A vaca e o hipogrifo

A vaca e o hipogrifo Mario Quintana

Resenhas - A vaca e o hipogrifo

Ana 03/09/2019

Quintana roubou-me as palavras
Apesar de ser meu primeiro contato mais íntimo com o autor, pude sentir-me completamente despida a maior parte do tempo. Para que interpretar um poema, se um poema já uma interpretação?
Para que interpretar um poeta se um poeta já é um ser auto-interpretado? Fui levada a momentos de dor, alegria, nostalgia e sofrimento nessa obra. Fui lida e relida como nunca antes. E, cá entre nós, eu adorei isso.
Se quiseres começar a ler os pensamentos e pontos de vista de Mario Quintana, indico-lhe começar nesses aqui.

Talia 07/05/2022minha estante
Rakelly! Você precisa desenvolver mais a resenha, contar mais sobre o livro, está muito vago. Nota: 5

Camila 08/12/2013

o primeiro de muitos
A Vaca e o Hipogrifo, a unica coisa que eu tenho a dizer é que literalmente simples, porem, ai é que ta a coisa boa.
eu nunca tinha lido um livro do Mario Quintana, até agora. o primeiro de muitos outros.
estou completamente apaixonada pelas suas palavras.
este é um livro, como no próprio livro diz: '' é uma seleção de poemas e crônicas ou pequenas histórias tomadas ao acaso... Em geral são textos curtos, ou mesmo uma frase.''
por esse motivo é uma leitura super rápida, eu li em apenas algumas horas.
A Vaca e o Hipogrifo (adoro esse titulo. o significado dele esta no próprio livro) te faz refletir bastante, em alguns momento te ranca um sorrisinho :) .
não possui uma linguagem difícil, muito pelo contrario.
eu realmente sou péssima em resenhar um livro. eu só queria deixar claro o quanto eu gostei desse livro e o quanto eu recomendo para quem ainda não leu.
vou deixar aqui em baixo alguns trechos do livro.

''Que resta então?
Oh! como é que eu não me lembrei disso ante?!
Resta-nos um passatempo esquecido: o proveitoso,
o delicioso vício da leitura.''

''O problema, seu poeta, é ocupar o espírito sem ao mesmo tempo estraçalhá-lo.''

''As mão que dizem adeus são pássaros
Que vão morrendo lentamente.''

'' Se alguém acha que estás escrevendo muito bem,
desconfia...
O crime perfeito não deixa vestígios. ''

'' Mas, afinal, para que interpretar um poema? um poema já é uma interpretação. ''

'' Parece que só na vida há ficção.''

'' Eu só queria saber quem foi que disse que a vida é curta...''

'' Como é que pode escrever certo quem não sabe ao certo o que procura dizer? ''

'' toda opção é um ato de desespero. ''

'' Há vivos que não sabem que estão vivos... ''

e etc...

Tahira-can 09/04/2024

"o delicioso vício da leitura"
Já tinha lido alguns versos de Mário Quintana, mas esse é o primeiro livro completo dele que leio. Em geral, gosto de poesia livre, sem métrica, rimas e regras, e é por isso que amo os versos de M. Quintana.
Ele é bem poeta - contraditório, polêmico, irreverente, "do contra" e também igual (aos outros poetas, claro).
Gosto de alguns pensamentos que ele expressa nesse livro e também discordo completamente de alguns.

"Porque, ao ler alguém que consegue expressar-se com toda a limpidez, nem sentimos que estamos lendo um livro:é como se o estivéssemos pensando." M. Q.

Nuno Mazer 14/03/2021

Mais prosa que poesia
Não que seja um problema, é um livro de prosa, opiniões, crônicas rápidas e pensamentos. Sempre certeiro, sempre tão leve e inteligente, porém, prefiro seus poemas.

Mariana 13/05/2020

o segredo da arte - e o segredo da vida - é seguir o seu próprio nariz
Gosto muito de Mário Quintana. Levinho, tranquilo, transmite um certo desapego à fórmulas e à "bizantinices" gramaticais.

"Eles ergueram a Torre de Babel
para escalar o Céu.
Mas Deus não estava lá!
Estava ali mesmo, entre eles,
ajudando a construir a torre."

O livro é bastante anedótico, cheio de crônicas, poemas, textinhos curtos. Discute sobre vida cotidiana, percepções, literatura, arte. Que delícia lê-lo!

Biblioteca Álvaro Guerra 11/01/2019

Neste livro fiz nada menos que 18 marcações de trechos e poesias completas. Mario não nos apresenta somente versos, mas também prosa. Fala tão abertamente e ao mesmo tempo tão intimamente com o leitor que é como se estivéssemos sentado ao seu lado, e ele, maroto, com seu cigarrinho de palha, olhando ao longe e imaginando quais mais palavras poderia usar para que ríssemos de nossa normalidade.

Site: https://bibliotecarialeitora.wordpress.com/2014/10/03/resenha-a-vaca-e-o-hipogrifo/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788599896440

ChangbinGfs 21/02/2024

Dentre todos os poemas aqui, "Paraísos" foi o meu favorito. É curto e seu significado é simples e lindo ??

Alessandra 28/12/2009

Tem algumas passagens interessantes que valem a pena ler.