PHP Programando com Orientação a Objetos 1ª Edição

PHP Programando com Orientação a Objetos 1ª Edição Pablo Dall´Oglio

Resenhas - PHP

Daniel 02/04/2010

Um bom livro, nada mais
É uma pena que tenhamos tão poucas referências sobre orientação a objetos em PHP no Brasil. Felizmente, dentre as poucas que temos, algumas se destacam pela qualidade do discurso e conhecimento técnico. Uma destas referências é, sem dúvida, Pablo Dall'Oglio, escritor deste livro.

Mas o fato de o autor ser referência nacional no assunto não torna seu livro também uma referência. Ou melhor, torna uma referéncia por obrigação, mas isso não coloca seu livro entre as melhores bibliografias sobre o assunto.

O livro é muito bom, claro e objetivo. Envolve a discussão sobre o paradigma das design patterns e a orientação a objetos. Porém seu autor peca por não demonstrar uma boa visão de arquitetura de software ao longo do livro.

Para dar um exemplo, quando fala sobre a pattern Query Object, para tratar as instruções SQL como objetos a serem manipulados por uma aplicação, Pablo vincula algumas propriedades da linguagem SQL, como o order by, o limit e o offset a critérios de seleção, como where id = 3.
De acordo com a sua visão, uma consulta só poderá ser composta por propriedades se já conter em seu interior um critério de seleção.

Este é um dos problemas apresentados pelo discurso de Pablo. São pequenas coisas que, somadas e utilizadas em uma aplicação de alto nível, vão de encontro com o maior dos paradigmas da orientação a objetos: a reutilização.

De qualquer maneira, o livro é com certeza uma referência sobre o assunto. Aqueles que querem entender melhor o conceito de orientação a objetos atrelado à linguagem PHP devem tê-lo em sua lista.

Gilson Junior 14/01/2009

Orientação a objeto
Poderia ter um pequeno porém completo projeto de contrução de sites com orientação a objeto, mas apesar disso, é um excelente livro, recomendo!

novatec 03/12/2009

PHP
O PHP é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Sua popularidade se deve à facilidade em criar aplicações dinâmicas com suporte à maioria dos bancos de dados existentes e ao conjunto de funções que, por meio de uma estrutura flexível de programação, permitem desde a criação de simples portais até complexas aplicações de negócio. O uso da orientação a objetos juntamente com o emprego de boas práticas de programação nos possibilita manter um ritmo sustentável no desenvolvimento de aplicações. O foco deste livro é demonstrar como se dá a construção de uma aplicação totalmente orientada a objetos. Para isso, implementaremos alguns padrões de projeto (design patterns) e algumas técnicas de mapeamento objeto-relacional, além de criarmos vários componentes para que você possa criar complexas aplicações de negócio com PHP.

Principais tópicos abordados no livro:

Introdução ao PHP, arrays, strings e arquivos
Orientação a objetos, conceitos e implementações
XML, Web Services, tratamento de exceções
Técnicas de mapeamento objeto-relacional
Criação de classes para apresentação de HTML
Criação de classes para formulários e listagens
Criação de classes para manipulação de SQL
Criação de uma aplicação orientada a objetos

site oficial:http://www.novatec.com.br/livros/phpobjetos2/

eriksonsr 12/06/2014

Acredito que em relação as leituras técnicas, sem dúvida foi o livro que mais me acrescentou até hoje! Meu top 10 melhores livros do mundo acaba de ganhar o primeiro livro técnico. O livro é no mínimo excelente, mesmo tratando de alguns tópicos bem avançados como Orientação a Objetos, mapeamento objeto-relacional, padrões de projeto e tendo uma linguagem mais séria e formal, o Dall'Oglio consegue ser extremamente claro e sucinto. Os exemplos que o autor da, a linguagem e os vários diagramas explicativos tornam o livro todo bem claro e objetivo.

Os exemplos extremamente práticos que o Dall'Oglio cria, o capitulo sobre Orientação a Objetos, padrões de projeto e o capitulo final em que ele cria uma aplicação com tudo que foi visto são as melhores partes. O exemplo da classe que faz log e as diferentes classes que geram diferentes tipos log implementando a primeira também foi uma parte que gostei muito no livro.

Espero que da imensa fila de livros para estudar que tenho aqui, algum deles consiga me surpreender e ser tão bom quanto este foi, não precisa ser melhor, só de estar no mesmo nível já vai me deixar muito feliz.

RobertoPC 08/01/2016

Me acrescentou muito como profissional
Este livro me acrescentou muito como profissional.
Me consolidou em conceitos antes entendidos, porém não compreendidos.