O grande capital

O grande capital John Dos Passos

Resenhas - O Grande Capital

Lista de Livros 31/07/2023

Lista de Livros: (USA 03) O grande capital, de John dos Passos
“— Mas, Mary, o que eu quero é fazer com que esses rapazes entendam que muitas vezes o próprio trabalhador é seu inimigo nessas coisas.
— O trabalhador se lasca de qualquer jeito — disse Gus — e eu não sei se são os amigos ou os inimigos que mais lascam eles.”
“— Eu não preciso lembrá-la que nasce um tolo a cada minuto.”
“— Precisamos de dinheiro, senão tudo se lasca.”
Mais do blog Lista de livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/07/usa-03-o-grande-capital-de-john-dos.html

Daniel Rolim 10/10/2014

Fechando com chave de ouro a trilogia USA, Jonh dos Passos recria a América do começo do século XX, através de jornais, poesias, músicas e narrativas dos mais variados tipos, sempre com a ideia de mostrar os Estados Unidos como fruto da multiplicidade de ideias e ações de todos os norte-americanos, desde o andarilho sonhador até o perseverante homem de negócios.
O que mais me espanta é o total desconhecimento do público em geral em relação a esta obra prima. É uma pena......

Mario Miranda 05/12/2019

Por que esquecemos grandes autores?
A Trilogia USA (Paralelo 42, 1919 e O Grande Capital) é uma das grandes reconstruções culturais da literatura ocidental. John dos Passos neste terceiro livro aborda o período pós Primeira Guerra Mundial, período ainda de euforia econômica antes da crise de 1929.

Os diversos personagens que compõe a narrativa contrapõe-se entre Mary French - uma líder de movimento sindical - com o ex-piloto da Força Aérea americana Charley Anderson, que ao retornar ao seu país desenvolve protótipos de aviões, levando-o da pobreza a fortuna em um curto período de tempo. Apresentando uma heterogeneidade da população americana, O Grande Capital é o fim de um processo de desenvolvimento econômico que em Paralelo 42 apresenta uma sociedade ainda essencialmente agrária, para uma outra já moderna e economicamente mais ativa.

John dos Passos é um mestra da narrativa moderna, incluindo além da estrutura narrativa formal, trechos de jornais, poesias, biografias de autoridades relevantes a época (como Ford, irmãos Wright, dentre outros). Não ler John dos Passos é manter-se ausente da revolução literária americana doa primeira metade do século XX, período que também nos ofereceu escritos como Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e William Faulkner (todos nascidos na mesma década de 1890).

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br