A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Tayanne Lobão 27/05/2020

Ta melhorando
Em bússola de ouro consegui ficar empolgada a partir da parte dos ursos, isso foi lá para uns 50% do livro, o que tornou a leitura a maior parte sendo ?arrastada?. Em faca sutil desde o início me deparo com fatos mais interessantes, que inclusive me lembraram um dos meus livros favoritos Matéria Escura. Então eu amei esse melhor que bússola de ouro porque tinham fatos mais interessantes. Porém, assim como um primeiro não fiquei interessada de uma forma linear. Então clássico a história até agora como boa.

Thiago Silva 09/06/2020

Maçante
Foram mostrados detalhes importantes, para a conclusão no próximo livro, porém, achei o ritmo de leitura e acontecimentos bem maçantes.

Nicoly.Tonani 04/05/2021

Achei a forma com que tudo se encaixa nesse livro uma das coisas mais incríveis que eu já li. Apesar de ter achado o final um pouco confuso, o que me fez tirar meia estrela, não posso negar que o livro é incrível e me prendeu do início ao fim.

Rafittha 02/09/2020

A Faca Sutil - Philip Pullman
No segundo livro da trilogia fronteiras do universo do autor Philip Pullman, somos transportados para um mundo muito parecido com o nosso (se é que não é ele) onde conhecemos o jovem Will, que terá papel fundamental nas aventuras de Lyra que se encontram em um terceiro mundo totalmente dominado por Espectros seguradores de alma onde começam uma jornada épica em busca do pai de Will.
Anjos. Espectros. Feiticeiras. Deamons. Esse universo é incrível, tão completo e cheio das mais bem construídas criaturas e personagens.

Final surpreendente, até um pouco parecido com o anterior, por mais que eu ache alguns acontecimentos um tanto precipitados e a parte dramática deixa a desejar (amo as partes dramáticas) o livro tem uma história incrível que prende muito a atenção, tudo é muito bem desenvolvido, as explicações que tanto desejamos acabam vindo como bombas que explodem nossa cabeça ao serem expostas.

Sávio 19/09/2020

O livro tem um ritmo muito mais acelerado que seu antecessor, bons personagens ficam para trás. Estou adorando!

joedsonfrl 06/09/2020

Expansão do universo, perguntas respondidas e muita tensão
Segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo, em A Faca Sutil seremos introduzidos ao personagem Will Parry, que aparentemente vive em "nosso mundo". Em determinado momento seu caminho se encontrará com o de Lyra para que juntos possam cumprir as missões a eles confiadas. Além dos dois, acompanharemos os pontos de vista do aerostata Lee Scoresby e o de Serafina Pekkala e seu clã de feiticeiras!
Neste livro muitas dúvidas do primeiro livro vão tomando forma como a ideia de mundos paralelos (utilizado aqui para expandir o universo da trilogia, antes limitado apenas ao mundo de Lyra) assim como mais questionamentos e respostas a respeito do pó.
Descobriremos um Magisterium opressor, com seus dogmas visando seus objetivos independentemente do custo (o livro faz críticas diretamente direcionadas à Igreja e seu papel como detentora de conhecimento e controle do povo).
O objeto que intitula o livro, Faca Sutil, é de extrema importância para o enredo deste e claramente será importante na grande guerra que se aproxima em A Luneta Âmbar.
A escrita do Phillip Pullman continua muito fluida, agradável e única; com boas descrições e capacidade de deixar o leitor preso à estória.

Gabs 25/04/2021

Ótima continuação
Adorei ver o amadurecimento da Lyra ao decorrer da história, porém na minha opinião o arco do Will chama bem mais atenção.
O personagem tem uma história muito viciante de se acompanhar e a amizade que vai se criando entre Lyra e Will é muito bonita e interessante de ler e como sempre o autor sabe fazer um final que puxa o leitor para ler o próximo livro.
Espero não me decepcionar com o final.

@omeunomeemaira 25/12/2020

O melhor livro da trilogia na minha opinião! As coisas começam a ser explicadas e a fazer mais sentido e a introdução do nosso novo personagem também é muito legal, ainda tem bastante mistério, como no caso dos espectros e etc, mas a história da faca é muito bacana!
Aos desavisados como eu, voltei a ler a trilogia por causa da série, quando terminei o primeiro livro fui logo assistir e ainda estava lendo esse, na primeira temporada eles misturam bastante a história do primeiro e do segundo livro, para a minha ?sorte? eu já tinha sacado/lido a parte que eu achei um bom plot twist no livro e eles já explicam de cara na série, cuidado!

Synthia 08/01/2021

Will
Como no primeiro livro esse já joga Will deixando a mãe com a professora e de novo você que lute pra acompanhar. Dos três esse foi meu livro preferido e não sabia o quanto estava perdendo Will por só ter conhecido Lyra. De longe, ele virou meu personagem favorito e o que mais sentia pena, porque meu Deus como esse menino sofre! Pelo menos na série deixaram ele ter um “fechamento” com o pai ,coisa que não acontece neste livro...nem no próximo.
Minha principal reclamação é que achei ele muito curto e o próximo muito longo. Poderiam facilmente ter colocado mais coisas nesse livro como: A doutora Malone antes de conhecer os Mulefas; mostrado um pouco mais de Lorde Asriel ou até mesmo Will já ter começado sua jornada em busca de Lyra daqui. Gostei principalmente o quanto aumentou o mundo criado pelos livros, porque no primeiro livro você sabe que Lyra acaba saindo pra outro mundo, mas você não vê isso. Aqui você vê outros mundos, anjos, começa a descobrir o que é o pó, e até mesmo os paralelos de Will e Lyra e seus mundos já é um banquete para os olhos.

Matheus 06/05/2022

Não era bem o que eu esperava
Livro ?: A Faca Sutil
Autor ?: Philip Pullman
Faixa etária ?: +14
Nota ?: 4 ?

Esse foi sem dúvida o livro mais bizarro que eu já li nesse ano. Interessante, porém mal escrito, cativante, mas mal-desenvolvido. "A Faca Sutil" é a continuação de "A Bússola de Ouro" da trilogia "Fronteiras do Universo" e que eu tenho muito para falar.

Para quem leu minha resenha de "A Bússola de Ouro" sabe que eu estive esperando muito por esse livro, estava ansiosíssimo para fechar os pontos que ficaram em aberto e tudo mais, mas acho que esse livro foi diferente de tudo que eu imaginava, mas não obrigatoriamente no sentido ruim.

No início do livro um novo personagem é apresentado: Will Parry é um garoto que cuidava de sua mãe depois que seu pai foi embora, um dia, Will não estava mais conseguindo dar conta do trabalho e deixou a mãe sob os cuidados da vizinha.

Will morava em um universo diferente do de Lyra, logo, não tinha daemon. Depois de deixar a mãe, Will vai para Oxford onde encontra uma passagem mágica para um mundo alternativo.

Cittàgazze é um mundo dominado por Espectros, seres que sugam a alma dos adultos, esses seres não podem ser vistos por crianças e são indiferentes quanto a elas.

Em Cittàgazze, Will conhece Lyra e se mostra o novo portador de um instrumento mágico: A faca sutil, uma arma capaz de cortar tudo inclusive o véu que divide os mundos. Juntos, Will e Lyra irão se unir para um propósito maior.

A escrita não é das melhores e os personagens me irritaram muito nesse livro, não é a toa que esse é o primeiro livro que eu não estou do lado do herói, e sim do anti-vilão.

Outra coisa que me incomodou é que o autor parece que esqueceu muito a fantasia do outro livro e alguns personagens também, para colocar outros elementos (desculpem-me o termo) sem pé nem cabeça.

A história começa a apresentar anjos que disputam com as feiticeiras, e a introdução dos mundos é um pouco confusa além do fato de que esse livro serviu mais como um desenvolvimento enorme da história, do que como um segundo volume.

O livro teve pouca ação, um plot-twist fraco e não fechou respondeu quase nenhuma (senão nenhuma) das perguntas feitas no primeiro volume. Entretanto, o livro se mostrou interessante em certos momentos, principalmente no final.

Estou curioso para ler o último livro "A Luneta Âmbar" porque pelos acontecimentos desse livro, só existem duas opções: amar muito ou odiar.

Esse livro não chegou a superar o primeiro e apesar de não ser completamente ruim, não me surpreendeu muito positivamente. Recomendo a trilogia principalmente para os leitores de Cassandra Clare.

Obrigado por ler até aqui :)
Matheus 07/05/2022minha estante
Gente eu coloquei "anti-vilão" ao em vez de "anti-herói", desculpaaa kk