Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

linne 16/05/2021

Bom...
Eu amei os ensinamentos de Paulo Freire, mas achei Pedagogia da Autonomia um pouco repetitivo, de modo que demorei para terminar a leitura.

Graci 16/05/2021

Não é para amadores
Quando peguei esse livro pensei que seria fácil ler ele mas não foi bem assim, a escrita de Paulo Freire não é tão simples. Acho eu que não estava preparando e amadurecida para ler esse livro então, espero que eu for ler ele novamente possa estar preparada para entender melhor pois, nessa primeira vez que li não entendi quase nada.

Thiago 20/05/2021

Muito obrigado, Paulo Freire
Pedagogia da autonomia é um livro mais do que necessário para qualquer docente, sem ou com "experiência". Afinal, além da necessidade em sermos pesquisadores de natureza, devemos nos reconhecer como seres inacabados, em constante construção.

Durante a leitura, eu percebi muitos dos detalhes do que eu já praticava ou tive que passar durante a minha vida de docente, mas que nunca havia pensado e refletido sobre até então.

Para quem não é docente ou ainda está no início de sua formação permanente, provavelmente, muito do que está escrito poderá parecer extremamente repetitivo ou prolixo, mas, na verdade, há coisas que só dá para entender se você já passou ou esteve diante daquilo.

Além disso, você se sente mais próximo de Freire e sua linguagem durante a leitura, conseguindo entender seu raciocínio e resolução dos problemas apresentados.

Dessa forma, vejo que esse livro não deve ser um simples objetivo de leitura, mas de pesquisa, resgate, conforto e reflexão sobre sua prática e eterna formação docente.

Muito obrigado, Paulo Freire. ???

isa 28/05/2021

Essencial!
O título do livro é bem sugestivo, o autor apresenta saberes que ele considera necessários aos docentes, àqueles que tem como objetivo terem uma prática democrática, progressista. É um livro essencial para nós! De fato, revela muitos ensinamentos necessários para pensar nossa prática pedagógica. Recomendo a todos os docentes e futuros docentes. Por fim, deixo duas - das várias - frases que me chamaram atenção:

"Neutra, 'indiferente' a qualquer destas hipóteses, a da reprodução da ideologia dominante ou a de sua contestação, a educação jamais foi, é, ou pode ser." p.96;

"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente." p.143.

Bru 05/06/2021

Impossível conhecer Paulo Freire e não se encantar!
Ah como é lindo ter contato com as obras de Paulo Freire! Nas páginas desse livro ele dá um show de humildade, eticidade e amor a prática docente. Li esse livro para uma disciplina da faculdade e talvez por isso me estendi na leitura, mas é inquestionável o tanto de aprendizado que tive com esse grande educador! É uma leitura linda e necessária, não só para a docência mas para todos, pois os ensinamentos dele vão muito além da prática docente! Impossível conhecer Paulo Freire e não se encantar!

13/06/2021

Necessário
Foi o primeiro livro do autor que li,e já tinha ouvido falar muito bem. Realmente todas minhas expectativas foram bem sanadas. A linguagem é bem fácil,e o conteúdo riquíssimo. Uma leitura bem necessária para todos.

dia 21/06/2021

Pedagogia da Autonomia
Esse foi o primeiro livro que li do autor. Comecei a lê-lo para um trabalho que estava fazendo para uma disciplina na faculdade. Há várias coisas interessantes em sua metodologia.

Maria.Gabrielly 03/07/2021

Incrível
Uma leitura que todo docente devia realizar. É uma leitura facil e, mesmo que teórica, muito fluida e de extrema relevância.

Ariadne 06/07/2021

Educação para a autonomia
Eu precisava ler somente três partes do capítulo dois para uma disciplina da faculdade, mas acabei lendo o livro inteiro porque o Paulo Freire escrevia muito bem. O livro é de fácil leitura, mas não menos complexo.

Freire discute o papel do professor na construção da autonomia do aluno enquanto constrói sua própria como educador que não é neutro e sim participativo na construção de educandos melhores, uma sociedade e mundo melhores.

Recomendo para todos os professores de todas as áreas e também para quem não é professor já que todos nós já fomos alunos algum dia.

laly 10/07/2021

Paulo Freire é cirúrgico, porém repetitivo... Mas de fato esse livro não se lê apenas lendo as linhas, apesar de pequeno, vc passa horas refletindo sobre os capítulos

Amanda 15/07/2021

A pedagogia da autonomia
Foi meu primeiro contato com o autor, e como não tenho muito costume de ler livros nessa temática, rendi pouco e demorei mais do que deveria pra terminar. Achei ele bem denso também, mas no geral gostei da leitura.

@limasamara__ 19/07/2021

SURPREENDENTE
Que livro incrível, se você tiver a oportunidade de ler ele somente leia e absorva seus conhecimentos, as marcações que fiz nesse livro, olha incriveis, não sei por que demorei tanto para ler esse livro e uma verdadeira absorção de conhecimento. Paulo Freire dá o nome, para quem é educador e educando indico muito, leia e reflita sobre os ideais que Paulo Freire dá. Sensacional e FAVORITADO.

Rennanzinho 25/07/2021

Saberes necessários à prática educativa: é isso e não só isso
Ensinar não é transferir conhecimento, mas possibilitar sua construção. Ensinar exige aprender, e vice-versa. A ética e o respeito à autonomia do educando são imperativos. Bom, isso só para mencionar alguns aprendizados brilhantemente desenvolvidos por Paulo Freire nessa obra. O texto de Freire é repleto de humanismo, de culto à liberdade e nos leva ao máximo da experiência pedagógica-educativa. Acredito ser o auge do amadurecimento de um educador. Por isso, pra mim foi muito instrutivo e inspirador. Recomendo!
Em tempos como os nossos, vale destacar que Paulo Freire nunca esconde suas intenções e não se exime de posicionamento político. Deixa claro, no início do livro, que seus ensinamentos são indispensáveis aos educadores progressistas. No entanto, grande parte dos saberes aqui dispostos são inerentes à prática educativa em si, qualquer que seja a opção política/ideológica do educador, portanto os educadores conservadores também podem se beneficiar com o texto. E é exatamente essa honestidade na linguagem, junto com a defesa da autonomia e liberdade do educando, que é absurdo considerar a obra de Freire como dogmática.
A crítica que faço é que o texto de Freire é demasiado prolixo, repleto de marcas de oralidade e arcaísmo, o que o torna cansativo e pouco acessível.