Reflexões Cristãs

Reflexões Cristãs C. S. Lewis

Resenhas - Reflexões Cristãs

Danny 02/02/2022

C S Lewis é o cara
"Estamos tentando atravessar uma ponte, não apenas antes de chegarmos a ela, mas antes mesmo de sabermos que há um rio que precisa ser transposto"

Marcio 29/12/2021

Leitura difícil.
Qualquer livro de Lewis irá lhe tirar do lugar de onde se encontra, e esse é mais um dos seus livros que fazem isso, um dos mais complexo e profundo até o momento, ao ponto de ser um dos livros mais difícil de entrar dentro dele, um dos livros que requerem muita atenção mas como todos os livros dele valeu a complexidade e dificuldade em alguns momentos para entender.

Matheus Alves Carmo 25/05/2022

Um grande apologeta
"Deus não é bom, mas bondade; a bondade não é meramente divina, mas Deus." (Pág. 138)

Quando decidi começar esse livro, tinha outra opção de Lewis, o livro "Deus no banco dos réus", mas escolhi esse por achar que seria mais "fácil" (queria uma leitura mais rápida, rs). Bom, não sei quão difícil é o outro, mas "Reflexões Cristãs" não é nada superficial.

O livro é um compilado de textos, artigos, ou ensaios de Lewis, publicados ou lidos nos mais variados lugares. Todos eles tratam sobre algum aspecto da fé Cristã, trazendo pensamentos de Lewis sobre vários assuntos, como Cultura, literatura, oração - e até vida extraterrestre.

"Ainda não estamos adequados para visitar outros mundos. Nós enchemos o nosso mundo com massacre, tortura, sífilis, fome, desertos e tudo o que é medonho para os ouvidos ou para os olhos. Deveríamos prosseguir infectando novos reinos?" (Pág. 283)

Como citei no início, não é um livro superficial, e tem alguns momentos um pouco mais complicados (especialmente comparados aos dois livros que havia lido dele, 'Cristianismo puro e simples" e "Cartas de um diabo a seu aprendiz"). Lewis era culto, um acadêmico e leitor ávido, e tinha muitos recursos - aqui, faz uso vários autores, vários filósofos, várias expressões em Latim, etc. E apesar dele sempre diminuir seus próprios conhecimentos, se mostra aqui um grande apologeta.

"Se você não conhece a Deus, é claro que não o reconhecerá, seja em Jesus ou no espaço exterior." (Pág. 281)

A apologética é basicamente a defesa lógica da fé Cristã. E Lewis a executa muito bem, principalmente nos capítulos em que fala sobre Futilidade, Subjetivismo, teologia moderna, e existência de Deus. Sua argumentação é algo que admiro muito, a forma como ele usa a lógica, faz inferências, e questiona até a si mesmo, é algo que prende.

"Se "bom" e " melhor" são termos que derivam seu inteiro significado da ideologia de cada povo, então, é claro, as próprias ideologias não podem ser melhores ou piores do que as outras." (Pág. 127)

Quando não trata de apologética em si, trata de assuntos inerentes aos próprios cristãos, como nosso relacionamento com cultura, literatura, ciência, etc, e são reflexões muito interessantes. Há, ainda, um capítulo em que trata sobre uma questão particular sua, sobre oração, sobre a qual não tem resposta - ele admite que tem uma dúvida, mas isso não abala sua fé: é uma fé racional.

"[...] nada deve ser feito ou cantado ou dito na igreja, que não tenha como objetivo, direta ou indiretamente, glorificar a Deus ou edificar o povo ou ambos." (Pág. 163)

Estou certo de que não consegui colocar tudo o que me fez amar o livro na resenha - e o ué coloquei, talvez não tenha expressado tão bem -, mas é um livro que indico demais, especialmente pra quem quer um contato com o lado da apologética cristã. A cada livro admiro mais esse grande autor.

"Autoridade, razão, experiência; dessas três, misturadas em proporções variadas, todo o nosso conhecimento depende." (Pág. 81)

Davi.Rissi 23/07/2022

Alguns bons temas foram abordados, mas não é algo que chegue ao nível dos anteriores. A linguagem aqui é um pouco mais filosófica em alguns artigos

Cleyton.TristAo 24/04/2020

Livro bom
Gostei muito do livro comecei acompanhar as obras de lewis e tenho gostado cada vez mais, mais esse livro são 14 capítulos e tem seus altos e baixos mais vale conferir...

Fulaana 10/03/2024

As viagens espaciais realmente não têm nada a ver com o assunto. Para alguns, Deus é detectável em toda parte; para os outros, em parte alguma. Aqueles que não o encontram na terra dificilmente o encontrarão no espaço. (Ouça: já estamos no espaço! Todos os anos fazemos um grande passeio circular no espaço.) Mas, mande um santo numa nave espacial, e ele encontrará Deus no espaço como encontrou Deus na terra.
Depende em grande parte do olho que vê.

C.S.Lewis

Tiffany 23/09/2021

3.5/5
O livro é um compilado de artigos que o Lewis escreveu durante a vida acadêmica e trata de diversos assuntos.
Apesar de pontos bem abordados, convenhamos todos nós ficamos confusos com Lewis e por isso nunca dou 5/5 para ele... E nesse compilado, em específico, tiveram temas que eu nao curti muito.
PORÉM é uma ótima leitura, você tira pelo menos 5 lições importantíssimas desse livro e com certeza vai te edificar e te fazer pensar mais.

Josue.Sousa 23/03/2023

Apesar do nome, e de, obviamente, tratar de temas cristãos, acredito que qualquer um pode se beneficiar, por se tratar, em certa medida, de temas de interesse ateu, agnóstico e outros.
É ótimo, também, para aqueles que não aproveitam muito um livro que foca em apenas um tema, já que aqui cada capítulo possui independência em relação ao outro.
O capítulo de destaque, na minha opinião, foi: "Oração peticionária: um problema sem resposta".
Lewis até tentou responder mas resolveu deixar com os "mais capacitados".
Compartilho das mesmas dúvidas de Lewis quanto a essa questão, afinal, "Como vou orar esta noite".

Ester.Souza 20/12/2022

C. S. Lewis tem uma escrita muito boa, já li outros livros dele que foram experiências incríveis.
Mas esse livro, talvez pelo formato ser de artigo, deixa um pouco mais complexo. Isso me fez não conseguir ter uma leitura fluída.
As partes que me prenderam no livro foram, sem dúvidas, muito boas, e valeram a pena.
Mas como um todo, esse não é um dos meus preferidos.

anapauladias 11/07/2023

Um livro muito rico e que merece ser lido e relido com calma para tentar compreender tudo. Não é o meu estilo de leitura preferido mas gostei.

Esle 15/11/2021

Lógica frágil
Seguindo a leitura das obras de C. S. Lewis da coleção da Thomas Nelson Brasil.

O autor aborda diversos assuntos nas suas cartas, palestras e publicações reunidas neste livro. Infelizmente a utilização constante de analogias e lógicas de fragilidade latente deixam a obra com a aparência de um livro escrito por um adolescente cheio de certezas infundadas, tratadas como verdades incontestes.

Com excessão de alguns capítulos trabalhados com um pouco mais de sobriedade, o livro é um aglomerado de ideias vagas que, com seus argumentos não rebatidos em uma discussão das ideias expressas, podem levar o leitor a qualquer conclusão que fosse escolhida arbitrariamente pelo autor.

A não ser que queira ter mais um livro de C. S. Lewis marcado como lido em sua lista, ou esteja em busca de maior conhecimento sobre a forma de pensamento do autor, não recomendo a leitura do livro, com excessão aos capítulos 12 e 13, que trazem reflexões interessantes e não conclusivas sobre os assuntos abordados.

@estantedamolina 07/12/2022

Não foi um dos meus favoritos de Lewis, mas reune vários artigos, comentários e palestras que ele deu ao longo de sua jornada acadêmica.
Temas interessantes como: cristianismo e literatura, ética, música sacra, salmos, oração e o melhor e último capítulo (O olho que vê) sobre vida extraterrestre.
Para quem leu a trilogia cósmica, vale a pena esse último, me fez aumentar a nota pra 4 só por conta dele hahaha

Sarah.PirajA 19/07/2022

Refleti bastante sobre essa leitura para fazer essa resenha e, bom, gosto bastante da escrita do Lewis, mas esse livro achei mais cansativo.
O ideal é que se leia devagar de forma a absorver melhor os sermões.

Fernanda 24/08/2020

Ler C. S. Lewis é sempre um exercício mental de paciência e persistência, em seu livro Reflexões Cristãs encontramos um texto denso que sempre nos deixa com a sensação de que precisamos reler novamente cada capítulo, gostei de grande parte do livro, principalmente os capítulos iniciais, porém senti que em alguns capítulos o autor faz diversas voltas e muitas digressões e ao fim o assunto que deveria ser tratado fica incompleto, mas no geral foi uma boa experiência de leitura assim como os outros livros que já li do autor e pretendo fazer uma releitura em um futuro próximo.

J.v 23/02/2023

A excelência de Lewis
O grande C.S Lewis nos entrega neste livro uma verdadeira aula de cultura e visão. Este livro, é uma coletânea de artigos do autor em diversos assuntos (penso que este livro deveria se chamar "cultura cristã e outros ensaios" mas, é um bom título) e nesses assuntos, o gigante busca trazer uma visão cristã e combater as ideias contrárias ao cristianismo, mostrando de maneira magistral que a religião não emburrece o ser, mas traz uma outra maneira de enxergar o mundo.