A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Mathias Vinícius 04/01/2024

Um comentário sobre: A Megera Domada
Sabemos que não é possível uma pessoa mudar da água para o vinho de um dia para o outro, a não ser que ela faça isso com as mais falsas das intenções, de uma maneira irônica. Nessa situação, tal pessoa nos é apresentada sendo mais amarga que o próprio vinagre dado a Cristo na cruz. Seu nome é Katherina, ou, como ficou na tradução, Catarina, a própria Megera que dá nome a esta peça de Shakespeare. "Catarina: Lhe garanto, senhor, não precisa ter medo pois não está nem a meio caminho do meu coração. Mas se estivesse, meu cuidado maior seria pentear-lhe a juba com um tridente, pintar a sua cara de outra cor e usá-lo como aquilo que é: um imbecil."

Antes de abordar o enredo desta obra, é necessário comentar o prólogo que a introduz. Sim, temos um prólogo! São apresentados alguns personagens, nobres (que de nobre têm apenas o título), que resolvem pregar uma peça em um bêbado que perturbava uma estalajadeira, um coitado nomeado Sly. Este será levado por esses lordes a acreditar que também é um deles, como se nunca tivesse enfrentado problemas com alcoolismo e tivesse ficado desacordado por longos anos até o presente momento. Assim o fazem, e, em meio às conversas, decidem que é de 'bom tom' encenarem uma peça para dar credibilidade a essa farsa. Eis então uma peça dentro de outra peça, pura metalinguagem, "A Megera Domada"!

A peça inicia-se com a representação de Catarina como uma mulher cuja língua afiada e disposição indomável a colocam em desacordo com as expectativas sociais de seu tempo. "Mais amarga que o próprio vinagre dado à Cristo na cruz", a analogia faço e que destaca seu desdém e resistência à submissão. Essa resistência é um tema central da obra, refletindo as atitudes elisabetanas sobre o casamento e os papéis de gênero.
O enredo se desenrola com a chegada de Petrúquio, cujo objetivo é domar Catarina, não por amor, mas como uma transação econômica e social. A relação entre eles é uma dança complexa de poder e controle, onde a submissão de Catarina é frequentemente vista como um reflexo irônico de sua verdadeira natureza. A peça utiliza a comédia para explorar esses temas sérios, equilibrando humor e comentário social.

Shakespeare também brinca com identidades e disfarces, elementos típicos do próprio teatro, para enfatizar a natureza performativa dos papéis sociais. A mudança de Catarina, da rebeldia à submissão, levantando questões sobre a autenticidade e as pressões sociais impostas às mulheres, amigos e pessoas anônimas que se passam por outros com o intuito de alcançarem seus designíos mais ardentes como paixões impossíveis, ou para engarem o próprio sogro!

Esta peça do Bardo, que desafia o público a refletir sobre a natureza das relações humanas, a luta pelo poder e a construção social dos papéis de gênero. A transformação de Catarina pode ser vista não apenas como uma capitulação, mas também como um ato de resistência sutil e irônica, uma interpretação que enriquece nossa compreensão desta obra complexa.

site: https://www.instagram.com/um_comentario_sobre/

Zizi 04/01/2024

Os diálogos e os personagens são bem engraçados, tirando toda a parte de como tratam a Catarina e o final exagerado que deram pra mulher, mas por ser um livro escrito no século 16 não esperava uma coisa diferente.

EvelizeSouza 03/01/2024

A Megera Domada
Levemente misógino, mas para a época era isso mesmo que tinha.
Adoro essa história, dei boas risadas!
É possível reconhecer o motivo de ter gerado tantas outras obras que se basearam nesta.

Gabriella 30/12/2023

Amei Muito bom, você lê e vê algo familiar????????????????..
Muito bom, você lê e vê algo familiar?????????????????????????????????????????????????????????????..

Jazz 25/12/2023

Caramba, que surpresa identificar diversos filmes que foram inspirados nessa obra.
Li sem ler saber do que se tratava e simplesmente não sei o que dizer.
Foi uma leitura rápida mas dolorosa, definitivamente não uma das minhas favoritas

Joseane 25/12/2023

Não achei graça
Provavelmente grande parte do humor vem dos trocadilhos, por ler em português, o único momento que achei engraçado foi a confusão de quando descobriram toda a maracutaia.
Achei que a submissão dela no final foi excessiva (aquele discurso??). Estava esperando mais que ela só deixasse de ser grosseira, mas mantesse certa autonomia como as outras personagens.

Marcia.Santos 17/12/2023

Releitura
Um livro que faz a releitura de um clássico tem que buscar a essência da obra. E nesse encontrei um pedacinho de Shakespeare nas menuncias em cada página.

Alice 12/12/2023

Clássico
A trama gira em torno do obstinado Petrúquio, que aceita o desafio de conquistar a temperamental Catarina, conhecida como a megera da história. O enredo explora temas como o amor, poder e a dinâmica de gênero. Com diálogos afiados e situações hilárias, a peça aborda a transformação de Catarina de uma mulher forte e independente para alguém mais dócil, desafiando as convenções sociais da época. "A Megera Domada" é uma comédia clássica que continua a entreter o público com sua sagacidade e humor atemporal.

Gimarin 07/12/2023

Quero fazer
É um livro muito fácil de ler por ser escrito em forma de peça, A história é muito boa tem cenas hilárias é um jogo de palavras muito bom. Shakespeare é o maior escritor de peças teatrais e essa é só mais uma das maravilhas que ele escreveu

Heiel BlueSky 04/12/2023

Clássicos são sempre Clássicos
Uma comédia romântica de uma época onde o mundo era mais machista que agora e Shakespeare teve a ideia brilhante de fazer uma protagonista a frente do seu tempo, uma mulher que não deixa qualquer um fazer o q quiser com ela e até o final aprendeu tatica para lidar com o casamento peculiar q foi arranjado.
Catarina e Petruchio eu sinceramente considero eles como uns dos primeiros romances "Enimies to Lovers", livro q eu li em uma noite e foi otimo, sinceramente amo as obras do autor q mesmo sendo de outro tempo, podemos ver q o bardo entendia das paixões humanas como ninguém

midnights.rain 02/12/2023

...
Primeiro livro de William Shakespeare que li, e pra ser sincera me senti extremamente desconfortável lendo esse livro. Não é uma história ruim, porém em muitos momentos há frases extremamente machistas, entendo que naquela época era dessa forma que as coisas funcionavam, mas nn é por isso que eu tenho que concordar com essas atitudes.

Deisi Bontorin 26/11/2023

Uma peça que tem de ser colocada no contexto do seu tempo
Ao ler "A megera domada", a primeira impressão, é que a peça não envelheceu bem. O tipo de tratamento que Katherine recebe após o casamento podemos chamar de tortura até o momento em que ela é "domada" e cede aos desejos do marido.
No entanto, no final quando ouvimos o discurso dela para as outras esposas vemos que a submissão dela é apenas uma fachada para conseguir o que ela quer. E temos de lembrar que a peça foi criada para com o intuito de ser uma "comédia de costumes", ou seja, uma peça que critica os costumes do seu tempo a partir da comédia.
Apesar de toda a contextualização histórica e de sabermos que a peça é escrita com altos tons de ironia. Sempre é importante nos questionarmos o quanto a ironia de Kate, realmente é ironia. Pois, se ela não tem escolha a não ser estar casada, me pergunto até quando o discurso e atitudes dela não são formas de sobreviver, visto que, se ela se rebelar o marido a fará passar fome e ser privada de sono novamente.