Alice no País do Quantum

Alice no País do Quantum Robert Gilmore

Resenhas - Alice no País do Quantum

Lais544 04/09/2020

No País do Quantum, uma espécie de parque de diversões intelectual menor que um átomo, Alice irá se deparar com desafios, jogos e atrações que esclarecem os diferentes aspectos da física quântica. A escrita é de fácil entendimento e com muitas ilustrações que coloca conceitos físicos ao alcance do leitor comum. Não é necessário conhecimento de matemática para acompanhar as aventuras da heroína, só gosto pela aventura intelectual e uma forte curiosidade pelo mundo que nos rodeia.

themoon 29/06/2021

Ótimo
É um livro ótimo para aprender, eu amei! Vou deixar salvo sempre que precisar entender de novo o básico do conteúdo.

Vanuza.Dias 13/08/2020

Microaventura científica
O livro ?Alice no País do Quantum? é uma tentativa bastante didática de introduzir as pessoas no assunto ?Mecânica Quântica?  e uma nova abordagem sobre este ramo da Física para estudiosos e especialistas da área.
A obra é baseada no romance ?As Aventuras de Alice no País das Maravilhas? de Lewis Carroll, e é notável que o autor adequou os acontecimentos do romance ao contexto da Mecânica Quântica através de uma linguagem diversificada, combinando romance com imagens ilustrativas para melhor compreensão.
Achei o livro legal não somente pela criatividade em explicar termos da Mecânica Quântica e do micromundo atômico, mas também por proporcionar uma leitura agradável para aqueles interessados na Ciência e na Física de patículas.

Sandro B 30/05/2020

Vênias para o Max Planck
Começo já por dizer que eu recomendo esse livro pra quem quer ter conhecimentos básicos sobre a mecânica quântica.

Ele retrata de uma menina que estava em sozinha em casa exausta de ver TV então ela se levanta e tropeça, é aí que tudo começa ela desperta-se no mundo do quantum. E aí começa as explicações sobre cada partícula cada átomo cada matéria que a física quântica pode explicar mas fica parecendo que ela vive dentro do sistema quântico, Uma história muito linda muito envolvida e prende bastante o leitor recomendo!

doc leão 06/01/2011

Um bom começo
O livro é um bom começo para quem quer ter noções sobre a física quântica. É bastante básico, e, por isso mesmo em determinados pontos tem-se a impressão que a explicação não está completa, mesmo assim ao terminar o livro, percebi que meu desconhecimento sobre o assunto diminuiu alguns quarks. Dei nota 7,0.

Felipe 10/01/2023

Uma alegoria de físicos para físicos
Sou Físico. E posso dizer que Alice no País do Quantum, apesar de ser uma ótima alegoria da Física quântica, ele traz alguns aspectos que deixam a desejar na questão da divulgação científica. Para nós, físicos, familiarizados com os termos e teorias, é tudo tranquilo. Porém, o público leigo que nunca teve contato com a estranheza da mecânica quântica sentirá dificuldade ao se deparar com os inúmeros termos técnicos e científicos, nomes de partículas, nomes de cientistas, entre outros fatores. Seria interessante, por exemplo, um glossário no fim do livro, ou notas em longo do livro que sejam mais detalhadas, com uma linguagem ainda mais simples, para o público leigo. Ademais, a leitura é divertida, marcante e prende o leitor na aventura científica, e inspira até mesmo aquele que deseja aprender mais sobre a Física Quântica.

Everaldo Xavier 10/06/2010

Comecei a ler esse livro com a impressão que ele iria explicar os conteúdos da física quântica de maneira simples e prática, pois o livro prometia ser um manual para leigos, mas, mesmo tendo um pequeno conhecimento do conteúdo que o livro trata, foi difícil acompanhar a história e absorver os teoremas que eram apresentados no desenrolar do conto.Para quem já tem uma base dos conceitos de física quântica o livro é maravilhoso, pois as cenas são fantásticas, agora para os leigos o livro é uma tragedia.

Consideração final: como o livro foi feito para leigos, ele fracassou.

Larissa1313 31/12/2020

muito bom
um livro muito bom para quem está começando a conhecer o magnífico mundo da quântica, muitas vezes me senti a própria Alice kkkk por mais que seja algo de difícil compreensão Robert Gilmore consegue apresentar de forma mais simples e divertida (isso não significa que entendi todos os conceitos apresentados, até porque é quântica né...)

Flaus 20/09/2011

Algumas partes legais entre outras tantas extremamente chatas. A Física, principalmente a parte quântica, já é muito interessante por si só. O livro, com todo o enredo cansativo e entediante, é desnecessário para fazer alguém entender e apreciar essa matéria.
O problema é que houve uma tentativa de mesclar um livro didático a um texto literário. Poderia ter dado certo, mas nesse caso foi um fracasso. Os dois objetivos principais ficaram comprometidos: a aprendizagem e o entendimento do assunto poderiam ser mais claros, a história e as analogias dificultaram algumas vezes o entendimento de processos até simples da Física. A parte literária do texto também não conseguiu realizar a tarefa básica de envolver o leitor.
Claro que a aceitabilidade é pessoal, mas a narrativa é cheia de frases desnecessárias, fatos mal explicados, o que torna o texto chato e cansativo.
Não é também uma perda de tempo absoluta. Quem ler, possivelmente, terminará o livro conhecendo novas realidades das quais antes não fazia ideia. Entretanto, o entendimento e gosto pelo assunto teria sido o mesmo caso o leitor optasse por um livro didático capaz de explicar de forma clara e mais objetiva o que "Alice no País do Quantum" tentou apresentar.

tais_silvas 13/06/2021

Entender Física
É um ótimo livro para entender física quântica, o livro apresenta várias explicações fáceis. Terei que reler de novo para entender algumas coisas mas é muito bom.

Judeu 28/05/2017

O Gato de Cheshire está sorrindo ou é só a lua?
Poucos livros de divulgação científica conseguem deixar de forma tão divertida e interessante as complexas relação quânticas da física que trata do extremamente pequeno. Basicamente esta maravilhosa obra mostra como seria a visão de uma criança curiosa vagando e interagindo com o mundo quântico caso ele fosse tão acessível quanto o dia a dia.

Acredito que não encontraria personagem mais apropriada para embarcar em uma aventura confusa e absolutamente imprevisível, porém maravilhosa, que Alice. Ela leva a atenção do leitor em cada um dos elementos fantásticos, porém reais, previstos por este ramo da física teórica, fazendo paralelos com os escritos de Lewis Carrol.
Evelyn.Vieira 03/05/2018minha estante
undefined

Evelyn.Vieira 03/05/2018minha estante
null

Biblioteca Álvaro Guerra 07/06/2018

Através das aventuras e encontros de Alice, o Professor Gilmore torna os aspectos essenciais do mundo quântico claros e acessíveis. É uma introdução eletrizante e deliciosamente ilustrada a alguns conceitos essenciais, e frequentemente espinhosos, acerca do mundo que habitamos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571104417