Um Toque de Clássicos

Um Toque de Clássicos Tania Quintaneiro...

Resenhas - Um Toque de Clássicos

dasmc 05/03/2024

Cumpre o que oferece
Esse livro percorre pelas ideias centrais dos autores e contextualiza brevemente a necessidade dessas pontuações acadêmicas no debate, mas, é realmente o basiquinho para quem não tem muita proximidade com a leitura de livros de sociologia. Em razão dos temas serem densos, arrisco dizer que esse livro pode te poupar alguns meses de leitura, leia com atenção e depois procure sobre os críticos aos autores para ter uma experiência melhor.

Jhé 26/10/2023

Uma fácil introdução aos clássicos
Desde o Ensino Médio, fui introduzida aos pensamentos de Marx, Durkheim e Weber, um com maior profundidade do que outro. Mas alguns dos conceitos utilizados por eles, como o fato social de Durkheim, não eram tão claros na minha cabeça e leituras esporádicas sobre o assunto não ajudaram a torna-lo concreto até a leitura desse livro.
O livro possui citações diretas dos autores do título e outras de autores que os estudaram, mas quem faz um bom trabalho em explicação mesmo são a Tânia, Maria e Márcia. Elas explicam cada conceito, resumem e dão exemplos de forma que se torna muito mais fácil de compreender o que os autores dizem.
A leitura deve ser atenta para um bom proveito, sobretudo por não ser uma tarefa fácil condensar anos de biografias em algumas páginas.
Ainda sim, foi um prazer conhecer mais sobre as obras deles, sobretudo Weber com a qual mal tinha conectado. E sinto que encarar os textos originais será mais fácil agora.

Pablo 16/09/2023

MEIOS DE PRODUÇÃO (pág. 25 à 42)

Escrita:
Achei a escrita muito rabuscada apesar de ser um livro que teoricamente tenta simplificar as ideias de Max.

Consideração Final:
Com uma visão mais histórica Max retrata bem seus conceitos sobre a necessidade de revolução e como a história humana vem se repetindo de diferentes forças.
Nota 4.

kelly.ketlyn 31/05/2023

Didático
Li esse livro por indicação da minha professora de sociologia e gostei bastante!
Ele é um livro super didático e facilita muito o entendimento dos conceitos de Marx. indico para todos que tem curiosidade de entender mais sobre o tema e sobre Marx. (dentro dele é abordado Mercadoria, Capitalimo, Ideologia, Luta de classes, Alienação etc.)!

Mage 15/05/2023

Fácil de compreender, mas em alguns momentos (principalmente em Marx) a linguagem fica um pouco mais complicada e em Durkheim e Weber é mais fluido

Maree 29/03/2023

Faculdade
Muito bom esse livro para aqueles que querem entender o surgimento da sociologia e seus principais pilares? mto bom

Paola.Grossl 24/03/2023

Os 3 grandes
Li esse livro por estar na lista de um vestibular. Adorei como as autoras explicam as teorias de cada um de uma forma muito fácil de entender.
Talvez seja uma uma porta de entrada para a sociologia.

padova.n 23/02/2023

Baita livro importante!
É um excelente livro para quem quer entender mais sobre Marx, Durkheim e Weber. Eu demorei muito, pois não é o tipo de leitura que estou acostumada a ler, mas é nítida a importância dele para o entendimento de indivíduo e sociedade. É mais fácil de compreender do que lendo diretamente as obras destes autores e foi com muito custo que saí da minha zona de conforto, mas espero ler mais livros desse tipo no futuro.

Daniel Silva 31/08/2022

Um toque de clássicos
A leitura é ótima pra quem quer poder entender o pensamento clássico das três vertentes sociológicas. Recomendo a leitura a todos!

Julia5048 12/04/2022

um livro academico
muito bem escrito, me ajudou a entender os autores, ótimo pra qualquer um que tenha a matéria de ciências sociais na faculdade. nada o que dizer kkkk um livro de estudo

lalaliz mavitorie 22/07/2021

Esplica as ideias e quem foram Max Weber, Emile Durkheim e Karl Marx seja lá como escreve(sempre confundo a escrita de um com a do outro)

Thereza 11/07/2021

Os três grandes da Sociologia
Análise das obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; os três intelectuais que firmaram as bases da Sociologia.

Adiene 18/04/2021

Um toque de clássicos
Li por causa da faculdade, confesso. Achei muito interessante todo o conteúdo e a forma como foi abordado. Eu pessoalmente me buguei um pouco na parte de Karl Marx, acho que a linguagem é, mesmo sendo mais acessível que os escritos originais, ainda sim muito robusta.
Acredito que minha crítica seja resultado da falta de prática na leitura de textos do gênero, mas nunca deixarei de ressaltar a falta de acessibilidade que tais obras possuem.

Janaína Martins 26/09/2020

Didático
A didática do livro é excepcional, mas se resumo a isso, não há uma análise profusa das teorias dos sociólogos apresentados ? acredito que a autora não objetivava isso ?, mas é muito bom para uma introdução aos clássicos.

Dani 24/12/2019

Acessivel
Textos bem elaborados, objetivos como poderiam ser todos. Gosto de textos técnicos, de estudo. São textos os quais se aprende, uma prática precisa de reflexão, senão apodrece. Acredito ser muito importante saber a anatomia das coisas, principalmente as sociais, elas podem mostrar nosso lugar no mundo.. Ou, pelo menos, fazer com que não nos sintamos tão perdidos. Pois vejo como ser de grande valia a atualização cultural, que hoje tem uma visão panorâmica, global.