VOCÊ REPÓRTER DA PERIFERIA

VOCÊ REPÓRTER DA PERIFERIA Evelyn Vilhena...

Resenhas - VOCÊ REPÓRTER DA PERIFERIA

Wallace17 18/01/2021

Jornalismo de quebrada
Identidade, Território e Repertório, com uma tríade temática destas, já da para imaginar que trampo extraordinário é desenvolvido ❤ Tive a satisfação de conhecer um pouquinho do trabalho do coletivo Desenrola e fiquei muito cativado por tudo o que a galera realiza!

"O Desenrola e Não Me Enrola é um coletivo de comunicação engajado em criar e ressignificar práticas e métodos de produção de Conteúdo, Pesquisa e Formação, tendo como ponto de partida, a produção de conhecimento presente nos diferentes contextos sociais que dão forma as periferias de São Paulo".

O tema desse livro aborda especialmente o projeto: Você Repórter da Periferia e também a trajetória dos fundadores e os integrantes que compõe a formação atual da iniciativa. As oficinas de jornalismo comunitário são magníficas, além do conteúdo técnico programático, os jovens são estimulados, por meio de processos imersivos a refletirem a pluralidade territorial das periferias da cidade de São Paulo; questões de gênero; raça, ancestralidade; mercado de
trabalho; mundo acadêmico; mídias tradicionais; políticas públicas e entre outros. Além deste projeto, o coletivo tem muitas reportagens publicadas no YouTube; tem o portal de notícias; tem um documentário; tem as mídias sociais; o Centro de Midia, um coworking (espaço compartilhado) com estúdio de foto e vídeo, com dias ilhas de edição, escritório e auditório. Tudo disponível, mediante agendamento. Já realizaram também Congresso de Escritores da Periferia. O coletivo faz parte de núcleos de pesquisa de mídia. Tem esse livro publicado é muita coisa!