Sem Família

Sem Família Hector Malot...

Resenhas - Sem família

Dan 09/09/2011

Um dos primeiros livros que li e uma história comovente e sensível.
Estar só e ter esperança sempre, mesmo assim.

Nathi 31/01/2009

Muito emocionante!
Minha mãe sempre me incentivou a ler, mas eu sempre gostei de livros engraçados, romanticos e com uma bela capa para chamar a minah atenção logo de cara! Um belo dia faltou luz na ilha de Florianópolis e assim a cidade permaneceu escura por 3 dias. 3 dias em casa sem o que fazer, sem o que ouvir e ver. Os shoppings não abriram e no primeiro dia minha mãe pediu muito para eu ler este livro que estava todo amarelo, com cheiro de mofo e com a capa rasgada, todo despencando. Resultado, como não tinha nada pra fazer eu lí, em 3 dias o livro todo, grande parte sobre a luz de uma vela, mas me apaixonei do início ao fim! Que livro maravilhoso! encantador, eu chorei mesmo!
Agora minha mae emprestou o livro, não sei pra quem...

raq 18/03/2009

Um dos livros favoritos da minha infância.

Milyy 29/03/2024

Eh
Eu nao entendi mt bem esse livro kmmmkkkkk como fiquek mt tempo sem ler esqueci de td do começo e fiquei com preguiça de voltar, e por ele ser antigo a escrita eh estranha e desanimei
pelo menos eh mais um lido!!

Géssica 16/09/2022

Tropeço atrás de tropeço
Como pode um menino viver tantas aventuras e a pé?Renato órfão, sem família não estava, ao decorrer do livro este encontra muitas pessoas que o dirão ser família, mas não se engane nem toda família é boazinha.

TerraDasLetras 15/02/2024

Essa história é voltada para o público infanto-juvenil, mas vale um post.
Viajei por essa trama quando eu tinha uns 10 anos e, saudosista que sou, revisitei a obra recentemente só para constatar que consegui me emocionar bastante, mesmo tanto tempo depois.
É um livro que segue inspirando, de geração em geração, com uma mensagem atemporal de força e superação.
Um dos meus preferidos da vida!

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

Moises Celestino 12/08/2020

Clássico juvenil...
Livro tocante e comovente, muito bonito e recomendado para o público infanto-juvenil. Lógico que leitores saudosistas (como eu), ainda curtem esses clássicos que oferecem leituras agradáveis e apaixonantes. O presente texto, lido na íntegra, é melodramático e inspirador. Pura Nostalgia? Com certeza!

Dyone.Elias 28/11/2018

Lindo
Uma das histórias mais lindas que já li em minha vida....

nilton rocha 25/06/2016

Antes de ter a oportunidade de ler Sem Família, eu já havia me fascinado por Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos. Ambos marcaram minha minha pré-adolescência positivamente. Fiquei ao mesmo tempo encantado e emocionado com a história triste e sofrida de Renato, uma criança que tinha sido vendida pelo padrasto a um artista mambembe que fazia apresentações circenses acompanhado de um macaquinho e dois cachorros.

Por eu ter lido um exemplar que me havia sido emprestado, e, depois disso, ter entrado na adolescência e de ter saído dela, acabei não comprando. Mas a memória guardou recorrente e carinhosamente várias passagens da história, o que me levou a adquiri-lo recentemente.

Agora, já privado do frenesi e do arrebatamento juvenil, infelizmente não reencontrei o turbilhão emocional que havia me causado tanto êxtase. Em muitos momentos, reavivei algumas cenas que estavam meio apagadas, noutros, esquecidos, fui levado a criar novas imagens.

Acho que, vez ou outra, a linguagem usada pelo autor um pouco difícil, o mesmo distante, do público infantojuvenil. Também tenho dúvidas sobre a reação dos mais jovens a uma narrativa um tanto quanto melodramática. Mas acredito que o livro ainda ser uma boa opção de presente para a moçada mais nova, e, talvez, despertar o interesse pela leitura naqueles que não têm uma predisposição genética para tal.

Ao classificá-lo com quatro estrelas, procurei fazer um balanço entre as minhas duas leituras. Hoje, ela não chegaria a tanto; naquela época, porém, certamente eu teria que polvilhá-la de inúmeras estrelas, cintilantes e douradas.

San 15/01/2016

Um livro lindo.
Maravilhoso.

Ray 08/01/2014

Meu livro preferido!
Uma história emocionante que nos ensina a nunca perder a esperança...

Paula 16/07/2009

É um livro maravilhoso! Foi um dos primeiros livros que li e sempre que posso, releio. Aconselho, especialmente para aqueles que gostam de viver a história junto com a personagem, rir, chorar..

cmscotti 02/05/2009

nossa, ver esse livro aqui me levou de volta à minha infância! devo ter lido mais de dez vezes, eu adorava! lembro que chorava horrores, mas também só pelo título dá pra imaginar, né? (agora já fui direto no estante virtual ver se acho em algum sebo aqui perto de mim.)