A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Filipe 13/03/2023

Uma história simples, divertida, que flui bem e entretém sem prometer muito. Como dito na contracapa, ?uma deliciosa comédia sobre a guerra dos sexos?.

Não é dos trabalhos mais incríveis de Shakespeare, mas certamente é um dos ótimos. É bem notável como a configuração simples de um teatro foi levada em consideração para a montagem desta trama.

Karin né? 12/03/2023

O remédio de um doido é outro na porta
Bom, a peça é o que o título diz que ela vai ser. Dei muitas risadas ao longo da leitura, mas confesso que ao final da obra o sentimento que em mim prevaleceu foi o de incômodo.
Sei que o livro reflete uma determinada época e que é, sobretudo, uma comédia, mas ainda assim? não sei, talvez seja uma questão de maturidade crítica da minha parte, fico tentando acordar com a minha mente qual seria o jeito certo de interpretar essa obra além do burlesco; seria uma sátira? Seria apenas uma representação da sociedade dentro da qual ela foi criada? E se, for o caso da segundo opção, deve-se de algum modo questionar o ?caráter? do autor? Mesmo que nem ossos mais ele tenha? Mesmo que ele tenha sido um dos maiores dramaturgos que já existiram na terra?
Bem, com certeza eu preciso ler mais peças dele para me dar o luxo de falar qualquer coisa.

Ps: gostaria muito de ter visto o final além do final, de saber como Sly reagiu quando descobriu que, na verdade, tinha caída numa pegadinha do malandro

Romeu Felix 10/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Megera Domada" é uma das obras mais famosas do dramaturgo inglês William Shakespeare, e conta a história de Catarina, uma jovem com personalidade forte e que é considerada uma verdadeira megera, que se vê obrigada a se casar com Petruchio, um homem ambicioso e determinado a conquistá-la.

A trama se passa na Itália, no século XVI, e aborda temas como o casamento, o amor, o poder e a submissão feminina. Catarina é apresentada como uma mulher inteligente e independente, que não se curva às expectativas da sociedade patriarcal em que vive, enquanto Petruchio é um homem astuto e manipulador, que usa de artifícios para conquistar Catarina e dominá-la.

O livro é marcado por diálogos rápidos e inteligentes, com personagens cativantes e bem desenvolvidos, além de uma trama envolvente que prende a atenção do leitor. A obra também apresenta uma reflexão sobre a natureza do amor e do casamento, e como as convenções sociais podem afetar as relações entre homens e mulheres.

A edição da L&PM, traduzida por Millôr Fernandes, traz uma linguagem acessível e uma introdução que contextualiza a obra e explora sua importância na história da literatura. Além disso, o livro apresenta notas explicativas que ajudam o leitor a compreender melhor o enredo e as referências culturais presentes na história.

"A Megera Domada" é uma leitura recomendada para aqueles que buscam uma história divertida, com personagens marcantes e que ainda se mantém relevante e atual mesmo após mais de quatrocentos anos de sua publicação original.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Maria15515 09/03/2023

A megera domada
Meu primeiro clássico e eu pensava que iria ser uma leitura "chata", arrastada, mas pelo contrário achei bem engraçado e facilitou o livro ser pequeno tbm

Gabriela Medeiros 04/03/2023

A megera domada, considerada uma das primeiras peças escritas de Shakespeare e a primeira a receber uma adaptação cinematográfica, é uma comédia, que conta de maneira burlesca a história de Batista e seu propósito de não unir sua filha mais nova, a Doce Bianca, em matrimônio antes de casar a mais velha, Catarina, considerada por todos os habitantes de Pádua como uma mulher de gênio difícil e temperamento colérico, uma “megera”.
A trama da peça A megera domada (The Taming of the Shrew, seu nome original), inicia-se narrando a história de Cristóvão Sly, sendo encontrado bêbado por um nobre que decide pregar-lhe uma brincadeira de mau gosto, levando-o para sua casa, a fim e fazê-lo acreditar que, na verdade, era um nobre que se encontrava alucinando com uma vida de plebeu. Nesse contexto surgem os atores, comediantes, que a pedido do nobre vão encenar uma peça para Sly, a qual eles chamam de “O domar da Megera”, ou “A megera domada”.
A megera domada não é o meu clássico shakespeariano favorito, pois, apesar de divertido, envelheceu mal ao longo dos anos, principalmente no que se refere a personagem principal: Catarina, e sua relação com Petrucchio. Contudo, apesar disso, é uma peça engraçada, bem construída, como todas são, e que deixaram um legado imenso na história da literatura, de modo que, devido a isso, é uma leitura indispensável para qualquer apaixonado na história da literatura e do teatro.

Ju Nancy 03/03/2023

Um livro cheio de polêmica, mas muito engraçado. Não sabia que precisava ler esse livro até finalizá-lo :)

Charlie Gabriel 02/03/2023

Bom mas...
Sem dúvidas umas das peças de mais divertida leitura de Shakespeare, divertida e intrigante, mas a mensagem que passa apesar de normal a época é de gerar muito incômodo a qualquer leitor, claro tem de se entende em qual época foi escrita e para época era um pensamento comum, mas atualmente e de se gerar mal estar toda a situação a qual é submetido as mulheres e a lição que tenta ser passada

Manu1201 27/02/2023

27 de Fevereiro de 2023
Gostei e não gostei.

Difícil definir se eu pensar em todos os âmbitos na qual a obra foi criada.

É engraçada ver essa guerra dos sexos mas também deprimente, algo tão atual mas que fora retratada séculos atrás.

A peça é sim cômica e muito bem pensada, o jogo com os personagens, o "sonho", e todo o seu retrato achei muito bons!

Só acho que ainda não me habituei ao formato de peça, mas vou continuar tentando.

Jéssica Maria 25/02/2023

Não lembro quando li esse livro, mas eu era uma adolescente e foi meu primeiro conto de um escritor clássico, eu me sentia animada e também com medo de não ter repertório o bastante para entender a história. Ainda bem que não foi o caso, visto que fui treinada na escola O Cravo e a Rosa, de teledramaturgia.
Ler o conto escrito por Shakespeare só me fez amar ainda mais o Petruchio do Du Moscovis e a Catarina da Adriana Esteves. Viva Dennis Carvalho e sua adaptação!

Livre 23/02/2023

Petruchio é um moleque
Primeiramente a história é em si uma grande crítica e ironiza toda essa guerra dos sexos, que é a temática principal da obra, o que eu achei muito interessante e gostei.
O romance central é bom, mas eu sinto que não há desenvolvimento da parte de Petruchio, percebo que foi proposital, mas eu como uma romântica incurável, senti muita falta.
A trama é interessante, principalmente por acompanharmos o desenrolar de duas histórias, a de Petruchio e Catarina e a de Luccencio e Bianca, isso torna o livro mais fluido e acredito que torne a peça muito mais dinâmica.

Não gosto muito do personagem Petruchio, sei que esse é o propósito dele, causar esse desconforto, mas ainda assim esperava mais desenvolvimento.

Alexia 14/02/2023

Oponiões controvérsias
Estou com a meta de ler clássicos, e A megera domada foi um que achei mesmo que gostaria, mas... Levando em consideração a época é ok.. Mas não curto a ideia de Catarina ter se rendido assim... O começo é mais interessante pois ela tem personalidade, depois passa a ser um ser apenas obediente e posso julgar mal, mas não me parece que é por amor, mas por outros elementos, como não querer ser punida.

ju and the six 12/02/2023

Só peguei esse livro para ler pq não tinha nada pra fazer hoje e ja abandonei ele em 2019. só não parei de ler de novo pq é uma vergonha abandonar um livro de 130 páginas
mas achei bem chatinho
mas deve ser pq é muito antigo