Cáh 16/12/2022
Ao findar deste livro temos a certeza de que a criança não aprende do jeito que são ensinadas, porém não chega a escola vazia de conhecimentos e sem saber nada sobre a língua, pois a escrita não é um produto escolar, mas um objeto cultural resultante do esforço coletivo da humanidade. Por isso que não podemos ignorar que a criança pensa e tem condições de escrever desde muito cedo é um retrocesso.O desenho foi a primeira manifestação gráfica e estética para a criança e é uma das primordiais formas de expressão deixadas.
A psicogênese da língua escrita, na perspectiva de (Ferreiro e Teberosky) vem justamente desmistificar essa visão de certo ou errado, mostrando que a aquisição do sistema escrito realmente não se reduz ao domínio de fonemas e grafemas, mas que ele se caracteriza como um processo ativo onde a criança constrói as hipóteses de escritas.
A publicação do trabalho de Ferreiro e Teberosky provocou significativas mudanças no entendimento do processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita no Brasil.