Confidências de Uma Ex-Popular

Resenhas - Confidências de Uma Ex-Popular

Sarah Sales 01/06/2022

Virou um favorito
Classificação: +16
?? Gatilhos/Avisos de Conteúdo: homofobia, racismo, violência doméstica, venda/uso de drogas, problemas familiares.

Que livro maravilhoso, confesso que no inicio não tinha muitas expectativas, mas o livro foi evoluindo de um jeito que virou um favorito.

Ver o amadurecimento da Renata foi uma das coisas que mais gostei, no começo eu não suportava ela, mas depois lá estava eu defendendo ela ?.

A parte da investigação também não decepciona, foi me deixando cada vez mais curiosa pra saber o que estava por trás da demissão de uma das professoras do internato e confesso que não imaginava o plot no final.

Outra coisa em destaque são as amizades verdadeiras que a Renata faz e como elas ajudam na evolução dela como pessoa e também o romance que é construído devagarinho, mas que é impossível não shippar.

Talvez alguns não gostem do final, pois não é tão final feliz assim, mas acho que algumas coisas são necessárias e que nem tudo que a gente como leitor quer, vai ser o melhor pros personagens.

Enfim, mais um livro da Ray que AMEI ler ??.

Michelle 16/08/2022

O final foi de me deixar chocada!!
Aqui vamos conhecer a Renata, ela acabou de ser expulsa da escola, e seus pais decidem que a melhor forma de fazê-la criar juízo, é mandá-la para um internato católico super rígido. Renata é mimada, rica, nunca teve dificuldades financeiras ou por fazer parte de alguma minoria. Mas quando entra nesse internato, Renata vai conhecer pessoas que irá abrir os seus olhos para várias coisas, vai criar amizades, se apaixonar e também se envolver com várias questões misteriosas ligadas ao internato.
O que eu mais gostei do livro, é que é claro que Renata não é perfeita, ela já errou e vai errar muito ainda, mas aqui a gente acompanha o crescimento da nossa personagem, ela vai se conhecer melhor, aprender com os seus erros, e o final foi de me deixar chocada!!
bia.lino 22/09/2022minha estante
Ele é sem hot?

Michelle 22/09/2022minha estante
Tem algumas parte que deixa meio óbvio mas nada explícito

Lalesca0 12/06/2021

Indico a leitura
Sem dúvidas é um livro bem gostoso de ler. Te prende com capítulos relativamente curtos e a história se desenvolve sem enrolação. Gostei muito de ver o desenvolvimento dos personagens ao longo do livro. :)

Graziele.Rodrigues 11/01/2022

Os tapas que esse livro me deu
Quando eu comprei esse livro eu pensava que ia ser igual o filme " Uma patricinha de outro mundo " é um pouco mas surpreendi pq eu pensava que ñ ia ter inclusão mas teve o tapa que a autora me deu e anguns temas que a autora encaixou
Amei livro perfeito

Day 21/05/2022

Eu sempre fico muito triste quando acabo não gostando de um livro nacional. Eu conheci a escrita da Ray pelo livro "Os 12 signos de Valentina" e simplesmente amei tudo do início ao fim, a escrita era engraçada, os personagens bem construídos e o final aqueceu meu coração. Mas quando lia esse livro sentia que tudo era tão forçado que não conseguia me prender e sentir uma efetiva evolução da personagem, o romance pra mim foi bastante morno, nada que me fizesse torcer loucamente pelo casal. A trama do Colégio Interno e o mistério da professora Trentim e todo o Conselho me parecia absurdo demais, não conseguia me conectar com nada disso. Enfim, todo o meu amor por esse livro está numa personagem maravilhosa chamada Lívia.

carpediembabi 26/08/2021

amo esse livro mais que tudo

Alice 25/12/2021

É MUITO BOM !! A história eu achei muito bem elaborada, ficou super legal, a maneira que é contada e os pensamentos de tal personagem, já aviso pra quem pretende ler que tem umas duas partes mais.. "quentes" que eu fui pega de surpresa, mas n acredito mais na historinha da cegonha, ent tudo certo, são partes bem leves que passam rápido, não interferem muito, é ótimo ver a intriga sobre os assuntos tratados que não vou dizer quais para não dar spoyler, o livro é ótimo

maria 21/02/2021

?não podemos nos dar ao luxo de engavetar os nossos próprios sonhos em detrimento dos sonhos dos outros?

Isadora Alves 02/04/2021

Divertido e sem deixar assuntos relevantes de fora
Eu gostei tanto desse livro, mesmo tendo lido Bola na rede no wattpad eu não lembrava muito bem da história então foi uma surpresa muito boa esse livro.
Antes de tudo eu preciso falar dessa capa, que coisa mais linda sério essa arte ficou incrível.
Agora vamos das minhas impressões, o livro tem um pouco mais de 400 páginas mas a leitura é tão fluída e agradável que você devora rapidinho sem nem ver o tempo passar, acho que essa é uma das características da Ray mesmo, escrever histórias tão gostosinhas de ler, mas sem deixar de tratar assuntos importantes e relevantes.
Eu gostei muito desse final, eu acredito que sim, a gente precisa alcançar a plenitude e felicidade sozinha para depois no momento que "for pra ser", podermos compartilhar com o outro.

Isadora 24/02/2020

Amei!
Eu acompanhei bola na rede desde o início, capítulo por capítulo, e me emocionei demais quando descobri que seria publicado! Mesmo com as várias mudanças, ficou ainda melhor do que o original (e eu não sabia que isso seria possível). Me peguei apaixonada novamente pela Renata, pelo Guilherme e pela Lívia, e foi maravilhoso reencontrar esses personagens! Recomendo pra todo mundo que quer uma leitura que, ao mesmo tempo que te faz pensar, te diverte!

letixa 28/04/2021

Eu amei muito esse livro. A evolução da Renata é perfeita.
Livia maravilhosa desde sua primeira aparição.

Ivy (De repente, no último livro) 14/03/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Confidências de uma ex-popular é envolvente, divertido, cativante, e ao mesmo tempo em que brinca, evoca lembranças no leitor e nos envolve com seus personagens, também levanta questões sociais importantes. Achei incrível como a autora consegue inserir um debate intenso nas páginas de seu livro, sem deixar a trama focada nisso, ao mesmo tempo em que com leveza e sutileza passa a sua mensagem. O livro fala sobre preconceito, racismo, homofobia, abuso, nepotismo e corrupção de uma maneira aberta, fácil pra qualquer leitor entender a mensagem, sem permitir que a estória se torne maçante ou dramática.

Ray Tavares aborda e discute, traz pontos de vista, mostra as faces da moeda, oferece ao leitor a chance de refletir sobre temas extremamente relevantes, mas consegue ainda nos manter imersos naquele ambiente promissor, cheio de sonhos e ideais que é o ensino médio. A autora consegue fazer o leitor voltar no tempo, relembrando um tempo das nossas vidas onde tudo é mil vezes mais intenso, mais confuso também, mais dramático com certeza, e que define o que nós somos, o que seremos e o que queríamos ter sido.

Achei o livro realista, a escrita de Tavares é madura, os conflitos abordados são relevantes e conseguem manter o interesse do leitor na trama, e os personagens, mega carismáticos, sofrem uma evolução incrível do começo ao final. Evolução incrível e plausível, coerente com o que estão vivenciando e achei isso muito bem desenvolvido pela autora. Ninguém muda da água pro vinho em minutos, e as coisas não melhoram num passe de mágica. Esse é o ponto mais bacana da estória de Ray Tavares: tudo condiz com a realidade, é um desenrolar próximo do nosso próprio cotidiano e estória (ok, exceto a parte em que não somos riquissimos como a Renata) e a trama, apesar de juvenil, não é aquela trama chatinha e besta, onde tudo parece feito de algodão doce, mas sim uma estória bem dinâmica, que arranca risos mas também provoca emoções, reações e nostalgia por parte do leitor. Uma estória que se torna mais adulta com o passar dos capítulos, que se arrisca em falar com o leitor mais jovem temas sérios, que precisam sim ser discutidos, que merecem ser trazidos à tona.

Gostei demais do romance. Claro que houveram alguns detalhezinhos no casal que me deixaram um pouco cansada às vezes, mas no geral Renata e Guilherme possuem química, são interessantes, possuem bons diálogos e me fizeram torcer por eles. Também Lívia, a colega de quarto extravagante me ganhou por completo, um dos melhores personagens do livro, com certeza. Aliás, a abordagem que o livro traz sobre amizade é incrível. A autora aponta os sinais e detalhes que compõem as verdadeiras amizades e ela vai formando isso ali bem diante dos olhos do leitor, e foi muito gostoso acompanhar esse recomeço da Renata, assistir ela conquistar verdadeiros amigos e ser quem deveria ser desde sempre. Mil palmas pra Ray Tavares por criar uma protagonista forte, destemida, que evoluí e surpreende ao se apresentar como uma chata egoísta em suas primeiras páginas, pra logo remover a armadura e escancarar ao leitor sua outra face.

Apesar de tudo o que tenho de positivo em dizer sobre o livro, houve um ponto que me frustrou. O final! Não gostei do final. Depois de mais de 400 páginas vivendo com Renata tantas coisas, acho que o leitor merecia um final que nos deixasse com um sorrisinho bobo nos lábios, que nos delicie com aquela emoção gostosa de fechar o livro e suspirar. Isso não aconteceu comigo. Achei o final prático demais, frio demais. Poderia ter sido mais sentimental, senti falta desse friozinho na barriga que livros assim sempre me trazem. Sei lá, talvez para um leitor mais centrado, mais racional, possa até ter sido um final coerente, bacana. Mas pra mim, infelizmente não funcionou, ficou uma sensação bem agridoce.

Confidências de uma ex-popular é um livro que revela aos poucos ser muito mais do que a gente esperava. Não se contentando em ser apenas mais um romance juvenil, Ray Tavares nos entrega uma estória sobre vencer obstáculos, recomeçar outra vez e ser alguém melhor mesmo quando ninguém acredita em você. É um livro que começa despretensioso, mas logo se torna maduro, envolvente e num tom leve, porém firme, aborda questões sociais relevantes para os dias atuais, sem perder o charme e o encanto que conferem à estória um ar moderno e doce pra encantar e agradar em cheio aos leitores mais jovens e também aos mais maduros.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Michelle 27/04/2020

Rebeldia, confusão e mudanças. É o que vemos por aqui.
Nesse livro conhecemos Renata Vincenzo, uma menina rica, mimada e que sempre teve de tudo. Fazia e acontecia e nunca sofria punições pelos erros que cometia. Até que fez uma coisa gravíssima, que precisou da intervenção de seus pais, que são pessoas muito importantes e influentes, para que tal coisa não fosse revelada para a imprensa e ela acabasse detida. E o que acontece em seguida é ela ser matriculada, ainda que contra sua vontade, em um internato católico para que pudesse encontrar um caminho melhor.

De início vemos Renata revoltada com tudo e com todos, pensando ser intocável. Mas dessa vez poderia implorar que seus pais não voltariam atrás. E ao chegar no internato continua a garota rebelde e mimada de sempre.

Eu queria socar a Renata assim que me foi apresentada. Sabe aquela garota que pensa ter o rei na barriga? É ela. Mas como teria que ter alguma lição aprendida ali, vemos o desabrochar dessa menina, que se vê sem contato com seus antigos "amigos". O início de Renata no internato não foi nada fácil, ninguém dava mole para ela, afinal a grande maioria ali também vinha de família rica, e isso fez ela perceber que ou ficava sozinha ou fazia amigos. E foi assim que, aos poucos, se aproximou de Lívia, sua colega de quarto que é doida e incrível, e também de Guilherme, o menino bolsista super interligente e que é muito fofo.

Eu adorei ver as mudanças na Renata, enfim a ficha caindo de que tem coisas muito mais sérias e importantes acontecendo ao redor do que a pirraça de não querer ficar ali. Foi muito legal ver o desenrolar da história, cheia de reviravoltas e coisas acontecendo. Ver a evolução dos personagens, ver as amizades que foram feitas ficarem cada vez mais fortes. E adorei o que a Ray nos deu no final, indo além da história de adolescente que eu esperava. Foi muito legal ver esse "a mais". Vi muitas resenhas falando que esperava mais, que o livro foi muito adolescente, foi fraco e tal. Mas gente, sério. A protagonista tem 17 anos, esperavam uma história mega adulta? Por favor né! E sinceramente, o livro tem bastante movimento, sempre vemos coisas acontecendo, inclusive aborda assuntos presentes no nosso dia a dia e que são bem sérios e importantes de serem discutidos.

Só digo uma coisa: fui surpreendida por uma história que me prendeu do início ao fim. E recomendo muito a leitura. Ray Tavares sempre acerta, minha gente!!!

site: https://www.instagram.com/falandosobrelivros/