Pensamento feminista brasileiro

Pensamento feminista brasileiro Heloisa Buarque de Hollanda

Resenhas -

Flá 13/02/2021

Valorizando o pensamento feminista brasileiro!
Mais uma obra organizada pela Pós-doutora Heloisa Buarque de Hollanda que é de suma importância para a ampliação do conhecimento relacionado ao feminismo, mas desta vez brasileiro!
Dividida em quatro capítulos, a obra reúne vinte autoras em dezenove artigos/ensaios, que possibilitam a compreensão da construção teórica do movimento feminista no Brasil.
Logo na introdução, Hollanda faz uma síntese do percurso deste movimento no país, contextualizando o cenário sócio-político da década de 1960, a progressiva visibilidade do feminismo, suas alianças e estratégias; faz uma breve comparação em relação ao movimento feminista brasileiro e internacional; relata de forma sucinta a trajetória do pensamento feminista na academia brasileira; bem como, o início das discussões envolvendo a sexualidade.
No primeiro capítulo os artigos se referem a história do feminismo no Brasil. Já no segundo capítulo trata dos objetos de estudo como: violência de gênero, cidadania reprodutiva e aborto. O terceiro capítulo é destinado à interseccionalidade, abordando questões como racismo e feminismo negro. O quarto e último capítulo é dedicado aos novos caminhos da reflexão crítica feminista.
Assim como a obra Pensamentos Feministas: conceitos fundamentais, alguns textos exigem certo nível de conhecimento teórico, ou minimamente um engajamento para pesquisas paralelas ao longo da leitura, mas os textos não são densos e complexos, deixando a leitura mais fluida.
Este livro (os quatro livros da coleção, na verdade) deve compor, obrigatoriamente, a biblioteca de todas/todos as/os feministas, entusiastas e simpatizantes.

Rodrigo | @muitacoisaescrita 02/03/2020

Essencial para se pensar a sociedade brasileira
Quando estudamos o movimento feminista e sua história (seja na escola, faculdade e/ou de forma autônoma), os materiais disponíveis, em sua maioria, são sobre os movimentos na Europa e nos EUA – isso Heloisa chama de colonização teórica –, como se não existisse um movimento feminista consolidado no Brasil e em outras partes do mundo. Aceitamos passivamente as elaborações vindas do Norte global, como se fossem verdades universais, e não refletimos criticamente sobre nossa realidade, ao menos não da forma como deveríamos. Além disso, grande parte dos materiais tratam unicamente dos debates sobre reivindicações políticas – o que entende-se por feminismo liberal –, ignorando feministas que discutem gênero considerando a classe e/ou raça, principalmente as que tecem críticas ao capitalismo a partir do marxismo.

👉🏾 “Quais as especificidades do movimento feminista brasileiro?”, “Em qual contexto ele surgiu?”, “Foi fácil dialogar com os diversos setores da sociedade brasileira?”, “Quais são as diferenças e similaridades entre o movimento feminista brasileiro, estadunidense e europeu?” são algumas perguntas que devemos fazer, e que são respondidas nesse livro. Dividido em 4 partes, ele oferece um panorâma geral sobre o movimento. A primeira, “Algumas histórias sobre o movimento no Brasil”, possui 6 artigos que pretendem organizar a história do feminismo brasileiro ou destacar momentos importantes dele. Nessa primeira parte da resenha, falarei rapidamente sobre 3 deles.

Constância Lima Duarte, em seu artigo, propõe uma divisão do movimento feminista brasileiro em 4 momentos, com uma diferença de 50 anos mais ou menos entre cada um (em torno de 1830, 1870, 1920 e 1970). Isso porque, para ela, “o feminismo [...] deveria ser compreendido em um sentido mais amplo, como todo gesto ou ação que resulte em protesto contra a opressão e a discriminação da mulher, ou que exija a ampliação de seus direitos civis e políticos, por iniciativa individual ou de grupo”. Em sua divisão, Constância destaca em cada momento algumas escritoras feministas e as pautas principais. Ficaria da seguinte maneira: o primeiro, no início do século XIX, com mulheres querendo aprender a ler e escrever; o segundo, com a ampliação do direito à educação e as primeiras reivindicações pelo voto, com várias revistas divulgando ideias; o terceiro, no início do século XX, mais focado e organizado no direito ao voto, acesso ao curso superior e na ampliação do campo de trabalho – Constância caracteriza esse momento como o de “um feminismo burguês e bem comportado”, no entanto, ela nos conta, também havia um movimento anarcofeminista com reivindicações mais radicais –; e o quarto momento, nos anos 70, marcado principalmente pelo enfrentamento à ditadura.

[resenha publicada no meu Instagram Literário @muitacoisaescrita; confere lá a resenha completa e alguns trechos do livro: https://www.instagram.com/p/CHoa_P2j970/]

site: https://www.instagram.com/p/CHoa_P2j970/

Vitória Gomes 18/10/2021

Compreender o feminismo no Brasil
Oferece um passeio pelo pensamento das feministas pioneiras do Brasil através de artigos que são históricos, mas também a basilares do ponto de vista conceitual e epistemológico, fornecendo um panorama geral da produção nacional sobre o tema.

carolina :) 29/08/2023

Por uma força que resida.
A pauta do feminismo é um caminho que amo desbravar, conhecer e estudar. Chamo de paixão porque me comove, me enche e ferve, me contamina de emoção pelo que já foi e pelo que posso fazer. A história de um feminismo brasileiro é transmitida pelas diversas faces, de tantas mulheres que, em sua coragem, respeitaram e me fizeram parte do que sou mesmo sem imaginar que eu existiria; um legado de força que anda comigo.
Essa coletânea de artigos são realmente de grande qualidade, alguns muito difíceis de serem entendidos ou digeridos sem a ajuda de uma pesquisa simultânea a leitura. Outros compreendi com facilidade e deles absorvi muito conhecimento válido.
Tenho que a certeza que podemos mais, através da honra de uma luta constante e cheia de raízes que podemos expandir.

Poesia na Alma 05/09/2020

Pensamento Feminista Brasileiro
Pensamento Feminista Brasileiro: formação e contexto, organizado por Heloísa Buarque de Hollanda, Editora Bazar do Tempo, reúne diversas autoras, como, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento e Sueli Carneiro, e suas contribuições no campo acadêmico sobre o pensamento feminista no Brasil, nos períodos de 1970 até início do século XXI. Ou seja, a autora propõe uma reflexão sobre o panorama do feminismo no Brasil.

“É curioso observar, embora com certa tristeza, que os estudos de gênero nas universidades e centros de pesquisa brasileiros são marcados fortemente por biografias e referências anglo-americanas e eurocêntricas. mesmo hoje, em plena explosão feminista, ainda não é praxe que nossas pesquisas e estudos incluam como eixo teórico o pensamento feminista brasileiro.”

A introdução do livro já é marcada por uma forte e necessária crítica, a replicação de ideias que não são brasileiras ou Latinas, uma perspectiva de pensamento colonial. Entretanto, os últimos anos também marcam a ascensão e reconhecimento das vozes latino-americanas e mestiças no campo teórico se consolidando como área legítima de conhecimento.

Dividido em quatro partes, a obra reúne 19 ensaios de diversas autoras, algumas até desconhecida por mim, contextualiza as diversas formas de manifestação do feminismo no Brasil, suas nuances, subjetividades, berço (como movimento de esquerda e igreja católica), influencias e primeiros movimentos.

“Quando se inicia o século XIX, as mulheres brasileiras, em sua enorme maioria, viviam enclausuradas em antigos preconceitos e imersas numa rígida indigência cultural. urgia levantar a primeira bandeira que não poderia ser outra que o direito básico de aprender a ler e a escrever (então reservado ao sexo masculino)”.

Vale ressaltar, que anterior a este livro, a autora faz uma contextualização mundial do feminismo, ler resenha aqui, que se complementa e apesar de os interessados não precisarem ler em ordem, minha sugestão é que o faça, ou seja, primeiro leia Pensamento Feminista Conceitos Fundamentais e em seguida, Pensamento Feminista Brasileiro, mesmo que o leitor já tenha noção do apanhado mundial, a leitura em ordem pode dar uma ideia da perspectiva da organizadora quando escolhe determinadas autoras e textos.

Saiba mais aqui - http://www.poesianaalma.com.br/2020/09/resenha-pensamento-feminista-brasileiro.html

Nadine 01/11/2021

O começo pro meio do livro foi extremamente interessantes. Os últimos textos (especialmente os de epistemologia feminista) também são extremamente relevantes para a discussão do feminismo do Brasil, o problema é que eu não estou equipada para entendê-los completamente. Ainda.

Livia_Labanca 17/12/2021

Esse livro é maravilhoso, olhar os estudos de gênero pela perspetiva brasileira faz toda a diferença, porque assim muda a forma de abordagem, e eu gostei muito de poder me aprofundar mais nesses textos

Vivi 18/02/2022

São reunidos textos fundamentais sobre o feminismo no Brasil, de fato, uma leitura indispensável para quem gosta ou procura uma base nos estudos.

Geisalanis 05/02/2024

Gostei bastante do início do livro dos textos depois ficou um pouco cansativo os textos mas foi bem proveitoso