Obra completa

Resenhas - Murilo Rubião

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thayna 23/07/2014

contos
O autor do livro relata sobre histórias de animais e pessoas,algumas delas os animais falam com as pessoas.Esse livro é muito criativo,pois
ele ajuda a despertar a imaginação de que

Dupla leitora:Thayná e Mirian números:29 e 23 7°ano A

GAME E SUPERAÇÃO

Alexandre 05/01/2015

surpreendente!
estou começando, mas já me agradei! Quem curte Borges, Gabriel Garcia Marques e Cortázar, deve gostar! realismo fantástico.

Fabio Martins 30/07/2015

Murilo Rubião - Obra completa
Desde que fui apresentado ao realismo mágico de Gabriel García Márquez, autor de Cem anos de solidão e O amor nos tempos do cólera, me encantei pelo gênero. A habilidade de narrativa e o tato em misturar as histórias verossímeis aos acontecimentos fantásticos capturam o leitor desde o início da trama. Decidi procurar mais escritores com a mesma proposta e, por surpresa, descobri que um brasileiro está entre os pioneiros deste estilo.

O mineiro Murilo Rubião, além de escritor de exímia qualidade e trato no texto, foi também jornalista e chefe de gabinete do então presidente Juscelino Kubitscheck, em 1951. Sua obra é pouco extensa – cerca de 50 contos. A semelhança com os livros de Franz Kafka (autor de A Metamorfose) chamava a atenção na época, mas ele garantia que não havia lido nada do escritor tcheco antes de publicar seus textos.

O escritor primava pela palavra perfeita, a língua em sua forma mais nobre e limpa. Por isso, ao invés de escrever mais, reescrevia incessantemente os que já estavam publicados, tentando melhorá-los sempre.

O resultado é uma coleção curta, mas de alto valor literário, daquele que foi o pioneiro brasileiro no gênero de realismo fantástico. Alguns contos, entretanto, por possuírem linguagem tão elaborada, confundem o leitor – neste caso, as histórias fantásticas não ajudam – e são de difícil compreensão. Mas a maioria contém narrativas deliciosas de ler, que retratam tão bem o cotidiano brasileiro dos anos 1950 e 1960 aliados a acontecimentos estranhos.

É o exemplo do conto O Ex-Mágico da Taberna Minhota, que conta a história de um mágico já cansado de seus poderes, pois o atrapalham no dia a dia. Após uma tentativa fracassada de suicídio, vai trabalhar como funcionário público, que para ele representa uma espécie de morte lenta. O tédio é tamanho que ele perde sua magia.

Tem também o meu texto preferido, Os Dragões, que narra a história de uma cidade que recebeu diversos exemplares desta espécie tão incomum. De início, o medo e a falta de informações de como lidar com eles, atrapalhou o convívio. Depois, contudo, os dragões se adaptaram aos humanos e aderiram aos costumes.

Murilo Rubião poderia ter sido mais conhecido por sua obra se ela fosse maior, porém não deixa de ser o pioneiro – e um dos únicos nomes – no Brasil de um estilo literário que dominou a América do Sul em décadas recentes. A leitura é aprazível e rápida e vale a pena conhecer.

site: lisobreisso.wordpress.com

Our Brave New Blog 11/05/2016

RESENHA OBRA COMPLETA - OUR BRAVE NEW BLOG
É muito bizarro você saber que tudo o que você vai ler de um autor está contido num livrinho de 200 e poucas páginas. Quase 50 anos escrevendo e o cara ficou punhetando palavra de uns 30 contos, nos deixando ávidos por mais que esse gênio poderia ter escrito. Talvez um romancinho me deixasse satisfeito, mas vamos ter que nos contentar com os incríveis contos de Murilo Rubião e nada mais.

Rubião é um cara peculiar: escrevia fantasia antes mesmo do movimento do Realismo Mágico latino-americano, se tornando o precursor sem nem saber. Publicava muito nas revistas mineiras, e a escassez desse tipo de revista faz muita falta atualmente, pois era um ótimo meio para se descobrir novos escritores, e também é bom lembrar que grandes autores publicaram em folhetim, como por exemplo Dostoiévski, Bashevis Singer, H. P. Lovecraft, Issac Asimov, entre outros.

Todos os contos do Rubião vão em direção a desvendar a alma humana no seu íntimo, como, por exemplo, O Coelhinho Teleco, um bicho que pode se metamorfosear no que quiser e que, por isso, sente que não tem uma identidade própria, ou Barbara, conto em que toda vez que o marido satisfaz a esposa, ela fica mais gorda. Há também uma vertente do que eu chamo de Realismo Absurdo, que é quando toda obra me lembra Esperando Godot, logo se classifica no teatro do absurdo e aí entra na nova categoria que eu mesmo criei. Porque bom critico é assim, ele inventa novas regras inúteis só para ter o nome lembrado no futuro.

RESENHA COMPLETA NO SITE: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/obra-completa-por-murilo-rubiao

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/obra-completa-por-murilo-rubiao

C_moon 27/02/2023

Demorei muito pra finalmente me dedicar a essa leitura e estou extremamente feliz que conheci contos tão estranhos, porém ricos de significados. Fez-me cair numa paixão por esse gênero, especialmente o fantástico, e refletir bastante sobre a vida.
Murilo Rubião merece bastante conhecimento, merece ter suas obras sendo temas de debates e estudos, pois há muita coisa aqui que traz inspiração e nos faz pensar.
Foi uma leitura rica onde eu aprendi e fiquei bastante impressionade com cada conto que eu ia lendo. Difícil escolher preferidos, mas acho que os que mais me impactaram foram: "O ex-mágico da Taberna Minhota", "A flor de vidro", "Os dragões", "Teleco, o coelhinho", "O lodo", "Marina, a Intangível", "Bruma (a estrela vermelha)", "A lua", "O homem do boné cinzento", "Elisa", "Petúnia", "Aglaia", "O convidado", "Botão-de-rosa" e "Os comensais".
Super recomendo!

Giovanna538 10/03/2021

Muito bom.
Uma homenagem ao Centenário do escritor mineiro Murilo Rubião, juntando todos seus contos fantásticos publicados. Muito interessante as entrelinhas dos contos. Gostei.

Matheus Zucato 25/04/2022

Excelente representante brasileiro do Realismo Mágico
Sensacional esta descoberta de um autor que deveríamos reconhecer muito mais. Sou mineiro e, por ser mineiro, fico um tanto triste de ter descoberto este autor já na fase adulta. Gostaria que meus professores dos tempos de escola tivessem trabalhado estas pérolas (os contos) conosco.

No entanto, é de uma felicidade imensa ter este autor brasileiro (e mineiro!) como representante do realismo mágico no Brasil, gênero tão mal difundido por aqui, e ainda menos aproveitado por nossos escritores. Serve de motivação para ler Rubião o fato de contantemente compararem sua obra aos contos de Kafka, mesmo sem o autor ter tido conhecimento dos textos do autor tcheco quando da escrita de boa parte dos contos. Coincidências naturais.

Da obra completa de Rubião, os 33 contos, gostei de 26. Quantas excepcionais surpresas recheadas de criatividade e simbolismos encontrei aqui. Alguns foram os favoritos:

- O pirotécnico Zacarias.
- O ex-mágico da Taberna Minhota.
- O edifício.
- A fila.
- Os três nomes de Godofredo.
- A armadilha.
- O bloqueio.
- Mariazinha.
- O convidado.
- Os comensais.

A obra ainda traz dois posfácios, um de Jorge Schwartz, o outro de Carlos de Brito e Mello.

Leandro 12/10/2022

Quebra-cabeça
Leitura desafiadora. Não que a linguagem de Rubião seja difícil. Ao contrário, o autor é muito preciso no que quer dizer. Difícil mesmo é penetrar nas várias camadas de significado com que reveste seus contos.

Não leva cinco estrelas pelo elemento bizarro que permeia alguns dos textos. De resto, um dos melhores livros que li este ano.
Rafael Nini 16/11/2022minha estante
Dúvida sincera: você considera o "elemento bizarro" como um defeito?

Leandro 16/11/2022minha estante
Não, eu diria que é mais uma questão de gosto mesmo. Algumas pessoas, inclusive, curtem Rubião justamente por isso. Para o meu paladar, ele passa da dose.

Paah 08/04/2020

Impressionante o quanto Murilo Rubião é incrível. Apenas o descobri agora, já na graduação de letras, indicado por um professor. Fico triste que ele não é conhecido pelo público geral. Seus contos são incríveis, com marca de um fantástico único, dificilmente encontrado na literatura brasileira. Eu, como escritora, sou suspeita para falar, pois Rubião é o artista que mais me inspira. Ao terminar de ler seus contos, quero escrever logo em seguida. Os finais sempre em aberto, a abertura dos contos com trechos da bíblia, a forma como o livro todo parece se completar.... Suas marcas são essenciais na emancipação da literatura fantástica na literatura brasileira.

Túlio 15/11/2017

Melhor do que a encomenda
Para começar, essa edição da "obra completa..." ficou ótima! Simples e objetiva com bons textos de apoio. Sobre Rubião só o conhecia de ouvir falar, aqui e ali, sobre o realismo fantástico e as comparações com os latinos americanos (Garcia Marquez em especial) e etc... Para mim ele se parece mais com J. J. Veiga do que qualquer outro? Deixando os rótulos de lado, Murilo Rubião faz um ótimo trabalho com seus contos curtinhos (o livro é composto em sua maioria por contos de no máximo 10 pgs). No entanto, não é pelo tamanho que medimos a façanha. Gosto disso! Esses textinhos que te mergulham em um universo bastante particular, e que te faz pensar um bocado! Em resumo, a atmosfera do livro como um todo eu diria que é perturbadora, no sentido de que é incômoda. Te deixa quase sempre deslocado com um detalhe absurdo ou outro que Rubião insere nas histórias sem dar grandes explicações. Na maioria das vezes os personagens estão em conflito consigo próprio ou com outras pessoas, quase sempre fugindo de algo mais ou menos inexplicável, o que em certo sentido se assemelha a um sonho onde os limites da realidade não são tão bem demarcados. Do ponto de vista da escrita ele caminha muito bem também. Tem boa fluidez, te insere rápido na história, e dá para dizer até que em alguns casos há uma economia de palavras proposital. Os temas variam da alienação, da insistente falta de sentido da vida, loucura, e por aí adiante. Gostei muito desse Murilo Rubião! Confesso que deveria ter lido antes. Deixando os rótulos de lado, ele é muito bom!

Tenan 08/09/2023

Murilo, o Desconhecido
Nunca tinha ouvido sequer menções a Murilo Rubião, e que grata e mágica surpresa ter contato com todos seus contos.
Seu talento de comparar nossa realidade, usando elementos mágicos, é algo fora do normal.
Meus contos preferidos :
Os Dragões
O edificio
O homem do boné cinzento
Aglaia

Marcus 27/12/2016

O fantástico nas serras mineiras
Elementos da literatura fantástica ja se manifestavam no Brasil no fim da década de 1940, quando Murilo Rubião começou a ter sua obra publicada. O autor não esconde a influência e sua admiração por Machado de Assis, de quem, inclusive, chega a usar como epígrafe um trecho de "Memórias póstumas de Brás Cubas", livre inspiração também para o conto "Memórias do contabilista Pedro Inácio".

Epígrafes, aliás, antecedem os contos do autor. A maior parte das citações é extraída da bíblia, embora Murilo Rubião tenha declarado em entrevista que a religião católica "mais tarde não me convenceu". Tornou-se agnóstico.

Muito breves, os contos têm como cenário predominante as serras e pequenas cidades da Minas Gerais natal do autor. À paisagem campestre mesclam-se elementos presentes nas obras de Franz Kafka, não apenas na narrativa de situações desconcertantes que envolvem seus personagens como também na transformação de seres humanos em animais, e a metamorfose desses em diferentes espécies.

Li 20 contos do autor em uma edição rara de 1965, mas a Companhia das Letras lançou este ano a "Obra Completa" do autor que ilustra esta nota. Vale muito a leitura.

site: blogbeatnik.blogspot.com

Gabriella.Davet 30/08/2021

Leitura obrigatória para o vestibular da UEPG, não gostei muito, mas li até o final, demorei muito para terminar de ler porque estava muito cansativa a leitura.

albertoscerri 20/05/2024

Os contos do Murilo apresentam elementos fantásticos, que pouco são questionados pelos personagens presentes nas tramas, em realidades muito concretas, de grandes e pequenas cidades. Não há a intenção de trazer uma moral ao final das histórias. Os dispositivos servem, na minha opinião, para percebermos os limites e as belezas do humano, das relações, da melancolia.
Uma sala de jantar com pessoas que não comem, um animal que fala e se transforma em outros animais até querer ser humano, dragões que precisam aprender a ler, um casal que tem centenas de filho sem ter relações sexuais, um homem condenado por tráfico de drogas que nunca traficou. Essas são algumas temáticas de interpretação bem aberta presentes nos contos, que ficam sendo digeridos, por dias, na cabeça de quem lê.

Infinityoned 13/04/2023

Esse livro traz contos muito bons
Gostei demasiado da leitura, porém acho que a ordem dos contos atrapalhou minha experiência com o livro. Chegou uma hora que eu só pulava os contos e ia pra aquele que achava interessante.

Só peguei esse livro emprestado na biblioteca por conta do conto "Armadilha", que havia lido uns anos atrás, mas acabei descobrindo também "A fila", outro conto que gostei bastante. Representa a burocracia que alguns serviços tem e, principalmente, a preferência dada a certas pessoas, enquanto as menos favorecidas ficam em uma eterna fila de espera.

Enfim, recomendo por trazer reflexões da sociedade, mesmo explorando bastante uma realidade fantasiosa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5