O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Kurth 15/09/2023

Não é um livro de grandes mistérios
Leitura divertida e descontraida.
Muito bacana ler os retratos ficcionais estabelecidos por Jô de personalidades brasileiras.

Célia 25/09/2023

Elementar, meu caro Watson!
Uma história de leitura agradável, satírica, bem ao estilo do Jô.
Muito bom livro se você quiser se deliciar com uma comédia satírica.

Phil.Surniche 24/01/2024

Jô Soares, com teu humor único, ambienta o famoso detetive inglês dentro dos trópicos do Brasil Imperial. O livro retira a capacidade de dedução de Holmes e o coloca em momentos engraçados e constrangedores. O mistério, o único não resolvido por Holmes, faz sentido quando se chega no final do livro.

Aline221 05/02/2024

Romendo super
Engraçado, cenas de crimes ótimas (nem tão pesadas pra dar enjôo, mas tmb nem tão leves ao ponto de serem chatas), muito bem escrito.

Depois desse livros eu quero ler tudo que o Jô Soares já escreveu em vida.

E eu acho que a Thais vai adorar esse livro (espero que vc leia veja resenha Thais)

Medau 17/03/2024

Divertido e leve
Completamente engraçado, sagaz, ironico e cheio de alfinetadas inteligentes.
Nem eu e nem Sherlock poderíamos imaginar quem era o assassino.

Muitas partes divertidas, achei o máximo a caipirinha ter sido "inventada" pelo próprio Watson.

Gabi 16/12/2013

Chato, chato e chato. Sò um brasileiro para acabar com a carreira de Sherlock Holmes.

Nathalia.Franca 20/07/2022

Humor infantil
Não criei espectativas, pois li algumas resenhas antes de adquiri-lo. As resenhas não falavam muito bem do livro. Mas sempre desejei lê-lo, pois gosto do Jô Soares e o tempo da história e o espaço onde se passa é de meu interesse: final do século XIX, Rio de Janeiro. Os personagens (reais, porém com histórias fictícias) também me atraíram: Olavo Bilac, D. Pedro II...
O livro traz informações históricas das quais gostei bastante.
A história em si é interessante. A linguagem, embora às vezes vulgar, traz um humor leve e infantil.
Confesso que o final foi surpreendente.
Gostei da leitura.

lia 27/02/2022

Gostei bastante
Não é muito verídico, o Sherlock é um burrote apaixonado e o John se transforma num chato. Eu gostei bastante de todo o resto, se você desconstruir o Sherlock clássico da certo. A ambientação é perfeita, o contexto histórico e os personagens que eram realmente um "grupinho" na vida real. O crime também é muito bem desenvolvido.

Daniel 17/08/2010

Muito bacana
O livro conta uma aventura de Sherlock Holmes no Brasil, na qual ele tenta desvendar a identidade de um assassino (faz-se um paralelo com Jack, o Estripador). Jô Soares retrata o detetive de maneira jamais vista, e incrivelmente engraçada, passando por diarreias causadas por comidas típicas brasileiras e a primeira experiência de Holmes com a cannabis.
Recomendo bastante.

Marcelinha 26/04/2024

O Xangô de Baker Street
Neste momento estou chocada. Eu realmente não esperava que eu me sentisse assim no fim do livro. Achei muito interessante o que o Jô Soares fez... O cara era um gênio à sua maneira e muito corajoso. Li o livro por indicação e eu tenho certeza que se não fosse isso eu não teria tido contato com a obra. Indico.

Miguel 01/02/2014

RESENHA
Estante Radioativa:

Então, eu li O Xangô de Baker Street, livro escrito pelo Jó Soares, primeira edição pela editora Cia Das Letras.

Umas coisas que você precisa levar em consideração antes de xingar o Jó Soares: Todo mundo sabe que ele é comediante, eu vi varias resenhas para poder escrever esta, e eu percebi que quem não gostou, só faltava rasgar esse livro. Gente ele é comediante é de se esperar que ele brinque com os personagens, mesmo que esse personagem seja um marco na literatura internacional trazida para o Brasil. (Porque pelo o que eu vi, as pessoas amam muito o Sherlock...)

Então eu li já faz um tempinho, e só estou fazendo a resenha para atualizar o Blogger. Então me desculpe se eu esquecer de mencionar alguns fatos relevantes para aprimorar seu gosto por essa leitura.

Nesse livro, o Jó, trás o tão amado Sherlock Holmes para o Brasil no seculo passado, na época dos boêmios e blá blá blá... Um famoso Violino Stradivarius, e uma serie de assassinatos é a desculpa para a tão ilustre visita. O Sherlock é escrito de uma forma mais cômica pelo autor, - coisa que algumas pessoas não gostaram - mas como eu nunca havia lido nada sobre as incríveis aventuras do grande detetive achei meio normal, até achei realmente engraçado. Então, não teve muito suspense para mim pelo um único fato (SPOILER) o assassino tinha meu nome, Miguel Solera de Lara, eu adorei esse personagem, me encantei e desde o incio sabia que ele era o assassino... O Sherlock holmes então tem aquele impacto cultural que é o grande atrativo do livro. Um fato que eu gostaria de mencionar, o caro Dr. Watson, ele segundo o autor é quem cria a tão abrasileirada bebida, caipirinha. Minha nota de zero a dez para esse livro, é 8.