Um Toque de Clássicos

Um Toque de Clássicos Tania Quintaneiro...

Resenhas - Um Toque de Clássicos

Aline 07/06/2019

Clássicos filosóficos
O professor de sociologia da educação indicou esse livro para os alunos, quando percebeu que o nosso conhecimento sobre filosofia e sociologia era pobre. Todos na sala tinha lido pouco ou quase nada e o professor acreditava que o livro tinha uma leitura fácil que nos ajudaria a 'adentrar' no mundo da filosofia e sociologia.
O livro resume as teorias de Marx, Durkheim e Weber de forma simples para que o leitor possa entender tais teorias em nossa época.
Eduardo 07/06/2019minha estante
Parece ser muito bom, vou ver se consigo pra eu ler.
Vc faz qual Curso?

Aline 09/06/2019minha estante
Letras português.

Samantha 18/04/2013

Você mentiu pra mim!
Sério, quando li o resumo da contracapa do livro ele jurou que seria uma introdução aos conceitos básicos das obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Bom, com certeza é um resumo e, também, abrange os principais conceitos, mas não é tão fácil de entender quanto quer parecer. Talvez pela linguagem utilizada pelos autores (bastante técnica) não recomendaria como o "primeiro livro sobre sociologia que você devia ler", melhor começar com algo mais acessível.
Ludmilla 20/02/2015minha estante
Concordo com você. Pensei que o livro seria mais didático e de fácil compreensão. Mas não é.
Estou tendo muita dificuldade em entendê-lo. Você me indica algum outro mais acessível ( como você mesma disse) ? Obrigada.

Kduvasconcellos 03/01/2018

O livro, desde sua introdução, traz detalhes específicos de extrema importância histórica e que ajudam no entendimento da Sociologia Contemporânea.
Gostaria de chamar a atenção exclusivamente para as notas explicativas, que não sendo enfadonhas ou desnecessárias, são como resumos de imersão histórica e exemplificação de temas abordados.
O fato de o livro ser um resumo das teorias dos Clássicos da Sociologia não faz com que as teorias fiquem reduzidas ou menosprezadas. Pelo contrário, promovem no leitor a curiosidade e o anseio de buscar mais a respeito.
As Autoras, desde a introdução do livro, explicitam o extremo cuidado em não fazer reducionismos das teorias dos estudados e deixam claro que a obra é uma introdução aos clássicos.
Enfim, destinado a estudantes de Sociologia, Filosofia e outras áreas afins, o livro proporciona a possibilidade de unir estudo, dinamismo e leveza, não perdendo conteúdo teórico nem profundidade histórica.
Paula.Cavalcante 22/05/2018minha estante
Pensei que só eu que havia achando a leitura enfadonha! kkkkkk

George Facundo 07/10/2011

Gostei muito da didática do livro. Ele percorre de forma clara, objetiva e leitura fácil a vida de Marx, Durkheim e Weber. Este livro foi indicado a cadeira de introdução à sociologia no curso de filosofia e realmente ele me trouxe uma luz sobre os escritos e idéias desses autores.
Então, se você quer ter um "toque" sobre esses autores e não tem muito tempo para ler os grandes volumes das obras deles, tenho certeza que este livro é uma ótima pedida. Gostei muito de ler ele!

Paola 22/07/2010

A princípio fui ler este livro obrigada, porque o professor de Sociologia pediu, mas confesso que é uma leitura bem interessante. Abre os olhos da gente para muitas coisas que acontecem e que desconhecemos.

Walderes 28/05/2012

Derivações de origem
Indicado pela minha amiga e guru Michele Franco, esse livro de fato é uma mega ajuda para quem, como eu, se mete tardiamente no campo da sociologia, e sofre com a falta de base em Marx, Weber e Durkheimer. Um capítulo para cada um desses autores é a base da obra, com o princípio metodológico de não acompanhar as suas cronologias, mas apresentar as ideias centrais das vastas e complexas obras de cada um. As autoras dirigem as obras para graduandos, mas acho que não seria imodéstia dizer que ela também é um grande apoio para estudantes de pós-graduação que chegaram á sociologia por outras portas e janelas. No meu caso, a obra deixa a sensação de que preciso ler um pouco mais não os comentadores, mas algumas obras originais de Durkheim e Weber... As ideias básicas de Marx tenho a impressão de me serem mais familiares, graças às aulas de Economia Política em Cuba e as muitas aproximações a este universo promovidas pela Teologia da Libertação dos anos 1980.

TalesVR 06/02/2018

Como já dito em outras resenhas não é tão introdutório assim visto que é necessário um conhecimento prévio para acompanhar melhor as informações e linguagem apresentados no livro, mas tirando esse ''obstáculo'' é um excelente resumo da obra de três dos maiores sociólogos clássicos que você simplesmente precisar estar familiarizado ( para o bem ou para o mal, para criticar ou aceitar como visão positiva do mundo/sociedade) se pretende seguir qualquer carreira na área de Humanas. Particularmente achei muito bem explicado, detalhado e as referências bibliográficas são extensas, uma boa leitura no geral.

Dani 24/12/2019

Acessivel
Textos bem elaborados, objetivos como poderiam ser todos. Gosto de textos técnicos, de estudo. São textos os quais se aprende, uma prática precisa de reflexão, senão apodrece. Acredito ser muito importante saber a anatomia das coisas, principalmente as sociais, elas podem mostrar nosso lugar no mundo.. Ou, pelo menos, fazer com que não nos sintamos tão perdidos. Pois vejo como ser de grande valia a atualização cultural, que hoje tem uma visão panorâmica, global.

Janaína Martins 26/09/2020

Didático
A didática do livro é excepcional, mas se resumo a isso, não há uma análise profusa das teorias dos sociólogos apresentados ? acredito que a autora não objetivava isso ?, mas é muito bom para uma introdução aos clássicos.

Adiene 18/04/2021

Um toque de clássicos
Li por causa da faculdade, confesso. Achei muito interessante todo o conteúdo e a forma como foi abordado. Eu pessoalmente me buguei um pouco na parte de Karl Marx, acho que a linguagem é, mesmo sendo mais acessível que os escritos originais, ainda sim muito robusta.
Acredito que minha crítica seja resultado da falta de prática na leitura de textos do gênero, mas nunca deixarei de ressaltar a falta de acessibilidade que tais obras possuem.

Thereza 11/07/2021

Os três grandes da Sociologia
Análise das obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; os três intelectuais que firmaram as bases da Sociologia.

lalaliz mavitorie 22/07/2021

Esplica as ideias e quem foram Max Weber, Emile Durkheim e Karl Marx seja lá como escreve(sempre confundo a escrita de um com a do outro)

Julia5048 12/04/2022

um livro academico
muito bem escrito, me ajudou a entender os autores, ótimo pra qualquer um que tenha a matéria de ciências sociais na faculdade. nada o que dizer kkkk um livro de estudo

Daniel Silva 31/08/2022

Um toque de clássicos
A leitura é ótima pra quem quer poder entender o pensamento clássico das três vertentes sociológicas. Recomendo a leitura a todos!