Lua Fria

Lua Fria Jeffery Deaver

Resenhas - Lua Fria

Manuela do Prado 01/08/2021

"Mato quando quero, mas jamais posso ser levado ao tribunal. Quem sou eu?"
Protagonizado por Lincoln Rhyme, personagem já tão comum nos livros de Jeffery Deaver, "Lua Fria" segue o típico desenrolar de um romance policial "de ação": rico em reviravoltas, detalhes sobre um processo investigativo, dissecação de pistas e muito suspense.

A obra narra duas investigações concomitantemente: a primeira, onde Amelia Saches, policial e mão direito de Rhyme, investiga um caso de homicídio ligado à corrupção do corpo de polícia local, e a segunda, conduzida diretamente por Lincoln e uma seleta equipe particular, que tenta desvendar a localização de um assassino em série, autointitulado "O Relojoeiro".

Quando corpos de vitimas cruelmente assassinadas, acompanhadas por um relógio de características peculiares, começam a aparecer pela cidade de Nova York, a última coisa que o centro de investigações locais quer é atenção da mídia. Com um histórico profissional brilhante, cuja margem de erro é quase zero, Lincoln Rhyme parece ser a solução perfeita para condução do caso, mas talvez nem mesmo ele seja capaz de driblar um assassino tão habilidoso e, curiosamente, tão inteligente quanto o nosso detetive.

Os livros de Deaver chamam atenção não somente por ter aquele perfil de livro que a gente devora: capítulos curtos e com um toque de suspense no final, diálogos objetivos, história com o mínimo de pontas soltas... mas também por que o detetive Rhyme sofre com uma série de limitações físicas decorrentes de sua condição tetraplégica o que, evidentemente, não faz com ele, ainda assim, brilhe menos em seu ofício.

É o tipo de livro pra sair de ressaca literária, mas também para quem nunca leu nada, ou pra quem quer um livro que deixa a gente com aquela sensação de que tá vendo um filme de ação empolgante.

P.s.: Embora a sinopse não deixe claro, esse é o primeiro volume de uma duologia.

site: @viveprale

Rands 25/04/2010

Lua Fria
As linhas desse romance foram escritas cuidadosamente. Cada detalhe; personagem; cena de crime: tudo foi arquitetado com a precisão de um relógio atômico. Não havia lido Jeffery Deaver, e confesso que fui pego de surpresa por sua Engenhosidade diabólica.

O livro possui um ritmo empolgante e a estória é coesa. Pode-se dizer, ademais, que a maior das virtudes desse livro é justamente a sofisticada estrutura da trama, meticulosamente construída em camadas-toque que só um verdadeiro gênio poderia empregar. Além disso, o autor brinca com os leitores como num jogo de fumaça e espelhos bastante refinado.

Confesso também que o final foi justíssimo (raramente fico feliz ao final de uma trama). Não haveria de ser mais bem escrito. Quer saber do que estou falando? Se a resposta for sim, considere seriamente a hipótese de comprar este livro- apesar do precinho pra lá de imoral, pois 67 Reais não é brincadeira.

Nota cinco, pois não tinha como colocar 6.

Claire Scorzi 06/06/2010minha estante
Concordo plenamente. O livro é um primor.

Claire Scorzi 06/06/2010

Uma camada que esconde outra, e outra, e outra...
Camadas debaixo de camadas. Quando pensamos ter descoberto a verdade, somos mais uma vez surpreendidos pela engenhosidade de Jeffery Deaver.

Em teoria, a grosso modo, o que o escritor faz neste livro ilustra uma velha tática de Agatha Christie: faça o leitor - e os detetives! - olharem em uma direção. Mas enquanto isso o verdadeiro crime está acontecendo em outra...

Divertido, original, com uma galeria de personagens carismáticos - Rhyme, Amelia - e algumas figuras novas que Deaver parece estar nos 'apresentando' neste romance para integrarem a equipe nota 10 de Lincoln Rhyme, como a genial Kathryn Dance (maravilhosa!) - Deaver reserva surpresas até o fim, e quando menos se espera, retirando algumas delas particularmente para quem leu "O Colecionador de Ossos".

Um prazer adicional, nada dispensável para esta leitora aqui, é o modo como o escritor estabelece um clima 'família' entre seus personagens detetives, e faz com que nos afeiçoemos a eles.

Um passe de mágica, como diria Agatha Christie, de certa forma homenageada aqui. Imperdível.

Rands 06/06/2010minha estante
O livro é sensacional: a narrativa é muito bem elaborada e nada monótona. Além do mais, como bem foi frisado pela resenhista acima, as personagens nos cativam e parecem saltar do livro.

Leitura indispensável e altamente recomendada.

Alessandro.Aguilera 06/09/2020

Uma história intrigante
Mais um livro de tirar o folego de Jeffery Deaver. Agora, o autor nos apresenta um criminoso conhecido como o Relojoeiro, um criminoso frio, calculista e muito inteligente. Amélia Sachs se em duas missões, uma capturar o Relojoeiro e outra desmantelar uma corrupção policial. O passado de seu pai vem a tona levando Amélia a decisões drásticas que não quer tomar. Um livro empolgante que só Jeffery Deaver pode escrever.

Crissie 20/06/2023

Como todos os outros livros do autor, esse não deixou a desejar. Lincoln Rhyme é um detetive sensacional que enxerga coisas que outras pessoas não conseguem perceber. Ao lado da sua parceira Amelia Sachs, o leitor vive todo o suspense proporcionado pela dupla.

Diogo 27/03/2011

"- Porra de ponto e vírgula."

Ellie 15/10/2023

Investigação
A partir das provas encontradas e usando um pouco de lógica e atenção se chega a detalhes que nos foge, se não estivermos atentos. Tudo faz sentido.

Jessica1248 11/01/2024

Lua Fria - Mais um caso dos detetives Amelia Sachs e Rhyme
As últimas 200 páginas do livro foram responsáveis pelas quase 5? que eu dei pra essa história.

Com certeza, esse livro entra para a lista dos melhores thrillers que já li. Pistas sendo decifradas, interrogatórios inteligentes, sobreposição de acontecimentos, tiroteios e emboscadas. Tudo isso está presente no enredo. Mas o que mais chama a atenção é a magistral inteligência do criminoso, para mim, o que há de melhor neste livro.

Os pontos negativos, que me fizeram tirar alguns pontinhos, é o fato de o livro ter um pouco de exagero no número de páginas e de o protagonismo ser sempre deixado no colo da "mente brilhante do detetive".

Mas na somatória das coisas, foi uma leitura rápida e muito proveitosa. Essa história daria um excelente filme.

Lu 01/05/2011

Muito bom!

Desde que vi "O Colecionador de Ossos" na TV, venho acompanhando os livros do Jeffery Deaver com atenção e seus livros não decepcionam. O "Lua Fria" não foge ao ótimo padrão: uma trama engenhosamente arquitetada, bons personagens, muito suspense e um desfecho surpreendente.

Uma das coisas que eu mais gosto são os personagens. Cada um é bem construído e a equipe de Rhyme é ótima. O relacionamento do ex-detetive e Amelia é mostrado de forma sutil, mas é muito bonito. E eu achei o máximo Deaver ter juntado dois de seus principais personagens: Rhyme e Kathryn Dance. Fiquei morrendo de vontade de ler os livros protagonizados por ela. Seu estudo de linguagem corporal é fascinante.

Eu acho que o único defeito do livro é o fato de ter um pouquinho extenso. Isso é mais do que compensado pelas reviravoltas e as surpresas. E há que se parabenizar o autor não apenas pela criatividade e pela excelente narrativa, mas também pelo trabalho de pesquisa feito. Sinto que sempre termino os livros dele sabendo um pouquinho mais sobre uma coisa ou outra.

Enfim, "Lua Fria" é um ótimo livro de suspense policial e que agrada bem quem gosta de tramas com serial killers, CSI, investigação e etc.

Recomendo!

Victor, the Reader 03/07/2022

Que livro, que história, que autor!
Eu simplesmente devorei o livro. Assim que terminei, fiquei me perguntando por onde andei nas livrarias, já que ainda não tinha ouvido falar no autor. A narrativa me prendeu do início ao fim, tem uma história muito bem construída e fundamentada. É uma história muito sólida, muito bem pensada e planejada. É muito difícil encontrarmos bons livros assim. Jeffery Deaver está agora na minha lista de melhores autores. Com certeza encherei minha biblioteca com seus livros. Recomendo.

Virgílio César 19/12/2014

Se o livro tivesse 100 páginas a menos, teria sido a melhor trama de todas que Jeffery Deaver criou. No final ele criou tanta reviravolta sobre reviravolta que ficou forçado demais. De qualquer forma não deixa de ser um bom livro.

Maria.Printes 08/04/2020

Razoável
Não é um livro que eu vá ler novamente.
Tem momentos bons, mas na maior parte é cansativo, forçado

Tatiana 03/11/2012

Livro: Lua fria
Ver blog: http://tatizanon.blogspot.com/2011/01/livro-lua-fria-jeffery-deaver.html

Hester1 19/09/2018

Ótimo! Viradas sensacionais...

RALPH 09/06/2020

O mestre do suspense Policial
Livro empolgante como todos os que eu li do Jeffery Deaver, livro bem escrito, sem pontas soltas. Simplesmente fantástico.