American Dirt

American Dirt Jeanine Cummins

Resenhas - American Dirt

Erica 04/03/2020

Que história pesada... e viva o sonho americano!
Eu peguei esse livro pra ler por dois motivos, 1- pela polemica que envolve ele e a autora e 2- pelo tema imigração ilegal que é tanto debatido atualmente, e eu não me arrependo de ter lido, pra mim já é uma das melhores leituras do ano, simplesmente impactante, bem escrito, envolvente e com personagens que transbordam sentimentos diversos, enfim não me lembro qual foi a última vez que li quase 500 págs em 2 dias.

A trama já se inicia com uma chacina e um plano improvisado de fuga. A história vai acompanhar toda jornada da mexicana Lydia com seu filho Luca de apenas 8 anos para fugir das ameaças de morte feitas por um poderoso chefe de um cartel e o destino deles é o EUA, só daí você já deduz toda a tensão que vai rolar, pois todos sabemos que a travessia da fronteira entre México e EUA é o inferno na terra e maioria morre ou é sequestrado, estuprado... paralelo a isso também vamos acompanhando através de flashbacks o que aconteceu no passado para que Lydia tomasse a drástica decisão de fugir de sua terra natal deixando todos os seus familiares mortos no quintal de casa. Pesado!

Eu já assisti muitos documentários sobre carteis, imigrações ilegais e assuntos correlacionados e eu respeito a pesquisa da autora sobre o tema mesmo ela não sendo mexicana e acho um absurdo pessoas ameaçarem ela de morte por “se apropriar da história alheia”, preguiça de gente assim, pelo amor de Deus, é uma história fictícia, se for julgar, julgue por achar ruim e não pela autora ser americana, até porque existe mesmo uma romantização dos EUA e também existe muita violência extrema em países latinos e é basicamente isso que ela explora. Afinal, Lydia vai conseguir seu lugar ao sol na terra do tio Trump?

Recomendo demais essa leitura. Vale muito a pena!

Lunz 06/01/2021

Atual.
Comprei o livro pela capa, não sabia nada nem da autora. Foi uma surpresa gostosa devorar este livro. O tema referido é tão atual e tão necessário... Me senti ao lado dos personagens quando estes passavam por dificuldades. Me coloquei no lugar deles. Leitura que recomendo a todos.

Henrique.Diamantino 01/09/2021

This book definitely you need to read
I was not expecting this book being so good, My girlfriend read first and then she recommended to me. Going through the book I was enjoying the story and it was difficult to putting this book down.
Now it?s my time to recommend for you to read this book it won?t let you down for sure.

vbranco 21/05/2021

Um livro que não vou esquecer
Um excelente livro que nos agarra desde o início até às notas finais da autora.
Impossível ficar indiferente às histórias de vida das personagens, em especial de Lydia, Luca, Soledad, Rebeca, Beto e El Chacal, que foram os rostos da coragem, sobrevivência, sofrimento, esperança, amor e união. No meio do sufoco que foram muitas páginas, foi reconfortante a generosidade de algumas personagens com as quais estes se foram cruzando.

Todos os dias temos o privilégio de ter o nosso teto e a nossa segurança quase como garantida e este livro veio, como um murro no estômago, nos mostrar a dura realidade de tantos migrantes que são mais do que números e estatísticas da procura do ilusório "sonho americano". São pessoas que, pelos mais variados motivos, tentam a travessia e que jamais conseguiremos imaginar pelo que passam.

Recomendo muito a leitura de Terra Americana.

Diana 11/03/2023

Incrível
Gente este livro conquistou-me desde a primeira página! Que livro bom, que história envolvente? triste, duro mas é impressionante. Aconselho a lerem. Tornou-se um dos meus favoritos!