A Crise de Integridade

A Crise de Integridade Warren Wiersbe
Warren W. Wiersbe

Resenhas - A Crise de Integridade

adaobraga 02/09/2010

Atual no assunto e na situação da igreja cristã.
No prefácio o autor já afirma que o livro INCOMODARÁ a algumas pessoas E, de fato incomoda. Mas, também é um livro que impulsiona as mudanças. Todos que leem este livro, com a mente aberta à realidade, a situação de sua igreja, têm mais a aprender do que a perder.

O autor não faz criticas ácidas à igreja ele faz criticas severas e verdadeiras. Mas, não só isto. Ele aponta soluções. Aponta os momentos de crise, o que causa a crise, e chama os responsáveis para buscarem soluções.

O autor termina o prefácio com as seguintes palavras: “Não espero que o leitor concorde com tudo que escrevi. Espero que ele incline a cabeça e pergunte: “Senhor, sou eu”?”. É ai que começa a verdadeira integridade.

O primeiro capitulo, é Opróbrio.

São apresentados algumas palavras que possa identificar a igreja, e ele refuta as palavras. Depois, parte por uma abordagem sobre o que aconteceu com a ética. Não apenas na igreja, mas no mundo. Daí parte para a realidade da igreja, e define que a melhor palavra para designar a situação da igreja é OPRÓBRIO.

O segundo capítulo: Regressão.

Basicamente é o capitulo em que se compara a situação atual com uma situação que existiu no passado e que ao longo da história veio se degradando. Parte do tempo de Jesus, e o entendimento sobre o que é integridade. Por isto a palavra Regressão. Ou seja, vamos regredir o estudo e entender como é que era antes do que está agora.

Terceiro capítulo: Rebelião.

Neste capítulo começa com a situação e algumas palavras do profeta Jeremias. È uma comparação com o que aconteceu no tempo em que Jeremias era profeta e Neemias também. As palavras continuam cortando a carne e expondo os problemas mais graves que a igreja cristã vem enfrentando ao longo dos séculos. A comparação entre as épocas se torna chocante a ponto de pensarmos, se não se trata da mesma história. Mas, não é! A corrupção do sacerdócio, da classe dos profetas e como a liderança usava a estrutura para dominar o povo antigo e atual.

Assim, o autor vai desenrolando o livro. Cada palavra um capítulo. Cada capítulo uma realidade da nossa sociedade em igreja. Não se espantem. O livro tem mais a intenção de ajudar do que atrapalhar a igreja. È tanto que o último capítulo é REAVIVAMENTO. A lista dos capítulos seguintes são estes:
- Revisão, Responsabilidade, Censura Reconstrução, Alívio, A Realidade, Riquezas, Recuperação Reavivamento.

Faz mais de 10 anos que li este livro. Na época compramos 50 unidades e criamos um grande grupo de leitura. Através dele, conseguimos unir vários amigos em um movimento de apoio a Igreja local. Estudando-o e lendo os textos na Bíblia conseguimos ter um bom grau de conhecimento da situação da igreja. Localizar focos de problemas e tomamos providências necessárias para sanar tais problemas e curar tais mazelas no grupo local.

Vale cada letra lida. Vale cada centavo investido. É claro que o livro já se tornou antigo pela data. Porém, é sempre atual no assunto e na situação da igreja cristã. Leia e comprave.
Almeida 24/06/2014minha estante
Olá, gostaria de comprar esse livro, sabe onde posso encontrar?

Almeida 24/06/2014minha estante
Olá, gostaria de comprar esse livro, sabe onde posso encontrar? prbruno@imshalom.org.br