A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

gracireis 12/04/2021

Uma boa continuação.
O começo do livro foi bem confuso em algumas partes e acabei terminando o livro da mesma forma que estava no começo. Muitos elementos novos foram inseridos na história e não foram tão bem explicados ou aprofundados.

Eu achei que foi uma continuação bem razoável, tirou muitas dúvidas e inseriu muitas outras. Gostei mais do primeiro livro, porém não deixou de ser uma aventura muito divertida e encantadora ao lado de Lyra e Pantalaimon. Senti muito a falta do Iorek, espero encontrar ele no próximo livro.

Recomendo a leitura de A Faca Sutil, mas confesso que só vou continuar a trilogia por causa do meu apego a Lyra e ao Pan, personagens que roubaram meu coração. E também pela curiosidade de saber o que vai acontecer com o Will, Sra. Coulter e o doido do Asriel.
Cleber 12/04/2021minha estante
Também achei algumas partes bem confusas, mas acabei gostando do livro. Espero que a continuação seja melhor.

gracireis 12/04/2021minha estante
Eu também espero gostar da continuação, não vou nem demorar pra pegar.

Bela 04/12/2022minha estante
Na esperança de que o Will reencontre a mãe também.

Estevao 16/08/2023minha estante
Acho que sou o único , ou um dos únicos que não se apegou a personagem nenhum. A aventura / história está "ok", mas ainda não me conquistou . Acho os capítulos extensos , o que pra mim torna cansativo por não serem tão dinâmicos quanto o de calhamaços que já li . Tenho os 3 livros , espero me empolgar mais . No final volto para uma resenha .

Marcio 21/02/2021

Como o primeiro mas mais detalhado.
Bem, eu adorei. Tipo, Philip poderia me fazer gostar de futebol e política, duas coisas que eu não tenho interesse, caso resolvesse escrever sobre ambos, pois tenho certeza que eu adoraria ler. Tipo, esse cara escreve tão bem. Tipo, o controle da narrativa e do cenário é absurdo. TIPO, ele conseguiu descrever tão bem onde os personagens estavam, o que estavam fazendo e sentindo, alternando rapidamente os pontos de vistas, mas sem nunca me deixar perdido na história. Eu fiquei abismado com a habilidade desse homem em entregar um mundo tão completo em detalhes, sem cansar o leitor, se estender demais e perder o ritmo em nenhum momento.

Parte de mim queria que ele parasse um pouco de tentar mostrar a Igreja como uma grande vilã e a outra parte conseguia ignorar isso completamente, mas ainda incomodava. Isso me arrancava às vezes da narrativa, talvez fosse desnecessário, talvez fosse um pouco pessoal demais. Eu também senti falta de alguns personagens que não apareceram em nenhum momento. Mas tudo bem, houveram inúmeras outras coisas que me agradaram.

Boa parte disso se deve pelo caminho mais sombrio e um tanto assustador que a história culminou, mesmo com crianças envolvidas, não é uma trama com situações e descrições consideravelmente leves. Fascinação e medo combinados perfeitamente.

E termino reafirmando minha inesgotável vontade de ter um daemon. Acho que seria uma preguiça, por motivos óbvios.

Mih 15/11/2010

Will Parry, o sonho
A Faca Sutil é o segundo volume da série Fronteiras do Universo. Nele, além de Lyra, temos um novo personagem principal: Willian Parry, provindo do nosso mundo.

A narrativa de Philip Pullman com crianças é realmente fasciante; A Faca Sutil é um livro completamente interessante do início ao fim. E de fato, o que mais me encantou nesse livro foi o personagem criado meticulosamente por Pullman: Will Parry.

Will é tão perfeito em tantas categorias que você pensa que aquele é o menino futuro homem ideal. É apaixonante ler o modo como ele é honesto, legal com Lyra e com as outras crianças, e com tantos problemas na família. Era de se esperar que uma criança com a mãe louca e abandonado pelo pai fosse fazer milhares de traquinagens e culpar o passado, mas a bondade de Will é genuína.
Acho que Will Parry é realmente um exemplo de honra, dignidade, compromisso, e tudo o que há de melhor. Realmente, um personagem marcante nesse livro maravilhoso.
Silvia Fitti 09/09/2012minha estante
Essa trilogia é fascinante. História e personagens inesquecíveis... É importante ressaltar que de infantil não tem nada. Essa história apresenta uma concepção materialista-científica da vida. Acho super positivo em contraposição a todos os pensamentos ocidentais e orientais que tratam o corpo físico como castigo e degradação do ser humano. Essa concepção caiu como uma bomba na minha cabeça, no terceiro volume "A luneta âmbar".

Merk1 12/12/2020minha estante
Melhor que primeiro muito bom, o final não foi quase doq eu esperava.

Vitinho 10/11/2021

A Faca Sutil
Esse livro me surpreendeu de diversas formas, algumas coisas eu não gostei tanto, mas outras foram gratas surpresas.
Não dá para falar de A Faca Sutil sem mencionar os dois personagens principais, Will e Lyra. A história de Will é bem triste, sem o pai e tendo que cuidar da mãe sendo ainda muito novo. Mas gosto da determinação dele e de como ele e Lyra formam uma boa dupla. Will tem grandes atributos de herói de livro de fantasia, é corajoso, é um bom estrategista, tem um objetivo e faz de tudo para alcançar ele?
Só não gostei muito da parte do pai ? (mas não vou dar spoilers kkkkk)
Porém ainda estou tentando entender pq que Lyra mudou tanto do primeiro para o segundo livro, e honestamente eu não fui muito fã dessa mudança toda. Lyra perde todo o protagonismo que tinha no primeiro livro, deixa de ser confiante, valente, inteligente, e passa a ser uma criança com medo e sem saber o que fazer. Eu até tento entender que ela estava em um mundo bem diferente, mas Lyra se apoia de mais no protagonismo de Will, e é desnecessário isso, o protagonismo de um nunca anularia o do outro.
Apesar dessas coisas eu realmente gostei do livro, fiquei ansioso e querendo saber o que aconteceria, fiquei triste também com algumas partes ??.
E o final!!!! ????

OL1V4 15/12/2020

Não tão fantástico, mas tão bom quanto o primeiro
Confesso que senti muita falta do mundo da Lyra, era tudo tão mais mágico e incrível. Contudo, gostei bastante do enredo desse segundo livro. Will é um personagem que eu nunca pensei que fosse me apegar tanto, gostei bastante de como ele foi evoluindo e a amizade que fez com a Lyra.
A dinâmica entre os dois ficou muito boa.
Senti falta de alguns personagens, como o Iorik. Espero vê-lo no terceiro livro.
E que final foi esse? Estou com medo do final do terceiro, já que o primeiro e o segundo acabaram com uma bomba.

Marlos 12/05/2021

Faz algum tempo que li " A bússola de ouro", e pelo que me recordo, havia gostado mais da trama de Fronteiras do Universo.
Em "A Faca Sutil", o contraste entre os mundos coexistentes em realidades paralelas, e a introdução de novos personagens é interessante e gera certa curiosidade.
Entretanto, a narrativa não é muito fluida, e não prende muito, só após a metade o ritmo melhora.
Talvez o que mais me motive a terminar a saga é a curiosidade em saber o desfecho do enredo.

mpettrus 20/06/2021

A Poética Metafórica de Pullman
O terceiro livro da trilogia ?Fronteiras do Universo? nos conta a jornada de Will para reencontrar Lyra da Língua Mágica com a ajuda de dois anjos: Balthamos e Baruch, que por sua vez, querem entregar Will para Lorde Asriel.

Em uma cadeia de sucessivos eventos que nos revelam reviravoltas atrás de reviravoltas, Phillip Pullman consegue nos prender do início ao fim para nos revelar qual será o fim dessa jornada.

É angustiante, triste e melancólico até o momento em que as crianças fazem aquilo que estão predestinadas para o livro inteiro, e que foi na verdade a grande missão de Lyra e Will. Momentos em que eu roía a unha de apreensão, pois minha torcida era que as crianças conseguissem atingir o objetivo final de suas trajetórias.

No mais: a crítica ferrenha do autor as religiões veio forte e contundente, nos fazendo até refletir que de fato, as religiões são o mal da humanidade, tendo como solução a extinção das Igrejas.

Leitura mais que recomendada, pois acredito que será uma experiência incrível se arriscar nas aventuras de Lyra e seus amigos, porque vale muito a pena fazer parte dessa jornada.
Hayra.Oliveira 23/06/2021minha estante
Fronteiras do universo é melhor que Harry Potter

mpettrus 23/06/2021minha estante
Mazoquê?!!! Claro que sim, Poder!!! Poder, eu super concordo ?? com sua sentença!!! ????

Nathalia.Vargas 26/10/2022

Ótima continuação
Envolvente, ainda acho que o fundo é bem fantasioso onde crianças de 10 anos fazem e acontece
Mas a apresentação de personagens novos foi muito bacana estou gostando

Luan 07/09/2021

Não tenho palavras exatas para exprimir o que senti ao ler esta obra. Sei apenas que terminei surpreso e empolgado pelas construções e desfechos dessa narrativa. O final é um misto de tristeza e emoção. Lá, bem no fim, há uma das mortes mais interessantes e tristes que já tive oportunidade de ler. Expectativas altas para a última parte.

Steff 28/06/2020

Supreendente
Obviamente quando leio um livro espero que ele me traga surpresas, mas esse em especial foi totalmente inesperado.
O livro é permeado por espectros, humanos, daemons, feiticeiras, múltiplos mundos, aspectos científicos, religiosos, instrumentos misteriosos e diversos outros elementos que fornecem à narrativa um desenvolvimento mágico.
Com a introdução de novos personagens, Lyra não é o centro do desenrolar dessa narrativa, apesar de sua inestimável importância para toda a trama. Senti um pouco de falta da astúcia mostrada no livro anterior.
Nessa nova aventura, Lyra parte em busca de descobrir mais sobre o pó. Em um novo mundo, ela conhece Will, que foge de empecilhos em seu próprio mundo e está em busca de seu pai.
Juntas, as duas crianças embarcam em inesperados acontecimentos que demandam coragem e companheirismo. Seja em Cittagàzze, no mundo de Lyra ou de Will, os desafios enfrentados pelos personagens operam para além de seus próprios objetivos prévios.
Esse é um livro recheado de segredos a serem desvendados, ligações inesperadas e acontecimentos que emocionam, leitura maravilhosa.
O elemento que mais me chama atenção é que a trama se desenvolve em torno das capacidades infantis, fator que revela que os pequenos são muito mais do que futuros adultos, apesar da inocência há bravura e uma certa maldade que não lhes é conferida normalmente.
A trama é tecida em torno do confronto entre o bem e o mal, que nos deixa confuso quanto a que lado é o certo, que faz questionar a veracidade dos fatos e as intenções dos personagens. Vale a pena embarcar nesse universo.

João Ferreira 30/12/2013

Resenha: A Faca Sutil [Crianças crescidas...]
A Faca Sutil, do inglês Philip Pullman, é o segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo, continuando a história do incrível mundo de Lyra Belacqua, e seu dimon Pantalaimon. O primeiro livro, A Bússola de Ouro, termina com Lyra entrando em uma passagem atrás de seu pai, passagem a qual levou a menina para um mundo intermediário, Cittàgazze (o que me fez lembrar do mundo intermediário encontrado por Digory e Polly na criação de Nárnia), um mundo onde estranhamente não existem pessoas adultas, somente crianças.

O livro começa contando a história de Will Parry, um garoto de 12 anos, maduro para a idade e que cuida da mãe com problemas mentais, depois de o pai ter desaparecido em uma incursão ao norte polar.

Tentando protejer a mãe, ele mata um homem por acidente e foge depois de ter escondido a mãe, se deparando com uma passagem para o mundo paralelo de Cittàgazze. Lá ele encontra a menina Lyra, e decide procurar seu pai, o qual se revela intimamente ligado a Lorde Asriel, pai de Lyra. Will se torna então o portador da Faca Sutil, um objeto tão poderoso e afiado que pode cortar qualquer coisa, inclusive passagens do nada para outros mundo.

Então, Lyra portando o aletiômetro e Will, a faca, eles partem procurando o pai de Will, John Perry.

Paralelamente, o livro traz a busca de Lee Scoresby pelo misterioso Grumman, um homem que sabe coisas importantes sobre o misterioso Pó.

Com muita ação, suspense e mistéio A Faca Sutil traz um mundo onde as crianças admitem hábitos extremamente maduros, nada infantis e inocentes, eles falam em matar a todo momento e realmente matam sem nenhum remorso, e pelo que parece estão prestes a entrar em uma guerra contra a Autoridade, ao que tudo indica ser Deus, o Senhor do Bem. Como todo grande clássico, o fim provavelmente será uma guerra entre o bem e o mal, só que no universo de Pullman, definir quem é quem pode ser uma tarefa inacreditavelmente árdua.

Jessica1248 24/10/2021

"E, se o encontrassem antes, ele não se importaria em matar quantos fosse necessário."

"Ela é aquela que veio antes, e desde então vocês a odiaram e temeram! Bem, agora ela voltou, e vocês não perceberam que era ela..."

"Não, senhora, não tenho filhos, embora fosse gostar de ser pai. Mas entendo a sua pergunta, e a senhora tem razão: aquela garotinha teve azar com os pais verdadeiros, e talvez eu possa compensar. Alguém tem que fazer isso, e estou disposto a fazê-lo."

Mais uma leitura fascinante, foi até melhor do que o anterior. Aqui fomos apresentado a mais um personagem, o Will, e que garoto formidável, Philip sabe como desenvolver um personagem infantil e fazer a gente se apegar.

Ah sim, também teve a Dr. Mary Malone, uma boa personagem, e a qual estou curiosa com o desenrolar dela.

Fiquei triste com algo que aconteceu à um personagem e com raiva do que houve com outro e o que o mesmo fez também. Chateada.

Senti falta do Iorek, mas onde a Lyra está faz sentido ele não ter aparecido. Teve mais figuras religiosas e agora está caminhando para uma guerra, a maior guerra já vista.

Tiveram momentos em que fiquei confusa, mas acredito que deva ter explicação no último livro. E lá vou eu finalizar essa trilogia, desse universo incrível criado pelo Pullman ??
Gus 24/10/2021minha estante
Gosto muito do primeiro e desse segundo livros! O ritmo deles é muito bom. O terceiro pra mim está um nível abaixo. Não que seja ruim, mas pra mim o autor "enrola" muito.

Jessica1248 24/10/2021minha estante
Pelo tamanho da criança, tô até com receio disso tbm