A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler

Regiane 23/09/2010

Misterioso e surpreendente!

O título em português não tem nada a ver com o nome original do livro, que é: "Florence and Giles", porém me chamou muito a atenção, acho que pelo fato de lembrar "A menina que roubava livros". Essa com certeza foi a intenção, despertar curiosidade nos leitores por causa dessa semelhança no nome. Além do título, a capa também é bem agradável e bonita, que ajuda a encher os olhos de qualquer um, porém ao decorrer da leitura eu percebi que não combina em nada com a história, diferente da capa original que tem tudo a ver com o enredo cheio de suspense gótico.

O livro é muito interessante, que acaba sendo narrado pela personagem principal - a doce e inteligente Florence - que usa as melhores artimanhas para esconder o seu mais precioso segredo, seu novo mundo, a biblioteca - onde ela sozinha aprende a ler e a ganhar muita sabedoria. O mundo que seu tio está longe de imaginar que ela possa ter conhecimento de sua existência.

Florence é uma menina com uma determinação surpreendente para sua idade. Ela faz o possível e o impossível para proteger seu irmão mais novo, chamado Giles. Não importando com as conseqüências que possam ocorrer com seus atos, ela se foca apenas em ter o irmão ao seu lado, em sua mente, a melhor forma de segurança para ele.

Após a morte da preceptora de Giles no lago, chega a substituta, chamada srta. Taylor, que muda a vida e todos os planos de Florence - onde começa suas maiores preocupações em torno do que possa vir acontecer ao seu irmão e as suas idas secretas à biblioteca. A nova professora traz com ela segredos e mistérios, que fará com que a menina tente descobri-las.

No final o leitor é obrigado a tirar suas próprias conclusões. Quem é Florence realmente? Com a versão apenas da garota, somos levados a pensar sobre todos os fatos e acontecimentos ao decorrer da história.

John Harding me surpreendeu com esse livro. E uma das coisas que mais me agradaram, foram o toque e a influência sutil de Edgar Allan Poe, sem comprometer sua obra, isto é, sem soar como uma cópia.

Para leitores que gostam de finais felizes e sem enigmas não será muito agradável, mas para aqueles que adoram leituras além do óbvio, como eu, irão amar.
Jotagê 21/10/2010minha estante
Principalmente depois desta resenha, vou lê-lo.
Obrigado por fazer uma resenha tão perfeita!
Beijos!

Samantha 06/04/2011minha estante
So tenho uma coisa p dizer do livro.É impressionante mesmo,gostei muito.

Tonný 13/04/2011minha estante
Gostei da resenha, o livro estava na minha lista de vou ler, agora esta na minha meta desse ano,

Gersonkr 16/04/2011minha estante
Ótima análise da Regiane, não precisa buscar outras pois está tudo descrito. Parabéns!!

Abner 25/06/2011minha estante
Muito boa essa análise, eu também gostei muito do livro. Mais sinceramente ele me deixou meio incomodado, um vazio sei lá. Me impressionei com a profundidade que essa simples história foi tomando....é tenso...rsrsrs

CACAU TOSTES 04/08/2011minha estante
Estou super envolvida nesta literátura.Amando!
Depois da resenha,estou me apaixonando,mais!

Valeu!

Angel 31/08/2011minha estante
Ótima resenha!Minha visão foi bem similar a da Regiane.Os melhores adjetivos na minha opinião para o livro são:surpreende e sinistro,sim sinitro,porque na reta final da leitura o enredo se tranforma em algo macabro,sem precisar foçar nada.

Jessica Vieira 13/10/2011minha estante
Olha concordo plena mente com sua resenha Regiane, e mais poderia acrescentar o que a Ge falou, pois o final é realmente sinistro e um pouco vago pois não deixa claro se a preceptora era ou não mãe de Giles . Porem o livro é muito interessante!

Tifany 18/02/2012minha estante
Adorei a resenha ... de uma história simples mas profunda.

Wallace Avlys 01/03/2012minha estante
Olá Regiane!
Pode parecer muita coicidencia, mas pensei o mesmo que você quando fui comprar o livro ?A Menina que não sabia ler?. Quando olhei para ele na prateleira, bastou ler o titulo para que eu fosse espontaneamente linkado ao maravilhoso ?A menina que Roubava livros?.
Neste exato momento estou na pagina 55. Este é motivo pelo qual eu não li toda sua resenha que por sinal e perfeita e maravilhosa. Prometo qeu leio assim que terminar de ler o livro, que por sinal estou gostando, desconsiderando a divergência do titulo em português pelo original.
Abraços! Felicidade!!!

Regina 24/04/2012minha estante
Estou quase terminando o livro esse foi o desafio de abril. É uma leitura gostosa e de suspense estou bem envolvida com os mistérios de Flo....

Ana 01/06/2012minha estante
''(...) porém me chamou muito a atenção, acho que pelo fato de lembrar "A menina que roubava livros". Essa com certeza foi a intenção, despertar curiosidade nos leitores por causa dessa semelhança no nome.'' Foi exatamente isso comigo! li o livro todo ansiosa para o final, procurando explicações pra tudo aquilo. Quando cheguei no fim, fiquei frustrada por não explicar nada, mas algum tempo depois eu me conformei, e imaginei que o autor quis que o fim saísse da nossa imaginação, sei lá. Mas esses ''enigmas'' me deixam um pouco incomodada, bom mesmo é discutir sobre com outras pessoas!

vsc bibliotecária 18/06/2012minha estante
Também não gostei do título.

Thamiris 14/07/2012minha estante
A principio o final me chocou bastante,Florence criou um mundo que se tornou real até para quem ler. Confesso que fiquei assustada de inicio, mas logo me surpreendi pela capacidade de Florence e o poder de sua imaginação!

Elaine Cris 22/07/2012minha estante
O livro realmente surpreende!!! Comprei pela capa e curiosidade pelo título... realmente não tem nada haver com a trama (uma jogada de marketing). Mas, vale a pena!!! Quem curte ler com certeza vai saber aproveitar... Florence pra mim é uma menina com problemas psicológicos...

Karen 26/07/2012minha estante
Sinceramente tbem pensei na menina que roubava livros e comprei ele pq na americana esta em promoção de 39.99 por 9.99, como amo ler, achei ótimo misturar a fome coma vontade de comer, e nao me arrependi, ainda tenho duvidas sobre o final, mas valeu a pena ler esse livro.

Matheus 09/08/2012minha estante
Também pensei a mesma coisa antes de ler o livro. Parece que não estou acostumado com livros que vão além do óbvio, senti que o livro não acabou. De certa forma, nos faz lembrar de Dom Casmurro com o narrador-personagem que nos cria muitas dúvidas. De toda forma, vale a pena ler.

Gabi 28/08/2012minha estante
Eu pirei com esse livro, a historia envolve a gente e o suspense faz com que a mente imagine milhoes de acontecimentos, essa historia é bem interessante! adorei

Fabi Carvalhais 10/09/2012minha estante
Adorei a resenha!
Acabei de ler o livro nesse momento... E fiquei chocada, confesso!
Mas adorei...
Minha conclusão?
Florence leva a sério aquele ditado de "matar ou morrer por quem se ama". Ela é extrema, e suas artimanhas para proteger Giles são fantásticas!

Becs 01/11/2012minha estante
Comecei a ler esse livro hoje, assim que acordei. E o devorei, literalmente. Apesar de que o nome em português nada tem a ver com a história, eu o adorei mesmo. Adorei, especialmente, o final, mesmo com os mistérios não revelados. Faz com que cada leitor tenha seu ponto de vista sobre quem era de verdade a srta. Taylor e o que de fato ocorreu a ela... Quem me surpreendeu mesmo foi Florence, com sua determinação, que a fez ir aos extremos para proteger seu pequeno irmão.

Lari 12/01/2013minha estante
estou querendo ler esse livro. Mais meus pais não querem comprar ele pra mim por que achou o preço um pouco alto. Alguém sabe onde encontro livros com menor preço?

Mila 13/01/2013minha estante
Lari, eu comprei de 20,00 reais achei super barato.
E adorei a sua resenha Regiane. Abraço!

juuhrachit 19/01/2013minha estante
Achei o livro.sem graça e sem noção li por rariva de ter comprAdo e quando terminei deu vontade de jogar fora.
Decepção .

Rirela 22/01/2013minha estante
Acabei de ler... O final deixou-me assombrada. O que aconteceu com a srta Witacher não terá sido o mesmo que aconteceu à srta Taylor? O capitão desconfiou de tudo desde o início? Seu olhar sempre analisando Florence denuncia isso... É o primeiro livro que leio assim e simplesmente amei. É maravilhoso sentir-se incomodada, frustrada, motivada, mexida com a simples leitura de um livro! Amei!

J.Junior 20/02/2013minha estante
Fiquei meio sem entender aquele final, não ficou bem claro. A menina era uma assasina, doente mental? Mas é um bom livro sim.

Amanda 28/03/2013minha estante
Esse livro mexe muito com gente, e quase entrei em parafuso no final tentando entender o que eu tinha lido. Ficou a dúvida se era a imaginação da menina ou se a preceptora era realmente aquilo tudo.

Grazieli 27/06/2013minha estante
Eu simplesmente amei esse livro , ele é daqueles que de prende do começo ao fim . Confesso que fiquei com cara HÃM ?? no final mas ele é tipo Dom Casmurro deixa você deduzir o final !!

Diná 11/08/2013minha estante
[ Cometário com spoilers]

Eu gostei muito do livro... Achei interessante justamente as perguntas sem resposta, porque te levam a pensar sobre elas.
A pergunta do porque o tio não é deixa ler é respondida de maneira clara no livro- mas podemos especular após o desfecho que poderia ter outros motivos, afinal ela baseia suas ações sempre em obras literárias.
Sobre Florence o diagnóstico que ela lê sobre si mesma quando ela começa a manifestar sonambulismo pode dar uma pista de quem ela é; ou se você analisar como ela se refere ao irmã enquanto ele está na escola. Basta uma leitura mais profunda que já surgem questões.
Enfim, várias perguntas têm pistas no livro; mas ele não dá respostas definitivas as perguntas. É um recurso comum... Em "O Caçador de Pipas" continuamos sem saber nada sobre a mãe de Amir; em "Dom Casmurro" não sabemos se Capitu é ou não inocente. Não responder as perguntas não empobrece a obra.
Achei o livro mais pobre por seu estilo de livro comercial, mas não pela narrativa em si.

Natasmi Cortez 15/08/2013minha estante
Nossa adorei o livro!! Confesso que me deixou extremamente chocada quando caiu a minha ficha e ví que a garota era completamente maluca!! Mas o final foi surpreendente e ao mesmo tempo deprimente ( eu queria que algo tivesse sido resolvido) Sua resenha é incrível! Parabéns!

Aline 18/10/2013minha estante
O que não gostei do livro é que o autor tinha uma historia incriável que renderia muitas paginas e simplesmente o livro acaba.

Débora Muniz 18/01/2014minha estante
Eu acho que Florence tem algum distúrbio mental,em diversos momentos da hhistória ela diz que fala sozinha, e que não sabe ao certo se ela inventou ou algo é realmente verídico... Já li esse livro duas vezes, no comeco ela me pareceu uma boa menina, mas no fim... bem, não darei spoiler!

Bia 27/01/2014minha estante
Eu acho que ela estava sonambula o tempo todo e que a srta. Taylor é na verdade a mãe do Giles... E no final eu não entendi o que aconteceu com a srta. Taylor, ela ficou trancada?

dheborasoul 22/06/2014minha estante
Fico surpresa de ver que existem tantas pessoas que gostaram de "A menina que não sabia ler", na verdade eu achei esse livro decepcionante a ponto de reler os últimos capítulos apenas para ter certeza de que não perdi nada, pelo fato de ficar totalmente desconcertada com o final.

Iza 17/07/2014minha estante
Eu adorei.. Um livro que é aberto a imaginação no final e claro, confuso, que isso é fascinante.
Mas uma novidade.. estou super ansiosa para ler o volume 2 - que agora é em um hospital psiquiátrico e que esta bem tenebroso e misterioso. #Indicando Galera.. Não li ainda, mas estou muito ansiosa.

Barbara 16/08/2014minha estante
SPOILER ---- Não resta dúvidas quanto à real identidade da Sta. Talyor, ao final do livro. Mas, o mistério fica mesmo na morte da sta.Whitaker e no que pode ser real e imaginário. Pra mim, a parte mais clara pra se descobrir a natureza de Florence acontece quando ela encontra o álbum de fotografias e vê a si mesma como uma criança assustadora. Ainda, faz um link com a morte da provavel mãe de Giles e de como ocorreu. A historia é cercada por mortes misteriosas, envolvendo mais de um afogamento, parentes ausentes ou supostamente mortos. A decepção fica no volume 2,em que john cria mais misterios e nao nao responde muita coisa. Resta-nos criar as peças e tentar.montar o quebra-cabeça, por hora.

Voandoentrepaginas /livro_gram 18/02/2016minha estante
acabei de o vol1 e fiquei super descontente com o final
A florence se revelou ser uma bruxa assim como ela definia a recpetora

Bia0210 31/10/2017minha estante
Senti que o livro foi inspirado no A outra volta do parafuso - Henry James.

Duddy 22/01/2018minha estante
me indicaram esse livro para eu ler e fiquei curioso, ai eu peguei ele hoje para ler

Rafaela.Santos 29/04/2018minha estante
muito obg pelo seu resumo, adorei, otimas palavras

Daniel.Malaquias 31/08/2020minha estante
Também notei isso com relação ao título e a obra em si. Ao decorrer da história o título nada tem a ver com o que será narrado.

Mile 22/10/2020minha estante
Acabei de ler o livro agora e essa resenha realmente descreve o livro.
Adorei a leitura mas senti um pouco de vazio no final sem tantas explicações que eu esperava.
Realmente acredito que muito era coisa da cabeça de Florence

Jas 23/08/2021minha estante
meu deus o spoiler..

Camila 10/09/2021minha estante
Concordo sobre a capa não combinar com o livro! A capa me trouxe a impressão de ser uma história leve, quase um romance, apesar da sinopse ser de suspense, mas pra mim foi até um fator positivo pois fiquei mais surpresa ainda!

Booksmylife 27/03/2022minha estante
Qual é a classificação?

Fabiola.Mendes 25/01/2023minha estante
Exatamente

Ramires6 12/07/2010

Vôo perfeito, pouso desastroso.

A narrativa começa meio morna, com a pequena órfã Florence contando (em 1ª pessoa) sua história ao lado do seu meio-irmão Giles, mantidos por seu misterioso tio – que jamais viram – em Blithe House, uma distante e decadente mansão situada na Nova Inglaterra de 1891.

O início revela a proibição de que a menina aprenda a ler, fato que ela contorna rapidamente ao descobrir a enorme biblioteca do casarão, aprendendo a ler em segredo e tornando a leitura a sua principal atividade na monotonia em que vive (não considere isto como uma revelação do enredo, pois é um acontecimento irrelevante na estória, e seu título deve ter tido essa tradução do original “Florence and Giles” provavelmente para tomar emprestado o sucesso do fantástico “A menina que roubava livros”).

O enredo começa a tomar corpo, tornar-se interessante e cativar o leitor com a introdução de novos personagens, como Théo e a Srta. Taylor, quando fatos inexplicáveis, misteriosos e até sobrenaturais começam a ocorrer, ameaçando a segurança de seu amado irmãozinho Giles. Neste ponto Florence passa a travar uma batalha cerrada com a preceptora do garoto, se valendo de toda sua inteligência e ardis possíveis e imagináveis para impedi-la de roubar-lhe a pessoa a quem mais ama no mundo.

O autor deixa algumas pistas do que realmente poderia estar ocorrendo, mas tudo é muito vago e, no final, a máxima de que “o bem sempre vence” é deixada de lado e o desfecho final deixa muito a desejar, não por fugir do clichê ou do politicamente correto, mas por desrespeitar a inteligência do leitor simplesmente ignorando as respostas que são esperadas desde o início da leitura.

Por diversas vezes, nas críticas e na própria divulgação da obra, são citadas semelhanças do estilo do autor com Edgar Allan Poe e Henry James, como se isto pudesse justificar o final ambíguo, mas convenhamos: John Harding não é e nunca será nem Poe, nem James.

Este foi um livro que me prendeu a atenção desde o início da leitura, apesar de notar uma grande semelhança de cenário (e até de alguns personagens) com “O Jardim Secreto” de Frances Hodgson Burnett, tendo chegado a cogitar colocá-lo entre meus seletos livros de cabeceira, mas a constatação de um final um tanto forçado, talvez até mesmo visando chocar e surpreender, me decepcionou.

Muitos poderão declarar que adoraram o livro pela simples razão de seu final não seguir o tradicional e esperado, mas minha opinião é de que uma boa obra deve ser como a confecção de uma teia: o autor pode seguir em diversas direções, até inesperadas, procurando envolver e prender seu leitor, mas ao final ele precisa juntar todas estas linhas com um grande e forte laço, para impedir que todo o seu esforço caia por terra com seu próprio peso.

Na minha opinião, pelo nível do argumento que John Harding demonstrou até pouco antes de seu epílogo, sua idéia de “um final diferente” deixou muito a desejar, e considero esta obra como algo que tinha tudo para dar certo, isto se o seu autor não tivesse se perdido na sua conclusão.
Nessa Gagliardi 20/07/2010minha estante
Rufus, adorei sua resenha! Diz exatamente o que achei da obra. Excelente!

S! 13/09/2011minha estante
EXATAMENTE!
Muitas perguntas ficaram simplesmente "no ar".
O livro me prendeu tanto, mas deixou a desejar no final...

Ariii 04/11/2011minha estante
Concordo com tudo! TUDO!
Quando eu terminei de ler pensei: "Peraí, tem algo errado." Virei o livro, vi as perguntas que estão na sinopse e me perguntei: "Eu esqueci alguma parte do livro? pq não foi respondida nenhuma dessas questões."

E realmente não foi. Acho bom livros que nos deixam com uma dúvida, com a possiblidade de mais de um desfecho. Mas deixar todas as questões levantadas no ar é forçação demais.

Luiz Claudio 17/01/2012minha estante
Terminei a leitura com a mesma impressão, perguntei-me por diversas vezes, cadê o final do livro?

A pequena Florence viveu numa paranoia sem fim (sem fim mesmo) e no final do livro cometeu uma série de ações passíveis de condenação, tais como, assassinar a nova preceptora, deixar o melhor amigo morrer, queimar a foto que poderia revelar toda a verdade sobre a vinda da preceptora a mansão, forjar a "fuga" da Srta Taylor que ela havia "enterrado" no poço entre outros pontos que terminaram com uma grande interrogação.

Tive a impressão de ter comprado o livro faltando páginas, mas ao ler algumas resenhas, vi que não fui o único.

Para nós leitores, cabe o bom uso da imaginação e deduzir as respostas às perguntas que foram feitas na sinopse do livro.

Ana 16/04/2012minha estante
Na sinopse divulgada pela editora, várias perguntas são jogadas no ar, tais como: Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? No entanto, pasmem: nenhuma delas é respondida ao final do livro. +1
Fique me perguntando o mesmo, cadê essas respostas?

patinet 26/05/2012minha estante
Realmente o livro ficou com muitas pontas soltas, eo autor se perdeu na conclusão.

Ju 16/07/2012minha estante
Como eu tinha começado a lê-lo a um tempo e parado, achei que tivesse esquecido algum detalhe imprescindível ao entendimento, mas parece que o problema não foi esse.

Tarsi 09/08/2012minha estante
O livro foi ganhando meu interesse aos poucos mas me decepcionou com seu final sem explicações. Até voltei algumas páginas para ver se não havia pulado nenhum capítulo. Uma pena!

Caroline Fortunato 25/11/2012minha estante
Achei o livro uma grande porcaria, até hoje não tive explicações sobre coisas importantes como, por exemplo, a babá e a fotografia, e essas coisas. Enfim...

Nicoiele @nicoiele 03/12/2012minha estante
Ai que está a graça do livro, cada leitor tira suas próprias conclusões sobre o que pode ou não ter acontecido, vai além do óbvio e do final feliz...

Isabela Xavier 29/12/2012minha estante
[esse comentário contém spoiler]
Perguntas e mistérios não respondidos, isso me incomoda muito. No fim do livro, é possível adivinhar algumas respostas, mas outras questões ficaram sem conclusão, como: quem eram os pais de Florence (porque eu deduzi que a Srta. Taylor fosse mãe de Giles, mas não de Florence, e quanto ao "tio", fiquei na dúvida se era pai ou tio das crianças) e por que a Srta. Taylor ameaçava Giles com aquela frase específica enquanto ele dormia?

Realmente, o final do livro me surpreendeu, mas me deixou sem entender algumas coisas, como se a história não tivesse sido completamente esclarecida. Sinceramente, é um livro legal, mas dispensável.

Débora 13/01/2013minha estante
Comentário com SPOILERS!

Concordo completamente com a resenha!!!

Realmente, finais que fogem do óbvio são muito legais e mais interessantes, e o autor até faz uma força para que cheguemos a algumas conclusões, como a Srta. Taylor ser a mãe de Giles e o Tio ser na verdade o pai das crianças...

Mas outras coisas ficam muuuito no ar... Sobre a proibição de ler de Florence, penso eu que seja algo no sentido de corromper a alma da menina, que ao final, se mostra bem diferente da criança meiga que imaginamos durante quase todo o livro. Mas o que até agora para mim não tem resposta nenhuma, está justamente no sobrenatural: a canção e frase da Srta. Taylor ao embalar o sono de Giles, seu passeio no lago e suas aparições no espelho...

Enfim, fica um livro delicioso de se ler até que se chega ao último capítulo e com ele, a decepção.

Priscilla 16/01/2013minha estante
É uma leitura leve, digamos assim, e que lhe atrai de certa forma devido ao mistério e o tom sombrio da narrativa. Porém comparar Harding com Edgar Allan Poe e Henry James não é nada honesto.

O livro deixa muito pormenores no ar, sem dar o seu devido fim, como as fotografias cortadas, e se realmente as suspeitas de Florence quanto a preceptora são verídcas, digo se a srta. Taylor seria realmente um ser sobrenatural...

O que gostei é que você é levado a ficar do lado de Florence, porém em alguns momentos cheguei a realmente duvidar dela, se não era realmente tudo inventado por ela só pra viver uma aventura como nos livros em que lia e que a obssessiva pelo irmão não seria ela ao invés da preceptora.

Enfim, é um livro legal e rápido de se ler. Sem mais.

Letícia 17/02/2013minha estante
Pois é, o problema maior foi o monte de perguntas sem resposta.

W.B.Freitas 04/03/2013minha estante
gostei do livro, apesar de que parece obvio que a Florence tem um laço exacerbadamente fraternal, ou até incestuoso com o irmão, insidioso do modo como se pode vêr o final, extremamente fria, calculista, imaginativa, criativa e egoísta. Tanta esperteza, e tanta leitura inapropriada para a idade dela, acredito eu, deturpou sua moral transformando-a em uma assassina fria, calculista e paranoica.

Laís 07/03/2013minha estante
Na minha opinião, o autor quis construir um livro épico com esse final cheio de perguntas sem respostas, o que seria genial, mas a forma como ele colocou me pareceu uma obra inacabada, no sentido de mal feita mesmo.

Fabiana 02/06/2013minha estante
Gosto de sua resenha, experimentei uma sensação semelhante à que você descreve em relação à leitura. O texto prende a atenção do leitor, entusiasma, tira o fôlego... mas absolutamente não dá pra dizer que Florence é personagem que admiro. Acho que o que mais chocou, antes do desfecho aplicado à srta. Taylor foi o de Theo... Concordo contigo: tantas perguntas sem resposta... parece que a gente começa lendo um livro e termina lendo outro. Concluindo: não curti.

estevesandre 23/06/2013minha estante
[COMENTÁRIO COM SPOILERS]

O livro responde algumas perguntas sim. O tio da Florence não deixava ela ler porque era contra a educação das mulheres. Quando se casou, achava que sua esposa não tinha o mesmo intelecto que ele, por isso a mandou para a faculdade. Ela se tornou uma mulher inteligente e o deixou.

O que esconde a Srta. Taylor é que ela era o rosto que faltava nas fotografias que a Florence encontra bem no início da história. Subentende-se então que ela é a mãe do Giles e fez de tudo para conseguir o emprego na casa para se reaproximar do filho e levá-lo embora. Posso estar errado, mas é minha compreensão.

Todo o resto era imaginação da Florence, que achava que a preceptora estava querendo sequestrar o irmão. A menina era, no final das contas, uma pequena psicótica e assassina!

Tam 02/12/2013minha estante
Concordo em gênero numero e grau com o André Esteves. Foi exatamente assim que eu vi o livro.

Flávia 26/01/2014minha estante
Finalmente uma resenha que expressou a mesma opinião que tenho sobre o final desse livro. A absoluta falta de conclusão da história me deixou com a sensação de ter perdido tempo nessa leitura. Não recomendo.

Larissa 20/04/2014minha estante
Concordo com sua resenha e posso dizer que essa foi minha pior leitura do ano, sinto que perdi tempo com um livro em que o autor começou a escrever e não conseguiu terminar e para isso inventou um final absurdo. O que mais choca é a frieza de Flo.

Fabiana 14/09/2015minha estante
Resenha perfeita. Expressou em palavras o meu sentimento em relação ao final da obra.
Estou com a continuação para ler, mas confesso que fiquei desmotivada.

Tainã Almeida 20/01/2016minha estante
mto boa sua resenha !! era o pontapé que faltava p/ colocar o livro p/ as trocas (sem nem mesmo ler ) heheheh nao costumo fazer isso , mas logo ,logo volto as aulas e quero ler algo com começo , meio e fim ; algo que não me deixe sem respostas , aquele livro que a gente lÊ e sente saudades -não fica tentando entender o que aconteçeu e com finais abertos (que eu detesto ) . tambem acho um desrespeito com o leitor, que passa lendo ,acompanhando os personagens , imaginando tudo p/ depois ficar ''boiando'' . obrigada :) e boas leituras p / vc

liliana 12/02/2022

Surpreendente
Iniciei esse livro de forma "aleatória", sem saber muito bem o que esperar e nem sabia que se travava de suspense.
A leitura me prendeu bastante e a escrita é muito fluida.
Amei a protagonista, amei as referências a grandes clássicos como Sherlock Holmes, Poe etc.
Com certeza quero ler o segundo volume.
Mari 12/02/2022minha estante
O segundo livro é ainda mais louco que o primeiro, e n sei vc, mas sai perturbada igual a menina kkkkkkkkkk

Sousa 12/02/2022minha estante
Eu amei esse livro ,o dois ainda é melhor você vai amar ,mas é uma pena que nao tem o livro 3

FlAvia1492 12/02/2022minha estante
Eu odiei o segundo livro ... ?

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 24/07/2021

Algumas observações
Antes de compartilhar um resumo da resenha, não poderia deixar de mencionar o fato de que você encontra a mesma na íntegra no site: pontoparagrafo.art.br

Com inúmeras referências, à começar pelo nome em si que nos remete à livros populares como "A Menina Que Roubava Livros", entre tantos outros com a presença da figura feminina infantil como foco.

🔎A história é contada pelo ponto de vista de Florence, irmã mais velha de Giles, contando com apenas 288 páginas e publicado pela editora Leya. Tendo perdido os pais de uma só vez e muito cedo, o irmão pequeno sequer se lembra do ocorrido ou dos próprios pais, se não por foto. Especulações acercam suas existências tão juvenis, desde boatos dentro da mansão, como fantasmas nas janelas, às que originam inclusive rumores sobre a identidade de um verdadeiro pai.

⛸Com a aparição da nova educadora - após o trágico acidente com a anterior - a vida de Florence começa a sair do eixos pelos quais ela suponha estar sobre controle desde tão cedo, se sentindo então ameaçada pela novata e na obrigação de proteger ainda mais o irmão mais novo. Não tendo ainda acesso ao livros dispostos na biblioteca de sua mansão - já que essa era uma atividade abolida por seu tio, que além de ausente, acreditava ser impróprio e capaz de modificar o comportamento adequado para uma moça - Florence passa então a lê-los escondida e, fingir não saber ler perante aos demais.

🏠Se você já leu "A Volta do Parafuso", ou assistiu "A Mansão Bly" da Netflix, provavelmente já identificou os nomes dos personagens e toda a trama, envolvendo segredos e mais ou menos como acontece. Mas tem lá seus apesares, já que mesmo sendo inspirada e inspiradora para algumas obras similares, sabe ter seu diferencial na hora de cativar o leitor e fazê-lo pensar que já sabe de tudo que acontece.

🏞Conquanto encontramos representações similares da personagem, essa por si, mesmo tendo pouca idade, já é muito independente, esperta e corajosa, enquanto as demais particularmente encontrei como personagens frágeis.

Acesse ainda nosso IG literário: @pontoparagrafo23

site: https://www.pontoparagrafo.art.br/post/resenha-a-menina-que-não-sabia-ler

Matheus Oliveira 27/12/2022

A Menina Que Não Sabia Ler
Nesta obra de A Menina que Não Sabia Ler, John Harding nos traz um romance eletrizante, com suspense na medida certa, plot twists e uma imprevisibilidade angustiante.

O enredo se passa quando os irmãos órfãos Florence e Giles chegam a mansão Blithe House nos arredores de Nova York em 1891, onde negligenciados pelo seu tutor e tio são supridos em suas necessidades pelos empregados, mas tudo muda quando uma nova preceptora chega à mansão, onde mistérios antigos serão revelados e Florence precisa correr contra o tempo para juntar todas as peças e salvar o seu irmão.

É um livro que apresenta uma dinâmica e ritmo de narrativa muito interessante, além de abordar a temática do amor à literatura, apesar de ter um título mal traduzido/adaptado e ter sido finalizado com algumas pontas soltas importantes para a trama. Apresenta abordagens sexistas por se passar no final do século XIX.

É uma leitura surpreendente, fluída e com uma abordagem secundária, mas super interessante de como somos capazes de nos potencializar com a educação, com a literatura, sobre as formas que os livros nos salvam, formam, constroem e nos blindam das várias formas de ignorância.

"Se falasse como penso, ficaria evidente meu contato com os livros."

A geógrafa 05/03/2022

Florence, você me decepcionou
Pelo nome e o início, eu esperava uma coisa crítica sobre a educação das mulheres e na vdd não tem nada a ver. É uma história muito viajada e um pouco repetitiva em algumas partes. Não sei bem se gostei ou não, sei que me revoltei e teria curtido mais se fosse uma crítica mesmo.
Eu adorava a Florence, mas, chegando no final, passei a ter muita raiva dela, o que tornou o livro irritante, mas não é ruim. Vale 3 estrelas, não muito mais que isso.
Tekapatti 05/03/2022minha estante
Primeira pessoa que eu vejo que conseguiu terminar esse livro, parabéns

Tekapatti 05/03/2022minha estante
Primeira pessoa que eu vejo que conseguiu terminar esse livro, parabéns

A geógrafa 05/03/2022minha estante
Kkkkkkk confesso que foi difícil. Achei que seria melhor

Mari.Vasconcelos 28/05/2021

O que foi isso???
Não se iludam com a capa, título ou sinopse desse livro.
Ao que consta, nada nem ninguém aqui parece ser o que é. E eu estou fula da vida, pq quero respostas de muitas coisas que o autor deixou por conta de cada leitor imaginar a seu bel prazer.
Não sei se a curiosidade vai me fazer ler o segundo volume, ou se ele outra vez vai mexer com o psicológico da gente, confesso, não tenho nervos pra isso.
Lary. 28/05/2021minha estante
Eu não li o segundo livro, mas não é uma continuação desse.

Mari.Vasconcelos 28/05/2021minha estante
Ahhhh???

Mateus 25/11/2010

Uma ótima maneira de descobrir se um autor escreve mesmo bem, é perceber se ele possui a capacidade de mexer com nós leitores durante seus livros, levando-nos a entrar dentro de suas histórias ou não. Em A Menina que Não Sabia Ler, John Harding já mostra seu talento ao nos fazer sentir como personagens de uma ótima trama de suspense, ao lado de uma garota que ama a leitura e tem muitos segredos a revelar e a descobrir.

O livro conta a história de Florence, uma garota que ao ser proibida de aprender a ler por seu tutor e tio, descobre sozinha o mundo da leitura em uma enorme biblioteca da mansão decadente onde vive. Sua vida ao lado dos livros e de seu irmão Giles não poderia ser melhor, até que uma preceptora aparece, inquietando Florence com seus segredos e uma maldade visível.

As características que definem A Menina que Não Sabia Ler com certeza são o suspense e o mistério. As duas coisas são reinantes durante toda a história, fazendo com que nós leitores fiquemos presos na narrativa sem podermos largar, de tão curiosas, bizarras e sobrenaturais as coisas parecem. Em várias partes fiquei com os cabelos arrepiados, além de meu queixo ter caído diversas vezes durante algumas revelações.

A maioria das pessoas que leram o livro se decepcionou com o fato de a história ser misteriosa do início ao fim, sem responder certas perguntas que deixaram muitos curiosos. Mas na minha opinião, a omissão de certas coisas é o que levou o livro a ser tão incrível como é, e foi o que mais chamou a atenção. Se tudo fosse bem explicado como na maioria dos livros, ele não seria tão bom. É exatamente essa omissão de certos detalhes que fez o livro tão especial.

Embora muitas coisas fossem bastante óbvias (pelo menos para mim), A Menina que Não Sabia Ler é um excelente livro com grandes reviravoltas. Presenciar a vida de uma garota que ama tanto os livros como Florence é fascinante, além de Giles, Theo, a sra. Grouse, o coronel Hadleigh e até a sobrenatural srta. Taylor completar o elenco de persnagens deixando o livro incrível e único. Com um final tão surpreendente e diferente de tudo o que imaginava, está mais do que recomendado por mim.
Luh Costa 25/11/2010minha estante
Já tinha muita vontade de ler esse livro e agora depois que li sua maravilhosa resenha fiquei com mais vontade ainda.
Já disse que vc escreve super bem?
xD

hpsoares 30/11/2010minha estante
Ler esse livro é um sonho de consumo, estou louca para ler *-*
Parece ser uma história super interessante, adoro!
Incrível a resenha!

Lu 25/01/2011minha estante
Adorei a sua resenha, Mateus! Parabéns!

Denise333 31/05/2012minha estante
Na mosca, Mateus! Esse é um livro do qual não podemos esperar respostas...
Gosto muito do modo como vc escreve!

Abração!

Milena Karla - Mika 12/06/2012minha estante
Meu amigo, suas resenhas sempre são as que eu mais me identifico! ^^ Eu penso a mesma coisa sobre como descobrir se um autor escreve realmente bem! E, amo livros com mistério, acho muito bom. E estou louca para ler esse livro. Indo escondida à biblioteca, que demais!

Elaine Cris 22/07/2012minha estante
Eu concordo com vc que o livro não poderia dar as resposta... (as sinopse é da editora e não do autor...)
Logo de inicio notei que a Florence tinha uma imaginação muitoooo além do normal. E o livro é narrado na primeira pessoa, e a menina é totalmente egoista e obsessiva em tudo. Tudo o que ela vê e avalia é contaminado com sua mente doente... então, acho que ficou um romance de suspense interessante e arrepiante...

patita 10/05/2015minha estante
Estou lendo Mateus. Enrolei horrores pra começar com outros sempre furando a fila. Comecei e li 115 páginas de uma tacada.. Agora não consigo parar. Vim ler sua resenha pra ter ideia do que esperar e estou ainda mais ansiosa pra voltar pra ele. rs

Nadine43 22/01/2016minha estante
Gostei da tua resenha. Venho procurando alguém para discutir tudo o que esse livro aborda. Não sei se Florence tem uma mente esquizofrênica ou alguma outra patologia, ou se aquilo tudo que ela via nos espelhos eram coisas sobrenaturais MESMO. O livro me deixou extremamente pensativa, principalmente, porque havia evidências que a Sr. Taylor não era uma boa pessoa. Havia evidências de que poderia levar Guiles para a Europa. Mas até que ponto havia evidências? Como em certo diálogo com o amigo dela, (cujo não me lembro o nome pois estou escrevendo freneticamente sobre esse livro que não sai da minha cabeça), onde este amigo perguntou algo como "a Sr. Taylor poderia ter comprado as passagens para viajar com um amigo/namorado" e outras coisas que, sim, poderiam ser sim. Mas quando o policial tentou descobrir alguma coisa sobre quem ela era, não conseguiu saber de muitas informações. Então sim, ela era uma pessoa estranha e não se entende por qual motivo ela teria duas passagens para a Europa, se não havia avisado ninguém que não iria ficar muito tempo no casarão, simplesmente iria ficar algumas semanas e nem receber salário.
Temos que ver, que Florence era uma menina órfã, não tinha afazeres, vivia sem nada para fazer, ainda mais quando seu irmão foi para a escola. Ela não tinha onde expor sua imaginação, como pinturas, dança, qualquer coisa. Ela vivia aprisionada e sua imaginação a levou a criar um mundo, que para ela existia. O fato de ter sonambulismo, já mostra que ela era uma criança com transtornos. E depois, quando ela havia se sentido culpada pela morte da outra preceptora, seu mundo aumentou. Tudo começou a ficar estranho para ela. Era como se tudo quisesse roubar Guiles dela. A partir do momento em que ela começa a ver a Sr. Taylor em TODOS os espelhos da casa, se vê claramente que ela sofre de um grave transtorno psicológico. Tudo conspira a tirar seu irmão dela. O que, com as evidências, poderia acontecer. Mas ao longo dessas evidências, acho que ela acaba criando coisas demais e acaba se tornando algo como uma psicopata, pois mata o único amigo que tinha, deixando-o morrer na escada e depois simplesmente o larga no pátio da casa de sua família. E ao longo do livro, se percebe que Florence gostava desse menino, apesar de não morrer de amores. Ela aprendeu a gostar e muitas vezes sentiu falta da sua companhia. Mas, para daí deixa-lo sufocar na escada, pois achava que ele iria contar algo para sua família sobre que havia matado a Sr.Taylor? Para mim há as evidências e há a Florence transtornada. Tudo vai acontecendo ao longo da história. Tanto é que no final ela poderia sim ser considerada uma psicopata e esquizofrênica.
Na minha opinião, teve muitas coisas que levaram Florence a se tornar uma menina transtornada. O fato de ser orfã, de não poder aprender e viver aprisionado, aprisionar sua imaginação, a culpa pela morte da outra preceptora.
No início do livro, pelo menos eu, percebi que Florence era uma menina diferente só pelos comentários sobre coisas aleatórias. Se vê claramente que ela já é uma menina que puxa para um lado de achar tudo estranho e tentar proteger. Se vê muito claramente isso. Isto tudo, provavelmente ao fato de não ter pai, nem mãe, somente o irmão.
Este livro foi com certeza um dos melhores livros que já li. Não tenho nem palavras para descrever o quanto gostei desse livro. Na minha opinião, Florence tinha uma grande possibilidade e pré-disposição a ter uma patologia grave. Em minha opinião também, senti isso nela desde o início do livro, como já havia falado. Devido a fatos, essa patologia existe nela. Devido a Sr. Taylor e todas as outras coisas.
Já pesquisei sobre o segundo volume do livro. Espero me surpreender novamente. Apesar de ser narrado por outro personagem, e não a Florence, espero entender mais então, algo que no livro 1 poderia ser relacionado a espiritualismo. Mas acho impossível se ver criaturas em todos os espelhos da casa e a pessoa do seu lado não ver nada. Infelizmente na minha opinião, Florence tinha propensão a ser esquizofrênica, e acabou se tornando. É uma pena, eu torcia por ela.
Se alguém mais ficou muito intrigado nesta história como eu, por favor, me chame (51)99245935

Aline Silva 20/06/2023minha estante
Como eu desejo que relacem esse livro com uma capa que faça jus a história! É um dos meus favoritos da vida e a Florence uma das personagens mais incríveis já criadas...
Você percebeu que é um retelling de A volta do Parafuso (porém melhor)? ?

mariaf.skumagai 26/06/2023minha estante
Ainda não li A volta do parafuso, mas agora fiquei curiosa, vou ler!!

Realmente, a capa não faz jus a história.

Carlinha 08/09/2021

O nome não tem nada a ver com o livro
A minha nota baixa se dá por 2 motivos:
1º - o conteúdo do livro não tem absolutamente nada a ver com o nome e com a capa (por isso fiz questão de colocar aqui a capa português/inglês)
2º - detesto livros que terminam sem explicar se era tudo real ou se era imaginação do narrador.
Porém, se você tiver consciência de que está lendo um livro de terror e de que várias partes vão ficar inexplicadas, o livro pode ser bom.
A história:
Florence é uma menina órfã que sofre de sonambulismo e constantes pesadelos.
Nesses sonhos, que são sempre iguais, uma mulher desconhecida sequestra seu irmãozinho Giles, de oito anos. Ao buscar interpretar seus pesadelos, Florence conclui que, na verdade, se trata de um premonição. Então, Florence decide fazer o que for preciso para salvar Giles, mesmo que isso custe a vida de outras pessoas.
Cress 08/09/2021minha estante
Eu li esse livro qnd eu tinha uns 12 anos e n fazia a mínima ideia que era de terror, achei q era uma fantasia mais dark mas nem liguei kskskssk, Agr faz mais sentido

Maíra 31/10/2010

Sem noção.
Antes de escrever o final desse livro , o autor so pode ter fumado uma moconha.
O livro todo e legal sabe , mas ai chega no fim ele estraga tudo.
portanto se vc não quiser passar raiva não leia .
Rachel L 01/11/2010minha estante
HAHAHAH, que dó.
Eu vou ler o livro e depois eu pulo o final xP

Ari 07/11/2010minha estante
passei a mesma raiva que você!! que ódiO viu!!

Bruno Aguiar 08/11/2010minha estante
HDISUHDISUHDIUS

#Anny Neres 13/11/2010minha estante
vou ler so para saber se esse final e tão chato assim , poxa ta geral falando que e chato o FINAL. ;P

Luan Queiroz 06/01/2011minha estante
eu adorei o final!realmente o autor omite alguns segredo, mas...

Mayra Dias 02/06/2011minha estante
Tive ódio do final. Qque merda foi aquela hein? Estragou tudo!!!

Caren 21/09/2011minha estante
Cara, eu dei duas estrelas pro livro pq gostei de uns 80% dele, e até umas vinte páginas do final tinha esperanças de um bom desfecho, mas que finalzinho mais sem noção,meeeee. Várias perguntas sem resposta, tipo: Como morreu a srta. Whitaker realmente?
Quem era ou o que era a srta. Taylor?ser extraterrestre ou a mãe de Giles?
Porque as fotos com a mae de Giles estavam recortadas?
Porque o tio nunca teve interesse na crianças?
achei que tudo isso se resolveria, afffeee, desastroso realmente.

Bia 08/01/2012minha estante
Odiei o final, você tem razão... Ele estragou o livro. As minhas perguntas nao foram respondidas.Os mistérios nao se desenrolaram,odiei mesmo...

Nalice 27/12/2012minha estante
hahaha, verdade...
Mas eu gostei do livro, examinando ele como um todo, ele é muito bom. Pensar até onde uma pessoa pode chegar para proteger quem ama. Me fez refletir sobre a fronteira entre o certo e o errado, entre e a realidade e a ilusão, e como tem gente que não consegue diferenciar essas coisas.
Acho que valeu a leitura. Haha, fiquei meio tipo "wtf?" no fim, mas percebi que se o fim fosse diferente seria diferente demais, sei lá. Ficou bom assim e resolvi aceitar. Dei quatro estrelinhas pra esse livro como não posso dar 3 e meia, rsrs

Aline Stechitti 04/01/2013minha estante
Vc não entendeu o livro. Ele é a visão dos fatos pelos olhos de uma pessoa c problemas mentais. Não ter explicações lógicas é o q faz do livro interessante.

JM 25/05/2013minha estante
Como a Aline disse, você não compreendeu a proposta do livro. Ele não é um livro pra entregar historinha mastigada pro leitor. O autor quer que você pense, queime seus neurônios pensando nas repostas, que pelo menos pra mim são mais do que óbvias. Se ele tivesse deixado tudo certinho, bonitinho pra leitor mediano, o livro perderia o seu melhor, o final.

Lindybooks 14/12/2021

Será que não sabe?
Esse livro é tenso, BEM tenso, é muito dificil se sentir bem lendo, sla, não sei explicar, mais vc não consegue se sentir relaxado lendo, esse livro é meio que de suspense, não gostei tanto dele, não tenho certeza se vou ler o segundo, não sei se fiquei feliz, brava ou irritada com o final, não tenho muito oq dizer pq não sei explicar o que senti, não achei ruim mais tbm não é maravilhosos, é aceitavél, recomendo que antes de ler vc veja que tipo de livro vc quer ler no momento, por que se for pra vc ele um livro feliz esse livro não é recomendado!
o começo é dificil de ler, é meio lento e eu fiquei muito intrigada com algumas coisas, principalmente no aspecto romance, mais até que foi, legalzinho.
N sabia oq esperar e nem sei oq falar direito desse livro, brisei legal kkkkk
Mais dá uma olhada antes de começar, vai q vc gosta
@lindy
BiaQuerino 01/04/2022minha estante
Não quero te desmotivar mas minha experiência com o segundo foi pior do q com o primeiro o autor não responde as dúvidas do 1, cria mais coisas no livro 2 e não te responde tbm, tudo muito aberto

Lindybooks 01/04/2022minha estante
Nss vlww, n vou ler não kkkkkk

Roberta Nunes 18/03/2010

Bom, mas com final sem sentido
A história do livro, em si, é muito interessante. O estilo do autor é agradável e com uma linguagem clara, o que faz a narrativa fluir facilmente.

Há muitas reviravoltas durante a história e é surpreendente acompanhar a forma de pensar da protagonista Florence e seus planos mirabolantes e ao mesmo tempo tão inteligentes e bem formulados. Há também momentos de tensão e de doçura, que envolvem o leitor numa aura de mistério.

Eu classificaria o livro com 5 estrelas se não fosse pelo final, que é completamente sem sentido. Nem mesmo parece um final, pois não esclarece os maiores mistérios do livro e deixa tudo em aberto. Assim, há duas opções: ou o autor planeja uma sequência, onde as coisas poderão enfim serem esclarecidas, ou cada leitor que junte as pistas e entenda o fim como bem entender.

Resumindo: a história é boa, é um bom livro, mas o final deixa MUITO a desejar.

Pri Francisquet 26/03/2010minha estante
Nossa...concordo totalmente com vc...um livro que eu fui pensando ao decorrer dele, "Mas que livro ótimo. Digno de cinco estrelas. Equiparado com a menina que roubava livros...e me decepcionei mto com TODO o final. Não com alguma parte. Todo ele é horrivel msm...Bem que diz a contra capa que é inspirado em Edgar Alan Poe...pq ele tbm tinha dessas livro ótimo com final terrivel

Brenda 03/03/2011minha estante
ah gente, se mastigasse todas as respostas seria horrível! tem que deixar assim mesmo, pra quê continuação? estragaria totalmente o mistério do livro. e a melhor parte é justamente que cada um entenda o livro de uma forma diferente.

Bia 08/01/2012minha estante
Pois, é... eu me decepcionei com o final e fiquei com aquele " oque esse cara fez com esse livro?"
Eu tenho duvidas e perguntas a serem respondidas, eu era tão fã de Fô ,pela dedicação... mas eis a questão... Ela viu realmente Srta. Taylor na agua ou era sua imaginação?
Não gostei do final,deixou a desejar.

patinet 26/05/2012minha estante
Concordo plenamente com você Roberta

Ester 30/08/2012minha estante
Me decepcionei com Florence, ela foi cruel em deixar que aquilo acontecesse á Theo... E o final, ninguém sabe se aquilo sobre a srta. Taylor era verdade ou só imaginação dela, mas pelo visto, era a sua imaginação. E não fica muito claro a explicação, se a srta. Taylor era mesmo a mãe de Giles, quem era quem. Faltou algo. Ao decorrer do livro não conseguia parar de ler, principalmente quando cheguei ás páginas 150 em diante... E como muitos aqui disseram, o título traduzido e a capa não tem nada a ver com a história. Quando vi esse livro achei que era um livro de superação, ternura, mas quando eu comecei a ler gostei mais ainda pois adoro esse tipo de livros. Mas o final ficou "no meio do caminho". "Pobre Theo, pobre garça, não iria mais patinar..." Ela foi muito fria e sanguinária.

Marina 06/10/2012minha estante
Achei desnecessário o que ela fez ao Theo. No começo até cheguei a imaginá-los como o casal romântico do livro, porém, com aquele ato percebi que: Florence só queria saber do seu irmão e de si mesma. Me decepcionei demais com o final.

Jéssica 16/10/2013minha estante
De fato você tem toda a razão, mas se "juntarmos" as pistas fica bem claro o final, e qual o sentido de tudo em questão a senhorita Taylor, que da forma que eu entendi, era a suposta mãe de Giles, que havia voltado para levar seu filho consigo, e também (parte da minha ideia) Florence tinha uma obsessão pelo irmão, que contudo fez com que ela exterminasse a srtª Taylor, sem ao menos ter uma resposta exata de o por que queria levar seu irmão fugindo! Uma menina extremamente inteligente e ótima em achar soluções, só que da forma mais cruel, como fez com Theo, deixando-o morrer na sua frente. A parte dos espelhos já era alucinação, pois estava tão ligada no caso, que começou a surtar. Enfim, eu entendi dessa forma a história, com tudo que li e juntei, determinei que Taylor era a tal mãe de Giles que sempre aparecia com a cabeça cortada nas fotos, e Florence, por ser sempre tão ligada ao irmão, quis protege-lo, só que da forma mais irracional que achou para dar um basta em tudo, é entendível o desespero dela, pois seria naquele dia que Taylor levaria Giles, e precisará dar um jeito, só que acabou sendo radical demais.

Nadine43 22/01/2016minha estante

Mari 03/10/2020

Legal
A história é legal, porém, a linguagem é mais complexa, não é o tipo de livro que você devora, a história também é um pouco confusa. Talvez não tenha gostado tanto por ser algo mais suspense, que não estou acostumada, mas mesmo com tudo, não me arrependo de ler, valeu a pena, gostei muito dos personagens.
Leituras da Tercy 03/10/2020minha estante
Essa história é ótima. Queria muito saber se ele tem o volume 3, pois achei que essa história terminou tão (...)