Ayn Rand e os devaneios do coletivismo

Ayn Rand e os devaneios do coletivismo Dennys Garcia Xavier

Resenhas - Ayn Rand E Os Devaneios Do Coletivismo

Bruh 03/02/2022

Muito bom e didático
É um ótimo livro. Apesar do seu conteúdo filosófico, é direcionado para pessoas que não possuem formação acadêmica. O autor explica de forma bem didática a filosofia de Ayn Rand.

Qual o motivo de divulgar os conceitos filosóficos de Rand?
Ayn Rand utiliza termos que se você não saber seus significos e interpretação da autora, você pode compreender erroneamente, que sua filosofia é "maquiavélica". A palavra "egoísmo" por exemplo, possui uma conotação negativa socialmente e tornar seu objetivo - e você mesmo - como prioridade, é quase um crime. Para ela, o egoísmo é uma virtude.

No momento que comecei a ler sobre a filosofia Objetivista, duas frases me veio em mente. Que são:

"Os fatos não se importam com seus sentimentos."

" O mundo não lhe deve nada. Quando você chegou, ele já estava aqui."

Reidacapoeira 23/12/2021

Ayn Rand uma autora incrível e pessoa tbm
Eu já admirava a Ayn Rand por causa de seus artigos e livros mas agora conhecendo melhor a história dela através desse livro a minha admiração só aumentou, uma grande autora e uma grande pessoa.

Lys Coimbra 21/12/2021

Breves lições
Fui ?atraída? por essa leitura após ler ?a revolta de Atlas? e, se eu pudesse recomendar a amigos leitores, certamente recomendaria ler este livro antes de iniciar alguma obra de Ayn Rand.

Sem dúvida, o organizador da obra tem um vasto e profundo conhecimento sobre a obra e a filosofia de Ayn Rand e ao iniciar o livro contando sucintamente sobre a vida da autora, fornece subsídios para a compreensão de sua obra e sua filosofia.

Depois de entender o que ela viveu, as experiências pelas quais sua família de origem passou, é mais fácil compreender suas ideias.

Li ?a revolta de Atlas? e, além de ?os devaneios do coletivismo?, pesquisei muito brevemente sobre a autora.

Considero que sua vida foi extraordinária. Sem dúvida, acho que ela é um ícone, mas tenho a impressão de que não a admiraria enquanto pessoa.

Concordo com muito do que ela defende, mas tenho também muitas reservas sobre o que ela prega. Apesar de tudo, admiro a sua obra e sua maneira de pensar.

Acho importante conhecer e ler com respeito a fim de formar nossa própria convicção com elementos sólidos e respeitáveis

Pagliuca 22/11/2021

Sem defeitos
Simples e direto como toda a ideia de Rand. Mulher determinada, forte e que viveu sua vida na filosofia que ela criou.

Perfeitamente compreensível porque ela é considerada um perigo para a sociedade, mas não compreende porque não enfrentar esse risco e ter uma sociedade realmente justa e provedora de evolução.

Thai 18/11/2021

Pude me introduzir aos ideais de Ayn Rand e por mais que não compactue com toda a sua filosofia, foi muito bom conhece-la. Com certeza lerei A Revolta de Atlas.

Fagundes 10/10/2021

Rand é única, até entre os liberais
Com opiniões convictas e uma visão de mundo que só alguém que fugiu do regime soviético para os EUA consegue traduzir em palavras, Rand constrói uma filosofia sólida, ousada e muito direta em sua proposta.
Rand pode ser meio dura às vezes, mas ela tem, em sua história de vida, motivos para tal acidez.
Se me pedirem para citar mulheres que fizeram diferença na história, além de outras figuras notáveis, Ayn Rand estará na lista.

Cezar.Tosta 23/08/2021

Extraordinária
Uma lição de vida, inicialmente. Uma filosofia coerente e atemporal. O livro trata de vários conceitos relacionados à filosofia de Ayn Rand, bem como de algumas histórias pessoais da autora que fazem entender o contexto em que se desenvolveram suas ideias. Racionalismo x Subjetivismo; Egoísmo x Altruísmo; Individualismo x Coletivismo... são conceitos abstratos que a autora aborda com propriedade e coerência em seus argumentos a favor ou contra cada um dos termos.

Ivan 19/08/2021

O objetivo final da humanidade
Nesse livro da série Breves Lições temos uma breve ideia da filosofia criada por Ayn Rand, onde o homem se torna o seu motivo final, com as suas responsabilidades, deveres e direitos.
Ela evoca a ideia de que a sociedade é um grupo de homens, e esses são indivíduos com capacidades, anseios, pensamentos diferentes, não fazendo sentido ter leis que protejam esse grupo, pois não estaria beneficiando nada e só prejudicando. Qualquer sistema que se baseie em grupos e não nos indivíduos é falho e possivelmente corrupto.
Nesse mesmo ponto mostra como a esquerda e o pensamento socialista, hoje queridinho da mídia de massa, tem o poder de destruir qualquer real liberadade com os "direitos" forçados das pseudo minorias, ao assistencialismo viciado, a falta de deveres e responsabilidades.
Ayn Rand foi e continuará sendo um ícone para a humanidade, com a sua vida, onde batalhou para chegar onde queria, e seus ensinamentos, tanto na área filosófica, social e econômica.
" A menor minoria da Terra é o indivíduo"

Cristina117 22/07/2021

Minha musa preferida.
Amo demais essa leitura e a filosofia de vida dela.
Objetivismo é uma filosofia para a vida.

Bruno 27/06/2021

Justiça por Ayn Rand
Ayn Rand é uma das poucas e brilhantes pensadoras do século passado.
Sobreviveu ao que existiu de mais horrendo no coletivismo e dedicou sua vida a desenvolver filosofia contrária aos valores que destruíram seu lar e sua família. Do conforto e da segurança do ocidente, é frequente a crítica à filosofia reacional de Rand ao terror do socialismo.
Rand merece muitas das críticas que recebe, mas está longe de receber os elogios aos quais faz direito. No Brasil, a pauta ideológica que guia as diretrizes educacionais ignora uma das mais influentes e contemporâneas filósofas. Os brasileiros não conhecem a autora do segundo livro mais influente dos EUA, segundo a Biblioteca do Congresso americano, atrás apenas da Bíblia.
A obra da editora LVM é profunda, bem fundamenta e justa. Falha onde falha a filosofia de Rand, mas exalta com primor seus pontos mais brilhantes.
Digna de leitura, não deve ser o primeiro passo para quem quer ter contato com a autora. Os originais são boa porta de entrada para a filosofia do objetivismo.

Tiago Fachiano 20/02/2021

Individualismo
Vivemos em uma sociedade que aprendemos desde crianças a ceder a nossa vida ao altruísmo em prol de todos. Mas o que é realmente o bem para todos? O coletivismo já mostrou por várias vezes a sua verdadeira face, usando o " bem" coletivo para eliminar democracia, independência e individualismo. A filosofia da Rand mostra o impacto positivo em relação a micro mudanças. Melhorar a si mesmo pode ter um grande impacto no bem comum, onde a regra se inverte, assim você não é mais um meio e sim o caminho.

MArio.Bernardes 13/01/2021

Um pouco prolixo.
Um belo compilado de boa parte das filosofias de Ayn Rand com um resumo de sua história de vida.

Reccanello 22/12/2020

Excelente - e absolutamente necessária - introdução ao Objetivismo
Mais do que por sua história de vida, Ayn Rand merece ser conhecida e reconhecida pela filosofia que criou e desenvolveu - o Objetivismo -, um sistema que, se não provoca, deveria provocar inúmeras reflexões e discussões na sociedade sobre a primazia do papel do indivíduo e do egoísmo racional frente ao coletivismo e ao altruísmo que grassam. É uma obra essencial, um trabalho primoroso no qual seus autores, em linguagem plenamente acessível, criam um ponto de partida que consegue resumir sem perdas ou "ruídos" as ideias do Objetivismo e de sua autora.

Priscila Cysneiros 07/12/2020

Impossível permanecer o mesmo após conhecer a Ayn Rand
De vez em quando, alguém me pergunta: "Pri, por onde eu começo a ler Ayn Rand?"

Minha resposta sempre é a mesma: Ayn Rand e os devaneios do coletivismo, coordenado pelo professor Dennys Xavier.

Foi por onde eu comecei e, hoje, tendo lido "Cântico" e lendo "A Nascente", sinto uma facilidade muito maior para compreender as razões de ser de alguns trechos, porque o "Ayn Rand e os devaneios do coletivismo" me deu uma boa base sobre a filosofia objetivista. Se eu não tivesse lido, não saberia identificar alguns pontos-chave e talvez deixasse passar alguns detalhes que fazem diferença.

O primeiro capítulo, como é de praxe na coleção Breves Lições, é dedicado à biografia da autora. Isso, ilustrado com diversas fotografias da época, que nos permitem visualizar o que está sendo narrado. Só aí, eu já fiquei encantada com a qualidade e a riqueza de detalhes. A editora LVM caprichou!

Os capítulos seguintes, escritos por diversos autores, são dedicados a uma abordagem geral das ideias defendidas pela escritora, com vários trechos de suas obras, que dão um gostinho de "quero mais".

Terminei encantada por Ayn Rand e morrendo de vontade de partir para os livros dela. Não é à toa que é um best-seller. É muito bom! Leiam
Aryana 07/12/2020minha estante
????????