Psicogênese da Língua Escrita

Psicogênese da Língua Escrita Emilia Ferreiro...

Resenhas - Psicogênese da língua escrita

Nanda 11/11/2022

Psicogênese da língua escrita
O livro é bem longo e em partes cansativo, mas a pesquisa é incrível e a parte das fases da escrita foi a minha preferida.

"Utilizar a teoria de Piaget num novo campo é uma aventura intelectual apaixonante "

Katia 26/12/2012

O livro aborda de que forma a criança vai construindo seu conhecimento de leitura e escrita ao longo do tempo.A autora faz menção das fases silábicas.
Mateus.Levi 01/05/2019minha estante
Eu sei o que o livro aborda, coloquei meus dados para acesso a leitura do livro, que é o que a página sugere no entanto, é um puro engano, pois não tive acesso a leitura como tanto esperava. Decepção!

Fernanda.Fernanda 02/05/2019minha estante
Puro engano, só tem a capa, livro que é bom nada, não dá para ler e eu quero muito ler este livro.

Cáh 16/12/2022

Ao findar deste livro temos a certeza de que a criança não aprende do jeito que são ensinadas, porém não chega a escola vazia de conhecimentos e sem saber nada sobre a língua, pois a escrita não é um produto escolar, mas um objeto cultural resultante do esforço coletivo da humanidade. Por isso que não podemos ignorar que a criança pensa e tem condições de escrever desde muito cedo é um retrocesso.O desenho foi a primeira manifestação gráfica e estética para a criança e é uma das primordiais formas de expressão deixadas.
A psicogênese da língua escrita, na perspectiva de (Ferreiro e Teberosky) vem justamente desmistificar essa visão de certo ou errado, mostrando que a aquisição do sistema escrito realmente não se reduz ao domínio de fonemas e grafemas, mas que ele se caracteriza como um processo ativo onde a criança constrói as hipóteses de escritas.
A publicação do trabalho de Ferreiro e Teberosky provocou significativas mudanças no entendimento do processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita no Brasil.

NatyNatalia 16/07/2020

Leitura densa, porém indispensavel.
Todos os professores de séries iniciais e estudantes de Letras deveriam ler esse livro.

Carol.Lopes 28/04/2021

Complexo
Um dos livros mais difíceis que já li. Ele explica como foi a pesquisa de Emilia Ferreiro sobre a psicogênese da língua escrita e seus níveis.

Vale a pena a leitura para conhecer melhor essa pesquisa mas para saber o que são os níveis de forma forma simples convido a ler Alfabetização a questão dos métodos de Magda Soares.

Áquila 21/01/2024

Obra central
As autoras fazem um belo trabalho de investigação, ajudando a entender como se aprende a ler e escrever, sendo uma obra fundamental para professores.