A terra inabitável

A terra inabitável David Wallace-Wells

Resenhas - A terra inabitável

Tamara Octaviano 14/01/2023

?A Terra Inabitável? é um livro difícil por reunir relatos e dados sobre o futuro do planeta. Não é leitura pra diversão... Mas é uma obra super necessária. Não é distante o aquecimento global, é a realidade já sendo vivida em muitos lugares.

Ana Rabelo 26/04/2020

A terra inabitável
Vamos parar algum dia? Pensar como um planeta é tão alheio às perspectivas da vida moderna - tão distante de pensar como um sujeito neoliberal em um impiedoso sistema competitivo - que a frase parece de início ouvida no jardim da infância. Mas raciocinar a partir dos primeiros princípios é válido quando se trata do clima; na verdade, é necessário, já que temos uma primeira chance de engendrar solução. Isso vai além de pensar como um planeta, porque o planeta vai sobreviver, por mais que o envenenemos; é pensar como um povo, um povo único, cujo destino é compartilhado por todos. > página 275

Marta Skoober 02/03/2020

O que acontece por aqui?
A leitura desse livro é mais uma das gentilezas da Ana. Lembro de ter ficado impactada e muito curiosa com todos os grifos postados em seus históricos de leitura, coisa rara por sinal. E como sempre ela nos oferece o livro. Obrigada, Ana!

Esse é um daqueles livros que eu colocaria na categoria dos necessários, dos urgentes também. O livro de David Wallace-Wells é um alerta e chamamento para que olhemos para o mundo que temos e para onde estamos caminhando.
Não é um livro técnico, é até bem fácil de ser lido, mas é indigesto e bota indigesto nisso.

Sempre que vejo falar de sobre o meio ambiente eu penso que essa é uma preocupação de jovens, os mais velhos estão jogando a sujeira para debaixo do tapete, ou estão fazendo de conta que isso não é comigo. Mas é uma conta que a maioria de nós teremos que pagar. E a julgar pelo tanto de catástrofes ambientais que temos visto, a conta vai chegar rapidinho; exemplos não faltam nos jornais diários, mas fiquemos apenas com um: Antartida com 20°. É pra se pensar: ferrou! Mas preferimos seguir fingindo que nada disso é conosco. Somos cerca de 7 bilhões por aqui, dizer que mudanças individuais não são significativas, parece-me no mínimo um contrassenso.

Vou deixar apenas um grifo aqui, porque foram tantos que não saberia escolher, vou seguir o caminho mais fácil, escolhi o primeiro deles:

"A lentidão da mudança climática é um conto de fadas, talvez tão pernicioso quanto aquele que afirma que ela não existe, e chega a nós em um pacote com vários outros, numa antologia de ilusões reconfortantes: a de que o aquecimento global é uma saga ártica, que se desenrola num lugar remoto; de que é estritamente uma questão de nível do mar e litorais, não uma crise abrangente que afeta cada canto do globo, cada ser vivo; de que se trata de uma crise do mundo ?natural?, não do humano; de que as duas coisas são diferentes e vivemos hoje de algum modo alijados, acima ou no mínimo protegidos da natureza, não inescapavelmente dentro dela e literalmente sujeitados a ela; de que a riqueza pode ser um escudo contra as devastações do aquecimento; de que a queima de combustíveis fósseis é o preço do crescimento econômico contínuo; de que o crescimento e a tecnologia que ele gera nos propiciarão a engenharia necessária para escapar do desastre ambiental (...)

Coruja 04/11/2021

Esse livro me chamou a atenção pelo título, que é uma daquelas sacadas que te pega numa passada de olho nas estantes da livraria. Ele nasceu como um ensaio para a revista New York, publicado em julho de 2017. Para quem lê em inglês, é possível ver a íntegra de forma gratuita e ter uma boa ideia dos argumentos do autor. O livro, contudo, não apenas expande o artigo, como traz uma rica bibliografia. Pelo conteúdo e pela coleção de notícias e outras obras de estudo, A Terra Inabitável é um bom volume de referência para se ter a mão.

Trata-se de uma não ficção sobre a questão do aquecimento global, mas poderia ser lido como uma história de terror. Wallace-Wells escreve sem meios termos sobre as consequências do aquecimento global. Sobre o que já está acontecendo, sobre as estimativas do que nos espera no virar da esquina, sobre a irreversibilidade de certas mudanças e sobre como tudo isso é muito mais imediato do que esperamos.

Passei boa parte da leitura sentada na varanda, olhando pela janela e me perguntando o que aconteceria primeiro aqui em Recife: ficaremos todos debaixo d'água ou as ondas de calor cada vez mais violentas tornarão impossível sair de casa em alguns vários momentos do dia? E que outros desastres esperam nosso país - que já estão ocorrendo, com estiagens cada vez mais prolongadas provocando crises de abastecimento de água, energia, alimentos; desertificação de áreas antes extremamente produtivas; períodos de queimadas mais duradouros e intensos.

Ele não entra a fundo nas evidências científicas, e nem apresenta sugestões de como podemos fazer "a nossa parte" - mesmo porque, à altura que nos encontramos, soluções que tenham impacto real dependem de atitudes concretas dos governos. Minha maior crítica, contudo, fica ao fato de que ele foca muito nas ações e omissões americanas. É compreensível, considerando seu público alvo inicial, mas considerando o trabalho de expansão do artigo, podia haver uma pesquisa mais global. O Brasil até é mencionado - de forma vergonhosa para nós, claro - e na parte das previsões, ele não restringe nacionalidades ao tratar da catástrofe que nos espera, mas não há como negar que o resto do mundo é meio que segundo plano na obra.

Em compensação, a forma sem rodeios com que Wallace-Wells fala em perdas e custos, numa linguagem crua, com números de mercado, causa impacto. É curioso pensar que ele meio que usa como credencial ser não um especialista, ativista ambiental ou coisa parecida; mas alguém que se beneficia com as regras do capitalismo, que come carne e não abre mão de seu carro - que pode falar e se identificar com o homem médio, que costuma estar muito distante do debate sobre o aquecimento global, achando que não tem nada a ver com sua vida e sua geração.

Seja como for, é um bom livro para leigos, para compreender em termos práticos as consequências de viver em um planeta que está se aquecendo, quem já está pagando essa conta, e a urgência nas ações para conter a escalada da temperatura em tempos de mudanças climáticas.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/11/a-terra-inabitavel-uma-historia-do.html

augusilveira 08/02/2024

Terra em ebulição
As mudanças climáticas já são uma realidade. O que ainda não nos demos conta é a gravidade com que elas ocorrem. A ameaça é real e não se refletirá somente nas temperaturas globais, mas também na nossa forma de viver. Enquanto as previsões mais alarmantes falam em aquecimento, derretimento de geleiras, aumento no nível dos oceanos, há efeitos que ainda nem sabemos ao certo as consequências.

David Wallace-Wells traz dados assustadores a respeito do tema e apresenta questões que não são de conhecimento geral, como o agravamento da situação da fome, a incidência de doenças, desertificação, extinção de espécies, aumento de catástrofes…

Infelizmente o livro de quase 400 páginas poderia ter sido escrito em 100. Isso porque ele se limita a alarmar e trazer dados que pouco representam para aqueles que não estudam a fundo essa área. A gente termina a leitura com aquela sensação de “e agora? O que eu faço com tudo isso?” além da certeza do colapso humano. Faltou explorar mais as possíveis alternativas para lidar com a situação.
edu basílio 08/02/2024minha estante
obrigado por partilhar sua experiência com esse livro, gus.
eu estava ansioso por "ouvi-lo", por saber que essa é sua área de formação e de atuação. eu também gostaria de saber se você poderia, por favor, me indicar um livro dessa temática que você, como especialista, considera bom e que seja voltado para o público amplo/leigo (meu caso) :-) abraços!

augusilveira 08/02/2024minha estante
Obrigado por ler Edu!
Gosto muito do ?A história das coisas? da Annie Leonard. Ele traz uma realidade mais dos EUA, mas é bem válido para as questões ambientais como um todo :)

edu basílio 08/02/2024minha estante
muito obrigado ? anotada sua recomendação ?

Bruno.Santos 09/08/2021

Aterrorizante
O livro é tão bom instigante e sombrio sobre o futuro da humanidade, vários momentos queria parar, mas a curiosidade não permitia.

Marcel 23/12/2022

É praticamente impossível ler esse livro e não se sentir mal depois.
Ele nos mostra o caminho nefasto que o mundo está tomando em razão das más ações da humanidade. Um caminho que muitos não enxergam, por estarem mais preocupados com a economia (embora essa também seja fatalmente golpeada pelas mudanças climáticas). Fora isso o autor ainda nos faz refletir sobre a visão que temos de um possível apocalipse ambiental.
Há também uma breve passagem sobre o governo Bolsonaro ("Quanto estrago uma só pessoa consegue causar ao planeta?"), que afinal negou as mudanças climáticas e ainda intensificou o desmatamento, e isso é extremamente perigoso para o futuro das gerações seguintes. O ser humano quer ter filhos, muitas vezes até cobra que seus semelhantes também tenham, mas é incapaz de garantir um futuro melhor para eles. Mas as mudanças no clima já começaram, e o autor já declarou em uma entrevista que "só o medo pode acordar as pessoas."

Rê Lima 27/02/2020

O livro é muito bem escrito e traz as verdades por trás dos discursos do tipo "vamos acabar com os canudos de plástico para ajudar o meio-ambiente". O problema é muito maior do que se pensa e atitudes individuais podem contribuir sim, mas não têm muita significância se as emissões de gases poluentes continuarem nesse ritmo acelerado.
Para mim o único demérito do livro são os capítulos intermináveis.
O embasamento teórico é ótimo e os links nos ajudam a entender melhor o tópico que está sendo discutido.
Acho que deveria ser leitura obrigatória.

helene 11/09/2020

Uma leitura sobre o que pode estar esperando por nós em algumas décadas. Não há muita novidade para quem já se interessa e lê sobre o tema das mudanças climáticas, mas encontrei alguns pontos de vista que nunca tinha considerado - o que é importante para não ficar fechada numa bolha de certezas. Ainda assim, marquei várias passagens que oferecem informações de fatos e eventos observados já agora e que fazem um bom complemento ao livro A Sexta Extinção.

O livro tem uma escrita que, com certeza, alguns vão considerar alarmista (o próprio autor admite), mas, diante de tudo que já sabemos, passou da hora de encarar o assunto com a seriedade que merece.

Jeff.Rodrigues 22/09/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Com total respeito a crenças pessoais e ideologias, não vou tratar aqui de hipóteses sobre aquecimento global. Ele é um fato. A Terra está em um processo de aquecimento causado por nossa poluição excessiva, efeito estufa, gases e uma longa lista de ações e danos que nós provocamos no correr dos anos. Isso, pra mim, é indiscutível e toda opinião em contrário merece ser respeitada, mas principalmente ignorada. Não creio que seja preciso ser muito gênio para se comparar o clima do dia a dia de alguns anos atrás com o de hoje. A mudança é perceptível em níveis bisonhos. E aí se decidirmos escutar o que a ciência vem alertando…

A Terra Inabitável: Uma História do Futuro, do jornalista David Wallace-Wells, elenca as profundas mudanças que nossa sociedade vai passar, já nos próximos anos, graças a ação e a inércia. A simples possibilidade de o planeta elevar sua temperatura em 2° até o fim desse século é catastrófica. Não estamos preparados para enfrentar a gama de problemas e caos que isso vai acarretar. Humanos, não somos infalíveis, imortais e todo-poderosos como nossa vaidade teima em reforçar. Somos parte de um ecossistema, evoluímos a ponto de dominá-lo e iniciamos um acelerado processo de destruição de tudo o que estava à nossa frente. A conta chegaria cedo ou tarde. Em termos de desastres, podemos até dizer que vai chegar mais tarde do que cedo. Em termos de primeiras impressões, diversos lugares já estão sentindo na pele uma amostrinha do que pode vir por aí.

Furacões, tufões, seca excessiva e chuvas demasiadas, caos agrícola, extinção em massa de espécies, perda de territórios provocando migrações na casa das dezenas de milhares… A lista é um rosário de catástrofes capaz de causar histeria. Infelizmente não causa. Enquanto os primeiros sinais de que “algo está dando muito errado” vão pipocando pelo planeta, os líderes mundiais debatem e, mais que isso, adiam decisões e ações que se tomadas agora neste instante já estariam atrasadas em relação à nossa corrida contra o tempo. Some-se a isso loucos interesseiros em lucros próprios como Donald Trump ou loucos imbecis como Jair Bolsonaro que, na condição de líderes de nações, se recusam a acreditar nos alertas, negam, e ainda por cima aquecem os tratores para passar por cima de qualquer coisinha que se diga ambiental.

“Quanto estrago uma só pessoa consegue causar ao planeta? ”

Ao mesmo tempo em que assombra, assusta e amedronta – e acredite não há flores para uma situação como essa, A Terra Inabitável chama a atenção para o fato de que a responsabilidade pelo que vai acontecer no mundo nos próximos dez, vinte, cinquenta anos é nossa. Minha e sua também. É cômodo lançar mão da frase “até lá já vou ter morrido”, mas sério mesmo que é a isso que você se resume enquanto humano? A tal da preocupação com o próximo vale somente para o entorno vivo e ignora quem ainda virá? Falando nisso, se você tem ou pretende ter filhos, que planeta pretende entregar pra eles?

Há hoje no mundo aquilo que chamam de onda conservadora. E essa onda tem forte tendência a descartar o aquecimento global como sendo papo de cientista. Em nome do progresso (ah, o progresso) vale desmatar, continuar poluindo, lançando gases nos ares e dejetos nas águas. As projeções mais otimistas são pra lá de pessimistas. Não há saída a curto prazo e como falei já estamos atrasados. Mares vão subindo e cidades costeiras vão sumindo. Pessoas serão deslocadas. Interiores vão inchar. A seca vai se abater sobre muitos lugares. E a chuva quando vier trará estragos. Os ventos ficam mais fortes. A água já está escassa. Muitos alimentos não serão cultivados. O que eu, você, nossa família, nossos amigos estamos fazendo para contribuir com isso? Qual nosso papel diante de um governo, seja ele qual for, para cobrar atitudes? Qual o tamanho do nosso egoísmo?

Dizer que essa grande reportagem em livro é necessária é chover no molhado. No mundo hiperconectado em que adoramos ir para as redes sociais emitir opinião e se engajar em tudo, até nas coisas mais imbecis, mergulhar de cabeça na defesa de políticas, projetos e ações que possam contribuir para amenizar a tragédia é uma obrigação. A história do futuro não poderá ser totalmente reescrita porque condenados já estamos. Mas ainda é possível amenizar muita coisa. Entender A Terra Inabitável e compartilhar tudo que esse livro traz é um bom começo para falarmos o que é certo e fazermos alguma diferença.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/08/26/resenha-a-terra-inabitavel-david-wallace-wells/

Luiz 16/01/2020

Vale a leitura (?)
O livro é francamente alarmista e pode induzir crises de ansiedade em quem for desarmado ler, porém algumas partes além de paradoxais eram no mínimo questionáveis, como o trecho quase EUGENISTA em que ele relaciona calor com miséria e violência, como se tais pesquisas que apontam correlação e não causalidade fossem válidas, como se não houvesse séculos de exploração por colonizadores na equação. Esse trecho foi muito infeliz mesmo, transformando o livro numa salada de análises forçadas pra provar o ponto do autor.
Quando ele reúne dados pra falar dos impactos do aumento de cada grau Celsius, é muito bom, mas quando tenta entrar na esfera social peca muito.

NORONHA 23/05/2020

Assunto atual mas leitura muitas vezes cansativa
Um assunto atual, o autor expressa adequadamente a urgência do tema e seus vários aspectos e consequências, porem a partir de certo ponto torna-se repetitivo em seus alertas e explora nuances ja talvez desnecessárias (como a literatura atual trata o assunto? Exemplos diversos de profetas do tema, etc). Enfim, o conteúdo exposto não era material para o numero de paginas do livro. Alguns capítulos tornam-se cansativos. Mas sem duvida um tema atual e instigante. Depois de ler o livro damos maior atenção e vemos com outro olhar as noticias sobre o assunto.

DarcioGeo 09/06/2020

Angustiante.
Aqui o autor se debruça em uma gama de dados científicos sobre o aquecimento global. O panorama traçado para o futuro é aterrador neste livro, ainda mais se continuarmos com os níveis de consumo capitalista hoje observados. A nossa total dependência nas energias fossilíferas demandarão um alto custo ao meio ambiente nas próximas décadas e o mais preocupante é que nós não estamos dando a devida importância.

bawbara 29/12/2020

angustiante
esse livro é o mais difícil que eu já li em toda a minha vida e nem é por que a escrita é rebuscada - na verdade, está longe de ser -, mas porque é um tapa na cara atrás de outro. o autor trás uma série de dados (muitos dados mesmo, cerca de 40% do livro é só referencia bibliográfica) que são alarmantes.
outra coisa que me chamou atenção e que eu ainda não tinha parado para pensar é que o autor destaca a questão da saúde mental frente as mudanças climáticas: como é a saúde mental dos jovens que já viveram algum desastre ambiental?