Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Rafael 23/05/2024

Brisingr, ou até onde é saudável se levar as sidequests
O terceiro livro do Ciclo Herança, antes desse projeto de releitura atual, era um dos meus favoritos. E isso, para um adolescente de quinze anos, que na época, ainda tinha pouco contato com histórias de fantasia em geral, e com muito pouco entendimento de como a coisa realmente era feita, era uma escolha altamente justificável. Agora, para uma mente mais treinada e porque não, mais viciada, as falhas de Brisingr ficam visíveis a cada página.
É extremamente fácil se convencer de que Brisingr é um bom livro, mas essa resenha tem o poder de abrir os teus olhos, se você também pensava como eu, antes de começar a passar por essa página. Brisingr é carregado de ação. Literalmente do começo ao fim, temos pouco tempo para respirar, e estamos em cada hora num lugar diferente, fazendo coisas diferentes. Para ajudar na decisão adolescente, traz consigo revelações bombásticas para toda a série, e um arco final que realmente é um page-turner, difícil de se largar.
Mas afinal, onde é que está o problema então? O maior entrevero deste terceiro livro encontra-se em sua própria definição. É difícil colocá-lo em qualquer tipo de história que possamos imaginar, justamente porque este tenta, a muito custo, contar várias histórias de uma só vez, o que passa a impressão de que estamos presos em uma sidequest (ou missão secundária, para os conhecedores de RPG) interminável.
Essa sensação é corroborada pelo parco avanço da história principal, em comparação com as histórias das personagens secundárias. É quase como que Paolini tivesse dedicado Brisingr, quase que exclusivamente para resolver todos os problemas secundários que ele criou no meio do caminho, antes da conclusão final, o que para mim, somente ressalta ainda mais sua prolixia, que já era denotada nos livros anteriores.
O que piora ainda mais essa situação é que ficamos sem entender qual é o foco principal do livro. Podemos muito bem dizer que Eragon trata-se de uma história de vingança do personagem homônimo, contra os terríveis Ra?Zac que rechaçaram sua fazenda e seus tios. Em Eldest, temos o tão conhecido (e um mal necessário), livro do meio, que podemos definir como uma grande história de aprendizagem (mesmo que apressada), que torna o personagem principal um pouco mais preparado para o que ainda está por vir.
O ponto é que a definição do ponto principal de Brisingr não é fácil, pois, afinal, do que se trata essa história de mais de 700 páginas? Por muitos capítulos, temos a sensação que a história é sobre um grande nada. A ideia original de Paolini, era concluir a história de Eragon e Saphira em 3 volumes, mas segundo este, isso não foi possível graças a complexidade da história, uma vez que gostaria que sua conclusão tivesse uma velocidade natural e não parecesse apressada ou equivocada pela falta de tempo e espaço. Mas há de se dizer que, se todos os problemas de ritmo e de gordura narrativa que tivemos nos dois últimos livros, tivessem sido resolvidos, essa não seria uma tarefa assim tão complicada, convenhamos.
Com a sensação de ter sigo enganado pela minha própria memória afetiva de quase quinze anos atrás, Brisingr falha para a minha audiência mais madura ao tentar, abraçar todo o mundo de uma só vez, e esquecendo-se de suas próprias origens. Maçante, e por vezes, chato e irritante, Brisingr é a prova física que que o conhecimento e o aprofundamento de qualquer tema que nos interessa, são, indubitavelmente, atos libertadores e empoderadores para todos.

Lexiana 16/05/2024

Brisingr é incrível
Bom, já adianto que não vou dar spoiler!

Em resumo o livro continua a acompanhar as aventuras de Eragon e Saphira. Sobre Orik você irá descobrir muito! Também sobre Roran e Katrina...Sem contar tudo o que ocorre em Ellesméra...já adianto que durante o livro todo você terá surpresas, mas que nos últimos capítulos você provavelmente ficará como eu: Estupefata!

estantedataya 21/04/2024

SIMPLESMENTE DE EXPLODIR CABEÇAS
Brisingr foi de longe o melhor livro, com acontecimentos e revelações de revirar a cabeça e te fazer devorar as páginas loucamente, e também de te fazer chorar loucamente no final, favoritado pra vida!!!!

Jairo Matos 07/04/2024

Retornei a ler o ciclo A Herança depois de 13 anos, quando li os 3 primeiros livros , mas não ter lido o 4°, Herança (pois não tinha sido lançado à época). Muita coisa já havia esquecido. Até fiquei p* por ter tomado um spoiler em uma postagem sobre a vindoura série, sendo que está spoiler estava em Brisingr, que já havia lido (eu já estava desconfiando, ou então era informação guardada que foi pro subconsciente). Por fim, foi uma leitura um pouco arrastada mas com várias pitadas de momentos importantes. Agora vou pro último livro do ciclo, Herança, o qual não cheguei a ler, mas já penso em comprar o livro sobre Murtagh. Enfim, no geral, foi uma boa leitura.

Vitoria.Marcela 23/03/2024

E um livro bem legal, porém é uma leitura um pouco densa que alguns momentos você cria um pouco de preguiça de voltar para o universo, e uma série extensa em que o autor faz questão de te explicar e descrever todos os detalhes, para que você consiga entrar profundamente no universo, tem bastante vocabulário diferente eu super indico para quem gosta de livros bem discritivos.

Lip Balestra - 22/03/2024

Que obra prima
Nossa, cada vez mais me lembro como essa serie eh maravilhosa. Esse livro prepara o leitor para o desfecho de um jeito incrivel. Tudo vai se encaixando e fazendo sentido. Eh tao lindo. !!!!

Mandi 17/03/2024

Mesma fórmula
Até o momento, os livros da saga seguiram uma fórmula bem específica, ou seja, diversas páginas de desenvolvimento lento com algumas batalhas aqui e ali, e por fim uma grande batalha impactante nos últimos capítulos.

Paolini deixa muito a desejar no quesito de desenvolvimento de personagens e criatividade com os "plot Twist" da trama, escolhendo sempre os caminhos mais previsíveis e com o desfecho que supostamente mais agradaria ao público, evitando correr riscos. Eragon continua um garoto prepotente e arrogante desde o primeiro livro, e Saphira tem atitudes impulsivas e sem sentido, baseadas na premissa "Eu sou um dragão, e todos devem me respeitar por isso".

O verdadeiro protagonista, na minha opinião, é Roran! Que sem treinamento, sem dragão e sem habilidades especiais com magia consegue defender a si mesmo e aos outros, utilizando sua inteligência, coragem e experiência.

Esse terceiro volume também não fecha muitas das pontas que a série vem criando ao longo da história, deixando tudo para o volume final. Falta objetividade.

lau 17/03/2024

Essse livro é basicamente um preparativo para a guerra principal, mas não por isso deixa a desejar. Existiu partes maçantes sim, mas muito importantes para a história. Neste livro entedemos a força de galbatorix, a extensão da sua manipulação e tbm sua fraqueza. Descobrimos a destreza de roran, coragem de eragon, sabedoria de Nasuada.
Eu achei ele muito importante, e muito rápido de ler, eu não me incomodei com as partes maçantes pq eu achei q nesse na vdd foi menos que nos outros, acontecia muito rápido as coisas, mas como eram MUITAS coisas, as vezes tínhamos que segurar uma aventura para ler sobre outra.
Recomendo essa saga para todos os amantes de aventura e fantasia, pq essa é muito bem escrita.

Mari Mirandinha 02/03/2024

Um mês em 700 páginas
É encantador imaginar que um mês (calculo), de história seja contada em 700 páginas. São acontecimentos épicos e bem desenvolvidos, não só da descrição dos acontecimentos em si, mas, e principalmente, no desenvolvimento da relações entre os personagens e na introspecção de Eragon que vai aprendendo e se desenvolvendo a olhos vistos. Muito bom. Sigamos!

João Victor 20/02/2024

De longe o melhor livro da série até agora, tudo nele orna pra ser incrível, por diversas vezes me peguei arrepiado e esse livro explica tanta coisa, tantas pontas soltas

Oscar.Valeriano 24/01/2024

Na nova aventura de Eragon, ele descobre um pouco mais sobre seu passado e desenvolve mais do seu potencial de cavaleiro dragão. Por outro lado, seu primo Roran martelo forte vai se tornando um nome a ser respeitado no meio dos varden.

Juliana 20/01/2024

Brisingr
Confesso que te todos os livros do Ciclo da Herança esse é o meu menos favorito. Mas mesmo assim importante para o desenrolar da história.