O Analista de Bagé

Resenhas - O analista de Bagé

1 | 2 | 3 | 4 | 5

juh 24/08/2020

Diversas crônicas
As crônicas apresentadas nesse livro são muito engraçadas, criativas e espirituosas, principalmente as do analista de Bagé, um "psicanalista" meia-boca. Meus risos são mais exagerados pelo fato de eu ser psicóloga. A única coisa que me incomoda em algumas passagens de certas crônicas é o preconceito e discriminação contidos, mas, por serem contos de sátira e por terem sido escritos na década de 80, creio que há que se relevar.

-Shadowcat- 01/06/2024

Minha nossa senhora. Algumas crônicas se salvam, mas esse livro é um exemplo de como uma obra envelhece mal. Veríssimo não escreve sobre o Analista de Bage há décadas. Lendo o livro você vai saber o porquê.

Bianca.Eduardo 13/02/2017

Ri demais

Zuca 22/04/2009

A melhor obra de Luis Fernando!Tem uma passagem em que ele define uma personagem como "mais prestimosa que mãe de noiva". Genial!

Samu 02/05/2016

...
O livro é bem interessante, aqui o que deve ser pensado é em ironia para achar o livro bom e engraçado. Do contrario, temos apenas um cara machista, sem respeito pelo outro e se achando dono da verdade querendo fazer piada. Embora considere realmente as histórias de LF Veríssimo bem machistas, tento ver com um olhar irônico.
É bem escrito, leitura fácil de acompanhar e imaginar, bem organizada também.

Gabi 15/11/2014

Um livro engraçado e cheio de "gauchês", que nos faz rir na maioria dos contos e nos insere em histórias rápidas e sem muito nexo, algo que além de não interferir em nada na qualidade da leitura, o torna diferente e curioso.
Recomendo.

Gleison 06/04/2014

O Analista de Bagé
O livro é uma série de pequenos contos e estórias sobre o personagem de L. Fernando Veríssimo. Freudiano de carteirinha e com bom humor o personagem traz situações e práticas de tratamentos um tanto não convencionais. O livro ainda traz outras estórias sobre o comportamento humano diante de situações do cotidiano.

DIÓGENES ARAÚJO 19/03/2014

Leitura leve e divertida
Como era de se esperar, os contos de Luis Fernando Veríssimo são sempre muito divertidos e gostosos de ler, mas nesse ele se superou, provavelmente o melhor, da sua extensa lista de livros.

Thiago 03/07/2013

Livro: O Analista de Bagé
Autor: Luis Fernando Veríssimo

Primeiro falando sobre o autor deste livro, ele é uma figura pitoresca no mínimo. Escritor gaúcho na casa dos 70 anos, filho de Érico Veríssimo, fisionomia arredondada lembrando os desenhos de Maurício de Sousa na Turma da Mônica, ficou famoso por suas crônicas bem humoradas, que combinam com sua cara de desenho. Homem de poucas palavras, mas fluente no texto, não tem nenhum embaraço ao escrever. Suas crônicas são sobre o cotidiano e todas as possíveis situações engraçadas em que uma pessoa pode se meter nesse vasto campo.

"O Analista de Bagé" leva o nome de um de seus personagens mais famosos. Um livro fininho, que pode ser lido em poucas horas, e que exige pouco do leitor, mas extrai algumas boas risadas. Seus contos são irregulares, alguns ótimos outros nem tanto, mas na média o livro é bom. Algumas passagens são memoráveis. O Analista de Bagé curiosamente aparece bem menos que o esperado, pode-se contar nos dedos as aparições desta figura engraçadíssima, mas quando ele surge, é para arrancar um belo sorriso do leitor.

Rodrigo 12/10/2010

O terapeuta da técnica do joelhaço
Luis Fernando Verissimo é um autor de ótimas crônicas que revelam sua perspicácia e humor. O Analista de Bagé foi publicado inicialmente como crônicas em jornais que em 1981 foram reunidas em um livro.

Nesta obra são retratadas diversas situações vividas por um psiquiatra gaúcho estereotipado como machão, grosseiro e com uma linguagem tradicional gauchesca. O mais engraçado do personagem são suas opiniões sem noção e seus métodos pouco ortodoxos de tratar o paciente, tal como a técnica do joelhaço.

A obra é razoável, com um humor leve que não chega a levar ao riso. Para quem está mais habituado ao vocabulário tradicional gauchesco a leitura flui melhor. Para quem já leu as melhores histórias em textos avulsos não vale a pena fazer a leitura da obra completa. Classifico como uma obra entre fraca e mediana por ser um livro de humor que quase não faz rir.

lucas 06/04/2010

Grosso
hehe muito engraçado alguns contos, você chega a pensar que é impossivel existir alguem assim.

Mas outros contos são muito fracos, o que atrapalha o livro como um todo

zschornack 26/08/2009

Muito legal, embora não possa mais ler =(
Eu lia sempre que ía na casa do meu meio-irmão... só que agora o livro tá em Fortaleza ='(

Victor T. 17/08/2009

Algumas vezes você rí, muitas não
Uma montanha russa, essa é a definição que eu daria para este livro, pois nele existem seus pontos altos (como as crônicas do Pôker, Defenestrar, O significado das palavras e as do Analista de Bagé), mas também logo após estes pontos vem uma quebra brutal de humor, fazendo você continuar a ler só guiado pela inércia até a próxima elevação.

Contudo valeu a pena ler o livro para conhecer o estilo do autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5