Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Guilherme 25/01/2011

Clarice, Clarice...
Meu contato com essa autora sempre foi pequeno; apesar de muito ouvir falar. Devo ter lido algum conto na escola, numa aula de português, de filosofia, talvez. Devo ter lido centenas de frases (algumas apócrifas) na internet, em sites de relacionamento, em subnicks de msn's, como todo bom internauta.

Acontece que minhas aulas acabaram, os vestibulares passaram e voltou aquele vazio que só uma boa leitura é capaz de preencher, infeliz daquele que faz das férias o governo do tédio.

Pois bem, meti uns vinte reais no bolso e andei até a livraria aqui do meu bairro. O lugar é bastante ajeitado e, por algum motivo (capricho da dona, talvez) tem uma mesa, na frente de uma coluna toda dedicada a Clarice Lispector, com as principais publicações e até um retratozinho charmoso. Fui fisgado pela curiosidade - O que teria essa mulher em seus livros pra merecer tal... altar? Reconheci alguns títulos, sugestões de amigos, "A hora da estrela" que será minha próxima aquisição e "Laços de família" - "Uma seleção importante de contos da Clarice. Tem que ler Clarice, pra ser uma pessoa boa."; lembro do meu professor de Filosofia.

Dei uma folheada no livrinho enquanto caminhava até minha casa, pra ver títulos como "Preciosidade", "Feliz Aniversário", "A Imitação da Rosa"... "Uma Galinha". Tentei imaginar o assunto, sobre o que tratariam esses nomes, mas pouco pude fazer. Até porque eu tinha um olhar bastante errado quanto à autora; confesso que a imaginava uma mulher vulgar, uma ucraniana com todos os seus cacuetes e um sotaque... e vulgar, de uma vulgaridade chique, de quem está acima de todas as outras mulheres. Culpa dos trechos mal usados que esbarraram em mim noutros tempos.

Então cheguei em casa e li, li com a vontade de sempre, como quem bebe água fresca depois de dias de sede. E então percebi. vi do que se tratava o título, os laços de família, as quase correntes que prendem a felicidade, essa barreira de convivência e de modos que só fazem podar o amor. E aquela ucraniana foi ficando mais amarga, menos vulgar à medida que era agressiva; e pegava aquelas feridas de dias ruins e as abria. Fazia sangrar.

E os contos passavam, e as páginas deslizavam, como os dias, como os anos que a gente finge esquecer. E aquela Clarice do meu preconceito foi embora, pra poder vir outra Clarice, uma Clarice assim só minha, que não ignora os erros e os defeitos, que faz deles os motivos de se ter histórias pra contar, que põe a dor nas linhas e deixa a beleza pras entrelinhas(com o perdão da minha mediocridade no jogo de palavras). E assim passaram, em poucos dias, umas cento e trinta páginas em treze contos de uma autora que, como poucos de nós, tem o dom de sentir.
Guilherme 25/01/2011minha estante
Botei crase onde não ocorria, que feio! "Quem encontrar vai ganhar uma estrelinha..."

Emmanuel 15/01/2013minha estante
A crase está não estando no antepenúltimo parágrafo em "à autora".

Paloma 27/08/2013minha estante
Ótima resenha, com crase ou sem crase (quem nunca foi enganado por ela? hahaha)

lola 28/07/2020minha estante
Emocionada com esse relato
Ela realmente tem o dom de sentir, e é mágico!

Hong Zhuang 09/03/2021minha estante
Pera ai, você gostou ou não do livro? Kkkkkkkkkk

Mari 16/04/2021minha estante
Amei seu relato! Lindo demais! Como é incrível a internet, estou lendo seu texto que foi publicado aqui há 10 anos, como se tivesse escrito ontem...

m.r.n 16/07/2021minha estante
Quero saber a resenha do livro, não da tua vida kkkkkk e aí, compensa ler?

roblesz_ 28/09/2021minha estante
definição mais perfeita de "Amei. 3 estrelas".

Julia 16/06/2022minha estante
Me identifiquei com sua resenha , tenho muito preconceito com essa autora ( com livros clássicos brasileiros na verdade ) sei que é errado , que não deveria acontecer, mais e algo muito difícil de se controlar , tenho muita resistência de ler ,mais essa resenha despertou minha curiosidade. Quem sabe esse ano essa leitura não sai ?

Ananias 10/07/2020

Excelente
Para quem quer começar a conhecer Clarice, é um ótimo livro. Aqui você encontra alguns dos melhores contos dela.

duda 13/09/2023

Foi como ler hieroglifos
é. realmente nunca mais leio nenhum livro da clarice a casa palavra que eu lia me sentia o ser mais burro de todo o mundo.

para os que gostam de coisas dificeis fica a indicaçao.

tirando tudo isso é uma verdadeira obra prima tao real tao profundo amei.
Amanda.krislayne 13/09/2023minha estante
Esse livro é perfeito, depois leia a hora da estrela

duda 13/09/2023minha estante
simm tbm quero ler esse vou ate colocar na lista

antuan_reloaded 13/09/2023minha estante
gente, esse é o livro mais fácil dela.

duda 13/09/2023minha estante
eu nao achei ?? na minha opiniao ate crime e castigo do dostoyevsky é mais facil

Amanda.krislayne 13/09/2023minha estante
Mas realmente, esse é o livro mais simples dela, mas é bom começo

Karina.Calheiros 25/11/2023

"onde aprender a odiar para não morrer de amor?"
Ler Clarice Lispector é sempre entrar em um estado de auto contemplação. As palavras te causam algo e você observa ser um "novo eu" através das suas reações a essas palavras tão perfurantes. Sempre bom ler Clarice.

ga-bi 14/03/2024

Ter achado a maioria dos contos ruins, pra mim, foi uma tristeza. claro que tem muitos que vou carregar comigo por um tempo, e são muito bons. mas tem uns esquecíveis demais
BrunoFiladelfo 14/03/2024minha estante
Fiquei curioso em saber, poderia dizer o porquê achou eles ruins?

plucas2003 09/04/2022

Complicado...
Umas das coisas mais interessantes de ler contos é poder tirar os mais diversos significados das poucas informações que o autor nos dá. Infelizmente, eu pude interpretar e compreender muito pouco, justamente porque os textos da Clarice são muito complexos. O que eu pude extrair, entretato, me deixou apaixonado porque ela se mostrou brilhante então eu espero poder voltar com um olhar mais maduro para poder entender mais das intenções da Clarice.

P.S.: Devaneio e embriaguez de uma rapariga e Feliz aniversário foram os melhores contos, na minha opinião.
Luiz Souza 09/04/2022minha estante
Os textos delas são bem complexo mesmo

Belle 09/04/2022minha estante
Tive as mesmas impressões que você ao ler esse livro. Ler Clarice Lispector é se deparar com inúmeros sentimentos vindos das mais diversas interpretações para mim.

Ewerton Farias 08/01/2023

Laços de família
Esse é meu primeiro contato com Clarice Lispector

Confesso que a maioria dos contos do livro não me interessaram, porém meu favorito foi o conto da galinha

O que eu gostei do livro foi como a Clarice consegue pegar assuntos do dia a dia e fazer várias figuras de linguagem

Acho que pelo fato do livro ser antigo, a escrita me incomodou ( devo me acostumar com esse tipo de escrita ), porém parabenizar Clarice por conseguir escrever de forma simples, mas ao mesmo tempo que te fazem pensar sobre a escrita
HeloAsa.Gianna 08/01/2023minha estante
também estranhei um pouquinho quando li o primeiro da Clarice!!

Bart 27/04/2021

Laços de Família
*Clarice Lispector*
Editora Rocco, 2009, 136 pág.
Depois da revolta, do livro anterior... só Clarice mesmo p/trazer algo bom, leve, e apesar de ser do cotidiano (como são todos os contos do livro), ela consegue fazer com que nós choremos, riamos,  nos deixe indignados pelo que muitas vezes nos propomos a calejar(medo de sentir?) por talvez achar que isso nos fortalece...será? ?
??
O livro é uma coletânea com 13 contos (Eu sei, eu detesto conto, mas os dela e os contos de Stephen King, sim, eu leio) e eles falam do cotidiando, coisas que não seriam nada p/maioria, mas Clarice insere um olhar psicológico, denso e intenso que hoje, com minha maturidade, consigo ler os questionamentos que provocam o nosso olhar tão padronizado quanto a instituição familiar, a mulher na sociedade (ela esfrega isso na nossa cara). Esse "esfregar na nossa cara", é o poder dela, Clarice sabe escrever usando a metalinguagem de forma incrível, o simples dela está entre a literatura psicológica e introspectiva.
Eu ri com o conto, "Galinha de Domingo" e lembrei de toda a turma de Letras na Fafire, quando tivemos que destrinçar o conto "Feliz Aniversário" (a capa do livro), hoje eu vejo o quanto esse conto mostra como tratamos nossos idosos, como deixamos eles caírem no ostracismo na frente dos nossos olhos!!
Indico demais o livro, ??????????????
Eu tava precisando de uma leitura dessa!! Aos estudiosos de Clarice, por favor se tiver algo, me corrijam!!
?????
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!

Marcus 19/02/2021

Uma coletânea de contos da famosa Clarice Lispector. São 13 contos onde exploramos pequenos pedaços da vida de pessoas distintas sempre girando em torno de um mesmo tema, a família e seus dramas cotidianos. Foi um livro bem gostoso de ler, dá pra fazer aquele esquema de ler um conto quando estiver de bobeira ou quando não tiver muito tempo para se dedicar a uma leitura mais pesada como um Guerra e Paz por exemplo kkkkk. Recomendo sim a leitura e acho que essa coletânea é uma excelente porta de entrada para quem nunca teve contato com a autora.

Uri 10/09/2021

não entendi muita coisa...amei ??
Não é sobre entender, é sobre o que os textos dessa incrível autora despertam no leitor. Bom, pelo menos pra mim rs
O sentimento que esses contos me trouxeram é difícil de ser colocado em palavras, acho que acima de tudo é uma sensação de desconforto ao se deparar com o interior dessas mentes do cotidiano. Ela dá margem pra diversas interpretações, mas como eu não estou tão preocupado em entender o que ela quis dizer fico apenas com essa primeira leitura que já me satisfez por enquanto.
Foi uma ótima experiência, ainda que como apontei não tenha compreendido tudo que aconteceu aqui e que alguns contos sejam melhores que os outros. Inclusive meus preferidos foram: A imitação da rosa, Feliz aniversário e O crime do professor de matemática.

Darte 23/06/2022

Clarice affs
Todo mundo que deseja se passar por culto diz que gosta de Clarice. Mas achei que os contos são um tanto medianos. Não encontrei nenhum conto que chamasse a atenção ou coisa assim, são leituras simples que tanto faz se você leu ou não...
Brisa.Duque 23/06/2022minha estante
Concordo com você. Normalmente o pessoal admira muito as voltas que dá na história e o uso excessivo de metáforas.

NathDuda 23/06/2022minha estante
Desse jeito e sem mais kkk

taina 23/06/2022minha estante
nossa simm

Aquela que tá olhando pro céu 13/07/2021

Entre laços entrelaçados de ternura, desprezo, amor
Já me tinham avisado antes que ler Clarice Lispector era especial e específico. Para que não me deixasse enganar achando que era uma leitura fácil e simples, levada pelo cotidiano de suas histórias e as expressões que remetem à vida comum de cada um, pois, por debaixo da descrição de jardins, animais, famílias e personagens de classe média ou baixa, estava a profundidade de uma mente brilhante e complexa, duma visão sensível e cândida da realidade.

Logo na primeira página percebi a sua complexidade intrínseca. Fui profundamente tocada pelo modo poético como ela foi capaz de descrever, novamente digo, coisas cotidianas! Simples! Por meio de suas palavras tão bem articuladas e de descrições detalhadas, mas não prolixas (o que foi simplesmente ótimo), minha atenção ficou presa do início ao fim. Ao mesmo tempo, quis ler aos poucos, como se o livro fosse um doce que eu quisesse comer devagar, para poder me deliciar aos pouquinhos.

É sensacional, belíssimo, poético, limpo... É assim mesmo como a vida é. Um olhar, tocar, caminhar, nunca é apenas um olhar, tocar, caminhar. Sempre, consciente ou inconscientemente, nossas atitudes são frutos de pensamentos íntimos, experiências passadas, e toda a oblíqua mente nossa, cheia de medos, felicidades, arrependimentos, delícias. Ao descrever Laura admirando as perfeitas rosas de sua sala, Clarice não diz apenas sobre uma mulher e um arranjo de flores. Fala sobre a premente necessidade de possuir, da segurança em ter algo belo para chamar de seu, quando não se vê no introspectivo a beleza ou a sanidade que se almeja. Ou sobre o desconforto de se presenciar a perfeição. Quando nos conta o desconcerto interno de Ana ao ver um cego, e toda a maneira como ela se encontra num ataque de ternura com este encontro, Lispector nos convida a meditar sobre a natureza da própria bondade; do nosso próprio olhar para o mundo, e como há essa cruel necessidade de vez por outra se esquecer do sofrimento alheio para poder viver a própria felicidade. Todos os contos, sem exceção, trazem metáforas que nos fazem mergulhar dentro de nós mesmos, ao mesmo tempo que na mente tão bela e infelizmente melancólica de Clarice.

Não conheci a escritora, mas posso imaginá-la, em substância, como uma mulher sensível e forte, que vê a beleza da vida e a sua fatalidade, e sente uma mistura, tanto de felicidade quanto de melancolia.

Foi tão lindo que ainda estou sorrindo depois de ler, e tenho certeza de que não pude compreender tudo o que ela quis passar por meio deste acervo de contos. Mas eu nem preciso.

MUITO BOM AA.

gariglio 19/03/2021

epifanias e fluxos de consciência
Talvez você precise de ler por demanda acadêmica. Talvez você simplesmente tenha se interessado pelo livro. Mas uma coisa é certa: é uma obra pra se sentir.

O conto "amor" é o mais divulgado da obra. A epifania gerada de um cego mascando goma no bonde. Mas, os contos são tão diversos, são universos dentro de universos dentro de poucas páginas.

"A imitação da rosa" (meu favorito do livro) e "búfalo" são muito subestimados. Valem muito a pena.

Não necessariamente você vai pegar de primeira, mas tá tudo bem. Fluxos de consciência (e epifanias) são extremamente subjetivos e o impacto depende do seu estado mental e do seu momento de vida.

Ainda sim, é uma leitura que vale ser vivida, experiências e apreciada. Afinal, quem nunca se sentiu preso na sua própria mente?

?AVISO DE GATILHO: contos com temas sensíveis, como "o crime do professor de matemática" e "preciosidade" e "a imitação da rosa".
Totti 19/03/2021minha estante
A resenha ficou muito boa!
????

gariglio 20/03/2021minha estante
aa muito obrigada ??

elizascotini 19/09/2023

Bom, mas não tanto quanto as outras obras de Clarice.
Laço de família é um livro fácil e rápido de ler, mas apenas alguns contos me cativaram. Talvez pela falta de compreensão de personagem, mas, com certeza, não é a melhor obra de Clarice. Pode ser bom para quem está iniciando, para introduzir ao tipo de escrita da autora.

Rose 07/02/2022

Primeiro me cansei com tantos detalhes
Depois me apeguei aos detalhes
E por fim ..os detalhes me encantaram

Minha estreia com Clarice Linspector e não tem como falar menos que...Estou Encantada!!

Olá

Boa noite !!

Rose 07/02/2022minha estante
Não lembro de te lo visto por aqui
Mas é claro,ajudo sim

Vc pode me mandar a sinopse p eu ter idéia do seu trabalho

Rafael Kerr 07/02/2022minha estante
Rose obrigado pela atenção!

Rafael Kerr 07/02/2022minha estante
Aqui no próprio skoob tem o livro e lá tem a resenha! Só procurar por A Lenda de Sáuria

Rafael Kerr 07/02/2022minha estante
Se tiver Instagram segue lá @lenda.de.sauria lá tem um conteúdo bem legal sobre o livro!

Mais uma vez obrigado

Rose 08/02/2022minha estante