas. Contudo, o estilo antigo e a estruturação das frases pode dar uma certa dor de cabeça até para aqueles já acostumados com prosa épica.

Recomendo aos curiosos e amantes do gênero.

Lari Andrade 03/10/2023

Gostei muito
A leitura me surpreendeu. O autor tem umas sacadas, que nossa! (Fiz muitas marcações rs) Todas as personagens são muito bem escritas (você consegue ver bem a personalidade de cada um), os lugares, cenários. Porém de forma alguma se torna maçante. Aprendi muito sobre o período da época. Ele escreve de forma bem humorada (não tenho defeitos a apontar sobre a escrita). Só deixo a ressalva que gostaria de mais ação para a luta final, porém aceito que o jeito que ficou é coerente com a situação rs Mesmo amando, não recomendo para qualquer um (foi um livro que li com um dicionário do lado). Se já está acostumado com clássicos, livros sobre cavalaria, história medieval, pode se jogar sem medo. Rebecca (uma querida), sai encantada por ela ? Ivanhoé, quase não aparece, coitado, mas passo um pano pois adorei todas as cenas dele rs (apesar de ver que o livro não é exatamente sobre ele)

Mary Stella 09/09/2023

Clássico
Considerado o primeiro romance histórico, este livro é realmente um tesouro. Sir Walter Scott retrata de forma muito interessante e dinâmica a Inglaterra dos tempos dos templários e da oposição entre normandos e saxões. Ricardo Coração de Leão, Robin de Sherwood e o próprio Ivanhoé são personagens preciosos do livro, mas Rowena e Rebeca representam de forma marcante a presença feminina no transcorrer dos capítulos.

Evelin 24/08/2023

Parece que encontrei a minha leitura mais surpreendente do ano.

Só pela sinopse e pelos primeiros capítulos, eu já tinha deduzido que eu só conseguiria terminar esse livro se eu colocasse uma meta de ler 2% por dia. Mas, para minha surpresa, eu comecei a ultrapassar a meta diária cada dia mais porque a leitura estava ficando mais interessante e até bem divertida.

No primeiro momento, eu fiquei muito curiosa com a sociedade da época retratada na história; as diferenças são tantas e os pensamentos dessa sociedade tão absurdos que parece até ser mentira que as pessoas viviam assim. Depois eu comecei a realmente gostar da história e me divertir lendo, mesmo sendo difícil se afeiçoar com algum personagem, tirando a Rebecca que só aparece mais lá pra metade do livro.

Concluindo, eu gostei muito do livro mesmo não esperando isso no começo e fiquei ainda mais curiosa sobre outros clássicos parecidos com esse.
AndrAa58 04/12/2023minha estante
Obrigada por me lembrar desse livro. Li quando era adolescente e lembro que amei a leitura, planejava pôr o nome da minha filha (se tivesse) de Rebeca ?

Cicero26 05/07/2023

Um hábil contador de histórias
Eu tinha alguma ideia da história de Ivanhoé, templários, Inglaterra medieval etc. Mas nada sabia das habilidades de Walter Scott. Este romanção, com aventuras, personagens marcantes, descrições de uma época distante e hábitos mais ainda, é tão bem escrito, as observações do autor são tão perspicazes, os diálogos tão bem inteligentes, que já quero procurar outros livros desse grande contador de histórias.

Cris Paiva 25/05/2023

Sessão da tarde
Assim que abri o livro fui transportada para a Sessão da tarde da minha infância, onde ainda passavam os filmes da Lassie, Jerry Lewis, Simbad e Robin Hood.
Ivanhoé serviu de base para muitos filmes de cavalaria e medievais de Hollywood dos anos 50, e eu acredito que tenha visto muitos deles nos anos 80.
Logo no começo já tem uma cena digna de filme, uma luta de justa com lanças, cavalos e cavaleiros, com Ivanhoé, seu rival e o enigmático Cavaleiro Negro. Depois temos uma cena com os alegres rapazes da floresta de Sherwood, mais lutas, um cerco a castelo, mocinha indefesa, e tudo mais que se tem direito.
Uma pena que o Ivanhoé mesmo vai aparecer muito pouco. Ele aparece em três momentos; começo na cena da justa, no cerco e no final. O restante do livro é povoado por diversos outros personagens maravilhosos! Gurth, o guardador de porcos, Wamba o bobo, o Frei, Locksley, Rebecca a judia e seu pai, o Cavaleiro Negro e o maravilhoso Athelstane!
Uma pena que não temos edição recente no Brasil, a minha é uma edição da Nova Cultural de 2003 vendida nas bancas de revista. As atuais editoras deviam procurar diversificar o catálogo de clássicos. Vemos o mesmo livro sendo publicado por 50 editoras diferentes enquanto perdem a oportunidade de lançar esse maravilhoso livro de aventura.
Geórgea 25/05/2023minha estante
Nem me fale, não aguento mais ver edições de O Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito, Crime e Castigo?

Cris Paiva 25/05/2023minha estante
Falta de imaginação desse povo é imensa! Ficam um copiando o outro e não saem desse ciclo sem fim!

L. Gabriel 03/02/2024minha estante
Também achei uma pena o Ivanhoé aparecer pouco, e adorei a Rebecca. Minha edição é uma antiquíssima que comprei num sebo, ela é dos anos 60 kkkkk faz muita falta um relançamento dessa obra no Brasil.

Sid Dantas 18/03/2023

Divertido!
Com direito a aquela deliciosa escrita rebuscada que não cansa. Você tem aventuras, combates, bandoleiros, cavaleiros misteriosos e damas indefesas.... Do que você precisa mais pra se divertir com esse clássico??

Lu 30/12/2022

Fui enganada!
Fui enganada pela minha ignorância!
Eu achava que ia ser mais um livro romântico, com mocinhas afetadas e heróis viris.
Tem isso? Tem. Mas é tão bem dosado que não fica insuportável. Acontece muita, mas muita coisa. E tudo muito bem explicado.
Tem lutas, assassinatos, comilança, bruxaria, reviravoltas, críticas religiosas e preconceitos tristes.
No geral, amei a leitura!!!

Maria290 05/10/2022

Brave, brave Sir Ivanhoé...
Foi uma história bem gostosa de ler, apesar de um tanto quanto confusa. Não achei a leitura difícil, apesar de antiga, apenas não consegui entender direito alguns acontecimentos... Também achei algumas partes meio corridas e com falta de detalhes, mas, num geral, gostei muito. Não digo que amei como amo os romances medievais do Bernard Cornwell e tals, mas gostei, sim!

ataisasb 04/10/2022

interessante
muito bom, apesar de ter sido escrito há um bom tempo, não é impossível de ler e trata de assuntos históricos de maneira fantasiosa, o que os torna ainda mais interessantes. Dei 4 estrelas por umas falas esquisitas/preconceituosas (q se explicam pela época, mas não sou obrigada).

Alex 06/07/2022

Na Inglaterra Medieval
Neste livro acompanhamos a história de wilfred de Ivanhoé, que juntamente com outros personagens, nos falam um pouco sobre essa obscura e´poca.

Julia2342 17/05/2022

Adoro ler romances mas esse tipo não gosto tanto, só li por causa da escola e não gostei muito mas até que foi boa a leitura

Lucas 05/05/2022

Maravilhoso
A história nos traz de volta a um época de reis e cavaleiros, com uma grande pesquisa histórica acerca da época retratada. Acompanhamos a jornada do leal cavaleiro Ivanhoe. Uma livro com combates de justa, romance e uma ótima história.

Leia meus livros no link abaixo!

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

1 | 2 | 3 | 4