O Livro Perdido das Bruxas de Salem

Resenhas - O Livro Perdido Das Bruxas De Salem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Regiane 12/07/2010

Enigmático e surpreendente!
Esse livro possui um enredo rico, baseado em fatos reais, que descreve a história triste e cruel que marcou Salem, na época de 1692 - o cenário de uma histérica caça às bruxas - um prato cheio para todos aqueles que se interessam sobre o assunto.

No ano de 1991, Connie, uma estudante de pós-graduação, tinha um grande objetivo, este era, obter uma tese inovadora e brilhante, com a ajuda de seu orientador Manning Chilton - que a levaria a um futuro acadêmico promissor.

Connie é pega de surpresa com um certo pedido de sua mãe - no qual ela teve que se mudar urgentemente para o antigo casarão que pertenceu a sua avó, para que fosse reformado. Mal sabia que a partir daí, ela iria mergulhar em um misterioso passado - este que poderia render o sucesso para seu projeto.

Com uma mente racional e prática, a estudante se depara com uma casa que parece guardar segredos, lembranças de uma época em que a ciência se confundia com a fé.

Em um determinado dia, vasculhando os livros de sua avó, ela acaba encontrando uma bíblia muito antiga, dentro dela uma chave, que nela enrolada um papel, e neste escrito um nome: Deliverance Dane.

Quem seria ela? O que seu nome fazia ali? Que ligação teria com sua falecida avó e aquela casa? A partir daí Connie embarca em uma busca difícil sobre a vida dessa mulher e ainda tenta encontrar um livro que ela acredita que foi capaz de resistir ao tempo e que pertenceu a essa pessoa, que até então é uma incógnita.

Nessa excelente obra, a autora Katherine Howe trás ao leitor uma mistura sutil de ficção com fatos reais, um contexto muito bem elaborado - onde percebe-se que não foi escrita de forma aleatória, mas que teve muita dedicação baseada em uma árdua pesquisa. Ela superou minhas expectativas, já que esse é o seu primeiro livro.

Recomendadíssimo!!!
Karina 21/08/2012minha estante
Acabei de comprar este livro e estou muito curiosa para ler, espero que realmente ele seja bom.

Mandy Porto 21/03/2010

Ótimo! *-*
Primeiramente devo dizer que esse livro já está em minha lista dos meus favoritos. Para quem curte histórias de bruxas, bruxaria, wicca, principalmente a história das bruxas de Salem, irão adorar esse livro. Eu adoro uma história de bruxa e sempre fui muito fascinada por este assunto, ainda mais da história real de Salem. Mas nunca, nunca mesmo eu encontrei um livro bom que tratasse sobre este assunto. Então katherine Howe entrou em minha vida semana passada e me apresentou essa maravilha. A escritora, Katherine Howe é realmente uma das descendentes das bruxas que foram executadas em Salem em 1692. Ela apresentou Elizabeth Howe em sua história, assim como outras mulheres verdadeiras daquela época.

Eu me fascinei por este livro. Ele é dividido em duas partes por assim dizer. Ele tem as partes de Connie que investiga as histórias das bruxas em 1991 e depois alguns capítulos retratam os acontecimentos de 1692 e por aí vai. Apesar deste vai e vem eu não fiquei nem um pouco confusa e a linguagem não é tão difícil como eu pensei que seria. O livro perdido das bruxas de Salem conta um romance lindo, tem mistérios loucamente super desenvolvidos e a primeira bruxa de Salem, Deliverance Dane, foi retratada tão bem que parecia que eu já a conhecia. Eu fiquei com a maior raiva na hora dos julgamentos e eu mesma queria estar lá para gritar com o juiz idiota e os juízes sem noção. Eles estavam matando mulheres inocentes afinal de contas. E muitas coisas que Katherine Howe colocou em seu livro foram fatos. Ela pesquisou bastante e nos mostrou algo extraordinário. Eu sinceramente já queria que isso virasse um filme, mas os filmes não retratam o que cada um de nós leu e mais gostou, e com as adaptações do momento parece que ninguém consegue fazer uma boa adaptação de um livro.

Eu li e recomendo. É um ótimo livro, muito bem escrito. Depois de ler eu queria ir para a cidade de Salem em Massachusetts e visitar o museu de Salem e a cidade onde tudo aconteceu. O livro te leva para aquele tempo e te faz pensar nos verdadeiros acontecimentos, nas pobres mulheres que foram mortas injustamente e em todo aquele processo que a cidade chamava que os demônios estavam fazendo coisas más através das mulheres. Então se você curte um pouco de história e curte uma boa bruxaria acho que você irá gostar bastante.

mais resenhas em: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/
Lorrayne 11/09/2013minha estante
Livro maravilhoso!
A autora foi coerente quase o tempo todo, e colocar a história de Deliverance em destaque fez valer a história!

ThayAvalon 03/05/2023

Escrito por uma descendente de uma das acusadas de bruxaria em Salem, vamos conhecer a história de Connie Goodwin, que está terminando a pós graduação e sofrendo pressão do seu mentor e diretor da academia para entregar uma tese inédita. Nisso recebe a tarefa de viajar para Marblehead em Salem, para limpar a casa da avó que está tomada pela sujeira e mato, para que a venda e pague as dívidas de hipoteca da casa. Porém nesse tempo em que Connie vai morar lá , ela descobre segredos escondidos , nomes que não fazem sentido ,objetos até que descobre que a avó deixou pistas de uma Deliverance Dane , que ela descobre ser uma bruxa sentenciada. Ao longo da narrativa , ela descobre que existe um poder na casa , que seu affer Sam está sofrendo de maquinacoes do diretor que se mostra um "feiticeiro" pois quer usar as descobertas da Connie para sua realização de provar que a pedra filosofal existiu.
A história é muito intrigante, bem escrita, mas muito detalhista em relação ao que os personagens estão pensando e não em ações ou objetos. Eu gostei muito foi uma boa leitura , de uma outra visão das coisas. Eu tinha a muito tempo, curiosidade desse livro ele é bem difícil de achar para vender . Mas finalmente conclui. Eu achei a história da Connie bem real a nossa vida, nada fantasioso demais, vc até se pergunta se isso realmente não poderia acontecer mesmo na vida real. 4 estrelinhas.

Andreza 03/03/2013

Entre a realidade de a ficção na vida das bruxas de Salém
Katherine Howie é uma boa escritora, boa mesmo, mas confesso que quando peguei o livro para ler empaquei em alguns pontos no início e quase desisti de terminá-lo.
A arte da Suma transformou a capa nacional em algo mais bonito do que a lá de fora, bem mais elaborada e com alguns "spoilres" no decorrer da trama que você vai desvendando no decorrer da leitura. Uma sacada genial!
O interessante na história é que ela se passa entre duas épocas, com capítulos intercalados entre os fatos. Uma, é em 1991 (dias atuais no ano em que foi publicado) onde a estuante Connie Goodwin está trabalhando em uma tese sobre as bruxas de Salém... Outra, é a vida de Deliverance Dane e suas descendentes (que aliás, veem a ser as antepassadas de Connie e você descobrirá isso durante a leitura).
O livro é calcado em fatos reais e ficcionais. O que me chamou a atenção foi o cuidado da autora em explicar, até mesmo, um dos grandes mistérios das história da bruxaria: o porque de a figura do gato preto ser atribuída ao mau agouro.
A melhor parte dele é justamente a vida de Deliverance Dane. No começo, a vida de Connie é bem irritante, chega a parecer como a vida de um estudante normal e isso me irritava por ser exatamente o que eu vivia na época: neurose com tarefas, trabalhos e uma mãe querendo atenção a todas as custas - era como ler minha vida ali e chegava a cansar. Mas, a partir do momento onde ela começa a realmente desvendar suas antepassadas, este livro passa a ser o seu de cabeceira, pois a história nos prende de uma tal maneira que é impossível deixá-la para depois.

kailane.mota 18/12/2020

Criei expectativas... Não deveria ter feito isso
Eu sinceramente não gostei muito da obra.
Demora muito para algo acontecer. Fiquei esperando uma mudança, algo sobrenatural que nunca chegava. Quando vem a acontecer não é muito citada.
O inimigo até foi alguém que eu suspeitei, mas ele só é desvendado tipo nas últimas 30 páginas.
O final deveria ter sido um pouco mais elaborado, deveria ter tido alguma informação a mais pela Grace. A Grave deveria ter tido uma participação maior já que sabia da verdade.
Sem contar que as partes de interlúdio foram muito mais legais do que as de 1991 ?
A Connie foi particularmente sem graça e um pouco monótona.
Contudo, gostei que o livro tenha sido baseado em fatos reais.

Obs: se você não gosta de livros que narram qualquer detalhe, ou livros que se prolongam muito (às vezes até sem necessidade) possivelmente não gostará muito assim como eu, mas talvez valha a pena tentar.

O livro não é péssimo, mas também não é maravilhoso ou algo do tipo. Ele é apenas, ok, razoável.

Mateus 25/09/2011

Bruxas fazem parte das lendas populares há vários séculos em todo o mundo. Quem nunca se fascinou por elas, com seus chapéus de cone, roupas pretas, caldeirões, gatos, verrugas no nariz e um gênero terrível? Harry Potter surgiu para acabar um pouco com os mitos clássicos, tornando as bruxas nem tão más assim. Mas sempre tive a esperança de encontrar um livro que narrasse a história de uma bruxa como antigamente. Assim que vi O Livro Perdido Das Bruxas De Salem, ele parecia ser o livro certo. Mas a capa impressionou mais que o conteúdo.

Ele é como um candidato à político: promete coisas demais mas no fim não cumpre nada. Pela capa e pela sinopse pensamos se tratar de um grande mistério. Mas quando lemos o livro de fato, vemos que o mistério é algo quase inexistente em toda a história. O que poderia ser uma boa leitura, acaba se tornando não muito agradável por não corresponder às nossas expectativas.

As bruxas são tratadas como coitadas. Deliverance Dane, a bruxa principal, não impressiona em momento algum do livro. E a magia, onde está? Poderes de cura são um tanto entediantes, e por isso vou logo avisando: se está em busca de ação e grandes feitiços, este livro não é nem um pouco indicado. Além da falta de atitude e originalidade da obra, a personagem principal, Connie Goodwin, é tão sonsa que chega a dar nos nervos. Certas coisas são totalmente óbvias, mas claro, ela é sempre a última a desconfiar de tudo.

Se já não bastasse a história em si, com bruxas enfadonhas, romances desnecessários e mistérios inexistentes, O Livro Perdido das Bruxas de Salem é acompanhado por uma enxurrada enorme de detalhes totalmente supérfluos, cuja necessidade no livro é nula. Se fôssemos tirar todos os detalhes do livro, ele acabaria não tendo mais que 150 páginas. Muitas vezes as descrições são boas e garantem uma grande aproximação com o livro. Mas na maior parte das vezes tais pormenores fazem dele apenas maçante e cansativo de se ler.

Em suma, este não é um livro que irá agradar a todos. Se, como já disse, está esperando um grande suspense, não leia o livro, pois sem dúvida você irá se decepcionar feio assim como aconteceu comigo. Mas a leitura é válida. Katherine Howe é uma ótima escritora, disso não há dúvida. Consegue trabalhar bem seus personagens e cenários, e sua história, por mais clichê e entediante que seja, é bem montada. Só vamos torcer para que ela melhore, e que suas bruxas em um futuro livro sejam mais assustadoras. E também não custa nada pedir um final melhor, não é?
patita 25/09/2011minha estante
Ótima resenha, como sempre né Mateus? De fato, é um risco que se corre com estes livros que aparecem e que todo mundo deseja mas pouquíssimos tem para trocar. POucas vezes não me arrependi destas aquisições. A expectativa que se cria é muito grande e, às vezes, o livro até é bom mas se espera tanto que é impossível se atingir a satisfação. Ando meio que correndo das sensações.rsrs Este é um livro que está na minha lista de desejados mas só vou ler emprestado. Se gostar eu compro depois.

Andriane 22/07/2013minha estante
Minha opinião é muito parecida com a sua. Realmente a capa impressiona mais que o conteúdo.
Achei a leitura um pouco cansativa e o final muito decepcionante.
Achei que a autora errou ao misturar elementos sobrenaturais neste tipo de narrativa.

Gabriela 17/11/2020

Previsivelmente divertida
A história do livro é interessante pelo fato de trazer elementos da era das bruxas que é algo que eu sempre achei muito interessante. Acabei me identificando bastante com a protagonista de várias formas e eu me diverti muito lendo o livro. É uma história leve, gostosa e fez eu me transportar pra minha adolescência novamente, de certa forma.
Por outro lado, eu achei ele bem previsível. Ao decorrer dos fatos você vai pegando no ar o que vai acontecer, mas isso não diminui o fato de que eu adorei lê-lo.

Julia 23/06/2014

"Agradeço a essas pessoas desaparecidas por qualquer fragmento delas que possa persistir dentro de mim" Howe, K.
Bem,

Nessas últimas semanas, não sei se eu quem devorei o livro ou ele quem me devorou...

Katherine Howe conta a história de Connie, uma estudante de História, em Harvard, que está ingressando para o programa de PHD. Ela, muito cética e acadêmica, como a maioria de nós quando passamos pela compressa da faculdade; como se sentimentalismo, fantasia e fé fosse características tão femininas que tivessem que ser apagadas para uma mulher ser levada á sério em um meio ainda tão masculino; passa por uma experiência ímpar, tendo assim que mudar um pouco dos seus próprios conceitos.

O livro é "salpicado" com 'interlúdios' que descrevem alguns fatos cotidianos de mulheres que viveram entre 1600/1800 e que farão parte das pesquisas de Connie. E de alguma forma também demonstra a relação entre mãe e filha, esse amor incondicional, e eu diria que também mágico...

É também um convite para repensar algumas questões. Até hoje abominamos o desconhecido, no Brasil vemos algumas igrejas professar como demoníacas práticas religiosas que não sejam as delas, desprezando o fato de que estas outras práticas só manifestam o desejo de paz coletiva, de amor ao próximo. Criando assim sentimentos contrário ao Deus que tanto procuram.

Eu recomento este livro para todas minhas amigas!

#Clubedolivro

Resenha completa em https://clubedolivrojf.wordpress.com/2016/03/08/o-livro-perdido-das-bruxas-de-salem-katherine-howe/

site: https://clubedolivrojf.wordpress.com/2016/03/08/o-livro-perdido-das-bruxas-de-salem-katherine-howe/
Joviana 23/06/2014minha estante
amei a resenha!

Matheus Braga 30/12/2012

O Livro Perdido Das Bruxas de Salem
Fala pessoal, tudo bem com todos vocês?

É complexo descrever em palavras o que senti durante a leitura deste livro, por isso tentarei passar para todos vocês o que, segundo o San Francisco Chronicles, não é nada menos que “uma leitura diabolicamente saborosa”.

Este foi um livro que me cativou nas primeiras quatorze paginas pois a maneira como a autora narra a história, deixando algumas partes ambíguas, as quais só terão respostas na imaginação daqueles que percebem que a linha que separa o místico do real é mais tênue do que se imagina, é simplesmente PERFEITA.

Um aspecto que chama bastante a atenção no método de escrita de Katherine Howe é a maneira como ela constrói cada personagem. Connie, apelido de Constance, é inteligente, metódica e que prefere esconder seus sentimentos atrás de uma máscara de cinismo e ironia, como várias pessoas (apesar de não conseguir sustentá-la quando está na presença da mãe), do que mostrar o que realmente está sentindo. Sem contar que ela é uma acadêmica de Harvard (*_* meu sonho estudar lá).

Outro fato extremamente interessante, que só fui descobrir ao terminar a leitura, é que Katherine Howe é descendente de Elizabeth Howe, enforcada como bruxa em 1692. Após tal descoberta, o significado que o livro teve mudou completamente. O que antes aparentava ser uma história embasada em fatos fantasiosos criados pela autora, passa ser um relato sobre o sofrimento e desespero das mulheres que viveram durante a inquisição em Salem presenciaram.

A narrativa conta com diálogos bem elaborados e capítulos que instigam o leitor a querer saber o final, tendo sempre uma alternância entre passado e presente sem que o leitor fique confuso. Algumas passagens me renderam muitas gargalhadas, como esta: “Galinhas que nos presenteiam com ovos do tamanho de melões” (O.O qual o tamanho dessa galinha? Avestruz?). Mesmo contendo todos os aspectos supracitados, este não é o tipo de leitura que apetece à maioria das pessoas, já que ela é bem mais densa do que os demais livros que circulam no mercado atualmente.

A capa deste livro é simplesmente perfeita, a maneira como a ilustração das orelhas e da lombada foi elaborada (ela possui um certo aspecto dos livros mais antigos com encadernação em couro), bem como a diagramação e a divisão de capítulos, são aspectos que merecem seu devido espaço.

E para aqueles que já leram o livro A Descoberta das Bruxas, convido-os a descobrir os mistérios contidos na mais sangrenta caça às bruxas, e os desafio a descobrir quem realmente foi Deliverance Dane.

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM

Vivendo a Vida 21/01/2018

O livro perdido das bruxas de Salem
Bruxas livro: no primeiro momento o livro se torna um grande aprendizado sobre a época das bruxas e assuntos super curiosos. Num segundo momento, ele se torna um romance água com açúcar maravilhoso. Num terceiro momento, vemos a resolução de um mistério. O livro vai te deixar fascinado por mais descobertas e curiosidades sobre essa época tão controversa

21/06/2020

O livro perdido das bruxas de Salem
Você vai acompanhar o caminhar de uma jovem pós-graduanda, na investigação de fatos históricos para construção de sua tese, enquanto essa mesma investigação a leva para outro caminho vinculado à condenação de mulheres em Salem.
Embora a estória seja instigante, tive a sensação que a leitura não andava devido a diagramação. Fonte pequena, espaçamento simples, poucos diálogos, muita descrição. Uma edição de 500 páginas, que embora se trate de um livro de bolso, acreditem, as páginas são bem preenchidas mesmo. Por isso a sensação que demorou um século pra concluir a leitura. Mas recomendo.
Se você se interessa por histórias que envolvem bruxas, magia natural e mistério... essa pra você!

Nayara.Levine 29/03/2022

Um mistério sobrenatural e arrebatador
Em 1692, Salem, Massachusetts, o cenário é de uma histérica caça às bruxas. Mais de 150 pessoas presas. Trinta enforcadas. Uma comunidade marcada para sempre pela desconfiança de que a pessoa ao lado poderia ser adepta da feitiçaria e adoradora do demônio.
Em 1991, Connie Goodwin, uma estudante de doutorado, se muda para a velha casa de sua avó, nas proximidades de Salem. Connie é prática, racional, cética. Mas a casa parece guardar segredos, lembranças de uma época em que a ciência se confundia com a fé entre elas, uma Bíblia do século XVII. Dentro dela, uma chave. Enrolado na chave, um papel. Nele, um nome escrito: Deliverance Dane.
Quem foi essa mulher? Como ela viveu, morreu e qual sua relação com a casa? Ao desvendar esse enigma, Connie mergulhará no passado da região e terá de reavaliar sua visão de mundo e sua própria identidade.

sabrina sexton 24/05/2010

Constance Goodwin acaba de passar com louvor em um exame de admissão, e precisa encontrar alguma fonte primária e surpreendente para ser tema de sua dissertação no mestrado em Harvard, para com isso obter prestígio e reconhecimento na área de pesquisa acadêmica.

Essa busca se inicia de uma forma um tanto peculiar: órfã de pai, Connie não tem um relacionamento exatamente afetuoso com a mãe, Grace, que mora no Novo México.
Um tanto "hippie" em suas concepções, Grace falava de auras e energia vital... enquanto Connie é bem mais conservadora, mas o laço que as une é indiscutível. Incapaz de negar algo à sua mãe, Connie se incumbe de colocar a antiga e abandonada casa da avó Sophie em ordem, para que pudessem vendê-la.

A aparência sinistra da casa já é por si só muito reveladora. Connie se vê perguntando quais segredos aquelas paredes centenárias podem esconder, quem poderia ter vivido dentro daquelas paredes; e nesse exato momento de divagação ela segura uma bíblia da qual cai uma chave e uma tira de papel com um nome: Deliverance Dane. Pesquisadora por natureza, Connie passa a se interessar por essa pessoa sem rosto, sem vestígios, sem passado... Aos poucos, e sem volta, vai caindo numa história fantástica que remonta a um período crítico da história colonial, em qual muitos inocentes foram executados sob acusação de bruxaria.

Em meio às suas pesquisas Connie se encontra com Sam, restaurador de igrejas antigas. A empatia imediata eleva Sam ao patamar de amigo e confidente em suas descobertas, e logo essa relação evolui romanticamente. As pesquisas não páram, e junto com Connie descobrimos que Deliverance Dane pode ter sido de fato uma bruxa, e que possuiu um livro sombrio no qual estavam compilados segredos de cura milenares.

Então, eis aqui: a fonte primária que Connie tanto desejava.

Resolvida fazer do livro seu tema de dissertação, ela se propõe a encontrá-lo e conta com o apoio de Chilton, seu orientador e consagrado pesquisador, que passa a demonstrar interesse excessivo no livro...

A busca por essa raridade atravessa gerações, e dessa forma Connie descobre as mulheres descendentes de Deliverance, todas versadas na arte da cura, e com nomes de virtudes: Deliverance (Libertação), Mercy (Piedade), Prudence (Prudência), Pattiente (Paciência), etc... As histórias de vida dessas mulheres são contadas no decorrer do livro, paralelamente à busca desenfreada de Connie pelo livro, que se torna muito mais que uma pesquisa: se torna o único meio de salvar a vida da pessoa a quem ela ama.

"O livro Perdido das Bruxas de Salem" de Katherine Howe é uma ótima e instigante leitura, que eu gostei muito, especialmente dos trechos em que Connie começa a descobrir os rastros de Deliverance e nem percebe que esses rastros levam a um lugar comum...

Alma romântica, sou da firme opinião que o romance entre Connie e Sam deveria ser mais abordado, uma vez que é maior impulso na procura desesperada de Connie pelo livro: algo de grande importância tanto para sua vida pessoal, quanto em seu trabalho, e também para a humanidade.

Devo ressaltar excelente pesquisa, pois houve momentos em que eu, leiga, não consegui separar a criação da autora dos fatos reais,a correlação ficção-realidade caminhavam numa mesma e tênue linha.

O livro é extremamente detalhista e até mesmo didático, uma vez que a personagem principal é uma pesquisadora. Ele elucida vários pensamentos e concepções sobre bruxas, e a vida cotidiana dos colonos, além de nos contar como se deu o “Caso Salem”. Ao mesmo tempo nos faz refletir sobre a arte da cura, na condenação injusta de uma "bruxa boa", que sempre usou de seus dons para ajudar ao próximo. Inúmeras atrocidades foram cometidas "em nome de Deus" no decorrer da história mundial, mas a intolerância e o pensamento arcaico dos detentores do poder cristão, os "exterminando o mal" iludiram toda uma comunidade, no caso específico de Salem.

Quem de nós não tem um pouco de bruxa dentro de si? Quem nunca teve um pressentimento de algo que realmente se concretizou? Quem não tem uma receita de família, um chá infalível?

A grande verdade é que, num tempo onde a medicina não era evoluída, via-se no demônio a causa de todos os males e as pessoas tinham a firme crença de que suas doenças eram causadas por seus pecados. E o fato que simples e humildes mulheres podiam curar de forma eficaz os malefícios assustava à mentalidade tacanha daquela época sombria...

O Livro Perdido das Bruxas de Salem, com todo bom livro, de final surpreendente, merece virar um filme! Eu já me peguei imaginando qual ator lindão de olhos verdes e cabelos cumpridos faria o eclético Sam, e qual atriz daria vida à certinha Constance... ( risos)
Recomendo

Rods 14/05/2014

Neutro
As últimas páginas do livro, onde a autora fala sobre a pesquisa, vale o livro inteiro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5