Netto Perde Sua Alma

Netto Perde Sua Alma Tabajara Ruas

Resenhas - Netto Perde Sua Alma

Ivan 15/05/2011

Livro excelente. A escrita de Tabajarua Ruas é poética e os diálogos bem estruturados. Gostei muito da parte onde Netto se declara para Maria Escayola. Recomendo a leitura.

Laura 16/01/2023

Bhá
Peguei o livro pensando ser algo baseado em fatos reais, um pouco de história do meu amado RS. Mas de cara já li que a história não passava de uma ficção, gosto de ficção mas essa eu não gostei.
Esperava mais da literatura brasileira.

Sabrina 26/08/2019

Maravilhoso! Ficção de uma biografia que nunca existiu
É verão na Serra Gaúcha, e isso sempre me faz ter vontade de ler romances gaúchos, estes que descrevem tão bem as contradições do clima desta terra - tão frio no inverno, tão quente agora. Resolvi ler Netto perde sua alma, de Tabajara Ruas, que estava na minha lista há tempos. E que livro! Que forma de escrever tão absolutamente poética! Lindo demais! Os mosquiteiros que pareciam fantasmas de noivas...que se embalavam ao vento, dando pequenos suspiros! A melhor parte são essas lindas descrições. Este livro eu peguei na biblioteca pública de Caxias do Sul - que é ótima, por sinal, é difícil achar novo pra comprar, mas já fiquei com pena de devolvê-lo. Um livro pra se ter na estante. Nem tanto pela história, que é bastante fragmentada, mas pela poderosa imaginação que inventa e descreve a alma de Netto. Pode até ser uma história inventada, na sua integralidade, sobre o general e proclamador da república na Revolução Farroupilha. Mas há tanto de humano que pode ser que Tabajara tenha adivinhado uma biografia do general Netto, fazendo de sua ficção uma biografia que nunca existiu.

site: https://medium.com/@sabrinadidone

Deco 12/10/2020

Épico e Poético
Está foi a primeira obra que li de Tabajara Ruas. Talvez o fato de ser gaúcho e estar familiarizado com os nomes e as histórias do Sul do Brasil tenham influênciado esta leitura, todavia, adorei cada página, cada diálogo, e todos os seus simbolismos.

De maneira simples e objetiva, como coisa de soldado, Ruas traduziu pensamentos e gestos de nobreza em simples palavras e expressões ditas e sentidas por um soldado.

Grande leitura, principalmente para quem é do Sul.

Alexandre.Verfe 16/06/2015

muito mal escrito
O livro em si é bom, mas a maneira que o autor escreveu, parece amadora. São muitos pontos finais utilizados de uma maneira que torna a leitura cansativa e chata.

Andressa 03/07/2023

Falta sal aí...
Um livro mais antigo,um pouco mais difícil de ler.
Mas no geral gostei da história.
Não entendi o desfecho.
Mas apreciei o romance que houve.