Login

Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Eduarda 01/04/2014

A esposa submissa
Esse romance de William shakespeare conta a história de uma megera que é vivenciada por Catarina, uma mulher arrogante e sempre de mal humor, filha de Batista e irmã de Bianca que era totalmente diferente dela e que estava passando por um drama. Bianca era cheio de pretendentes e um deles era Lucêncio um homem apaixonado por Bianca, mas Batista só permitia sua filha se casar após a mais velha. Hortêncio, um dos pretendentes de Bianca, muito esperto, encontra um bom partido para Catarina. Petrucchio,o pretendente de Catarina, interessou-se por Catarina pelo seu dote, ela concorda em casar-se com ele por causa da sua irmã. No final, Catarina fora domada pelo seu marido após ele dá lições a ela e essa parte é muito engraçado por que a megera fora domada. Esse livro mostra que a mulher orgulhosa é abatida pelo seu marido e que a ignorância não leva a lugar nenhum.

Tamara 21/03/2014

Como domar uma megera em apenas algumas páginas
Uma coisa que prometi para mim esse ano, foi ler peças. Eu não tenho costume com esse tipo de literatura, mas faz tempo que eu me sentia mal com o fato de gostar tanto das adaptações de Shakespeare para o cinema sem nunca ter lido nadinha de sua obra. Então eu quis me redimir e acho que comecei da melhor maneira possível. Uma comédia.
A Megera Domada é uma peça teatral de Willian Shakespeare que conta a história de um rico fidalgo chamado Batista Minola que tem o desejo de casar suas filhas Bianca e Catarina. O problema é que se de um lado temos a filha Bianca doce, meiga e submissa do outro temos Catarina, um verdadeiro diabo de saias!
Catarina não se submete aos pretendentes e os espanta com suas palavras ferinas e gênio difícil o que faz com que seu pai se preocupe em não lhe arranjar um casamento. Sendo assim ele decide que só irá ceder a mão de Bianca (que tem muitos pretendentes) quando Catarina estiver casada.

A partir daí começam as trapalhadas da história e é uma risada atrás da outra. Lucêncio, um dos pretendentes de Bianca resolve conversar com seu amigo Petrucchio que acabou de perder o pai e está louco para casar-se e aumentar o patrimônio da família. Então o que lhe interessou desde o início foi o dote da noiva e não se deixou assustar com os comentários de Lucêncio sobre o fato dela ser uma "megera".
Petrucchio procura Batista e pede a mão de Catarina deixando o pai surpreso. Petrucchio vai apresentado a noiva e como não era de se admirar, ela o repele, mas quanto mais ela o repele mais ele diz que gosta dela e a corteja o que torna a situação muito cômica, ela dá patada de uma lado e ele diz-lhe palavras doces de outro. Por trás temos os pretendentes de Bianca armando para ficarem com ela também e as estratégias são as mais inusitadas possíveis.
O fato é que Petrucchio e Catarina se casam, mas ele não só se casa com ela, ele consegue "domar" a fera e o hilário é exatamente quando no decorrer da história vamos vendo como ele consegue essa proeza.

O bacana foi que eu senti interesse de ler essa peça por causa de um filme teen. Acredite quem quiser, mas o que me fez sentir curiosidade de ler essa maravilhosa obra, foi o filme "10 coisas que eu odeio em você" filme que vi e revi até quase decorar e que mais tarde fiquei sabendo ter pegado algumas "inspirações" da peça ;)
Claro que o filme é bem diferente pelo fato de que temos uma história moderna, com adolescentes nos dias atuais. Mas a premissa é a mesma, o filme é cheeeeio de referências a peça original.
Temos a megera (que aqui é uma adolescente feminista, que lê Sylvia Plath e ouve Bikini Kill), temos a irmã Bianca (doce? e pooopular), temos Patrick que é o cara estranho e rude que é pago para sair com a megera (Petrucchio), Cameron (Lucêncio) que se apaixona por Bianca mas não pode tê-la porque um cara popular está de olho nela, enfim...

O fato é que Shakespeare é ótimo! E se eu suspeitava disso, agora estou certa e quero ler mais de sua obra que de tão boa sobreviveu ao tempo e inspirou muita gente por aí...

Pollyana 08/03/2014

Um livro que me arrancou boas risadas, os diálogos inicias são bem divertidos e cheios de duplo sentido. Não gostei muito do final, apesar de admitir que foi o que era para ser, considerando-se a intenção da peça (desde o título).

Bárbara 27/12/2013

A Megera Domada conta a história de Catarina, uma mulher que não pretende se casar achando que perderia sua independência e se tornaria submissa. Assim, ela afasta todos os que desejam se casar com ela de uma forma nada delicada, através de gritos e faltas de educação ela ganha fama de megera. No entanto, Catarina sente que desse jeito atrapalha a vida da irmã mais nova Bianca, que é o oposto da megera, meiga, delicada e gentil, pois seu pai, muito tradicional, só permitirá que a mais nova se case depois da mais velha.

Os pretendentes de Bianca, cientes da decisão do Sr. Batista Minola resolvem arrumar um pretende para Catariana, ai surge Petrucchio amigo de Hortêncio, um dos pretendentes de Bianca, que chega á Pádua a procura de uma noiva com bom dote para aumentar sua fortuna. Petrucchio ao saber da fama de Catarina e querendo ajudar o amigo resolve pedi-la em casamento disposto a domar a fera.

site: http://fontesdeilusoes.blogspot.com.br/2013/08/a-megera-domada.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Publicidade

logo skoob beta
"Skoob faz sucesso e dobra em número de usuários e obras cadastradas todos os dias"

IG Tecnologia