Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com

Nos primeiros dois livros da Trilogia Hunger Games(Jogos Vorazes),o leitor começa a se familiarizar com o mundo brutal discrito por Collins. Não vou entrar em detalhes do plot porque esta resenha está sendo feita para quem já leu Jogos Vorazes e Catching Fire.

Em Mockingjay somos introduzidos a novas regras e uma nova sociedade do supostamento extinto distrito 13. É ali que se passa a maior parte da história,com saídas exporádicas para outros distritos. A história começa um mês depois do final de Catching Fire. O distrito doze virou cinzas,Petta está em poder da Capital e Katniss é a "imagem" da rebelião.

Mockingjay,contrapondo-se a seus dois antecessores,é um livro de narrativa lenta e eu tive a sensação de que nada estava realmente acontecendo até a metade do livro. O leitor tem que se acostumar a uma grande quantidade de informações novas sobre o distrito 13 e quais são suas regras sociais.

Desde que comecei a leitura só tinha um pensamento. "Katniss,porque você ainda não foi salvar o Peeta?". Eu simplismente amo esse personagem. Peeta pode não ser o cara mais sexy dos livros,mas ele sem dúvida é o mais amável. Amável no sentido de que eu não sei como alguém pode NÃO amá-lo. Portanto,eu queria uma resolução o mais rápido possível para a situação dele.E quando obtive esta tão esperada resolução,foi como se tivesse levado um chute bem no meio do peito. Eu não sei como Suzanne Collins faz essas coisas,mas ela faz. Sem misericórdia.

Em relação as cenas de ação,eu diria que Mockingjay é quase um guia de "Como planejar uma Guerra?" ou "Quais as melhores estratégias de batalha?". É um livo de guerra,sangue e morte. Se você não está preparado para tal,prepare-se ou desista da leitura. Não espere um final feliz e cor de rosa porque não vai encontrá-lo em Mockingjay. Collins quis ser realista e conseguiu.

Neste livro final da trilogia,finalmente descobrimos quem Katniss escolhe em seu dilema amoroso. Eventualmente ela teve que escolher alguém. Não vou expressar minha opinião porque estaria espoilando o final. Mas posso dizer que não foi o suficiente. Não encontrei as cenas românticas que esperava em Mockingjay.

A reviravolta nas últimas páginas do livro é de tirar o fôlego,porém não foi uma surpresa para mim. Um detalhe final do livro partiu o meu coração. Fui obrigada a parar de ler e ir beber uma água,rir um pouco,ver um filme. Por mais incrível que pareça,não consegui chorar em Mockingjjay. Mesmo nesta cena em particular,onde uma coisa terrível acontece,não consegui chorar como chorei na morte de Rue em Hunger Games. O livro é,de forma figurativa,tão duro e seco,que eu me senti sem lágrimas para derramar.

Mockingjay foi uma decepção. Não foi o livro em si que me decepcionou,nem a autora. E sim minhas próprias expectativas,minha própria juventude que quer e exige um final feliz e de esperança. A trilogia Hunger Games nos ensina que as coisas são como são e que nós podemos apenas tentar fazer o melhor possível. E que talvez,no fim,isso não seja suficiente. Katniss,embora uma pessoa de natureza prática,nunca quis fazer parte de uma guerra,ela não tinha a agressividade necessária. Ela não era um soldado como Gale. Ela foi uma garota altruista o suficiente para tomar o lugar da irmã menor em uma situação da qual ela provavelmente não sairía viva. Katniss foi a menina que cantou e colocou flores em volta de Rue após sua morte. Ela foi a menina que correu atrás de remédios para Peeta quando sabia que podia acabar morrendo por isso. Ela foi a menina que viu seu lar ser devastado pela perversidade e ganância do homem. Ela foi a menina que amou dois garotos por razões totalmente diferentes. Mas os amou mesmo assim. Por isso,peço que ao ler a série,você leitor não seja excessivamente rígido com Katniss. Ela fez o que pôde fazer.

Estou dando Adeus á serie com muito pesar em meu coração. Não vou sentir falta das cenas de guerra e morte mas vou sentir saudade de Peeta,o garoto do pão e de Katniss,a garota em chamas. De Cinna,o cara genial com roupas. De Finnick,o rapaz lindo por fora e por dentro. De Rue,a menina da canção. De Prim,a irmã e curandeira.De Gale,o soldado. De Haymitch,que amou Peeta e Katniss.

Que os Jogos vorazes terminem,e que a sorte esteja a seu favor.

"Aqui é seguro,aqui é um abrigo
Aqui as margaridas te protegem de todo perigo
...
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei
Aqui é local onde sempre te amarei."

Marina Moura

Pri 25/09/2010minha estante
Concordo com tudo que você escreveu.
Ótima resenha =)

Mariane 30/10/2010minha estante
não poderia concordar mais!

Júlia da Mata 01/05/2011minha estante
Eu ainda não li Mockingjay. Na verdade, eu acabei de terminar Catching Fire. E juro, estou quase chorando com a sua resenha! Foi linda. :)

Isa 10/06/2011minha estante
Eu concordo irrevogavelmente.Uma coisa que me marco foi a quantidade de violencia, chegando a ser brutal.Alem de esperar mais romance.
Amei sua resenha.*--*

30/06/2011minha estante
Que resenha, sério! Li com o coração apertado, de verdade!

Magda 20/08/2011minha estante
Ainda estou no capítulo 20 de Mockingjay, mas já vi que vc tem toda razão, Marina...ele é duro de engolir. É brutal e muitas vezes já me vi parando a leitura para tomar um ar! Fico imaginando se vão fazer justiça a este livro quando ele se transformar em filme. Já estão filmando a primeira parte e espero, sinceramente, que pelo menos o respeitem e não o moldem para agradar a um público jovem demais.
Gostei muito da sua resenha.

Samanta 20/08/2011minha estante
Concordo com cada palavra dessa resenha.
Definitivamente esse foi um dos melhores livros que já li na vida, embora tenha sido tão brutal e realista.
Adorei sua resenha, resumiu em poucas palavras a maioria dos sentimentos que esse livro, ou melhor essa série despertou em mim .

Vinicius 28/08/2011minha estante
Concordo. Acho que também me decepcionei com o livro pois minha expectativa foi totalmente destruída. Mas isso que é o bom: o imprevisto. Só acho que o final poderia ser mais elaborado, achei muito... apressado.

Dayane 29/08/2011minha estante
Linda resenha e eu confesso: Chorei. E olha que eu nem li o livro.

Katty 01/09/2011minha estante
Nooooossa! Eu já li muitas resenhas boas. Mas a sua me trouxe lágrimas aos olhos!

Larissa2518 09/09/2011minha estante
Acabei de ler Mockingjay e concordo, as minhas expectativas fizeram eu mergulhar nesse cruel sentimento, "decepção".
E corri pro skoob, para ver se alguém tinha sentido algo parecido, ou talvez ainda tivesse uma explicação, pudesse dá sentido a esse mar de sensações que me perturbam nesse momento.
E essa sua resenha foi praticamente uma análise dos meus sentimentos, agora eu respiro mais aliviada, pois me compreendi, aceitei essa grande verdade "as coisas são como são".
Sinto que como algo em mim tivesse ido junto com o final do livro, mas acho que ainda não aprendi a dizer adeus.

E depois de tantos livros, tantas histórias, tantos personagens e considerando os tantos outros livros, histórias, personagens que ainda hei de conhecer... Acredito que algo será por muito tempo constante ou eterno: Peeta é tudo aquilo que o amor tem a nos dizer, ele é o amor.

Parabéns pela resenha!

Bruna 09/09/2011minha estante
Faço minhas as suas palavras. Simples assim. (A série acabou, mas a minha vontade de "quero mais" não passa =x)
(Pelo menos a coisa que eu mais esperava que acontecesse no livro - a única coisa, na verdade, já que li sua resenha antes de ler -, aconteceu)

"Você está, você está
Vindo para a árvore
[...]"

Resenha PERFEITA!
Beijos, Nina =*

Salomé Fernande 14/09/2011minha estante
Sei como você se sentiu, ainda sinto como se alguma parte de mim fosse arrancada, que saudades do garoto do pão!
Não sei se me decepcionei, acho que no final todos queriam um desfecho mas "final feliz", só que apesar de tudo esperava um livro assim. Fiquei muito aflita, mesmo o livro sendo "seco" como você falou me arrancou lágrimas nas últimas palavras!
linda resenha!
bjos

Liz 18/10/2011minha estante
resenha magnífica, foi assim mesmo que me senti com o livro.
mas eu não me decepcionei, muito pelo contrário - talvez porque eu já soubesse que seria assim. violento e seco. é uma das coisas que eu mais gosto na série. mostra a vida como ela é.
abraços o/

Kel Pinheiro 18/11/2011minha estante
eu tava pensando tudo isso que vc acabou de escrever mas nao sabia como me expressar.. eu concordo com quase tudo q sua resenha, maravilhosa diga-se de passagem, afirma.. mas uma coisa não me sai da cabrça.. as vezes minha mente não tem escolha a não ser excessivamente rigido com katniss.. peeta passou por coisas tão horriveis quanto ela e não era uma pessoa seca como ela se demonstrou inumeras vezes.. ela era egoista em quase 90% de suas atitudes.. posso tá exagerando, mas essa foi a protagonista mais imperfeita que eu encontrei em todos os livros q eu li.. mas de qlquer maneira, isso a torna mais real, não é mesmo? agora peeta, eu n sei como descrevê-lo.. meus olhos enxem-se de lagrimas toda vez q eu penso nele, ele com certeza é a personificação do amor, diante de todas as dificuldads, ele estava lá, amando a todos. eu terminei o livro agora e necessito com urgencia comentar com alguem sobre ele, por isso vim correndo pra ká..kkk pra tentar ver se alguem sentiu-se como eu tou sentindo agora.

'duarda 28/11/2011minha estante
Embora, eu confesso, não tenha conseguido ter tido uma visão tão boa assim do livro, não posso negar que me arrepiei lendo sua resenha. Me arrepiei.

Ju Serra 21/06/2012minha estante
Também tive uma decepção grande ao final do livro, mas não acho que é apenas porque esperava um final mais feliz, mas principalmente porque esperava algo muito especial para Peeta - ele merecia isso. Katniss pode ser a protagonista, mas o Peeta é quem amei de verdade e, creio que por amá-lo, esperava que ele brilhasse mais ainda nesse livro e aconteceu exatamente o oposto - fiquei com o gosto amargo de um final sem o Peeta "de verdade". Pra mim, Mockingjay é um livro sem tempero.

Lih 25/11/2013minha estante
Perfeito tudo o que você disse! Amei! :) Eu também estou decepcionada com o final. Eu esperava mais, e o final mais feliz. Muitas pessoas até me criticam por isso, mas eu sou daquelas que sempre espera um final feliz, independentemente de qualquer coisa. Sempre torço, sempre acho que pode dar um jeito. Acho que é até meio irracional... Tipo assistir Romeu e Julieta e ainda ter uma esperança que tudo vai dar certo. Kkkkkk'. E como você, eu me apeguei ao Peeta de uma tal maneira. Quando ele não teve um final brilhante como eu esperava eu fiquei meio melancólica. E a Katniss, eu lembro que quando eu comecei a ler o livro eu parei logo de cara porque ela já tinha me irritado, mas então eu pensei no que aquela menina já tinha passado, no que ela tinha aguentado e voltei a ler e acabei gostando bastante dela. Haha. Mas é isso tudo o que você disse, você simplesmente coloco em palavras tudo o que eu sentia. Um livro épico, triste, contagiante, com um final mais ou menos feliz. Kkkk' Acho que meu final feliz cor de rosa só ficará em minha cabeça. :)

Rafa Evaristo 21/01/2015minha estante
Não poderia ter expressado minha opinião de um modo melhor!!
Quase chorei aqui... haha
Vou sentir saudades desses personagens :/

Laíne Maria 28/05/2020minha estante
li Mockingjay a 3 anos e cara, lendo essa resenha agora... a saudade que bateu, a vontade de apagar da minha mente os livros só pra sentir as mesmas sensações, a euforia. linda resenha.

Heloisa.ladislau 23/09/2023minha estante
Diva! Resumiu muito o que eu penso. Porém, a crítica que essa saga traz é surreal!!!

savina2 13/05/2023

Cai no choro com as ultimas paginas meu deus o que eu vou fazer agora que acabei to muito triste ?? vou assistir o ultimo filme agora e com certeza cair no choro DE NOVO

Duda 05/11/2021

A conclusão da trilogia é surpreendente e cheia de reviravoltas mas o que me chamou mais atenção nessa releitura foi o estado e o desenvolvimento das personagens. Principalmente com a Katniss, é evidente que as consequências dos seus atos chegaram e, mais ainda, a condição que os sobreviventes ficaram depois dos Jogos. Ver todos eles sofrerem devido a suas condições físicas e mentais é excruciante. O desenvolver das ações políticas e dos rebeldes também é digno de atenção.

Minha admiração à autora por criar uma história única como essa. Recomendo muito à todos.

bruno 09/11/2023

"you love me. real or not real?" "I tell him, real."
Assim como os outros volumes termino esse um uma sensação de querer ter lido antes. gostei bastante desse volume, sinto que se tornou o meu favorito dos 3. O que mais me surpreendeu nele foi o quão crível os acontecimentos são, me fez pensar o quanto os acontecimentos atuais do mundo estão próximos dessas realidade distópica.

Estava esperando um final trágico para essa trilogia, porém achei o final agridoce. Gostei do final, achei esperançoso só que achei um pouco abrupto o ápice dele. Ansioso pra ler o outro e ao mesmo não sei como vou ver com o tsnro de raiva que eu tô do show kkkkk.

F. Pierantoni 20/09/2010

Mockingjay
Minha ansiedade por Mockingjay – terceiro volume da série Jogos Vorazes, ainda sem previsão de chegada ao Brasil – era imensa. Talvez, equiparada ao que senti na espera pelo lançamento do último volume de Harry Potter. Afinal, com dois livros sublimes na conta, a saga havia rapidamente se tornado a minha favorita do universo literário. Contudo, assim como J.K. Rowling, será que a autora Suzanne Collins me desapontaria no final?

O fim de Catching Fire, o segundo volume, deixou muitas perguntas no ar. Mockingjay inicia-se por responder a maior parte delas, contando sobre o que se acometeu sobre Katniss, seu distrito e os demais personagens. Então, a história se desenrola, tendo a rebelião como foco e Katniss como sua estrela. Ou melhor, como seu pássaro.

Após dois livros absolutamente impecáveis, em Mockingjay a série finalmente comete seus primeiros erros – o que é, por si só, notável. O fato é que não dá para ser perfeito sempre e alguns pontos que antes eram trunfos dessa vez se desequilibraram. A violência, por exemplo, sempre foi parte-integrante da saga, presente na medida exata. Neste título, todavia, ela se desregulou e, pela primeira vez, fiquei incomodado pelo excesso de brutalidade – o que Collins pensou para achar que seria legal derreter uma pessoa com um raio de luz? É como se, depois de dois livros anteriores, a autora tivesse que exagerar na barbárie para o terceiro livro parecer mais “épico”. Junto com isso, também achei que a trama foi recheada de mortes desnecessárias.

Outro problema que observei decorre do fato de os personagens – após tantas desgraças nos livros um e dois – terem chegado ao terceiro volume profundamente danificados – fisica e mentalmente. A tolerância do leitor para com os horrores suportados por eles já não é a mesma e chega um momento em que você simplesmente deseja que tudo acabe, para o bem ou para mal. O que não dá é seguir os vendo sofrer.

Não quero, contudo, passar uma impressão errônea do livro nesta resenha. Para o leitor que a acompanhou até agora, pode parecer que o livro é péssimo. Muito pelo contrário, ele é maravilhoso – por isso minhas 5 estrelas. Não é perfeito como os outros dois, mas, ainda assim, magnífico. Os pontos negativos citados são, de longe, subjugados pela maravilhosa escrita de Suzanne Collins, que continua com a corda toda. É impossível largar o livro? Sim. A emoção ainda chega em toneladas? Põe toneladas nisso. A trama continua cheia de reviravoltas? Com certeza. Somado a tudo isso, finalmente conhecemos o destino reservado para os personagens que tanto nos cativaram e, isto, não tem preço.

Mockingjay pode ter apresentado algumas fraquezas antes ausentes da série e, em certos pontos, não ter seguido os caminhos que eu gostaria que houvesse trilhado. Ainda assim, é um livro formidável e um final sincero e mais do que digno para a melhor série de ficção que já li. Minhas expectativas para esse título eram altas e, definitivamente, ele as atingiu com glória. Com todos seus méritos, a saga Jogos Vorazes sai vitoriosa da sangrenta arena do mundo literário, justamente porque, mesmo tratando de um jogo, ela nunca esteve para brincadeiras.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Lu 22/11/2010minha estante
Acho que MonckingJay é o livro mais doloroso da série, não apenas pela brutalidade das mortes citadas ( principalmente a parte em que uma pessoa cativante da trama é derretida em um raio de luz), mas também, como você citou, pelo desgaste mental dos personagens.
É uma série fantástica, dolorosamente fantástica. Quando vi sua resenha me identifiquei com os seus sentimentos ao ler esse último livro. Bom, não sei você, mas eu esperava mais do epílogo, mas em geral, achei a ideia fantástica.
Não consigo parar de reler a série, tal como Harry Potter. Aliás, o que te decepcionou no último volume de Harry Potter?
Enfim, sua resenha foi uma das melhores que já vi sobre a série. Parabéns!

Losrena 03/12/2023

Foi perfeito do início ao fim?
Não sei como tem gente que ainda defende o gale ou que não entende o pq q foi necessário matar a coin, tudo foi exposto como um grande tapa na cara.

O snow levou mt a sério a expressão morrer de rir

10/12/2023

Long story short by taylor swift
Finalizei a releitura do 3º livro e sempre fico pensativa com o epílogo desse livro. É simplesmente avassalador e perfeito. Eu amo essa história e acho que todas as pessoas do mundo deveriam ler

Jéssica 15/06/2011

Jogos Vorazes.
Não sei por que em um sábado reservado para estudos eu resolvi colocar meus olhos sobre esse livro.
Mal feito, feito. Não tenho do que me arrepender.
Três dias depois. Três livros devorados. Três noites sem dormir direito.

Sim, pois a realidade esta expressa em cada maldito parágrafo desses livros. (Para aqueles que sabem ler, um pingo é letra)
A realidade esta expressa nas circunstâncias e nas motivações que levam aos seres humanos á agirem da forma como agem.
Por que se você estivesse no lugar de Katniss como as coisas teriam acontecido? O que teria feito de diferente?
Você tomaria a morte - quase - certa no lugar de sua irmãzinha? Você desafiaria o governo autoritário quebrando suas regras? Você sobreviveria, matando se necessário, ou morreria?

Questionamentos não faltam ao final dessa trilogia. As respostas é que deixam a desejar.

Afinal Katniss é uma tola ou uma heroína? Ela é movida por altruísmo ou por egoísmo? Ela agiu certo ou agiu errado? Ela ama Peeta ou ama Gale?

Vê? Mais perguntas! Pois na própria narrativa elas estão expressas quando nossa personagem principal é levada a duvidar de todos e de si mesma.

A única resposta que eu posso encontrar é que Katniss é tudo isso. Tola/ Heróica/ Altruísta / Egoísta / Certa / Errada... Por mais contraditório que isso possa soar.

E no fim, mais algumas respostas ficam claras (mas você não precisa ler esse livro pra se dar conta disso):

Nenhuma boa ação fica sem punição.
Não há vitória em sobreviver. Você não pode vencer a morte.
Não há lados vencedores em uma guerra.
Os poderosos inescrupulosos não hesitam em sacrificar os inocentes.
E as pessoas são uma M&%#@.

Ta. Parei. Chega de pessimismo, né. (ou realismo? Questão de ponto de vista, suponho)

Se você quiser apenas ler uma boa estória com um enredo inteligente que vai ter fazer correr em círculos, gritar junto, se estressar, roer unhas e se deliciar ao mesmo tempo, sem que você precise fazer uma análise filosófica barata como a que eu fiz:
A trilogia Jogos Vorazes é mais do que recomendada.
Camila 25/06/2011minha estante
toddos os pessimistas falam q são realistas, vc já percebem?

'duarda 28/11/2011minha estante
Me dói ter de dizer isso, mas você esta completamente certa. :(

Polly 01/12/2011minha estante
Me dói ter de dizer isso, mas você esta completamente certa. :( +1
Não é que eu estivesse esperando um final hollywoodiano, onde todos os personagens acabariam bem, mas estava esperando que pelo menos alguém terminasse a estória feliz. Enfim, me calarei para não acabar soltando nenhum spoiler.

Ju Neves 12/01/2012minha estante
Sua resenha expressou tudo o que eu sentia. Terminei o livro aos prantos, de tristeza e de raiva. Não entendo como Suzanne Collins pôde fazer nós nos apaixonarmos pelos personagens para depois destruí-los. A morte de Finnick foi o cúmulo. Um absurdo, depois de tudo o que ele fez por Katniss... Ele era a única pessoa que entendia ela lá no distrito 13, e Katniss não parou nem para "sentir" a morte dele!

Camila 08/07/2012minha estante
Me dói ter de dizer isso, mas você esta completamente certa. :( +2

Lilivitoria 15/10/2021

" Fire is catching! And if we burn, you burn with us" ???
Sem dúvidas alguma essa é a trilogia favorita da vida. Essa distopia foi construída com tanta clareza e é  incrível ver como a autora criou cada problema e os resolveu , além de tudo se conectar no final. Nesse livro podemos ver a linda  evolução da Katniss, desde uma garota que foi obrigada à lutar, até um símbolo que coisas terríveis enfrentou e o seu amor salvar.
O terceiro livro da trilogia de THG fechou com chave de ouro... No começo estava um pouco pacato, mais isso mudou rapidamente do meio para o final, onde eu fiquei MUITOOOOO triste com algumas coisas. Durante a leitura, o ódio dispertava cada vez mais contra o Snow, a Coin,Gale e da Mãe da Kat ; além da dó que sentia do Petta. O final foi digno de lágrimas, pois essa história acabou lindamente. Eu simplesmente ameii essa trilogia  e com certeza vou levar para a vida todos esses ensinamentos. Com esse livro, aprendemos sobre a desigualdade, a manipulação governamental, doenças psicológicas, como ser resiliente e que a esperança é a única coisa mais forte que o medo...????????

Roberto Faria 04/05/2020

Eis aqui uma história impecável, bem estruturada e linda, mas também muito triste. Adoro cada parte deste livro e durante toda a leitura pude sentir muitas emoções. Amei reler e revisitar está história.

Romero 19/10/2022

Lento demais
Comecei esse livro em meados de 2020. Aliás, os outros dois já estavam sendo chatos e lentos. Amo os filmes, mas o livro...
Então, comecei em 2020 e terminei hoje (em 2022). Li em português e depois comprei a versão inglês (onde acabei finalizando).

Achei o livro lento, sem ação e muito chato. Katniss fica a maior parte do tempo trancafiada no subsolo. E quando sai pra lutar ou surta ou é ferida. Os últimos capítulos no campo de batalha (na capital) são rápidos e sem muitos detalhes. Nossa, só decepção com finais de trilogias ultimamente.
Dos três, Em Chamas foi o melhorzinho.

Stephanie 07/10/2022

Vale a leitura
Leitura bem fluida, leve. Gostei bastante da trilogia. Tem momentos que me fizeram refletir sobre a sociedade atual e ver que não estamos muito longe disso.