O Fogo Interior

O Fogo Interior Carlos Castaneda

Resenhas - O Fogo Interior

Duda de Lemos 16/07/2011minha estante
e digo mais: exige disposição e entrega pra ler e deixar que o que tá escrito transforme você!

lucas 16/09/2012

Carlos Castaneda através dos diálogos com misterioso feiticeiro Don Juan, um índio iaque, introduz o leitor a um mundo fantástico em que as experiências auto-biográficas do escritor nos faz transcender o mundo padronizado da fria lógica racional mostrando a realidade de "outros mundos" e que o mundo que conhecemos como a nossa ralidade nada mais é do que um foco de consciência que se mudado faz com que todo o caráter absoluto da realidade conhecida desapareça. As experiências em estado de consciência alterado nos mostra o quanto nosso conceito de ralidade é frágil e limitado diante da imensidão de percepções que nós em estado de consciência cotidiana negligenciamos. Uma verdadeira viajem mística pelo mundo do xamanismo.

Beatriz3345 14/10/2018

Mais uma obra do maravilhoso Castaneda. Esse é o segundo livro que tive a oportunidade de mergulhar de cabeça, o primeiro foi a erva do diabo. Como sempre o narrador-personagem mantém a leitura de dinâmica e deliciosa porém ler um livro desses é confrontar tudo o que conhece por mundo real. Mais uma vez fiquei terrivelmente perturbada mas valeu a pena.
Ótimo livro!

Jonatan 26/09/2023

"Todo esforço ... para erradicar a vaidade dos guerreiros"
No livro, Carlos retorna ao México para reencontrar Dom Juan. A história se desenrola no contexto das consciências normal e alterada. A consciência normal é aquela que vivenciamos no dia-a-dia, enquanto a consciência alterada é um estado induzido por Dom Juan ao longo do livro. Nesse estado, experimenta-se uma maior atenção, porém, não é suscetível à lembrança comum. Dom Juan explica que esse estado de consciência era dominado pelos antigos videntes toltecas, conhecidos como "mestres da consciência".

Apesar de em alguns momentos sentir um pouco de cansaço durante a leitura, especialmente devido às mudanças repentinas entre a consciência normal e a consciência intensificada de Carlos, recomendo a leitura para os que desejam completar a saga de Carlos com Dom Juan. Ainda assim, sugiro que este não seja o primeiro livro a ser lido de Castaneda.