O Livro Perdido das Bruxas de Salem

Resenhas - O Livro Perdido Das Bruxas De Salem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pandora 03/07/2010

Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse é o livro de estréia de Katherine Howe.
Um fato um pouco cansativo é que a autora é historiadora, e seus relatos são detalhados historicamente. É interessante, mas pode ficar um pouco enfadonho.

A narração se intercala entre os acontecimentos de 1692, quando 19 mulheres foram enforcadas na cidade de Salem, acusadas de bruxaria, e o ano de 1991, onde Connie está se formando na pós-graduação e vai descobrindo, aos poucos, os segredos de seus antepassados.

O começo do livro é bem morno e a leitura começa de fato a prender lá perto da página 100, onde os acontecimentos de 1692 começam a se revelar.

As partes narradas do passado, na cidade de Salem, valem a pena. Mas as partes do dia-a-dia de Connie no ano de 1991 muitas vezes são dispensáveis.

Apenas a última parte do livro torna-se realmente interessante, onde há o clímax dos acontecimentos de Salem e quando Connie luta contra o tempo para salvar mais do que sua tese.

Não consegui sentir muita afeição pelos personagens contemporâneos da história, apenas uma simpatia pelas mulheres bruxas de Salem.

No geral, é um bom livro, com uma pesquisa histórica fortíssima. Só tenha paciência para passar pelas primeiras cem páginas e delicie-se com o mundo de Deliverance Dane, condenada por bruxaria.

AndyinhA 11/06/2010

o contrario do que aconteceu em Sepulcro, onde a história fica indo e voltando no tempo, aqui voltamos no tempo acompanhando uma família de bruxas e alguns pontos importantes durante a história. Não fazendo que perca a magia e o mistério do presente, muito pelo contrario, isso acaba nos alimentando mais e mais de tal forma que ficamos preocupados se nossa personagem conseguirá seguir esses passos e ter o que deseja.

Nesse meio tempo surge Sam, um personagem bem interessante e o grande motivador de Connie para a busca do livro perdido. Junto com ela, ele irá explicar sobre algumas marcas e conceitos há muito perdidos, pois ele trabalha com restaurador e estudar o passado para melhor representá-lo faz parte de seu oficio e de certa forma muito importante na busca do livro.

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/06/poison-books-o-livro-perdido-das-bruxas.html

Dica de Amigas 06/06/2010

Interessante =)
O livro conta a história de Connie Goodwin, uma estudante de doutorado que acaba se mudando para a casa de sua avó falecida - uma casa caindo aos pedaços e escondida nas proximidades de Salem.
Connie, ao começar xeretar nos antigos livros de sua avó, acaba encontrando uma chave dentro de um deles e junto, um nome: Deliverance Dane.
Curiosa, ela sai em busca desse nome e quem foi essa pessoa, junto com um livro que parece poder acabar com todo esse mistério, querendo assim, usar como tema em sua dissertação. Mas isso não é nada facil, já que esse nome parece não estar em lugar nenhum.
Nessa jornada, ela acaba conhecendo Sam, um lindo rapaz que trabalha em restauração de Igrejas que a ajuda um pouco.
Fora isso, temos Manning Chilton, o professor que está está sendo responsável em ajudar Connie em sua graduação. Ele é misterioso e muito interessado na busca dela sobre o livro... hummm, por que será?
Em tudo isso, acabamos conhecendo mais sobre o que aconteceu com Deliverance e qual o mistério da chave. Claro, como vocês devem imaginar, tudo isso tem a ver com bruxas... mas será que elas eram más ou algo assim? Bem você terá que ler para descobrir.
E afinal de contas, o que tudo isso tem a ver com Connie? Porque essa história meio que parece perseguí-la?

Carla Ferreira
Quer conhecer mais livros? Visite o Dica de Amigas: http://dicadeamigas.blogspot.com

sabrina sexton 24/05/2010

Constance Goodwin acaba de passar com louvor em um exame de admissão, e precisa encontrar alguma fonte primária e surpreendente para ser tema de sua dissertação no mestrado em Harvard, para com isso obter prestígio e reconhecimento na área de pesquisa acadêmica.

Essa busca se inicia de uma forma um tanto peculiar: órfã de pai, Connie não tem um relacionamento exatamente afetuoso com a mãe, Grace, que mora no Novo México.
Um tanto "hippie" em suas concepções, Grace falava de auras e energia vital... enquanto Connie é bem mais conservadora, mas o laço que as une é indiscutível. Incapaz de negar algo à sua mãe, Connie se incumbe de colocar a antiga e abandonada casa da avó Sophie em ordem, para que pudessem vendê-la.

A aparência sinistra da casa já é por si só muito reveladora. Connie se vê perguntando quais segredos aquelas paredes centenárias podem esconder, quem poderia ter vivido dentro daquelas paredes; e nesse exato momento de divagação ela segura uma bíblia da qual cai uma chave e uma tira de papel com um nome: Deliverance Dane. Pesquisadora por natureza, Connie passa a se interessar por essa pessoa sem rosto, sem vestígios, sem passado... Aos poucos, e sem volta, vai caindo numa história fantástica que remonta a um período crítico da história colonial, em qual muitos inocentes foram executados sob acusação de bruxaria.

Em meio às suas pesquisas Connie se encontra com Sam, restaurador de igrejas antigas. A empatia imediata eleva Sam ao patamar de amigo e confidente em suas descobertas, e logo essa relação evolui romanticamente. As pesquisas não páram, e junto com Connie descobrimos que Deliverance Dane pode ter sido de fato uma bruxa, e que possuiu um livro sombrio no qual estavam compilados segredos de cura milenares.

Então, eis aqui: a fonte primária que Connie tanto desejava.

Resolvida fazer do livro seu tema de dissertação, ela se propõe a encontrá-lo e conta com o apoio de Chilton, seu orientador e consagrado pesquisador, que passa a demonstrar interesse excessivo no livro...

A busca por essa raridade atravessa gerações, e dessa forma Connie descobre as mulheres descendentes de Deliverance, todas versadas na arte da cura, e com nomes de virtudes: Deliverance (Libertação), Mercy (Piedade), Prudence (Prudência), Pattiente (Paciência), etc... As histórias de vida dessas mulheres são contadas no decorrer do livro, paralelamente à busca desenfreada de Connie pelo livro, que se torna muito mais que uma pesquisa: se torna o único meio de salvar a vida da pessoa a quem ela ama.

"O livro Perdido das Bruxas de Salem" de Katherine Howe é uma ótima e instigante leitura, que eu gostei muito, especialmente dos trechos em que Connie começa a descobrir os rastros de Deliverance e nem percebe que esses rastros levam a um lugar comum...

Alma romântica, sou da firme opinião que o romance entre Connie e Sam deveria ser mais abordado, uma vez que é maior impulso na procura desesperada de Connie pelo livro: algo de grande importância tanto para sua vida pessoal, quanto em seu trabalho, e também para a humanidade.

Devo ressaltar excelente pesquisa, pois houve momentos em que eu, leiga, não consegui separar a criação da autora dos fatos reais,a correlação ficção-realidade caminhavam numa mesma e tênue linha.

O livro é extremamente detalhista e até mesmo didático, uma vez que a personagem principal é uma pesquisadora. Ele elucida vários pensamentos e concepções sobre bruxas, e a vida cotidiana dos colonos, além de nos contar como se deu o “Caso Salem”. Ao mesmo tempo nos faz refletir sobre a arte da cura, na condenação injusta de uma "bruxa boa", que sempre usou de seus dons para ajudar ao próximo. Inúmeras atrocidades foram cometidas "em nome de Deus" no decorrer da história mundial, mas a intolerância e o pensamento arcaico dos detentores do poder cristão, os "exterminando o mal" iludiram toda uma comunidade, no caso específico de Salem.

Quem de nós não tem um pouco de bruxa dentro de si? Quem nunca teve um pressentimento de algo que realmente se concretizou? Quem não tem uma receita de família, um chá infalível?

A grande verdade é que, num tempo onde a medicina não era evoluída, via-se no demônio a causa de todos os males e as pessoas tinham a firme crença de que suas doenças eram causadas por seus pecados. E o fato que simples e humildes mulheres podiam curar de forma eficaz os malefícios assustava à mentalidade tacanha daquela época sombria...

O Livro Perdido das Bruxas de Salem, com todo bom livro, de final surpreendente, merece virar um filme! Eu já me peguei imaginando qual ator lindão de olhos verdes e cabelos cumpridos faria o eclético Sam, e qual atriz daria vida à certinha Constance... ( risos)
Recomendo

Mandy Porto 21/03/2010

Ótimo! *-*
Primeiramente devo dizer que esse livro já está em minha lista dos meus favoritos. Para quem curte histórias de bruxas, bruxaria, wicca, principalmente a história das bruxas de Salem, irão adorar esse livro. Eu adoro uma história de bruxa e sempre fui muito fascinada por este assunto, ainda mais da história real de Salem. Mas nunca, nunca mesmo eu encontrei um livro bom que tratasse sobre este assunto. Então katherine Howe entrou em minha vida semana passada e me apresentou essa maravilha. A escritora, Katherine Howe é realmente uma das descendentes das bruxas que foram executadas em Salem em 1692. Ela apresentou Elizabeth Howe em sua história, assim como outras mulheres verdadeiras daquela época.

Eu me fascinei por este livro. Ele é dividido em duas partes por assim dizer. Ele tem as partes de Connie que investiga as histórias das bruxas em 1991 e depois alguns capítulos retratam os acontecimentos de 1692 e por aí vai. Apesar deste vai e vem eu não fiquei nem um pouco confusa e a linguagem não é tão difícil como eu pensei que seria. O livro perdido das bruxas de Salem conta um romance lindo, tem mistérios loucamente super desenvolvidos e a primeira bruxa de Salem, Deliverance Dane, foi retratada tão bem que parecia que eu já a conhecia. Eu fiquei com a maior raiva na hora dos julgamentos e eu mesma queria estar lá para gritar com o juiz idiota e os juízes sem noção. Eles estavam matando mulheres inocentes afinal de contas. E muitas coisas que Katherine Howe colocou em seu livro foram fatos. Ela pesquisou bastante e nos mostrou algo extraordinário. Eu sinceramente já queria que isso virasse um filme, mas os filmes não retratam o que cada um de nós leu e mais gostou, e com as adaptações do momento parece que ninguém consegue fazer uma boa adaptação de um livro.

Eu li e recomendo. É um ótimo livro, muito bem escrito. Depois de ler eu queria ir para a cidade de Salem em Massachusetts e visitar o museu de Salem e a cidade onde tudo aconteceu. O livro te leva para aquele tempo e te faz pensar nos verdadeiros acontecimentos, nas pobres mulheres que foram mortas injustamente e em todo aquele processo que a cidade chamava que os demônios estavam fazendo coisas más através das mulheres. Então se você curte um pouco de história e curte uma boa bruxaria acho que você irá gostar bastante.

mais resenhas em: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/
Lorrayne 11/09/2013minha estante
Livro maravilhoso!
A autora foi coerente quase o tempo todo, e colocar a história de Deliverance em destaque fez valer a história!

1 | 2 | 3 | 4 | 5