O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street Jô Soares




Resenhas - O Xangô de Baker Street


379 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Clari29 09/06/2024

MEU DEUS
QUE LIVRO BOM
todos os personagens são incriveis, e todo mistério pra revelar o assassino é incrivel
O Sherlock é maravilhoso, como também o romance com a Anna
Esse livro n possui um defeito
Amei
comentários(0)comente



Igor.Ciambelli 03/06/2024

Sempre quis ler esse livro e já faz um tempo que estou com vontade de ler alguma coisa do bom e velho Sherlock Holmes. Não foi pelas palavras de Conan Doyle, mas deu pra matar a saudade desse personagem mesmo com o autor o satirizando empenhadamente.
Foi uma leitura leve, fluida e instigante. Dei boas risadas com o humor ácido e jocoso do saudoso Jô Soares.
Há, no entanto, uma gafe de Jô ao caracterizar uma pomba-gira como "demônio com jeito de mulher-dama" numa das passagens mais relevantes do romance, pois é quando se esclarece seu título. Porém, em contrapartida, é notável seu empenho na pesquisa do contexto do RJ do século XIX e de alguns personagens icônicos da época, bem como sua habilidade de inseri-los na narrativa da obra. Muito divertido o experimento ficcional de juntar, entre outros, Olavo Bilac, Chiquinha da Silva, Dom Pedro II e Sherlock Holmes em um mesmo enquadramento, frequentemente, inclusive, em mesa de botequim. Cenário fértil para poder brincar e ironizar atributos notórios de todos esses interessantes personagens e, de quebra, para proporcionar a versão mais cômica que já vi sobre a criação (e batismo) da caipirinha. Embora puramente ficcional, a versão da fórmula preconizada pelo Dr Watson é a mais legal. E extraindo um trecho do próprio livro, "se a versão é mais pitoresca que o fato deve se conter a versão."
comentários(0)comente



Shaura 01/06/2024

É legal
Este livro dele é bem famoso, mas confesso que não vi grande coisa. Gostei muito mais do "O homem que matou Getúlio Vargas". O livro é legalzinho.
comentários(0)comente



Carline 31/05/2024

Maravilhoso
O XANGÔ DE BAKER STREET escrito por JÔ SOARES. O livro tem uma escrita nua e crua, Jô não poupa as palavras quando vai falar algo. Neste livro Jô soares fez o que sabia fazer de melhor: debochou de tudo e de todos. O livro gira em torno de um roubo de um violino Stradvarius o que leva o imperador D. Pedro II a chamar Sherlock Holmes para recupera-lo. E então Sherlock se vê no meio de uma investigação de dois assassinatos, onde o assassino corta as orelhas das vítimas e deixa 1 corda do violino nas partes intimas das vitimas. Durante a investigação o assassino mata ainda mais duas mulheres com o mesmo modo operandis das outras vitimas. O diferente neste livro que eu achei foi a forma que Jô colocou o Sherlock, pois quem gosta do gênero esta acostumados a ver um Sherlock sem erros, egocentrico , misterioso e muito bem sucessido nos seus casos. O livro tem um misto de horror e comedia ao mesmo tempo, durante a leitura com os detalhes dos assassinatos eu ficava chocada e em outras partes dava várias risadas. Uma coisa que fiquei bem na duvida era se isso realmente aconteceu, pq foi um misto de ficção com realidade, pois livro tambem encontramos alguns personagens históricos como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga e Sarah Bernhardt e isso me deixou uma duvida se era de fato real kkkkk . Amei o desfecho do livro, Jô juntou todas as pontas soltas e não deixou a desejar nesse final maravilhoso e diferente de tudo que ja li sobre o Sherlock.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcelinha 26/04/2024

O Xangô de Baker Street
Neste momento estou chocada. Eu realmente não esperava que eu me sentisse assim no fim do livro. Achei muito interessante o que o Jô Soares fez... O cara era um gênio à sua maneira e muito corajoso. Li o livro por indicação e eu tenho certeza que se não fosse isso eu não teria tido contato com a obra. Indico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karol 21/04/2024

Jô soares
Vi o filme tantas vezes que "via a piada vindo" mas as sacadas são tão boas que mesmo assim não perdem a graça.

Leitura rápida e divertida, vale muito a pena!
comentários(0)comente



RosanaFraga 27/03/2024

Um livro muito divertido!
Não podia esperar mais de Jô Soares neh...
O Xangô de Baker Street, é um livro fantástico, com personagens hilárias.
Leiam e se deliciem na investigação junto a Charloc Holmes e seu elementar caro Watson.
É uma leitura super gostosa, pra quem tá saindo de uma ressaca literária, é ideal.
Fica a dica!
comentários(0)comente



Medau 17/03/2024

Divertido e leve
Completamente engraçado, sagaz, ironico e cheio de alfinetadas inteligentes.
Nem eu e nem Sherlock poderíamos imaginar quem era o assassino.

Muitas partes divertidas, achei o máximo a caipirinha ter sido "inventada" pelo próprio Watson.
comentários(0)comente



Renatita 15/03/2024

Sonífero
Não gostei. Foi muito difícil de eu conseguir alcançar um bom ritmo de leitura. É nítida a forma de humor ao longo o livro, infelizmente, não foi o suficiente para me cativar.
comentários(0)comente



Lilian 28/02/2024

Um livro que dá gosto de ler
Que incrível a escrita do Jô.
Tem tudo: drama, mistério, romance, comédia... Sempre na medida certa.
Só não dou 5 estrelas porque, se eu fosse autora, meu pior pesadelo seria ter meus personagens apropriados e modificados da forma como aconteceu aqui (mesmo que o resultado tenha sido muito bom).
docinhocababa 28/02/2024minha estante
Esse livro é ótimo! Jô Soares era um artista completo e esse livro é um retrato disso. Nos envolve, nos diverte e nos leva a reflexões. Um leitura que nos absorve do início ao fim.




Wolsey 18/02/2024

Deveria ter escolhido este há 29 anos.
Na feira do livro de 1995, ao invés de adquirir o livro do Jô, lançamento do ano, número 1 na lista dos mais vendidos, optei por O Povo Brasileiro do Darci Ribeiro.
Foi uma escolha preconceituosa e, obviamente, equivocada. Não pelos livros, mas por mim. Eu não estava preparado pra o Darci Ribeiro, tanto que só agora me atrevo a recomeçar a lê-lo. A melhor escolha teria sido, sem sombra de dúvida, O Xangô de Baker Street. Agora eu reconheço.
Divertido, leve, hilariante e temperado com boa dose de suspense, além de referências absurdamente divertidas e improváveis. É um livro fácil de ler, pois o autor conduz a trama de forma magistral.
Nada fica solto. Qualquer narrativa ou referência non sense que apareça vai ter uma ligação ou explica algo engraçado que acontecerá mais adiante.
O mais interessante é que o final, apesar de lógico e perspicaz, surpreende por ser o oposto do que se espera de um suspense policial.
Me diverti muito.
comentários(0)comente



Aline221 05/02/2024

Romendo super
Engraçado, cenas de crimes ótimas (nem tão pesadas pra dar enjôo, mas tmb nem tão leves ao ponto de serem chatas), muito bem escrito.

Depois desse livros eu quero ler tudo que o Jô Soares já escreveu em vida.

E eu acho que a Thais vai adorar esse livro (espero que vc leia veja resenha Thais)
comentários(0)comente



Clio0 04/02/2024

A sátira em sua enésima potência.

Neste livro, Jô Soares fez o que fazia de melhor: debochou de tudo e de todos, com especial atenção àqueles que se julgam defensores-de-alguma-coisa.

O roubo de um violino Stradvarius leva o imperador D. Pedro II a contratar Sherlock Holmes e Dr. Watson para recuperá-lo. E aqui já começam as piadas...

Todo o processo de investigação é tresloucado, de um personagem que não fala fluentemente a língua local á suas deduções mirabolantes - algo que funciona muito bem com Conan Doyle e sua lógica pautada na cultura inglesa, é digna de chacota em terras tupiniquins.

A narrativa é essa: mostrar a incongruência de importar soluções europeias para o Brasil. Parece exagero? Vale lembrar que todo o nosso sistema educacional atual é baseado em recortes do sistema francês e de teorias russas.

Fora isso, Jô dá um show em pegar pequenos detalhes do famoso detetive e aloprar em cada capítulo, são dívidas de jogo, cocaína e sexo alegremente polvilhados no texto. Outros personagens históricos dão o ar de sua graça como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga e Sarah Bernhardt. Alguns laudados, a maioria ridicularizados.

São tantos os detalhes e piadas em cima deles que se torna quase impossível listá-los. O destaque fica para a resolução do enigma - uma piada entre a língua inglesa e o português.

Recomendo.
preta velha 04/02/2024minha estante
li este livro há dois anos e adorei; "as esganadas", está na minha meta deste ano.


Bual 04/02/2024minha estante
Foi um dos primeiros livros que li. Bateu até uma certa nostalgia e vontade de reler.


gabrrelaa 04/02/2024minha estante
meu Deus quero muito ler


Vania.Cristina 05/02/2024minha estante
Li esse, mas já faz uma eternidade. Preciso reler.




379 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |