A Lição do Mestre

A Lição do Mestre Henry James




Resenhas - A lição do mestre


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Luciana Lís 27/02/2015

Paul Over é um jovem escritor comprometido com a sua arte. Ele é profundo admirador de Henry St. George, sua grande “figura literária”, e com quem acredita ter uma dívida por sua forte influência. O rapaz deseja conhecer o respeitável escritor de obras célebres, ouvi-lo falar de si mesmo, discorrerem sobre o ato de escrever.

Por ocasião de um fim de semana em que ambos estão no mesmo local, Paul tem oportunidade de observar a rotina do seu mestre, e se intriga com seus hábitos triviais, os quais considera vulgares e não adequados a um escritor da sua envergadura.

Posteriormente, St. George convida o jovem a visitá-lo em sua casa. Nesse encontro, o velho mestre revela profunda admiração pelos escritos de Paul, além de falar com sincera comoção sobre o processo de escrita dos seus livros, e de como a família e a vida moderna desviam o artista do seu compromisso e de sua devoção à perfeição de suas obras. Aconselha-o a dedicar-se integralmente à arte, evitar envolvimentos amorosos e prazeres fugazes. Doutrinado e resoluto, Paul Over sai de Londres, passa anos fora, dedicado a um novo livro. Ao retornar, encontra um cenário inesperado: seu promissor envolvimento com uma moça foi encerrado de uma maneira abrupta.
Ao fim da leitura nos deparamos com uma surpresa impregnada de múltiplas significações, já que a questão da influência recíproca entre as duas personagens é subjetiva e sensível, e até certo ponto enigmática por se tratar do singular universo da criação literária. Apesar de um final transparente, Henry James escreveu uma novela pouco óbvia e carregada de imaginários radicais sobre a influência na arte.



site: Para mais resenhas: instagram.com/coletivoleituras @lucianalis
comentários(0)comente



Tiemi 08/04/2022

ok
sinceramente não gosto de clássicos, por isso não me agradou muito, apesar de ser pequeno me custou mais horas do que o esperado, mas em contrapartida é um livro bem intenso que tem muito a agregar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aguinaldo 06/10/2014

a lição do mestre
Paul Overt, um jovem e ambicioso escritor, participa de uma festa numa casa de campo nos arredores de Londres promovida por Henry St. George, um romancista já consagrado. O jovem escritor admira seu colega mais velho, embora saiba que a qualidade de seus últimos livros seja ruim. Durante a festa Paul conversa com várias pessoas, como a mulher do escritor mais velho e um militar amigo do casal. Ele observa que Henry passa todo o tempo livre em animadas conversas e caminhadas com uma garota. Durante o jantar ele descobre que essa garota é Marion, filha do militar com quem conversou mais cedo. Ela confessa ser uma entusiasta de seus livros e ele, feliz com esse interesse, imagina uma oportunidade de flertar com ela. À noite, quando Paul já imaginava sair da festa sem ter a chance de conversar com seu anfitrião, ele é surpreendido com o convite de Henry para uma conversa reservada em sua biblioteca. Como acontece usualmente nos livros de Henry James é a partir do que se discute numa longa conversa entre dois protagonistas que a narrativa se desenvolve, sobretudo psicologicamente (e não me cabe mais detalhar qual é a tal "lição do mestre", sob pena de estragar a diversão de um eventual leitor destas linhas). Apesar de Paul não ser tão ingênuo como Marcel, o narrador de "Em busca do tempo perdido" de Proust, o conflito criada por Henry James lembra o primeiro encontro entre o Barão de Charlus e Marcel (falo da assimetria entre as experiências mundanas de ambos e da dificuldade de Marcel entender o caráter de Charlus). "A lição do mestre" exemplifica também (ainda que com sinais um tanto trocados) a "Angústia da influência", conceito tão caro a Harold Bloom em sua análise das relações entre os efebos e seus precursores. Bela história. Assim como "A briga dos dois Ivans", que já resenhei aqui, esse pequeno livro faz parte de uma coleção de histórias curtas (A arte da novela, da Grua Livros, originalmente produzidas pela Melville House Publishing).
[início: 19/08/2014 - fim: 22/08/2014]
"A lição do mestre", Henry James, tradução de Paulo Henriques Britto, São Paulo: Grua livros, 1a. edição (2014), brochura 13x18 cm., 119 págs., ISBN: 978-85-61578-34-3 [edição original: The Lesson of the Master (London: Universal Review / S. Sonnenschein & co.) 1888]
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR