Filha das Abelhas

Filha das Abelhas Meredith May




Resenhas - Filha das abelhas


26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Majú 11/03/2022

Virou meu livro favorito!
Não tenho palavras para descrever o quão incrível é esse livro. Que história triste e, ao mesmo tempo, fantástica! Sinto muito pela perda da protagonista e pela infância conturbada. O que mais me fascinou foi a relação pura dela com o avô e a natureza e o quão importante é essa conexão para todos nós. Apaixonada e emocionada, irei guardar esse livro com muito carinho! ??
comentários(0)comente



Ceci 23/01/2022

Que livro maravilhoso!

Eu nunca tinha lido nada parecido. A forma como a biografia é desenvolvida é simplismente sensacional e envolvente. Eu me senti completamente absorvida pela história e me emocionei muito durante a leitura. O livro fala sobre família de uma forma tão real e simples, mas tão profunda e faz uma reflexão sobre a natureza que nos sustenta e que nós estamos destruindo.

"O vovô e suas abelhas me guiaram por uma infância à deriva, mantendo-me segura e me ensinando como ser uma boa pessoas.[...] o vovô havia me ensindo sileciosamente que família é um recurso natural ao meu redor."
comentários(0)comente



Tali 21/08/2022

Natureza
Esse livro aborda um tema sobre a família, o que a nossa base familiar impacta na vida de uma criança, e que através de um amor a natureza ela consegue superar toda a individualidade e rejeição e se torna protagonista da sua própria história, e enfatiza a história da abelha que existe uma rainha, mas não há rei, todas elas trabalham e tomam decisões juntas, são leiais e generosas, tbm tem um lado brutal onde expulsam o fraco e o doente e os machos quando ficam inúteis.
comentários(0)comente



Gleiciane 22/01/2023

Emocionante. Ver a relação de Meredith com sua mãe narcisista é doloroso e impactante, porém, ver a noção de família se transformando ao longo do livro é muito reconfortante. Confesso que as partes que tratam somente das abelhas são um tanto enfadonhas, mas a trama familiar é interessantíssima. Livro ok!
comentários(0)comente



dinizpriscilla 25/03/2023

É mais dolorido do que parece.
Honestamente, achei uma narrativa pesada. Toda a história familiar relatada pela autora tem um potencial enorme de ser gatilho para quem vive/viveu situações semelhantes (divórcio conturbado dos pais, abandono pela mãe + doses de alienação parental, infância conturbada). Achei que seria uma leitura rápida mas, exatamente por isso, parei diversas vezes antes de retomar e, por fim, finalizar. A lição sobre a quebra do ciclo de violência é belíssima e, mesmo com essa advertência que fiz anteriormente, é um livro que eu indicaria a leitura. A linguagem é fácil e fluída e as curiosidades sobre as abelhas instigam bastante a aprofundar no assunto (um pouco de apicultura, um pouco de ecologia, um pouco de como podemos ser parte de algo que reflete em todos os seres vivos).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Claudia 03/06/2022

Emocionante
Que livro incrível. A história vivida e contada pela autora ensina de tantas maneiras, sobre abelhas, sobre a visão de mundo e necessidades das crianças, sobre relacionamento familiar. É um livro envolvente, muito bem escrito, de fácil leitura e que não tem como não se emocionar.
Meu livro favorito até agora.
comentários(0)comente



Julia.Souza 01/03/2022

Além de tudo uma história sobre família
Foi um livro muito fácil de ler,adorei a escrita.
A autora teve um cuidado em dividir as partes mais teóricas sobre apicultura,pra que nada ficasse maçante e pra que nós entedessemos como aquilo foi importante pra ela e pro crescimento dela como pessoa. Além disso,essa relação de Meredith com as abelhas me fez querer aprender muito sobre elas,que acredito ser um dos objetivos da autora,fazer que com que nos interresassemos por esse mundo.
Foi um livro que me fez refletir muito sobre relações familiares,e a maneira que elas nos afetam posteriormente.

Não entendi o propósito do prólogo na história,e a autora podia ter nos dado mais detalhes e explicações sobre algumas pessoas que aparecem ao longo do livro.
Foi uma ótima leitura pra mim que não tenho muita experiência com não-ficção.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



melbernardoo 25/04/2024

As abelhas podem levar muitos golpes mas tendem a se recuperar.
Filha das Abelhas de Meredith May foi um achado, e que achado precioso! Me interessei logo que li o título do livro, sou apaixonada pelas pequeninas abelhas. Esse livro é uma biografia de May, o que pode deixar alguns leitores receosos quanto à qualidade do enredo, mas posso afirmar que tal fato só torna a obra ainda mais rica.
Por se tratar de uma biografia, toda a obra tem um caráter mais intimista. É impossível não se identificar de alguma forma com as experiências de May, principalmente, com as relações familiares dela. Infância, adolescência, perdas e mudanças são algumas das situações que são muito bem trabalhadas ao longo do enredo. Sem romantização, a autora mostra a vida como ela muitas vezes é, triste e complicada, mas sempre com a esperança de um amanhã melhor.
Tudo isso serve apenas como pano de fundo para algo muito maior. Assim como em “?A extinção das abelhas?” de Natalia Borges Polesso, todo o enredo serve como pano de fundo para uma crítica pertinente e cada vez mais urgente: precisamos cuidar das nossas abelhas, sem elas não haverá polinização suficiente e, por consequência, não haverá comida suficiente para todos.
Não imaginei que uma biografia fosse ter tanto impacto em mim. Me identifiquei com as vivências de Meredith May, me encantei por sua simplicidade e sinceridade. Ri e chorei com esse livro, e assim como a autora, aprendi que as abelhas têm muito a nos ensinar.
"No fundo, as abelhas estavam me ensinando a importância de cuidar de mim mesma. Eu via, com os próprios olhos, que a derrota não era algo que se aceitava naturalmente, nem para os insetos. As abelhas me mostraram que eu tinha uma escolha sobre como queria viver." p. 71
comentários(0)comente



omoly 24/01/2024

Esse livro me confortou muito no momento em que li, já que ressoou bastante com o que eu estava vivendo. A forma que a história foi contada não me cansou em momento algum, mesmo que seja mais "parado" por se passar basicamente no quintal da casa dos avós dela, a cena na árvore dela pensando nas abelhas ainda está bem fresca na minha mente. ??
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR