Igreja, Por Que me Importar?

Igreja, Por Que me Importar? Philip Yancey
Philip Yancey

Resenhas - Igreja, Por Que me Importar?

George Facundo 10/10/2011

Yancey é um dos meus grandes "gurus" no que diz respeito a eu parar para ler algo escrito sobre o universo da cristandade! E mesmo considerando ele como um "guru", ele não escreve como tal, passa longe até. Yancey é jornalista, e escreve como jornalista. Ao contrário de outros escritores cristãos que escrevem com ar de "autoridade no assunto", Yancey parte da prerrogativa da ignorância.
Quando ele fala sobre qualquer assunto, ele sempre começa do zero, e vai investigar, estudar, pesquisar, e sempre seus livros são frutos desta busca. Então, quando você o lê, você vê claramente que a escrita é progressiva, que junto com ele você vai aprofundando mais e mais, até chegar a conclusões surpreendentes desta busca.
E com esse livro não é diferente. Certamente antes dele escrever ele se perguntou: "Poxa, hoje há tantas críticas (e maioria até com relevância) sobre a igreja, mas qual o verdadeiro papel dela? Realmente ela estava nos planos do mestre de Nazaré ou isso foi invenção de São Paulo? Ela tem feito muito mais mal ou bem para o mundo? Ela é necessária hoje? Enfim, estas e muitas outras perguntas são levantadas no livro.
Só lembrando que o autor não é do estilo "respostas prontas". Muitas vezes ele joga a pergunta pro próprio leitor tirar as próprias conclusões.
Enfim, muito instigante esta leitura e certamente com toda segurança de quem já leu vários livros dele, indico esse sem medo!

Caio Silva 13/02/2024

Igreja? O que é isso?
Amar a Igreja, Por quê?

Primeiro livro que leio em grupo, especial não apenas pela situação mas também pelo conteúdo do livro.

Yancey escreveu um livro que pode ser lido por ?igrejados?, ?desigrejados?, pastores, pessoas sem fé e entre outros. Livro em dividido em 3 partes. Em primeiro momento ele confessa sua decepção com a igreja. No segundo momento vemos o exemplo do que é ser igreja. E por último recebemos algumas exortações.

Nosso grupo conseguiu compreender o que é ser igreja, muito pelo exemplo que recebemos da igreja da rua La Salle que eu creio que seja um exemplo a ser seguido (o autor a descreve no livro).

Em conclusão, porque devemos amar a igreja?
Porque somos um corpo composto por membros imperfeitos que buscam/almejam em comum a santidade, e o mais importante é que Deus nos amou mesmo sendo pecadores e errantes, mesmo o magoando todos os dias com nossas transgressões Ele ainda continua nos amando e cuidando, então, se experimentei um amor misericordioso ao qual esquece os meus erros no meu mínimo sentimento de arrependimento, eu devo oferecer esse perdão aos meus próximos.

Para refletir:
Se não consigo suportar, tolerar, amar e perdoar o meu próximo (a igreja), talvez eu não tenha recebido o perdão do Pai.

Marcio 08/11/2020

Um livro para se compartilhar.
Gosto muito da maneira que Philip Yancey escreve, vai te colocando na história de uma maneira quase imperceptível, como um repórter vai trazendo aos poucos sua visão sobre o assunto sem que você não deixe de ver as percepções dos outros sobre o assunto e a sua, suas narrativas sendo colaboradas pelas situações vividas tanto por ele mesmo como pelas suas personagens força a cada página uma reflexão, o livro na verdade ratifica a importância de uma comunidade de fé e a importância disso na vida de cada pessoa, outra coisa que sempre gosto no escritor são suas referências usadas de outros escritores, algo comum em todos seus livros, nos permitindo conhecer assim os escritores que influenciaram na sua forma de pensar e escrever, é um daqueles livros que mesmo depois de terminado continuam conosco pela vida.

Franklyn 30/09/2022

Caminhos e descaminhos para a Igreja!
Philip Yancey é o autor cristão da atualidade que mais admiro, além de uma profunda sensibilidade espiritual, sua habilidade para usar as palavras é maravilhosa, poucas pessoas conseguem transitar nos mais diversos campos do conhecimento humano (teologia, filosofia, política, história, psicologia e etc...) e manter uma linha de raciocínio lógica.
Neste livro, sobre eclesiologia, ele não trata da doutrina da Igreja propriamente dita, mas sim, sobre como viver dentro dessa comunidade. O livro é curto, e a linguagem do Yancey faz parecer que você está sentado numa cafeteria conversando com um amigo mais velho que te aconselha com sabedoria e humildade.
Impossível participar de uma reunião cristã da mesma forma depois de ler este livreto, posso dizer que está obra me trouxe novamente ao seio da Igreja.
A obra ainda é prefaciada pelo maravilhoso Eugene Peterson.

Rafael Reis 12/11/2012

Curto, direto e proveitoso.
A vontade de ler essa obra é parte da minha jornada de leitura "Philip Yancey".
Um livro simples, sem os famosos questionamentos do autor e com a escrita de qualidade Yancey.
O autor não procurou julgar a igreja, ele passa por aqueles bons exemplos, que sempre sabe escolher, mostrando a sua importância. A comparação com o grupo alcoólicos anônimos é levemente mostrada nas páginas, além de diversas citações que nunca faltam nos escritos do autor.
O final é bastante interessante e conta com uma lista de 5 pontos, os quais se referem a conselhos sobre o cuidado consigo e à comunidade.
Palavra confortantes que me animaram com a vida em comunidade.