Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Clio0 09/09/2011

Pedagogia da Autonomia ou Como Boas Ideias Se Tornam Práticas Terríveis
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire faz parte da sua proposta de Pedagogia do Amor,que é brilhante; almeja não o ideal grego, mas o arnarco-comunista.

As noções de curiosidade epistemológica são claras, mas o livro é obviamente mais um manifesto em favor de sua proposta e menos um estudo científico ou mesmo um manual de discussão das práticas proposta por Paulo Freire, como é vendido por algumas livrarias e proposto por algumas coordenadorias.

Esse livro foi escrito há quase 15 anos, qualquer um que leia o livro pode ver claramente as diferenças no que foi proposto e no que resultou a educação brasileira, particularmente a pública paulista.

Uma de minhas críticas ao livro é que ele é cheio de afirmações sobre a situação escola-sala e o resultado da proposta de PdA, porém não há quase nada sobre os métodos de ensino e absolutamente nada sobre a metodologia empregada na experiência. Se alguém ler esse livro esperando uma ajuda prática vai se ver na mão com um panfleto ideológico.

Em suma, para quem quer ler o livro, tenha em mente: o autor levou em consideração inúmeras variáveis, porém se esqueceu do principal - essa é uma pedagogia do Paulo Freire, para o Paulo Freire, com os alunos situados historicamente do Paulo Freire..., mas nem todo mundo é Paulo Freire.
Jerre 22/11/2021minha estante
Perfeito!
Ainda acrescento o absurdo contido na página 104, quando o autor aborda as decisões dos adolescentes. Ideia que tem que ser conhecida e repudiada por quem tem o mínimo de bom senso.

Anderson.Natanael 07/09/2023minha estante
Na realidade seu comentário foi válido no sentido de metodologia, mas posse te afirmar que é um equivoco falar que a educação paulista foi Freireana, pois sabemos que antes do plano nacional de alfabetização o educador foi preso pela ditadura militar e logo após foi exiliado na Bolívia. A ideologia ocorre em qualquer obra do Paulo Freire, pois sabemos que ideologia do opressor também atinge e camufla as classes sociais existente. Paulo Freire em sua obra da "Pedagogia da Autonomia" demonstra como vivemos em uma sociedade que é produto do processo histórico de exploração e violência contra a cultura que não seja a do continente Europeu. Uma pedagogia que desmistifica a realidade posta.

Tainateixeira92 09/08/2021

Simbólico para Educação
Ler Paulo Freire é ampliar a visão de mundo. Pois, o que não passa pela educação? Tudo, na minha concepção! Educar é o melhor caminho para a mudança. O livro aborda essa percepção de como o conhecimento precisa ser alimentado, e a escola deve ter a liberdade de agir com seus princípios educativos. A educação nos ensina a ler o mundo e desenvolver as capacidades do estudante.

A prática educativa freireana é não-violenta. Esse é um dos grandes conflitos do educador com a sociedade atual. O Brasil tem um histórico autoritário e desigual em diversos contextos. Logo, a pedagogia de Freire se torna inadequada para alguns. O que valida ainda mais a importância de Paulo Freire.

Andre.28 06/05/2020

Paulo Freire: Uma Lição de Amor e Respeito (Resenha Osmose Literária)
Uma experiência magnífica de amor respeito e a compreensão da prática docente como exercício diário, força construtiva e de consciência social. Ensinar exige esforço, doação, humildade, diálogo..... Eu deixei a resenha no blog porque ficou muito longa e não caberia colocar aqui. (Link abaixo)

Rose 20/11/2010

Na introdução de Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire coloca em evidência a sua proposta, a qual se posiciona contra uma Pedagogia determinada e fatalista, opondo-se a concepção de que o educador deva adaptar seus alunos a uma sociedade injusta e neoliberal. Por isso, convida seus leitores, professores em formação, a refletirem sobre uma prática educativa que esteja baseada na ética, sendo de relevância suprema a sua efetivação e não “devaneio de sonhador inveterado”.
A prática educativa só é Pedagogia Ética quando esta estabelece “intimidade”, entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que os mesmos dispõem. Esta proposta está baseada na construção de um ensino voltado para o pensamento crítico, pois necessita de profissionais competentes, que pensem “certo” e que criam possibilidades de construção efetiva, opondo-se ao ensino de transferência de conhecimentos.
Carlos.Lyra 10/04/2020minha estante
Excelente livro. Com linguagem acessível e uma clareza ímpar, Paulo Freire apresenta um verdadeiro manual de como um educador deve atuar na relação com o saber e com o outro. Não há uma frase que se possa retirar ou pôr nesse livro, cada parágrafo é cheio de significados. Nada melhor do que aprender com um verdadeiro mestre na arte de educar.

Luis Brudna 02/12/2010

Muita ideologia e pouca pedagogia
Digamos que o livro é 90% sobre ideologia (anti-neoliberal) e 10% sobre pedagogia. Seria bem mais interessante se fosse o contrário.

Não gostei.
Pipo 25/02/2016minha estante
Exatamente. Luis, diga-me, como pode alguém propugnar pela ´´luta de classes`` em vez de lutar pela língua portuguesa, pela matemática, pela história, entre outras matérias?

Vitor.Rossatti 14/10/2016minha estante
Eu jamais deixarei meu filho ser educado sobre os ideais de Paulo Freire.

Daniel.Martins 07/02/2018minha estante
Concordo totalmente com você. Esperava um livro mais técnico, não uma autoajuda disfarçada...

Marcinhow 12/04/2021

Um tanto prolixo.
Encontro dificuldade ao escrever essa "resenha", falar de Paulo Freire requer alguns cuidados.
Há pessoas que o defendem com unhas e dentes, quando há outros que o atacam como a pior criatura que já pisou na terra.
Acredito que seja preciso saber separar a obra do "artista".
Nesse livro, Paulo Freire destaca a importância da empatia, do amor ao ensinar, e como isso pode trazer benefícios grandiosos à sociedade.
O que menos gostei, acredito que seja uma característica do autor, já que vi outras pessoas reclamando sobre isso, é o fato dele ser prolixo, muitos parágrafos compridos poderiam se resumir em apenas uma frase. Por vezes, pareceu me que, páginas inteiras giravam e giravam em torno de um tema, e não saia do lugar.
Acredito que antes de sair por ai falando mal de Paulo Freire, porque viu um vídeo no YouTube informando que ele é o mal responsável pelo precário sistema educacional do país, é necessário o ler, só para depois levantar alguma bandeira.
Luara.Carolina 12/04/2021minha estante
Ler Paulo Freire , está na minha lista. Valeu a dica

Marcinhow 12/04/2021minha estante
??

Danny 07/04/2021

"TODO CONHECIMENTO É INACABADO"
Paulo Freire deixa clara em como nós somos seres inconclusos... É preciso se questionar sobre "o que é o mundo?" " o que é a sociedade?" "O que é a realidade?".
Todo conhecimento interfere no mundo, e o mundo interfere em todo conhecimento.

Adriano 08/09/2023

Muito mais do que nos trazer saberes necessários à prática educativa, Pedagogia da Autonomia explicita o amor que Paulo Freire nutria pelo ato de ensinar (e de aprender ao ensinar). Ainda que em certos momentos a leitura se torne levemente cansativa, na maior parte do tempo o texto flui enquanto somos expostos a pensamentos e conselhos fundamentais (que algumas vezes soam até mesmo óbvios), mas que deixamos de lado em nossa prática docente.
Pedagogia da Autonomia é um livro a ser lido não só por todos os educadores, mas também por cada indivíduo que deseje uma sociedade mais ética, justa e democrática.
Bruna.Cristina 08/09/2023minha estante
Excelente comentário

mpettrus 08/09/2023minha estante
Excelente ?

13/06/2021

Necessário
Foi o primeiro livro do autor que li,e já tinha ouvido falar muito bem. Realmente todas minhas expectativas foram bem sanadas. A linguagem é bem fácil,e o conteúdo riquíssimo. Uma leitura bem necessária para todos.

Layla.Ribeiro 18/03/2022

Maravilhoso!!!
É um livro para se ler aos poucos refletindo sobre as práticas pedagógicas comentadas pelo autor, além de ser uma obra atemporal onde podemos perceber que pouquíssimas coisas foram evoluídas na educação. Ele crítica na obra o capitalismo, a educação tecnicista na qual ainda vemos resquícios dela, e nos alerta a todo tempo que devemos humanizar a educação, conhecer a realidade dos alunos, torná-los autônomos de sua história e o mais importante como críticos na sociedade e que o professor também precisa ter a sua autonomia, sair do conformismo, ser curioso e também crítico. Ao ler esse livro também entendi o porquê que ele incomoda os conservadores mesmo depois da sua morte e aposto que muitos que o criticam sequer leu alguma obra dele. Um livro necessário para os profissionais da educação, Freire deveria ser leitura obrigatória nos cursos de licenciatura, tive pouco contato com ele na minha graduação e ao ler esse livro só me confirmou mais o porquê dele ser o patrono da educação brasileira e de ser tão estudado fora do país.

Midois 18/11/2022

Ser Mais
Acho que Paulo Freire mudou minha forma de ver a educação brasileira. A ideologia fatalista neoliberal é tão poderosa e tão cinicamente imposta pela burguesia que eu não enxergava as possibilidades que a Educação poderia tomar. Certamente,eu sabia da precariedade da instituição e de como a postura reacionária enfraquece nossa aprendizagem numa escola, universidade, faculdade,etc. Contudo,a podridão da ética do livre mercado que o professor aponta na obra conseguiu me surpreender de inúmeras formas. Em nosso decadente cenário, somos sempre apontados de que
"O mundo é assim"
"A vida é a vida, né"
"O desemprego faz parte,você só tem que inovar"
como se a ética humana fosse menos importante que a ética do mercado.
A sociedade burguesa,o modo de produção capitalista, é um atraso em sua essência e não mudará,porque prefere seguir uma utopia da sobrevivência humana baseada na economia do livre mercado.
caravelaportugusa 21/11/2022minha estante
affe tô doida p ler paulo freire3

Fátima 29/03/2012

Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém
Pedagogia da autonomia, como as demais obras de Freire, segue influencias fortes de Pedagogia do oprimido, no qual o autor defende possíveis estragégias de ensino. Levanta questoes como ética no trabalho docente, saberes necessários que não se fazem somente no ambiente educacional. Interessante levantar em questão a sua posição quanto a realidade que se faz mutável. Diz que a realidade não é inexoravelmente esta, mas está sendo e, dessa forma, pode vir e deve vir a ser outra. Fantástico como aborda os maiores problemas sociais e suas possíveis soluções. Vale lembrar a importância da leitura e releitura de Paulo Freire a todos que desejam uma educação de liberdade, autonomia e transformadora de verdade.

Fabio Shiva 22/01/2020

“Não se pode falar em educação sem amor.”
Uma vez que os livros de Paulo Freire passaram a vender mais durante o governo Bolsonaro (https://epoca.globo.com/guilherme-amado/venda-de-livro-de-paulo-freire-aumenta-durante-governo-bolsonaro-23918581), resolvi aderir à moda e ler essa que é uma de suas principais obras. Li com o objetivo de sanar uma dúvida minha. Afinal, um pensador do quilate de Paulo Freire, que obteve tanto reconhecimento na área da Educação (da qual nosso país é tão carente) a ponto de ser estudado nas principais universidades do planeta, deveria ser um herói nacional, reverenciado por todos os brasileiros e recebendo honrarias pelo menos iguais às reservadas aos ídolos do futebol. Por que cargas d’água, então, justamente os que mais gostam de dizer que são patriotas parecem ter verdadeiro horror a Paulo Freire? O que há nas ideias do Professor que incomoda tanto Bolsonaro e seus filhotes?

Não precisei ler muitas páginas de “Pedagogia da Autonomia” para encontrar a resposta. Imagine, por exemplo, um livro que fala dos benefícios da luz solar para a saúde do corpo e da mente, sugerindo exercícios diários ao ar livre e enfatizando como é sempre melhor examinar as coisas sob a luz direta do sol... Então imagine como um livro desses seria recebido por uma comunidade de vampiros!

Nada mais natural que Bolsonaro tenha medo de Paulo Freire como o Drácula foge da cruz. Cada frase desse livro é um desmascaramento da feiura e injustificável malvadez de todo autoritarismo. Com sua fala mansa e heroica, o professor Paulo Freire denuncia implacavelmente a vilania e o cinismo que tantas vezes se disfarçam como discursos em defesa da “moral e dos bons costumes”.

Desafio qualquer um que considere Paulo Freire um “energúmeno” a refutar suas ideias, não pela grosseira dos xingamentos ou pela violência de botas e cassetetes, mas pela força lógica de argumentos contrários. Creio que ninguém ficaria mais feliz com esse debate que o próprio Paulo Freire, esse grande brasileiro defensor da democracia.

“Não se pode falar em educação sem amor.” – Paulo Freire

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Sandro 22/01/2020minha estante
O que você espera de quem chama Olavo de Carvalho de mestre?

Fabio Shiva 22/01/2020minha estante
Pois é...

Nathi Nates 22/01/2020minha estante
concordo em tudo que disse!!! Paulo Freire é temido por propor uma educação que tiraria do poder todo o regime ao qual estamos submetidos, isso é perigoso demais pra eles.

Elyene 22/01/2020minha estante
Coisa linda de ler!

Fabio Shiva 22/01/2020minha estante
Oi Nathi e Elyene! Gratidão por sua Luz somando!

Marlana.Kiewel 04/02/2020minha estante
Grande Paulo Freire, admirado em varios paises do planeta. Orgulho desse brasileiro que atou incansavelmente pela educacao reflexiva, critica, enfim que liberta o ser humano das amarras da dependencia.

Fabio Shiva 05/02/2020minha estante
Viva Paulo Freire!

Sandro.Gomes 26/02/2020minha estante
Fabio não te conheço pessoalmente, mas já li várias resenhas tuas.
Tu é o cara!

Fabio Shiva 29/02/2020minha estante
Salve, amigo Sandro! Gratidão por essa energia boa! Tudo o que você viu em mim é porque certamente existe em você! Abração!

Macartiney 11/04/2020minha estante
Que amargura seu coração deve sentir quando voce escreve suas resenhas se preocupando em criticar o governo atual,
que irá perdurar por muitos anos ainda podendo ou não afundar o país como a ala esquerdista o fez, mas não fique se
martirizando por isso, é só a sequência natural de qualquer coisa que deu errado na vida ou na política. Já fui defensor de
muita coisa futil que andaram fazendo nos ultimos 16 anos tambem, hoje me sinto liberto. Desculpe qualquer coisa. Abraço

Leo 03/09/2020minha estante
"Então imagine como um livro desses seria recebido por uma comunidade de vampiros!"

Essa é a melhor definição que já li sobre a obra do mestre! Permite que eu compartilhe? (com os devidos créditos, é claro)

Ricarda Caiafa 07/11/2021

Quantos saberes....
Esse é primeiro livro de Paulo Freire que li. E como gerou encantamento, reflexões.... A prática educativa realmente é muito mais do que passar um conteúdo, é como diz esse grande mestre, uma prática de escutar, aprender e construir junto com o educando. Despertar neles a curiosidade, o ir além da sala de aula....

Claro que nem tudo é fácil assim, ainda mais em um país em se vê tanta diferença na educação pública e na educação privada. Diferença que digo, não de talentos, pois conheço educadores da rede pública, inclusive tive belos exemplos em minha família que sempre foram além da sala de aula. Escutavam ativamente seus educandos, ajudavam-nos até mesmo materialmente.

A diferença que digo é estrutural, e que precisa sim, ser urgentemente mudada.

Mas, voltando ao foco principal do livro, ele frisa em como construir alunos e pessoas autônomas de uma forma primorosa, falando sobre liberdade, limites, ensinar, aprender, dialogar, trazer para o cotidiano.

Que leitura fantástica! Recomendo a todos!

Joe Silva 25/08/2010

Não é auto-ajuda
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para desspertar a curiosidade e a críticidade de cada educando. O educador ultimamente tem sido apenas meros transferidores de conhecimento, mas o verdadeiro papel do educador é ensinar. Não existe docência sem discência, por que tanto o aluno precisa do professor, como o professor do aluno. Ambos são necessários para a busca do conhecimento. O educador tem que desenvolver a curiosidade em seus alunos para que eles por conta própria tenha a curiosidade de investigar e aprender coisas novas. Também o educador tem que respeitar os conhecimentos de cada educando, pois é através desses conhecimentos que se formarão seu carater. Paulo Freire, nesse livro tenta mostrar para os educadores como é importante a relação professor/aluno. Um livro que muitas vezes é tomado como auto-ajuda, mas que é muito util para pedagogos.
termocolantes 07/01/2018minha estante
O conteúdo do comentário me fez não entender o porquê da avaliação de uma estrela...

Rita423 30/10/2018minha estante
Concordo com @termocolantes. Quem chama de auto-ajuda é, no mínimo, desonesto ? não suporta perceber que a luta de classes está inerente em todos os espectros da vida, em especial na educação.