A maldição

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Lucas T 05/01/2023

Mais magro

"Emagrecido", sussurra o velho cigano de nariz carcomido para William Halleck, quando ele e sua esposa Heidi saem do tribunal. "Emagrecido". E antes que Halleck possa recuar, o velho cigano estira o braço e acaricia-lhe a face com um dedo retorcido.

Foi dessa forma que Stephen King iniciou A Maldição do Cigano (1984), embora tenha sido publicado originalmente sob o pseudônimo de Richard Bachman, esse romance juntou todas as características que também podem ser encontradas em obras mais clássicas do autor, portanto, poderia facilmente ser identificada como sendo um livro do King.

Trata-se de uma história bastante peculiar e muito criativa. Aqui o autor vai falar dos ciganos e suas maldições. Mais precisamente, uma maldição que fará nosso obeso protagonista emagrecer compulsivamente, não importando o quanto ele consuma calorias, seu peso vai diminuindo gradativamente até chegar ao 'peso zero'. E quando isso acontecer, bom, ele morrerá.

"William Halleck estava dirigindo tranquilamente com sua esposa Heidi no banco ao lado. Quando repentinamente uma velha cigana apareceu em seu caminho e o fez perder o controle do carro. Ele não pôde parar a tempo e a acertou em cheio, matando a velha cigana na mesma hora. Aproveitando-se de sua condição de advogado, William foi absolvido de qualquer acusação, saindo do tribunal completamente ileso. Mas, no mesmo dia, um velho cigano cruzou seu caminho e lhe lançou uma terrível maldição "emagrecido"; que o fará perder peso descontroladamente, até a morte".

O que nos temos é uma intensa corrida contra o tempo, pois William precisará encontrar o velho cigano onde ele estiver e o convencer a retirar essa maldição. Mas não será tão fácil quanto ele pensa, pois os ciganos são ardilosos e sabem quais são as intenções de Billy. Eles o desprezam profundamente por atropelar a matriarca cigana, mesmo que acidentalmente. Portanto, convencê-los a retirar a maldição não será uma tarefa tão fácil assim.

O interessante é que Billy não foi o único amaldiçoado, pois houveram muitas pessoas envolvidas no atropelamento da velha; o advogado que o defendeu recebeu um castigo tão ruim quanto, pois sua pele começou a virar uma espécie de couro animal, com escamas brancas e rígidas; o juiz que o inocentou recebeu um castigo ainda mais doloroso, sua maldição foi ter a pele completamente destruída por espinhas e furúnculos purulentos. Algo totalmente repulsivo.

E nesse cenário trash King vai construindo sua narrativa, colocando o protagonista sob uma situação completamente desesperadora: ele vai morrendo (emagrecendo) mais a cada dia. E ainda tem a incerteza em relação aos ciganos e suas maldições, pois ele em nenhum momento sabe se de fato irá encontrar os ciganos e nem se conseguirá livrar-se desse terrível castigo.

É um ótimo livro pra quem gosta de terror e realismo fantástico.
Martins 06/01/2023minha estante
Bom dia, meu amigo! E que bela resenha, hein... mas onde foi que vc comprou esse título?

Lucas T 15/01/2023minha estante
Olá, meu amigo. Muito obrigado! Comprei esse exemplar em um sebo através do aplicativo Shopee. Fico de olho e sempre acabo encontrando algumas raridades iguais a essa.

gabilopeswb 27/12/2022

King sempre nos surpreende com suas tramas, e sabe prender o leitor como ninguém, e com ?A maldição? não foi diferente, o livro conta a história de Bill Halleck, um advogado bem-sucedido e com uma família feliz, até que um dia uma velha cigana cruza seu caminho e ele não consegue frear a tempo. Bill vai a júri, porém na saída do tribunal encontra um velho cigano com o nariz carcomido que lhe lança apenas a frase: mais magro. Desde então, sua vida vira de ponta cabeça, e tudo vai ladeira abaixo incluindo seu peso, então Bill parte para o seu objetivo de quebrar a maldição do cigano. (ps: isso tudo não é nenhum spoiler, pois já se encontra nas primeiras páginas do livro).

Sabe aquele livro que você nem sente as horas passando de tão gostosa que é a leitura? Esse livro é assim. Embora seja um livro de terror a leitura consegue ser leve e envolvente, e mesmo a escrita sendo leve ele consegue manter o suspense e a curiosidade, nos deixando ansiosos para acabar o livro.

Além da temática do livro ser superinteressante já que envolve coisas do oculto, maldições etc, esse livro também traz principalmente a reflexão sobre o que é justiça? Quais são os pesos e medidas corretos que se deve usar para punir alguém? O que define o que é justo ou a punição correta: a intenção, a dor, a ausência da dor, o sofrimento do apenado? Qual é a medida correta para tudo isso? Em polos opostos, ambos terão suas razões.

Esse também é um livro sobre amizade, sobre lealdade, eu não teria como deixar de falar sobre Ginelli, que com certeza foi o meu personagem favorito, ri demais com ele, com seu humor ácido e jeito decidido. Uma figuraça!!!

O final, não somente ele, mas o livro como um todo é muito surpreendente, vai te deixar pensando sobre o livro e sobre a vida por vários dias. Recomendo muito esse livro, principalmente agora para quem está de férias e quer se divertir sem perder a qualidade esse livro é maravilhoso

laurinhalag 27/12/2022

Como sempre, o autor se preocupa com os mínimos detalhes, escreve muito bem e desenvolve maravilhosamente a história proposta. Teve vários pontos que eu não curti tanto, muitos que acredito estarem ligados à época em que o livro foi escrito. Fe forma geral, foi um bom conto de ?terror? para passar o tempo

Fernanda631 25/12/2022

A maldição
A maldição foi escrito sob o pseudônimo Richard Bachman utilizado por Stephen King e foi publicado anteriormente como A Maldição do Cigano em 19 de novembro de 1984.
"Mais magro". Além de ser o título original do livro criado por Stephen King, são as palavras que o velho cigano professa sobre Bill Halleck. Após um momento de uma distração insensata ao volante, Bill acaba atropelando uma cigana que vagava distraída por entre os carros, matando-a prontamente. Com amigos no ramo e bastante conhecido na cidade Billy Halleck sai ileso, até mesmo sem alterações na pontuação de sua carteira. Valendo-se então da amizade de um juiz que adorava os seios de sua mulher e deveria ter-se acusado impedido (de julgar o caso), Bill escapa ileso de qualquer acusação. Ao sair do tribunal, porém, ele é confrontado pelo velho cigano, pai da cigana atropelada, que lhe toca o rosto e pronuncia as palavras já citadas.
Bill é um homem gordo com seus 111 quilos, e a cada dia vê seu corpo esvaindo pela balança de forma incômoda e assustadora. Certo de que estava sob a roga de uma maldição proferida pelo cigano velho, e longe de ter qualquer pessoa que acreditasse no mesmo que ele, Bill parte numa corrida desenfreada contra o tempo para reencontrar o velho cigano e convencê-lo a retirar a maldição e salvar a própria vida.
Criativo, mas às vezes cansativo para alguns "A maldição" reflete situações em que a sociedade está acostumada a fazer justiça com as próprias mãos quando a justiça comum falha. Os personagens são criados sob a ótica de que tudo pode acontecer com qualquer um e por isso mesmo o sentimento da raiva está bastante presente neles, levando-os a atitudes impensadas, de ambos os lados.
A Maldição traz a justiça feita com as próprias mãos a partir do momento em que a tal justiça dos homens falhou. Após atropelar e matar a velha cigana a partir de uma distração peculiar enquanto dirigia, Bill Halleck se valendo da velha amizade com o juiz quanto da má vontade das pessoas para com os ciganos. Inocentado, ele recebe o toque das mãos do velho pai cigano em seu rosto seguido da frase “mais magro” como já citei.
Billy um nada discreto cara de 111 quilos, começou a emagrecer de forma assustadora, mesmo comendo normalmente e ingerindo muitas calorias. Dia após dia, os quilos se esvaem, independente do quanto ele coma. Não há medicina, não há remédio, não explicação. De repente, sem fazer dieta ou exercícios, passa a perder mais de um quilo diariamente. No começo o emagrecimento é visto como uma coisa boa – emagrecer é bom, não é? – mas depois a idéia de uma doença grave lhe passa pela cabeça, porém tudo parece estar bem com o corpo de Billy.
Até que ele tem de encarar o fato de que foi amaldiçoado e que irá emagrecer continuamente até morrer. Acreditando então agora ter sido vítima de uma maldição rogada pelo velho cigano do tribunal, Bill parte em uma corrida contra o tempo para salvar sua vida, pois o tempo esta acabando e ele já percebeu.
Como ele vai convencer seu médico e até mesmo a sua família de que não está doente, que na verdade é tudo culpa de um cigano que o amaldiçoou? Sua mulher e seu médico, não acreditam em uma possível maldição, e sim acham que sua perda de peso é devido a uma anorexia nervosa psicológica, então ele terá que agir sozinho se quiser quebrar essa maldição e se salvar.
Aqui King aponta o que o ser humano tem de pior, e até que ponto pode se chegar para alcançar objetivos na vida, nos fazendo refletir sobre os limites éticos de cada um. King também levanta a questão sobre a justiça dos homens e o fato de ela nem sempre ser realmente justa.
Uma vingança mais poderosa do que a cadeia o espera após cruzar o caminho de Taduz Lemke, o velho cigano de 109 anos que é o patriarca de um grupo de ciganos que se movimenta pela costa leste dos Estados Unidos.
O cigano Lemke mostra que se pode sim fazer justiça com as próprias mãos, e o que é melhor, sem sujá-las. A obra que o nosso querido autor que escreveu sob o pseudônimo de Bachman é recheada de adrenalina, não só aquela fantasia assustadora que conhecemos e amamos, mas uma verdadeira corrida contra o tempo, em que cada segundo é precioso.
A gente vê que as pessoas são sujas em tudo que é lugar, não só na vida real. Claro que Billy não atropelou de propósito, mas foi imprudente e não sofreu nem uma punição da justiça por ser amigo dos homens que o julgou.
Característica principal das obras assinadas por Richard Bachman, os personagens são sempre levados a atitudes extremas seja por situações inesperadas e muito desespero na mente ou por conta de situações do mundo que os rodeia. Em outro aspecto, todos estão sempre à mercê do passar do tempo. Cada minuto a menos os empurra mais um pouco à beira do precipício. Ambos os protagonistas estão lutando contra o relógio para atingir seus objetivos. Neste caso, a história de Bill Halleck tem uma adrenalina bem maior, afinal sua vida está se esvaindo de forma desenfreada.
Quando Stephen King escreve com esse pseudônimo é melhor que os leitores abandonem todas as esperanças de um final feliz. A escrita de Richard Bachman é violenta e sangrenta na medida certa, é incrível como parece se tratar de outro escritor e não de Stephen King.
King não deixa de fora, contudo, seus passeios pela natureza humana. A maldição lançada pelo velho cigano e a busca por salvar a vida de Bill não o impedem de transferir seu desespero em forma de ódio para outras pessoas. A insana busca pelo cigano vai modificar, ou fazer aflorar, o verdadeiro Bill. Ele não sairá ileso desse livro, e ao final teremos um desfecho coroado com a ironia das ironias. Mordaz, ferino e irônico, Stephen King solta sua gargalhada sarcástica na conclusão do livro, e nós leitores que temos que assistir calados e sem sermos capazes de fazer absolutamente nada a não ser acompanhar como King nos vez desmoronar outra vez em um dos melhores finais que já escreveu.
O livro tem toques de terror, mas eu consideraria mais um suspense em si muito bem trabalhado. Resumindo A Maldição do Cigano conta a jornada de Billy Halleck que não via um cigano desde a infância e é amaldiçoado por um e ainda por cima têm de convencer esse cigano a perdoá-lo por assassinar um membro de sua família, antes que Billy Halleck morra.
A Maldição é o tipo de livro que precisamos nos entregar ao desespero dos personagens para extrair toda sua qualidade. É uma história alucinada que brinca com nossas crenças sobre o velho ditado do “aqui se faz, aqui se paga”. É King puro e é Richard Bachman em essência!
"A maldição" é um livro em que podemos de fato assumir para nós o desespero dos personagens onde tudo parece jogar contra. A maldição tem um enredo extremamente envolvente e fácil de atrair o leitor, cada vez que terminamos um capítulo ficamos ansiosos para ler o próximo.

Gustavo Rodrigues 14/12/2022

Premissa muito boa, desenvolvimento meio lento e final excelente. Aí um resumo do que é isso livro ?

As premissas do King são, quase sempre, muito atraentes. Imaginar que um cara não para de perder peso, independente da quantidade de comida ingerida, por conta de uma maldição é algo que chama a atenção.

O início é bom mas logo a história toma um ritmo meio lento. Até uns 60% o negócio anda bem devagar, porém ver o protagonista definhando a cada página aguça muito a curiosidade e te faz encarar esse ritmo mais lento com mais agilidade.

A coisa anda mais rapidamente a partir de uns 70%, engatando a quinta marcha perto dos 85% pra frente. O final é muito bom, digno de explodir a cabeça ?

Mas, sendo bem fiel a minha crítica, não posso dizer que o livro é muita coisa além de bom. O final eleva o nível, mas também não tanto ao ponto de ser um livrão ?
Marcy 14/12/2022minha estante
Até hoje me coço quando lembro da descrição de Cary ???

Gustavo Rodrigues 15/12/2022minha estante
Hahaha sim!! A descrição é bem feita ao ponto de dar agonia

Felipe.Mainarti 18/03/2024minha estante
Livro muito bom...acho ele um dos menos comentados do SK...do meio para o final ficou um pouco lento, mas o desenvolvimento dos personagens é bem legal

Kaliane 01/05/2024minha estante
Curti bastante, fiquei o tempo inteiro obcecada com a perda de peso, acho q isso foi o melhor. Realmente é meio lento e tem muitas descrições, mas o final compensou.

Hellohell 10/12/2022

O final desse livro é desolador
Comecei sem grandes expectativas, o início achei meio arrastado, mas bem interessante. Não conseguia parar de ler pois queria saber onde a maldição levaria o protagonista. O final só poderia ter sido escrito pelo Stephen King mesmo, muito cruel sério. Eu achei que fosse uma coisa, mas ele deu um plus. Recomendo.

Paulo 25/11/2022

......................................................................................................

Caroline Z. 25/11/2022

Obra simples do King
Confesso que eu esperava mais desta obra. A história em si é bem rasa. Vingança pura e simples das duas partes. E com vários elementos estereotipados, e eu falo tanto dos ciganos quanto de outros personagens, como o mafioso italiano e o médico viciado em cocaína.
King é King. A escrita é boa e instigante de qualquer forma, e eu realmente gostei daquela história da torta no final ?. Não foi previsível (e era bem macabro).
Enfim, eu recomendo a obra sim. Principalmente para quem gosta do autor. Mas não é a melhor dele. Entretanto, vai entreter.

Andreza 16/11/2022

Esperava mais
De todos os livros que lindo King esse foi o unico que acabei me decepcionando, não curti muito o final pois já imagina o que iria acontecer, achei muita muita enrolação durante o livro para ter esse final?

dullahan 13/11/2022

57,5
a escrita. a escrita do king é muito boa. toda resenha dos livros desse cara vou falar isso.
as vezes nem tá acontecendo nada demais, mas eu tava lá, vidrado.
os personagens são muito reais e... a é bom demais.
o lance da maldição é bem feito, que, até às últimas páginas, eu não sabia se era real, ou não.
gosto do clima do livro. as vezes ta num ritmo frenético e... cai de uma vez. cai pra uma angústia, sofrimento e agonia, gostei demais.

blackymoon 10/11/2022

Mas não existe ?estar quites?, homem branco da cidade. Todo mundo paga, mesmo por coisas que não fez. Nada de quites.

gostei da leitura, em alguns momentos me arrastei pra ler, mas a história voltou a me pôr no ritmo de novo e o final assombroso.