No fundo do poço

No fundo do poço Buchi Emecheta

Resenhas - No fundo do poço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

amandapteix 17/09/2023

Eu gostei muito da escrita da autora nos dois livros e achei interessante essa história. Dá pra entender bastante da relação da classe baixa nessa época, a vontade de se sentir pertencido a uma comunidade e toda a rotina de alguém nessa situação. Porém, é bem mais simples que o primeiro e em questão de plot não acontece praticamente nada.

Danielle 26/05/2023

Leitura acalentadora que te abraça de diversas maneiras, escrita suave e muito fluida, a Adah é uma personagem impa, sinto que deveria ter sido mais explorada, mas entendo que a história em si é pra retratar mais sobre o fundo do poço, local onde as pessoas se sentiam em comunidade e se abraçavam diante dos problemas do dia a dia, a luta de Adah com os seus filhos e a sobrevivência em um pais que não era seu de origem, tudo isso enriqueceu a história. Eu amei tudo!

Dany 21/04/2023

Ótima leitura, fácil de compreender e muito fluída também. A autora tem uma escrita muito engraçada e faz críticas sociais acerca da situação de uma nigeriana, mãe solo de cinco filhos na Inglaterra ( o enredo é um tanto quanto auto biográfico)de maneira muito sagaz.

Amanda 03/04/2023

Eu acho que fiz tudo então
Uma resenha para dizer que eu não sabia que tinha um livro antes desse, li na ordem errada e ainda fiquei sem entender.
Boa noite apenas para os gênios como eu.

jsscmaria 26/03/2023

Mais uma escrita sensível da Buchi
Meu segundo livro da Buchi Emecheta e tenho certeza que ela é uma das vozes mais representativas da nossa época. Sensível e reflexiva, esse livro traz inquietações e notas importantes para todas. Vale demais a leitura.

Paty Gazza 18/03/2023

No fundo do poço foi onde essa leitura me deixou :(
Depois de ter lido a potência que é Cidadã de Segunda Classe, peguei No Fundo do Poço com muitas expectativas, mas infelizmente para mim ele ficou muito aquém em todos os aspectos - desde a escrita, meio simplista e travada, até a narrativa, que parece uma repetição das mesmas situações, sem muito desenvolvimento.

Esperava que ele fosse uma continuação mais direta de Cidadã (apesar de ter sido escrito primeiro, o que só fui descobrir depois de concluída a leitura), mas existe um gap muito grande entre um e outro, e em alguns momentos tive a sensação de que nem se tratava da mesma personagem.

Buchi, tivemos um pequeno percalço, mas saiba que ainda te amo tá ?

lendomecomjazz 07/02/2023

A escrita de Emecheta é muito fluída e gostei de ter uma experiência com capítulos tão curtos. Acompanhamos um momento da vida de Adah em que ela, longe da família e com seus filhos passam por um momento de realocação e uma das coisas que se tornam presentes na leitura é o sentimento de pertencimento em um coletivo num residencial para "famílias-problemas". Tem importantes reflexões e é uma obra importante considerando também ser de caráter autobiográfico com elementos ficcionais.

Gisele567 07/02/2023

No fundo do poço
A obra " No fundo do poço" de Buchi Emecheta, narra a história de vida de Adah, a personagem principal que também protagoniza "O preço da noiva" e "Cidadã de segunda classe". No último livro da trilogia "No fundo do poço" Adah se depara com as dificuldades de viver em um país que adotou como seu, a Inglaterra, e também de criar seus filhos nessa cultura, sem ao menos terem conhecido a terra Natal de Adah, Nigéria. Exemplo de personagem forte, pensante e com resiliência na busca de uma vida melhor, uma mulher que tem seu preço como noiva, considerada de segunda classe e chega ao fundo do poço, para tentar sair e progredir.

Rafaella 18/01/2023

Quem disse a eles que o diabo era negro?
Esse é o segundo livro da Buchi que eu leio e eu estou amando a escrita da autora, pois mesmo como uma escrita mais simples ela consegue dar intensidade ao que está contando.
Esse livro mostra o quão importante é a vida em comunidade, pois quando se tem pouco, as pessoas acabam se tornando o bem mais precioso. Além de mostrar o quão difícil é a realidade de mulheres negras e mães solo, mostrando que mesmo sendo inteligentes e trabalhadoras, as vezes elas acabam sendo dependentes do sistema e de auxílios por falta de oportunidade.

Amanda1585 05/01/2023

Esse é o terceiro livro que eu leio da autora e tudo que eu posso dizer é que os livros dela sempre emocionam.

Andrea 18/11/2022

O que são famílias problema?
A continuação da saga de Adah me despertou muitos incômodos sobre a nossa forma de olhar para as pessoas que são assistidas por programas de assistência social. Achei muito tocante quando a personagem percebe que aquelas pessoas com quem se vê obrigada a conviver no residencial Pussy passam a ser seu suporte emocional, uma vez que está longe de sua família. Refleti sobre a importância da vida comunitária, das trocas afetivas e da ajuda mútua que vão sendo cada vez menos valorizadas em nome da privacidade e do apelo às conquistas individuais.
Esperava um desfecho diferente, mas acho que faz parte da ideia que a autora queria passar.
A vida de Adah é contada de forma bastante realista, sem espaço para reviravoltas românticas e idealizadas.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/09/2022

Livro escrito com bases em colunas que a autora escrevia para o periódico inglês New Statesman.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788583181200

PaulaFrancoNetto 16/08/2022

O livro anterior, Cidadã de Segunda Classe, é espetacular. Confesso que eu achava que mais coisas iriam se desenrolar relacionando um pouco aos eventos do primeiro livro. Achei que nesse a história gira em torno da mesma coisa... Imaginava o final um pouco mais impactante, com o retorno, talvez do seu ex marido...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6